O Jardim das Borboletas Dot Hutchison

Resenhas - O jardim das borboletas

Aione 24/09/2020

O Jardim das Borboletas é o primeiro livro da série policial O Colecionador de Dot Hutchison, que acompanha casos investigados pelos agentes Victor Hanoverian, Mercedes Ramirez e Brandon Eddison. Até o momento, a editora Planeta lançou no Brasil apenas os dois primeiros volumes da série, que, nos EUA, já conta com quatro títulos publicados. Os livros em inglês, assim como os dois em português, estão disponíveis para leitura através do Kindle Unlimited.

Maya foi uma das garotas sobreviventes resgatadas do Jardim, cárcere mantido por um homem denominado Jardineiro, responsável por sequestrá-las. Ele identificava cada menina como uma diferente espécie de borboleta, e então tatuava em suas peles as asas correspondentes às do inseto. Quando o Jardim é enfim descoberto, Maya é levada para prestar depoimento, mas não parece disposta a colaborar com o relato.

A narrativa de O Jardim das Borboletas se alterna entre a perspectiva em terceira pessoa de Victor, um dos agentes responsáveis pelo caso, e em primeira pessoa por Maya, que revela de maneira não linear como foi sequestrada e a vida no Jardim. Dessa forma, a escrita de Dot Hutchison se mostra bastante habilidosa por dois motivos: em primeiro lugar, representa muito bem as divagações existentes em uma fala. Maya, por vezes, começa em um assunto e muda o foco de maneira muito natural, conduzindo e situando o leitor em diferentes acontecimentos que pouco a pouco constroem a cronologia — mas é necessária certa atenção para perceber os saltos temporais. Depois, essa não-linearidade contribui para a manutenção do suspense. Desde o início, a confiabilidade de Maya é colocada em questão. A garota esconde fatos da própria vida e não responde as perguntas de maneira direta, o que faz os investigadores — e o leitor — se questionarem se ela era parte do esquema. Assim, o romance guarda surpresas e revelações até as últimas páginas.

Não bastasse a escrita proporcionar uma leitura ágil, instigante e capaz de enredar o leitor, o fator psicológico da trama é admirável. Há camadas nos personagens que fazem de suas figuras e das situações complexas, colocando o leitor também em uma posição difícil pelos sentimentos que tais complexidades suscitam. As personalidades do Jardineiro e seus filhos, por exemplo, divergem e nos faz questionar se há algum tipo de relatividade entre as maldades doentias ali existentes. Tais sentimentos também residem nas Borboletas, e a autora soube como construir as emoções conflitantes das garotas, bem como revelar as nuances de como elas lidam com a realidade no jardim. Também, gostei muito de como a personalidade de Maya foi construída, considerando seus traumas pregressos e de como sua postura varia ao longo da trama.

Importante dizer que Jardim das Borboletas é um livro pesado. Temas como pedofilia e violência sexual perduram toda narrativa e criam desconforto pelos horrores retradados, então fica também o aviso para possíveis gatilhos. Contudo, em minha leitura, tais aspectos aparecem bem colocados na narrativa, como parte dela, e não em uma simples tentativa de causar choque pelo choque.

Por fim, O Jardim das Borboletas é um livro que o tempo todo contrapõe maldade e bondade, propondo um debate a respeito da relatividade moral, que pode variar de acordo com diferentes perspectivas. Uma leitura ao mesmo tempo chocante, mas frenética, e que me emocionou, em suas últimas páginas, pelo fim guardado à protagonista. Sem dúvida, um thriller memorável.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/09/22/resenha-o-jardim-das-borboletas-dot-hutchinson/
Wellen.vitAria 30/12/2020minha estante
Amei esse livro

NAY 13/07/2021minha estante
Eu amei a história e as reviravoltas que ela dar

Angel 22/12/2021minha estante
Amei demais esse livro, já virou meu favorito como Thriller

Cami.Cardoso 19/01/2022minha estante
Esse livro é sensacional

Vitoria293 18/02/2022minha estante
Mesmo não sendo meu estilo de livro preferido, fiquei curiosa e decidi ler. Se tornou um dos meus preferidos, esse livro é incrivelmente perfeito.

wtf.c4rol 10/03/2022minha estante
Amei o livro, a história me deixou chocada principalmente com as reviravoltas do final e sinceramente não sabia que um livro poderia me fazer ler a todas as horas do dia sem parar

Digao 11/08/2022minha estante
Boa leitura, o foco e o desenrolar dos personagens é muito bom, as características que cada um expressa é muito bom. Senti falta de alguns detalhes, mas não deprecia a história. Eu que sou muito detalhista em livros.
Abração e boa leitura.

Karla 17/12/2022minha estante
Muito bom esse livro!!!! embora haja temas pesados,acho que são abordados de uma forma menos chocante por não dá tantos detalhes, eu simplesmente amei e devorei!!!!

_Thalya 30/01/2023minha estante
Amei a resenha, me deu vontade de ler

Janaina.Goveia 19/05/2023minha estante
Ameii toda a narrativa do livro

Mariana113 02/02/2024minha estante
Como que eu leio aqui?

Juliana Rodrigues 29/05/2021

Acho que provavelmente vou demorar um tempo para conseguir digerir esse livro por completo, e também para ler algo com a mesma temática. Confesso que ainda não consegui decidir se gostei ou não da história, achei a escrita da autora muito fluída, considerando o assunto extremamente pesado e indigesto.

Em diversos momentos achei que não conseguiria dar prosseguimento, pois não é fácil adentrar em uma história que trata de tantos acontecimentos ruins como violência sexual, sequestro e assassinato. Acredito que minha dúvida sobre ter gostado ou não recai principalmente sobre o final da história, pois acho que poderia ter sido melhor desenvolvido.

"O problema com sociopatas, na verdade, é que você nunca sabe onde eles estabelecem seus limites!"

Recomendo para quem gosta da temática!
Larissa.Candido 30/05/2021minha estante
Oi Ju, concordo com tudo o que vc disse. E sobre o final, não sei se foi o mesmo que aconteceu comigo, mas senti que foi algo "corrido", no sentido de só querer encher linha, sem muito embasamento, esperava um pouco mais!

Juliana Rodrigues 31/05/2021minha estante
Tive a mesma sensação, Larissa!

Fiquei até um pouco decepcionada, pois achei a história inteira tão fluída, apesar de ser uma leitura pesada, a autora conseguiu prender minha atenção e despertar curiosidade, mas esperava muito mais no final.

Pollyanna Reis 05/06/2021minha estante
Oi. Baixei esse livro e o segundo ontem mesmo pelo Kindle. Quero muito ler, li algumas resenhas do mesmo e fiquei bem impressionada.

Juliana Rodrigues 16/06/2021minha estante
Confesso que fiquei com uma bela ressaca literária depois de ler este livro, não consigo terminar nenhum livro. Também pela falta de tempo no momento, mas a verdade é que ainda não digeri esse livro por completo.

Conseguiu ler?

Iarlys 08/11/2022minha estante
Acabei de começar a ler.
Parece muito bom.

Juliana Rodrigues 20/12/2022minha estante
Para quem gosta de um pouco suspense é um ótimo livro hahaha

Aline MSS 14/03/2022

Mto bom, mas mto pesado!
Tive crise de ansiedade durante a leitura desse livro!
A autora te pega desde o princípio e aflora demais sua curiosidade, só por isso já vale a leitura. A crueza e realidade dos relatos acionam diversos gatilhos, oq não me faz indicar o livro pra qq pessoa.
Irei ler os outros livros com crtz, mas a experiência com essa leitura foi tão intensa por conta dos gatilhos q teria q reunir uma dose extra de coragem. ?

resenhasdajulia 06/06/2021

Perto de uma mansão isolada, existia um maravilhoso jardim. Nele, cresciam flores exuberantes, árvores frondosas? e uma coleção de preciosas ?borboletas?: jovens mulheres, sequestradas e mantidas em cativeiro por um homem brutal e obsessivo, conhecido apenas como Jardineiro.

Quando o jardim é finalmente descoberto, uma das sobreviventes é levada às autoridades, a fim de prestar seu depoimento. Mas Maya, a enigmática garota responsável por contar essa história, não parece disposta a esclarecer todos os sórdidos detalhes de sua experiência.

Em meio a velhos ressentimentos, novos traumas e o terrível relato sobre um homem obcecado pela beleza, os agentes ficam com a sensação de que ela esconde algum grande segredo.

Gostei bastante da Maya e da história, só achei o final um pouco corrido!
Nina 06/06/2021minha estante
Quero ler, mas dizem que é tão pesado...

resenhasdajulia 06/06/2021minha estante
É um livro que tem muitos gatilhos e a história é pesada mesmo.

Elcih.Valle 14/11/2022

O livro é bom, porém a leitura é difícil, não pela escrita ou história mais sim pelo peso da história, em vários momentos precisei parar, respirar, fazer outra coisa, pois os gatilhos são enormes, e vc sente a dor das "Borboletas" não é fácil...
Foi meu primeiro contato com esse tipo de leitura e embora tenha sido uma leitura pesada, eu gostei

Duda 05/06/2020

O Jardim das Borboletas
Gostei bastante da história e como ela se desenvolveu durante as 300 páginas... Superou minhas expectativas, além de que a dinâmica do livro me surpreendeu, tornando muito mais fácil a leitura. Apesar de o desfecho deixar a desejar, ainda é um bom final.
Raul43 05/06/2020minha estante
??????

Lucia.Ferreira 14/08/2020minha estante
Gostei da história, bastante. Tem uma violência implícita que chega sufocar. Tem um escrita bem dinâmica, o que faz com que a leitura seja muito rápida. Mas o final é meio forçado, tirando.um pouco o brilho da narrativa.

Deh Mach 23/04/2023

Uma história forte, com uma personagem mais forte ainda e que ensina resiliência e em como sobreviver e se tornar a força daquelas que não a possuem. Impactante e necessário em tantos aspectos.

Drics 30/01/2023

Um dos livros mais mal escritos que já li
Pior do que "ruim", a classificação mais triste para um thriller é ele ser "CHATO". O Jardim das Borboletas é chato e expressivamente ruim. Trama fraca, escrita pobre, desenvolvimento incosistente e construção de personagens medíocre. Nada é convicente.
SAMUEL 14/11/2023minha estante
Noça, Adriana. Vi esse livro e ia pegar pra ler, entrei aqui e vi você.

Hana 27/04/2021

Perfeito
Se tornou um dos meus livros favoritos. A parte policial não é nem um pouco maçante e o ponto de vista narrativo faz com que você duvide do que lê. Eu amei!! Não sabia que existia uma continuação e com certeza vou ler em breve :)

Jéssica | @jehbreda 10/08/2022

Um dos melhores de 2022
Sabe aquele livro que você tem certeza que toda vez que ouvir o nome vai lembrar a história e todos seus detalhes? É esse.

Um suspense fora da caixinha, cuja história é contada através do depoimento de ?Maya? para a polícia. Durante o interrogatório, além de descobrir se ela é cúmplice, vítima, ou uma louca revoltada, descobrimos aos poucos a história das Borboletas? do jardim? e do Jardineiro. E sobre Maya.

Se você ainda não leu, vale cada segundo do seu tempo. E olha que já li muitos suspenses só esse ano.
Cleber 10/08/2022minha estante
Valeu pela dica, adoro livros de suspense.

D3mi 13/12/2023

É raro eu ler livros de suspense adulto
Mas esse livro me chamou atenção por causa das borboletas. O quão obcecado e psicopata o jardineiro era, ao ponto de distorcer os fatos. É perturbador a visão do jardineiro.
Tem cenas que chorei e passei um bom tempo pensativa, comovida em pensar que isso tudo pode ser real e que de certa forma, essas histórias se repetem só que em contextos diferentes. Existem muitas mulheres corajosas que enfrentam seus medos e que passaram por coisas cruéis para aprender a ter coragem.

Any 14/06/2021

O Jardim das Borboletas
“Mas você não esteve lá, certo? Ler a respeito não é a mesma coisa.”
Victor e Eddison são os Agentes do FBI responsáveis por descobrir os motivos que levaram um homem com uma mente doentia a sequestrar e manter sob o seu domínio, mulheres jovens e bonitas. O jardineiro acredita que um jardim bonito precisa de “borboletas.” Elas esquecem quem foram antes de chegar ali e são batizadas com o nome de alguma espécie de borboleta. Quando o jardim é descoberto à polícia precisa ouvir o relato das sobreviventes para compreender o que acontecia naquele lugar, Maya, a garota que aparentemente não está tão traumatizada quanto às demais, não parece disposta a falar a verdade. Maya é cúmplice do jardineiro? Será que as autoridades têm estômago para ouvir a verdade sobre um dos casos mais chocantes das suas carreiras? A leitura é perturbadora e surpreendente. É impossível largar antes de chegar à última página. Recomendo demais.

Cleber 14/06/2021minha estante
Fiquei louco para ler também, obrigado pela resenha?

Any 14/06/2021minha estante
??

Tangerina 21/10/2021

Eu terminei com uma sensação estranha!

Talvez eu precise de mais tempo para avaliar o que ele me trouxe, ou quem sabe, eu esteja fugindo da verdade.

Poderia perfeitamente lhes entregar uma resenha com a avaliação de 3 estrelas, com a justificativa de, a personagem ?principal? me irritou diversas vezes com suas curvas e desvios constantes na hora de entregar respostas. Porém, tenho a consciência de que foi a forma mais viável que a autora encontrou de nos apresentar a história de maneira menos tradicional, e no fim, acabei simpatizando com isso.

Não sei se gostar seria a palavra adequada para dizer o que senti, então direi que me intrigou o fato dela mostrar aqui que as coisas não são tão simples de resolver, por mais óbvias que parecem as respostas. Nossos sentimentos nos traem muitas vezes, e as realidades são sempre duras.

nat 29/02/2020

Esse livro me deixou maluca com o suspense. Li ele extremamente rápido pois ele prende bastante. Apesar do livro ser uma trama bem escrita o final é medíocre. O plot é considerado no mínimo tosco e ao meu ver acabou deixando a protagonista em uma saia justa. Mas enfim, nem tudo tem como ser perfeito.
@jana450 29/02/2020minha estante
Já estava super empolgada pra ler e já tinha um tempo em minha lista, mas depois do que escreveu me empolguei ainda mais!

Raquel 16/01/2023

Algumas pessoas desabam e nunca mais levantam. Outras recolhem os próprios cacos e os colam com as partes afiadas viradas para fora.