O Mistério dos Sete Relógios

O Mistério dos Sete Relógios Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Mistério dos Sete Relógios

Fabio Shiva 05/07/2021

Queria sorvete, mas encontrei feijão!
Existe uma anedota bem conhecida que define bem como foi a minha experiência com esse livro: abrir um pote de sorvete e descobrir que alguém usou para guardar feijão! Sou um fã inveterado de Agatha Christie, a ponto de ter lido duas ou três vezes boa parte de seus livros (só esse ano já li seis dela). Pois então, imaginem a minha alegria ao constatar que ainda não havia lido esse “O Mistério dos Sete Relógios”, por ter confundido com outra obra de Agatha de título similar, “Os Relógios”. Mergulhei na leitura, feliz da vida por esse natal antecipado, mas ó, tristeza! Por volta da página 30 descubro que não se trata de um livro de mistério e assassinato, cuja grande diversão é decifrar as pistas para descobrir a identidade do assassino, jogo intelectual no qual Agatha tornou-se imbatível e fez por merecer o título de “Rainha do Crime”. Mas sim uma de suas embaraçosas tentativas de escrever uma aventura de espionagem, que eu pessoalmente detesto! Por isso a sensação que tive foi a de encontrar feijão congelado onde eu esperava me deleitar com um bom napolitano!

Mas por que, afinal, detesto tanto as histórias de espionagem de Agatha Christie? O grande ganho que tive com essa leitura foi justamente buscar evidências para responder a essa pergunta. Mas somente a partir da página cento e tanto, pois até então ainda me esforcei por gostar da história, pelo que ela era. Mas não deu. Não cheguei a desgostar a ponto de interromper a leitura (isso só aconteceu em um dos livros de Agatha, “Passageiro Para Frankfurt”, que abandonei na página 60). Mas li corrido e desatento, sempre na hora de deitar, para ajudar o sono a vir.

Tantos “mas” em um único parágrafo não são à toa. De fato, encontro muitas objeções às histórias de espionagem de Agatha Christie. A primeira e a maior delas é justamente o fato de eu ser tão fã das histórias clássicas de “Whodunit” (“quem matou?”) escritas por Agatha. Considero essas histórias mais um jogo de dedução que propriamente literatura, e nesse caso determinadas fragilidades na trama não têm a menor importância, o que não é o caso quando se trata de um romance que tenha outros objetivos além de propor um enigma ao leitor. Por exemplo, a verossimilhança. Vários crimes cometidos nos livros de Agatha são absolutamente inverossímeis, e é praticamente impossível que algum dia pudessem ser cometidos na vida real. Isso em nada atrapalha a diversão do leitor-detetive, muito pelo contrário: quanto mais complicado e impraticável for o crime, maior a diversão (tanto que existe até um subgênero do romance policial, que se dedica exclusivamente a “mistérios do quarto fechado”, linha que tem em John Dickson Carr um de seu maiores expoentes).

Outro fator é a bidimensionalidade dos personagens. Ninguém espera profundidade de um personagem de romance policial clássico (diferentemente do que acontece nos mistérios de Georges Simenon ou de P. D. James, por exemplo). Os personagens são mais ou menos como peças em um tabuleiro: “Coronel Mostarda na biblioteca”. Se acontece algum envolvimento romântico entre personagens de uma trama de mistério clássico, isso está a serviço do jogo do detetive: pode (ou não) ser apenas um despiste para desviar a atenção do verdadeiro culpado.

Mas (e aí vai um grande “mas”) em uma história de “espionagem” de Agatha Christie o jogo da dedução sai do primeiro plano e torna-se um elemento secundário da trama. Assim, em minha opinião, ficam incomodamente evidentes as fragilidades que em nada me afetam nas histórias de detetive: a inverosimilhança, os personagens rasos, as historietas românticas. E sobretudo o senso aristocrático de humor. Por algum motivo, Agatha parece associar a espionagem a aventuras rocambolescas e divertidíssimas (ao menos para os envolvidos). Isso me incomoda porque considero a espionagem uma atividade sórdida, que traz à tona o pior da natureza humana e onde dificilmente “os fins justificam os meios”. Isso não significa que eu não goste de ler romances de espionagem, veja bem! Contudo, nessa categoria tenho como ídolos John Le Carré e Graham Greene (quem já leu esses autores deve entender meu desgosto com as ingênuas histórias de espionagem de Agatha).

Sem contar que, no Brasil de 2021, fica difícil simpatizar com as piadas da aristocracia britânica de quase um século atrás (o romance é de 1929), piadas sobre golfe, sobre a estupidez dos lacaios, sobre a chatice de suportar narrativas tediosas sobre as crianças refugiadas do pós-guerra...

“— Cultura de almanaque, não é?
— Existe algo mais horrível do que isso? — disse Mr. O’Rourke, acrescentando com ar santarrão: — Graças a Deus, tive boa educação e não entendo absolutamente nada de coisa alguma.”

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Tuts 05/07/2021minha estante
Também não gostei desse livro. Um dos piores da Agatha na minha opinião

Fabio Shiva 05/07/2021minha estante
Olá, Tuts! Valeu pelo comentário! Fico feliz em saber que não fui o único!

Katia Rodrigues 06/07/2021minha estante
Amei o título da resenha! ?

Fabio Shiva 06/07/2021minha estante
Oi, Katia! Valeu pelo comentário e pelo bom humor!

Malu 13/01/2022minha estante
Oi, tudo bem, cada um tem a sua opiniao ne kk. Mas a sua ta errada viu parceiro. Se liga hein. Vão te caçar, conheço uns caras meio ?fans? desse livro, q sao meio louquinhos kk (sem ameaças aqui kk)

Maria 31/03/2022minha estante
O livro poderia ser melhor mas o interessante é, que igual a você, também não consegui terminar o passageiro para Frankfurt.

maluchaiber 15/10/2022minha estante
nossa, vcs são tudo doido só pode, o melhor da agatha sim. isso é papinho de quem gosta de assassinato no expresso oriente, vulgo o livro mais insuportável da agatha.

Brunny Rocha 23/11/2023minha estante
Meu amigo, gostei mais de ler sua resenha do que do livro kkkkkkk já tô até te seguindo

Fael 30/04/2024minha estante
Poxa, outra história de espionagem da Agatha nn!! Pelamor

Aline MSS 06/12/2023

Um caso do Superintendente Battle
[LIVRO 10] Estou lendo por ordem de publicação e por mais q me agrade a versatilidade da autora, esse livro não me cativou e penei pra finalizá-lo.

De acordo com a sinopse da editora, Gerry Wade tem um grave problema: acorda sempre atrasado para o café da manhã, aborrecendo seus anfitriões durante sua estadia na mansão de Chimneys. Os outros hóspedes da casa decidem pregar uma peça no dorminhoco e colocam oito relógios no quarto dele, marcados para despertar às 6h30. A manhã chega e, para surpresa de todos, a brincadeira acaba tendo um resultado trágico.
Agora cabe à jovem Bundle e seus amigos investigar o que deu errado.

O diferencial desse caso é a ausência de detetives desvendando o ocorrido. As pessoas q seriam as maiores suspeitas do crime são as q buscam desvendá-lo. [Meme da Nazaré com as fórmulas matemáticas]??
O superintendente Battle faz parte do caso, mas ele mais atrapalha do q ajuda, então nem dá pra se animar muito.

A trama é bem inusitada e tinha tudo para funcionar, mas a quantidade de personagens prejudica um pouco o envolvimento do leitor com a história. Até existe uma sociedade secreta q aparenta estar conspirando p/ algo além da história, mas esse não é o foco do caso e por isso a decepção fica ainda maior.

Amo a autora, mas definitivamente não foi um dos melhores da rainha.

Li a edição física da Harper Collins do Box3 e indico de olhos fechados. Essa coleção é linda e deveria ter sido finalizada pela editora.
Pedro 07/12/2023minha estante
Não sei se foi uma resenha ou um desabafo, mas eu gostei. ?

Aline MSS 07/12/2023minha estante
??? Obrigada, Pedro. Aqui trabalhamos com a vdd e sem puxa-saquismos.?

Fabio 07/12/2023minha estante
Apesar de você não ter gostado, a resenha ficou impecável, Aline!

Aline MSS 08/12/2023minha estante
Obg. Fabio! Vc é show! A rainha tem créditos. ??

Sara277 11/01/2024minha estante
Muito feliz em saber que eu não sou a única que está tentando ler em ordem de publicação

Aline MSS 12/01/2024minha estante
Sim, Sarah. Tmj!??????

Demas 27/08/2012

Agatha Christie menos inspirada?!
Não lia um livro de Agatha Christie desde minha adolescência. Não sei se a maturidade me trouxe um certo desencantamento com a fórmula 'mil rodeios até chegar ao culpado' ou se essa é uma obra - digamos assim - menos inspirada da grande dama do romance policial de todos os tempos. O fato é que 'O mistério dos sete relógios' não me arrebatou, como fizeram todos os outros livros de Mrs. Christie que li na década de 1980. Mas não desisti dela não: tenho outras duas obras na estante que pretendo ler em breve ('O assassinato no Expresso Oriente' e 'A casa torta').
Nadz 27/08/2012minha estante
Eu ainda leio os livros dela, mas deste não estou gostando. Muita fantasia irreal... muito rodeio.

Demas 27/08/2012minha estante
Oi, Nadz. E esses dois que estão na minha estante para uma leitura próxima, você já leu? Gostou? Abração.

Matheus Peres 18/07/2013minha estante
Leia o "Assassinato do Expresso do Oriente", é um dos melhores dela e você irá gostar. O 7 Relógios de fato é bem mediano, muito "juvenil", ao contrário do Expresso, que é adulto e muito tenso.

Demas 18/07/2013minha estante
Theo, tenho "Assassinato no Expresso do Oriente" aguardando o momento da leitura há algum tempo. Com sua recomendação, devo lê-lo em breve. Valeu! Abração. ;)

Érica | @aquelacomlivros 02/08/2016

Capa-Spoiler?
Adoro quando o mistério é bem bolado e faz a gente quebrar a cabeça!
Eu tinha duas teorias e só consegui desvendar por causa da capa desta edição. Não tinha entendido a princípio, mas com os acontecimentos, ficou bem fácil de entender a dica, o que foi muito frustrante! Não gosto quando as coisas são facilitadas, tenho certeza de que se eu tivesse lido outra edição desse livro, teria me surpreendido!

Tirei uma estrela porque achei a personagem principal muito “heroína de quadrinhos”, de repente uma mulher comum resolve desvendar um mistério de assassinato e se mete em várias situações, sem medo de nada, com bravura de dar inveja em muito super herói! Senti falta da visão de um detetive, de tentar desvendar através dele e não de uma amadora com sede de aventura, mas infelizmente ele aparece muito pouco e no fim das contas, você entende o motivo disso, porém durante a leitura isso me incomodou e não me deixou curtir tanto.

A história é bem-humorada, dei algumas risadas, especialmente com aquele pai dela! Os personagens cativam e o mistério é intrigante com um final surpreendente...bem, se não fosse pela capa, teria sido. Super indico a leitura, mas se forem ler essa edição, não olhe muito pra capa! ;)
Zana 02/08/2016minha estante
Capa spoiler me lembrou do livro Mentirosos, se tivesse prestado atenção a capa não teria me surpreendido com a história... A Agatha sem Poirot ( é assim que escreve?) ou Miss Marple é igual a Romeu sem Julieta rsrs
Gostei da resenha, fiquei curiosa!

Érica | @aquelacomlivros 03/08/2016minha estante
Siiiiimm Zana! O Hercule Poirot é o meu detetive favorito, sou louca por ele! Todo livro dela sem ele, é realmente a mesma sensação de Romeu sem Julieta! Kkkkkkkkk....Mas leia sim, eu gostei bastante desse! :)

Matteo 22/08/2016minha estante
Eu não consegui perceber o spoiler na capa. Qual foi?

Érica | @aquelacomlivros 23/08/2016minha estante
Matteo, que bom que não percebeu, a sua leitura deve ter sido bem mais interessante! O spoiler na capa tem a ver com a revelação final, eu não quero falar aqui para que as pessoas que não leram e não perceberam, fique com a surpresa. Enquanto leio um mistério, meu raciocínio não para e eu tento desvendar com todas as informações que o livro oferece, mas fiquei intrigada com a capa! Tem uma coisa que não bate ali, não concorda?

Mila F. @delivroemlivro_ 31/05/2020

Amei! Favoritei!
O Mistério dos Sete Relógios é um romance policial em que você contará com mistério, sociedade secreta, espionagem, teorias da conspiração no pós Primeira Guerra Mundial, muita ação e até romance! Fazia muito tempo que não lia um livro para ficar tão empolgada e viciada com a narrativa, o enredo e os personagens, como aconteceu com esse volume!

Apesar de já ter "em conta" vários livros da Dama do Crime na minha lista de lidos, essa foi a primeiríssima vez que li O Mistério dos Sete Relógios e não poderia ter sido uma leitura melhor!

Logo no começo seremos introduzidos a um grupo de pessoas que estão passando um tempo na mansão alugada Chimneys e, como Sir Oswald Coote e Lady Coote, tem horários para servir as refeições, seus convidados ao saberem disso procuram "cumprir" esses horários, contudo, um deles: Gerry Wade, sempre acorda quase na hora do almoço, o que é bastante perturbador para o casal.

Os amigos, que também estão hospedados com os Coote acabam elaborando uma brincadeira para fazê-lo acordar na hora certa. Cada um compra um despertador e acabam introduzindo (escondido) no quarto de Gerry para que ele acorde com o susto de 8 despertadores tocando.

No entanto, no dia seguinte, Gerry não acorda e todos ficam chocados com a habilidade que o jovem tem para dormir, poucas horas depois todos têm a terrível notícia: Gerry está morto e o mais intrigante é que ao invés dos oito relógios colocados por seus amigos; no quarto do jovem só tinha apenas sete.

A notícia da morte de Gerry Wade chega até lorde Caterham, proprietário da mansão Chimneys que se vê contrariado por sua mansão estar às voltas e ser palco de mais um acontecimento obscuro (uma referência clara ao livro O Segredo de Chimneys, publicado quatro anos antes), então o lorde desabafa com sua filha lady Eileen Brent, mais conhecida como Bundle, que, como uma jovem absolutamente curiosa, acaba tomando a empreitada de "investigar" os acontecimentos.

É nesse momento que podemos dizer que O Mistério dos Sete Relógios realmente começa porque é essa jovem independente, corajosa e teimosa que irá nos conduzir por toda uma trama de mistério, suspense, aventura, perigo e descobertas sobre uma sociedade secreta chamada Seven Dials e o que algumas mortes podem ter a ver com ela.

Então Bundle se junta com alguns amigos que tem outras pistas, Jummy Thesiger, Loraine Wade (irmã do morto) e Bill Everleigh para tentar descobrir esse intrincado quebra cabeça, além do mais, a jovem também conta com a ajuda do superintendente Battle (já conhecido dos leitores de Agatha Christie).

Devo admitir que fiquei super eufórica com O Mistério dos Sete Relógios e foi tão divertido ler que, quase esqueci que tinha que suspeitar de alguém e, apesar de ter tido minhas suspeitas, não conseguia colocar meus suspeitos dentro das pistas, além do mais, também, era doloroso pensar que os personagens - pelos quais fiquei super apaixonada - podiam ser culpados do crime, então a resolução do caso foi surpreendente para mim.

A verdade é que O Mistério dos Sete Relógios foi uma leitura eletrizante do começo ao fim, e ao contrário de outros livros de Agatha Christie, onde as investigações são mais tranquilas e de caráter psicológico, nesse vemos os personagens "colocarem a mão na massa" e se meterem em situações de corrida, perigo, tiroteios, luta e muita adrenalina. Super amei, portanto, recomendadíssimo!

site: www.delivroemlivro.com.br
Lirieudo 31/05/2020minha estante
Bela resenha! Li recentemente este livro é não tive tantas emoções. Os livros não são unanimidade ainda bem. Acredito que pelo fato de não estar muito bem de saúde ao ler teve impacto. Mas temos que concordar que Agatha Christie é realmente a Rainha do Crime.

Mila F. @delivroemlivro_ 31/05/2020minha estante
Realmente, eu entendo assim também. Ultimamente eu não estava bem emocionalmente então já faz alguns dias que não leio nada pq sei que se começasse algum livro meu estado de espírito iria influenciar completamente minha experiência.
Gosto disso nos livros, as experiências particulares sempre impactam na interpretação e no nosso sentimento de leitura.

Lirieudo 01/06/2020minha estante
Exatamente.

laura 12/03/2022

A Sociedade dos Sete Relógios?
Esse foi o primeiro livro que eu li da Agatha
Christie e não me decepcionei, mas acho que as
expectativas estavam muito mais altas!

No começo o livro não prende tanto, mas com o
decorrer da história você fica cada vez mais
ansioso pra saber quem é o assassino e entender
todo esse mistério do Seven Dials e da Sociedade
dos Sete Relógios.

A Bundle é uma personagem muito marcante, acredito que ela e o Battle são personagens cativantes e tomaram o protagonismo da história(menção honrosa pro Bill)!

Imaginei que seria aquele o assassino, mas
mesmo tendo imaginado, a forma como foi revelado na história não deixou de me surpreender. A maneira como tudo estava interligado e quem eram cada um dos "números" da sociedade foi incrível!
Raquel Maurren 12/03/2022minha estante
Agatha é incrível! Ela escreve os livros contando tudo, e depois, ela vai apagando as pistas. Assim, quase sempre não sabemos quem é o assassino.

Fábio Renato 12/03/2022minha estante
Oi, estou comprando esta coleção. Adoro os livros dela, estou relendo todos.

Jvmaximo 12/03/2022minha estante
Eu demorei uns 5 anos pra ler um livro da Ágatha que eu tinha justamente pq os começos não prendem muito mas o desenrolar da história vale muito a pena

Lane 31/07/2023

The seven dials mistery ??
"Engraçado, tem sete em vez de oito. Está faltando um. Não reparou?"

A sinopse desse livro, que fala sobre amigos que ao fazer uma brincadeira com despertadores com um cara que dorme demais, e então na manhã seguinte descobrem que ele está morto, me deixou intrigada desde a primeira vez que eu a li. o que pode ter acontecido?

Eu não sabia o que esperar do plot de um livro desse. E acabou que a história foi totalmente do meu agrado, com uma trama de crime internacional e uma organização criminosa.

Li na edição do box capa dura da Nova fronteira(agora lançados pela Harper Collins), e essa capa é uma das minhas preferidas, adoro a brincadeira com relógios nela. Além de que agora entendo do que se trata o que eu chamava de "saco de papelão vivo que dirige", que está em destaque na capa.

A história começa na mansão Chimneys, e até são feitas referências ao livro o segredo de Chimneys, cuja história se passa antes dessa, mas não tem nenhum spoiler, e não há problema em ler esse livro sem ter lido o "anterior".

O mistério dos sete relógios, assim como Chimneys, também conta com o superintendente Battle que de primeira dá a impressão de não ter muita importância na história, o que não é nem assim?

Após a morte curiosa  que ocorre no início do livro, os personagens começam a achar evidências de que há algo muito maior por trás da tragédia e se dá início a uma investigação em meio ao temor de ser a próxima vítima.
A principal narradora do livro é Eileen Brent, mais conhecida como "Bundle", filha do dono da mansão e amiga de alguns dos que estiveram presentes na noite do crime. Tenho que dizer que adorei todos eles! A leitura desse livro foi muito prazerosa e divertida para mim, no nível de eu ter ficado triste por ter terminado. Em alguns momentos da história as coisas ficam mais devagar, mas nada demais.

O mistério dos sete relógios têm, na verdade, um estilo mais singular, é diferente dos outros livros da Agatha que já li. Comparado aos outros, ele é sim mais lento, mas para mim isso não foi nenhum problema, pois eu estava curtindo cada momento da leitura. Gostei da ambientação, dos personagens, do desenvolvimento, de tudo!
Têm certas coisas que fazem o leitor pensar "isso não aconteceria na vida real" ou "quem faria isso na vida real?", mas que mesmo assim eu preferi relevar.

Não adivinhei quem era o assassino, e quando foi revelado, me senti muito idiota pelas pistas que deixei passar. E achei que a forma como tudo aconteceu e as ações da pessoa assassina foram bem desenvolvidas pela autora. Para mim, pelo menos, foi impossível desvendar.

Então, por toda a experiência de leitura e os demais pontos que escrevi aqui, além de dar 5 estrelas, tenho o livro como um favorito.
Marina 31/07/2023minha estante
Ohhhh, fiquei curiosa, não conhecia esse!!!

Lane 31/07/2023minha estante
Tenta algum dia! Eu tava vendo umas resenhas, e parece que ele ou é amado, ou é odiado ?

Marina 01/08/2023minha estante
Hahahahah eu AMO livros/filmes assim! Pior coisa é uma obra que te deixa indiferente

Aracy viana 11/07/2021

Eu esperava mais da Agatha Christie
Esse é o primeiro livro que leio da autora, mas sinceramente estou decepcionada... Pelo tanto de pessoas que são apaixonadas pela escrita dela.

O mistério foi meia boca e o tanto de personagens que esse livro tinha deixou a minha cabeça confusa, enfim, triste com a experiência

Primeiro livro da MLI finalizado
Michelle Pagura Festa 24/07/2021minha estante
Lê os mais famosos que são bem melhores, tipo não sobrou nenhum, assassinato no expresso oriente ou um corpo na biblioteca

Karen 22/03/2022minha estante
lé um clássico.. o assassinato de Roger

Bru 11/02/2023

O diferente que foi sucesso!
Preciso iniciar dizendo que dessa vez jurei que iria acertar quem era o assassino, e claramente estava completamente errada mais uma vez kk. Desconfiei de todos, menos do verdadeiro culpado. Não esperava menos da Rainha.
Amo o fato dos livros da Agatha nunca soarem o mesmo, sempre tem novidades, situações novas e diferentes, e claro, muita criatividade!
Esse livro tem uma narrativa bem diferente dos outros que já li dela, o que me surpreendeu de forma bem positiva também!
Confesso que quando peguei para ler, fiquei meio "assim" por não ser com os queridos protagonistas que estamos acostumados a acompanhar. Mas nossa, que ótima surpresa o decorrer dessa história.
Não sabia até então que existe um livro que "antecede" essa história, ele é brevemente comentado em alguns momentos deste (e graças a Deus sem spoilers kk). Já fiquei muito interessada em ler e poder ver mais da Bundle e Lord Caterham, que simplesmente achei um barato de senhor haha.
E sobre o final? SURPREENDENTE como sempre né?!
Melanie1 11/02/2023minha estante
Qual livro q antecede este? Também percebi menção há outro caso

Bru 12/02/2023minha estante
O segredo de Chimneys

Amanda 17/08/2022

Leitura O mistério dos sete relógios
Foi o primeiro livro da Agatha que eu li e, sinceramente, o plot me pegou de jeito! Nunca imaginaria!! Gostei muito de ler todo o processo de investigação e resolução! Recomendo pra quem gosta desse gênero
Ju Correia 17/08/2022minha estante
Mulher, dps tu ler um corpo na biblioteca ou a morte no nilo ( são livros do primeiro box) q tu vai surtar. Os plots são babados e vale MT a pena ler. O desenvolvimento dos personagens é ótimo e o livro te deixa presa de início ao fim

Amanda 17/08/2022minha estante
Obrigadaaa!!! Vou ler

Carol 28/03/2021

Amei esse livro do início ao fim, os personagens me conquistaram e amaria ver eles em outros livros. O final, como sempre, foi surpreendente, apesar de que queria que Bundle tivesse mais papel na descoberta do assassino. A leitura toda fluiu bem pra mim, o que merece destaque, já que normalmente tem uns momentos dos livros da Agatha que eu desando um pouco. Enfim, O Mistério dos Sete Relógios com certeza entrou pra lista de favoritos.
Carol 02/04/2021minha estante
Concordo com você, amei a Bundle e também queria que ela tivesse uma maior participação na descoberta do mistério.

Carol 02/04/2021minha estante
Simmm
Mas amei a personalidade dela dmsss
Queria ela em outros livros ?

fran_b07 15/04/2021

Agatha nos trás a história de um grupo de amigos reunidos na mansão Chimneys. O que era para ser só diversão acaba com a morte de um deles.

A partir daí começa uma busca para saber quem é o culpado dessa morte e de outras que acontecem relacionadas a pessoa assassinada.

É bem fluido e fácil de ler.

Em um momento do livro você tem certeza de quem é o culpado, aí vem a Agatha e te faz de palhaço.

O final é totalmente surpreendente.

A cada livro que eu leio da Agatha Christie eu admiro ainda mais ela.
janaina.lagini 15/04/2021minha estante
Esse livro é parecido com E não sobrou nenhum?

fran_b07 16/04/2021minha estante
Não li E Não Sobrou Nenhum ainda...Mas pelo que eu ouvi é melhor do que O Mistério Dos Sete Relógios.

Rose 05/11/2012

Acho que talvez este seja um dos livros mais fracos da autora, pelo menos na minha humilde opinião de fã. Ele é o décimo livro dela e foi publicado em 1929. Tem como protagonista o superintendente Battle. neste livro, Battle junto com lorde Caterham, (dono do palácio de Chimneys) e sua filha Eileen, terão que enfrentar um hábil e cruel assassino. O segredo deste misteriosa aventura e na série de assassinatos está nas sete esferas dos sete relógios que envolve uma extravagante organização secreta.
O livro tem um humor leve, misturado com uma pitada de romance e a inocência peculiar da época. mesmo não sendo um dos seus melhores livros, ela ainda nos surpreende com seus desfechos, e a procura pelo culpado continua, resta saber se você consegue descobrir antes do fim do livro.
Yassue 05/11/2012minha estante
Eu gosto dos livro da Agatha!

Maristela 11/11/2012minha estante
Esse é um dos livros da Agatha que ainda não li, mas espero consertar essa minha falha em breve. O livro foi lançado em 1929, na Inglaterra e a versão portuguesa em 1978. Gostei da sua resenha. Está ótima.

Paulascrap 08/07/2023

Um tropeço...
📌📖Dando sequência ao projeto leno Agatha em ordem cronológica, o presente livro é o décimo da lista e francamente nao foi uma história que me agradou, apesar de me prender muito até 60% da leitura.

📌📖A morte de Gerard Wade, a principio considerada overdose de cloral, foi descoberta após uma brindadeira mal sucedida dos demais amigos hospedados na mansão alugada por um milionário, na qual oito relógios foram colocados em seu quarto para despertarem às 6h30h e assim assustá-lo, ja que tinha a fama de dorminhoco, mas após aquela barulheira ensurdecedora ele não saiu do quarto.

📌📖 Uma trama de espionagem com investigação de uma sequência de assassinatos e da Sociedade Secreta Seven Dials em um ambiente já conhecido : mansão de Chimneys

📌📖 Bundle filha do Lorde Carterham, será nossa protagonista detetive, destemida e curiosa vai se infiltrar no clube onde ocorriam as reuniões secretas e tentar identificar seus membros ao mesmo tempo que investiga as pistas dos crimes.

📌📖 Ler agatha é sempre um acerto, mas dessa vez mesmo começando muito envolvida na trama, o desfecho não me convenceu, podemos dizer que um pouco mirabolante demaisou talvez um pouco sem graça, mas segue sendo minh autora favorita e no meio de quase 100 obras claro que tropecarei em algumas não favoritadas....
darcilenemarques 08/07/2023minha estante
Estou num projeto assim tbm, ler Agatha em ordem cronológica, mas estou um pouquinho mais à frente. Ela é atemporal e maravilhosa!

Paulascrap 10/07/2023minha estante
estou em camera lenta mutiso projetos ao mesmo tempo..

Felipe 16/06/2015

ruim...
Pedro 19/08/2015minha estante
Muito profunda a sua opinião..

Henrique Fendrich 03/09/2019minha estante
Alguém precisa te dar um troféu como o mais mal humorado do Skoob hahahaha.