O Jardim das Borboletas

O Jardim das Borboletas Dot Hutchison

Resenhas - O jardim das borboletas

Aione 24/09/2020

O Jardim das Borboletas é o primeiro livro da série policial O Colecionador de Dot Hutchison, que acompanha casos investigados pelos agentes Victor Hanoverian, Mercedes Ramirez e Brandon Eddison. Até o momento, a editora Planeta lançou no Brasil apenas os dois primeiros volumes da série, que, nos EUA, já conta com quatro títulos publicados. Os livros em inglês, assim como os dois em português, estão disponíveis para leitura através do Kindle Unlimited.

Maya foi uma das garotas sobreviventes resgatadas do Jardim, cárcere mantido por um homem denominado Jardineiro, responsável por sequestrá-las. Ele identificava cada menina como uma diferente espécie de borboleta, e então tatuava em suas peles as asas correspondentes às do inseto. Quando o Jardim é enfim descoberto, Maya é levada para prestar depoimento, mas não parece disposta a colaborar com o relato.

A narrativa de O Jardim das Borboletas se alterna entre a perspectiva em terceira pessoa de Victor, um dos agentes responsáveis pelo caso, e em primeira pessoa por Maya, que revela de maneira não linear como foi sequestrada e a vida no Jardim. Dessa forma, a escrita de Dot Hutchison se mostra bastante habilidosa por dois motivos: em primeiro lugar, representa muito bem as divagações existentes em uma fala. Maya, por vezes, começa em um assunto e muda o foco de maneira muito natural, conduzindo e situando o leitor em diferentes acontecimentos que pouco a pouco constroem a cronologia — mas é necessária certa atenção para perceber os saltos temporais. Depois, essa não-linearidade contribui para a manutenção do suspense. Desde o início, a confiabilidade de Maya é colocada em questão. A garota esconde fatos da própria vida e não responde as perguntas de maneira direta, o que faz os investigadores — e o leitor — se questionarem se ela era parte do esquema. Assim, o romance guarda surpresas e revelações até as últimas páginas.

Não bastasse a escrita proporcionar uma leitura ágil, instigante e capaz de enredar o leitor, o fator psicológico da trama é admirável. Há camadas nos personagens que fazem de suas figuras e das situações complexas, colocando o leitor também em uma posição difícil pelos sentimentos que tais complexidades suscitam. As personalidades do Jardineiro e seus filhos, por exemplo, divergem e nos faz questionar se há algum tipo de relatividade entre as maldades doentias ali existentes. Tais sentimentos também residem nas Borboletas, e a autora soube como construir as emoções conflitantes das garotas, bem como revelar as nuances de como elas lidam com a realidade no jardim. Também, gostei muito de como a personalidade de Maya foi construída, considerando seus traumas pregressos e de como sua postura varia ao longo da trama.

Importante dizer que Jardim das Borboletas é um livro pesado. Temas como pedofilia e violência sexual perduram toda narrativa e criam desconforto pelos horrores retradados, então fica também o aviso para possíveis gatilhos. Contudo, em minha leitura, tais aspectos aparecem bem colocados na narrativa, como parte dela, e não em uma simples tentativa de causar choque pelo choque.

Por fim, O Jardim das Borboletas é um livro que o tempo todo contrapõe maldade e bondade, propondo um debate a respeito da relatividade moral, que pode variar de acordo com diferentes perspectivas. Uma leitura ao mesmo tempo chocante, mas frenética, e que me emocionou, em suas últimas páginas, pelo fim guardado à protagonista. Sem dúvida, um thriller memorável.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/09/22/resenha-o-jardim-das-borboletas-dot-hutchinson/
Wellen.vitAria 30/12/2020minha estante
Amei esse livro

NAY 13/07/2021minha estante
Eu amei a história e as reviravoltas que ela dar

Angel 22/12/2021minha estante
Amei demais esse livro, já virou meu favorito como Thriller

Cami.Cardoso 19/01/2022minha estante
Esse livro é sensacional

Vitoria293 18/02/2022minha estante
Mesmo não sendo meu estilo de livro preferido, fiquei curiosa e decidi ler. Se tornou um dos meus preferidos, esse livro é incrivelmente perfeito.

wtf.c4rol 10/03/2022minha estante
Amei o livro, a história me deixou chocada principalmente com as reviravoltas do final e sinceramente não sabia que um livro poderia me fazer ler a todas as horas do dia sem parar

Digao 11/08/2022minha estante
Boa leitura, o foco e o desenrolar dos personagens é muito bom, as características que cada um expressa é muito bom. Senti falta de alguns detalhes, mas não deprecia a história. Eu que sou muito detalhista em livros.
Abração e boa leitura.

Karla 17/12/2022minha estante
Muito bom esse livro!!!! embora haja temas pesados,acho que são abordados de uma forma menos chocante por não dá tantos detalhes, eu simplesmente amei e devorei!!!!

_Thalya 30/01/2023minha estante
Amei a resenha, me deu vontade de ler

Janaina.Goveia 19/05/2023minha estante
Ameii toda a narrativa do livro

Mariana113 02/02/2024minha estante
Como que eu leio aqui?

Grey 29/12/2017

Esperava mais...
Sabe aquele livro que te prende do início ao fim? Que tens sentimentos dúbios, e há momentos que tu tens teus sentimentos postos à prova?
Deveria ser esse livro. Mas, não é.
Ainda não sei bem como avaliá-lo. Pois adorei o enredo, mas a construção textual do autor embora inteligente, é confusa... E a conclusão deixou a desejar. Esperava mais.
Ray C G 29/12/2017minha estante
jura? eu ainda nao li mas estava esperando muito desse livro!! poderia me falar porque nao achou tao boa a conclusao? inbox mesmo se puder

Grey 29/12/2017minha estante
Não é bem os acontecimentos em si. Mas achei tudo muito corrido, sem algumas explicações e outras, dadas de qualquer maneira. Sei lá. Vai ver, era porque eu estava que nem tu, Rayane, esperando muito desse livro.

Anne - @literatura.estrangeira 29/12/2017minha estante
Também achei o mesmo. A escrita não é muito boa. É lenta e não chega a lugar nenhum... Decepcionada.

Ray C G 30/12/2017minha estante
ah nem vou ler então gente!!! obrigada pelas dicas! é bom saber...vcs ja leram deixada para tras? é um outro nesse estilo que estava querendo ler

Anne - @literatura.estrangeira 31/12/2017minha estante
Ainda não li, mas vou iniciar no início de janeiro.

Spohreis 18/01/2018minha estante
Dei duas estrelas, por generosidade! A autora tinha uma excelente história nas mãos, mas não soube aproveitar. A propósito, a capa é muito bonita!

Fox.017 20/04/2023minha estante
O segredo é não esperar muito sobre os livros, que aí você começa a se surpreender e não a se decepcionar :)

Fox.017 20/04/2023minha estante
É igualzinho na vida, nós relacionamentos!

marianaa 02/04/2022minha estante
moça eu terminei de ler ele agora e nao entendi nada do final akkakkakaka
nao entendi pq ela fez isso de propósito, oq ela ser sequestrada de propósito tem a ver em proteger a sophie?

marianaa 02/04/2022minha estante
como q o jardineiro ia encontrar a Sophia através da Inara?

eu não entendi nada

Rejane.Viegas 03/04/2022minha estante
Ela não foi sequestrada de propósito, quando ela acordou no cativeiro ela já sabia onde estava pq a Sophie tinha contato pra ela, por isso ela não se desesperou, mas não foi de propósito

marianaa 03/04/2022minha estante
ahhh sim
então era só isso o final? a sophia ter fugido?

Rejane.Viegas 04/04/2022minha estante
Sim, por isso achei meio ?blé?

marianaa 04/04/2022minha estante
nossa tbm achei bem sem graça

ste.azvdo 25/04/2022minha estante
Acabei de ler e me encontro assim kkk

Cláudia 25/01/2019minha estante
Terminei hoje. Estou tentando entender o final ainda...

Dani 26/01/2019minha estante
Né?! Muito sem sentido??????????

BiancaSakura 26/01/2019minha estante
Eu terminei ontem,esse final foi muito Aaaa sla

Dani 27/01/2019minha estante
Bianca, eu tive a impressão até que eles buscaram algo que fizesse nos pensar ? mds não acredito ? e acabou ferrando o final! Sla não consigo uma desculpa pra esse finalkkk

BiancaSakura 30/01/2019minha estante
Sim, n gostei muito do final n , tentaram fazer alguma coisa para q s gente ficasse surpresa, mas foi bem ruim , mas tirando isso, eu adorei o livro

BiancaSakura 30/01/2019minha estante
Sim,tentaram até, mas n gostei n , tirando isso eu adorei o livro

Juliana Rodrigues 29/05/2021

Acho que provavelmente vou demorar um tempo para conseguir digerir esse livro por completo, e também para ler algo com a mesma temática. Confesso que ainda não consegui decidir se gostei ou não da história, achei a escrita da autora muito fluída, considerando o assunto extremamente pesado e indigesto.

Em diversos momentos achei que não conseguiria dar prosseguimento, pois não é fácil adentrar em uma história que trata de tantos acontecimentos ruins como violência sexual, sequestro e assassinato. Acredito que minha dúvida sobre ter gostado ou não recai principalmente sobre o final da história, pois acho que poderia ter sido melhor desenvolvido.

"O problema com sociopatas, na verdade, é que você nunca sabe onde eles estabelecem seus limites!"

Recomendo para quem gosta da temática!
Larissa.Candido 30/05/2021minha estante
Oi Ju, concordo com tudo o que vc disse. E sobre o final, não sei se foi o mesmo que aconteceu comigo, mas senti que foi algo "corrido", no sentido de só querer encher linha, sem muito embasamento, esperava um pouco mais!

Juliana Rodrigues 31/05/2021minha estante
Tive a mesma sensação, Larissa!

Fiquei até um pouco decepcionada, pois achei a história inteira tão fluída, apesar de ser uma leitura pesada, a autora conseguiu prender minha atenção e despertar curiosidade, mas esperava muito mais no final.

Pollyanna Reis 05/06/2021minha estante
Oi. Baixei esse livro e o segundo ontem mesmo pelo Kindle. Quero muito ler, li algumas resenhas do mesmo e fiquei bem impressionada.

Juliana Rodrigues 16/06/2021minha estante
Confesso que fiquei com uma bela ressaca literária depois de ler este livro, não consigo terminar nenhum livro. Também pela falta de tempo no momento, mas a verdade é que ainda não digeri esse livro por completo.

Conseguiu ler?

Iarlys 08/11/2022minha estante
Acabei de começar a ler.
Parece muito bom.

Juliana Rodrigues 20/12/2022minha estante
Para quem gosta de um pouco suspense é um ótimo livro hahaha

Lelê 08/01/2023minha estante
Moça achei que só eu não entendi o plot.
Eu li e fiquei "oh, ela sabia?" e dois segundos dps "ué, então pq foi pra lá? Pra passar pela experiência de ser torturada?" Parece errado mas juro que fiquei com essa impressão

Lelê 08/01/2023minha estante
Enrolou, enrolou pra no final tudo ficar sem pé nem cabeça

gabisneubert 08/01/2023minha estante
pelo o que eu entendi, a intenção dela era proteger a Sophia de perder as filhas porque uma delas era do jardineiro, mas mesmo assim não faz sentido algum! ou ela meio que viabilizou o próprio sequestro, ou ia ser sequestrada de qualquer jeito, e esse lance todo de querer proteger a amiga cai por terra. e a narrativa dela enquanto tava no jardim não remetia a nenhuma "escolha" que ela fez

gabisneubert 08/01/2023minha estante
outra coisa: o jardineiro já tava lá no restaurante e não viu a Sophia? não reconheceu ela? a única borboleta que fugiu e ele não reconheceria? kkkkkk ah não

Lelê 08/01/2023minha estante
O jardineiro tá nem aí pra Sophia, pq a preocupação dela perder a filha? Não é como se ele fosse atrás da filha perdida.

E agora q vc disse, parei pra pensar. Ele lembrava de todas as borboletas até "suas espécies", como n lembrou dela?

Pra vc ver como ele tava preocupado

Isabele50 29/01/2023minha estante
Nossa? resumiu tudo que eu to sentindo? sem nem pé nem cabeça? achei que eu tava sendo muito burra em não entender, mas ???????

Maria1691 14/12/2022

Bem-vinda ao Jardim de Borboletas ?
Perto de uma mansão isolada, existia um maravilhoso jardim. Nele, cresciam flores exuberantes, árvores frondosas... e uma coleção de preciosas ?borboletas?: jovens mulheres, sequestradas e mantidas em cativeiro por um homem brutal e obsessivo, conhecido apenas como Jardineiro.

Resenha:

Esse livro contém absolutamente tudo o que eu gosto e procuro em uma leitura.
O serial Killer desta história é único! Nunca NUNCA que eu teria uma criatividade tão imensa pra pensar em uma história assim, me surpreendeu muito.
Neste livro vamos conhecer a Maya, que conta detalhadamente cada momento vivido no jardim.
Cada menina que vive nesse lugar passa a ser identificada pelo nome de uma espécie de borboleta, tendo, então, a pele marcada com um desenho correspondente.
É o primeiro livro da série e confesso que já estou ansiosa para ler os próximos dois. A escrita me cativou muito, principalmente a construção da personagem principal. Consegui captar cada sentimento da Maya. Por várias vezes me senti sufocada como se eu estivesse dentro do livro.
É uma leitura que vai te prender muito! Porque você vai querer entender cada detalhe sobre o Serial Killer. Porém... Tem MUITOS gatilhos, então se torna um livro pesado, com muitas cenas sensíveis.
Madufarias 14/12/2022minha estante
Terminei chorando. Sufocante!

didi 14/12/2022minha estante
quais são os próximos livros dele?

Bruna.Portoghese 14/12/2022minha estante
Então vc vai me fazer gastar dinheiro com essa resenha perfeita do meu gênero preferido?

Maria1691 14/12/2022minha estante
Madu, sim, eu fiquei com tanta ânsia em algumas cenas. E chorei também no final.

Maria1691 14/12/2022minha estante
Didi, são : rosas de maio e as crianças daquele verão

Maria1691 14/12/2022minha estante
Brunaaaaaa compra amiga juro muito bommm

sabidinhadealga 16/02/2023

Eu estou vazia depois desse livro, ainda bem que tem o 2
Eu SIMPLESMENTE não tenho palavras. esse livro me deixou arrebatada de uma forma que eu estou estarrecida até agora.
dot hutchison, você é um gênio!
se você gosta de true crime (jaqueline guerreiro), chorar com livro (mas não necessariamente pq eu não chorei, mas eu poderia), "capítulos" curtinhos, escrita leve (apesar do conteúdo barra pesada) e plot que te deixa boquiaberta, esse livro é pra você!! de quebra ainda tem um romancezinho show completamente perturbardo
Gabriela Zurita 16/02/2023minha estante
Amiga, tem terror pesado? Tenho pavor de histórias de terror.
E o final é feliz? Amo sofrer com livros, mas o sofrimento só compensa se depois ficar tudo bem kkkkk

sabidinhadealga 16/02/2023minha estante
não tem terror não, é só um suspense MUITO bom e umas coisas que vai fazer vc se contorcer de nojo, mas tirando isso é sussa. e siiimm, tem final feliz!!!! tbm nao gosto de livro triste, não vejo sentido KAKAAKAKAK de triste já basta a vida

Gabriela Zurita 17/02/2023minha estante
Ai adorei hahhaha vou por na lista pra ler!! E preparar o estômago. Acho que nunca li algo que me desse nojo nesse sentido.

Lua 02/03/2023minha estante
Qual o nome do segundo livro?

sabidinhadealga 10/03/2023minha estante
se chama "rosas de maio", tbm tem um 3° que chama "as crianças daquele verão"

Babi 14/12/2022

Gatilhos e Gatilhos
Foi meu primeiro livro de suspense e confesso que penso nele até hj, ainda não esqueço os detalhes
É um livro repleto de gatilhos, mais é meu favoritado
_giolyssa 14/12/2022minha estante
nossa esse livro acabou comigo

_giolyssa 14/12/2022minha estante
mas é um livro mtmtmt bom

gisele.berg 14/12/2022minha estante
Também foi o primeiro - e único - suspense que li. Apreciar borboletas depois dessa leitura se tornou algo doloroso :')

Babi 14/12/2022minha estante
Eu nunca mais olhei as borboletas cm os msm olhos

_giolyssa 14/12/2022minha estante
também não agora tenho medo de tatuagem de borboleta

Oliver- 04/07/2023

Quem é O Colecionador perto do Jardineiro? Esquece pai kk
Momentos durante a leitura ??

" - E o que você faz com as meninas que não têm as asas completas? - Faço um sepultamento digno dentro da propriedade."

"As Borboletas do Jardineiro só podiam cair, e ainda assim raramente."

"Ele estava absorvido por suas lembranças, mas não parecia sofrer por elas. Para ele, tudo isso fazia sentido, tudo isso era correto. Em vez de levar sua Eva para um jardim, ele construiu o jardim em volta dela e assumiu o papel do anjo com a espada de fogo para mantê-la lá dentro."

"Tudo o que restava para mim era o terror, o desespero e o sofrimento."

E o que a história conta? ??

Em uma mansão existe um Jardim. Nele, moram as borboletas (jovens mulheres que foram sequestradas). São mantidas nesse cativeiro pelo Jardineiro e seus filhos. Para tornar a sua fantasia real, o Jardineiro realiza uma sessão de tatuagem em cada uma delas, desenhando as asas de borboleta e dando um novo nome à essas jovens.

Quando o Jardim é descoberto, uma das sobreviventes é interrogada pelos agentes do FBI Victor Hanoverian e Brandon Eddinson. Maya, uma das sobreviventes que relata a história, parece esconder um grande segredo a fim de não estar totalmente disposta a esclarecer todos os doentios detalhes de sua experiência.

"Como pode algo tão belo ter uma vida tão curta?"

Mano, que história bizarra e gostosa de ler! A narração é feita em terceira pessoa mas grande parte da história teremos o relato de Maya. Esse livro não prometeu absolutamente nada e acabou me entregando TUDO.

Personagens complexos e ricos em detalhes, história maravilhosamente fluida e que te prende do início ao fim!!!

Que venha a sequência de Dot Hutchison, Rosas de Maio. Prendeu minha atenção com uma história incrivelmente F0D@!
Iarlys 04/07/2023minha estante
Chorei tanto lendo esse livro.
Uma família de monstros.

Oliver- 04/07/2023minha estante
Era Eita atrás de Eita mesmo

Sim!

Iarlys 04/07/2023minha estante
Uma adaptação desse livro sairia uma coisa horrível.

Renata 01/01/2018

Ótima história, péssimo desenvolvimento
Finalizei este livro apenas “pq sim”, pq olha... personagem principal sem carisma algum, agentes do FBI que não convencem fora o fato de parecer que a vítima/suspeita é quem controla eles, as piores partes é vc quem imagina pq a autora parece q fica com “medinho” de descrever (e sim, se você não tem estômago para ler um thriller policial/psicológico bem descritivo, mude de gênero literário), frases meio sem sentido (e aí talvez seja problema na tradução), erros de revisão e o final... gente... pra quê aquele plot twist mal escrito que não convence ninguém? Era melhor ter ficado sem aquilo porque ai o final pareceria mais lógico.
Aconselho este livro apenas para quem está começando a ler o gênero porquê para quem já lê, ele é fraco e mal enjambrado.
Spohreis 18/01/2018minha estante
Concordo com você! Eta fim ruim para caramba! Como você disse, parecia que os personagens não sofriam. Parabéns pela sua análise!

Bia 22/01/2018minha estante
Bem, eu tava ansiosa demais para ler esse livro porque a premissa é muito boa e chama atenção, agora quero ler só por curiosidade mesmo.

Fran 09/12/2018minha estante
Esse final pra mim foi bem desnecessário, mais corrido que tudo e a sinopse que prometia um livro super incrível,realmente deixou a desejar..

Juliana Surimã 25/01/2019minha estante
Pra mim, até que o desenrolar tava ok, mas o final...foi péssimo! Pior que novela mexicana.

Nanda 20/01/2022

O Jardim das Borboletas
Uau, apenas uau! É mto difícil eu ficar sensível com algum livro mas esse me pegou desprevenida. Confesso q teve lágrimas sim! Poucas mas teve.

Nem sei por onde começar...Esse livro é tão bom mas tão pesado que nu. Ao longo da história vc vai levando tapas, socos e chutes de todos os lugares. Me atrevo a dizer que nunca li sobre uma personagem tão forte quanto Inara! Mano que menina corajosa e forte pqp doeu dms.

??ALERTA SPOILER??

A história em si é muito boa e perturbadora. Normalmente quando se lê ou vê algum filme sobre sequestro, é sequestrada uma/duas pessoas, mas nesse são mais de 20 meninas. Esse ponto me deixou maluca! Pq geralmente é pensado q com mais pessoas mais chance de escapar e nesse livro é totalmente ao contrário! O cara sequestra meninas a mais de 30 anos e nunca tinha sido pego?? O pior de tudo é q ele só foi pego pq o filho dele criou coragem pra denunciar. (irei surtar com isso durante 2 meses)

Eu achei a ideia super criativa e bem elaborada, sobre as borboletas, o jardim, tatuagem, os nomes e o ?prazo de validade?(mesmo sendo perturbadora). So n dei 5 estrelas pq n gostei mto do final revelando sobre a Sophia e que a Inara sabia de tudo, achei meio sem necessidade/sentido. Acho que a autora quis fazer tp um plot mas n foi tão impactante, sem essa informação o final teria sido mais bem encerrado.

Outra coisa que não gostei mto, mas isso é implicância minha msm. Foi o fato q o Desmond q denunciou o jardim, tp ele meio q saiu como ?herói?, mas eu entendi oq a autora quis fazer com isso e isso não foi romantizado. Só acho q teria sido melhor se ele n tivesse sido o ?herói?,? mas ok, entendi.

?ACABOU O SPOILER?

É isso, esse livro é MTO foda! Merece mto reconhecimento!!! A escrita dessa autora é impecável e pretendo ler mais livros dela. Recomendo DMS, menos pra quem é bem sensível, pq tem MTA coisa pesada! Não dei 5 estrelas mas crtz favoritado??
bibiteodora 20/01/2022minha estante
meus amores ela CHOROU

Nanda 20/01/2022minha estante
KKKKKKK e teve choro sim!!! quatro/cinco lágrimas mas vale?

pimelloso 27/01/2022minha estante
Me deu muita vontade de ler!! Já tá na minha lista

Nanda 27/01/2022minha estante
LEEE PLMD!!! é mto bom vc vai gostar tenho crtz

Mi Rubin 28/10/2020

Quando a gente gosta de um gênero em particular, é comum ler "mais do mesmo" ou ficar dando de cara com clichês.

Mas é muito bom quando alguém pega isso, e dá uma vida nova. Resignifica! Te mostra facetas ainda mais complexas para aquilo que você acha já ter visto de tudo!

Pois, bem! Não tinha muita expectativa pra essa narrativa, ouvi alguém indicando e resolvi ler. E gostei demais! Leitura fluida, ganchos muito bons, personagens que a gente conversa facilmente.

Talvez não tenha uma pegada frenética por já começar de uma forma "final", mas mesmo assim te conquista.

Indico muito! Pois me incomodou bastante!
Fabio.Paulino 28/10/2020minha estante
Parabéns pela leitura e pela resenha amiga parece muito bom vai pra minha lista

Mi Rubin 28/10/2020minha estante
Obrigada ?
Imagino que vai gostar
Boa leitura?

Fabio.Paulino 28/10/2020minha estante
Há que legal amiga eu vou colocar ele na lista muito obrigado

Mi Rubin 29/10/2020minha estante
Magina ??

BiaFoh 25/10/2023

O melhor e mais louco livro que li até agora
Eu fiquei horrorizada do começo até ao fim.
Cada frase do livro é um plot, é uma informação, é um relato surpreendente, literalmente a cada frase, você começava tal página com tal acontecimento de rotina q se encontra em um livro e terminava a página com a sua cabeça explodindo de informações!!!
É um livro que com certeza retrata psicopatas e sociopatas de uma forma que não fique tão fictício igual vemos em filmes e outros livros, tudo é trazido de uma forma q parece q n é uma realidade tão distante de nós, pq quando vemos um filme ou documentário sobre esses assuntos, parece q é algo distante dms da nss realidade, no livro passa a sensação de q n foge tanto da nss realidade, é difícil de explicar a sensação.
A autora ctz é MUITO inteligente, esta mulher tem uma mente de gênio, é uma Einstein dos livros, tem q ter mt mente pra pensar em algo assim e retratar do jeito q ela fez, pq foi uma leitura MT boa de se ler sobre esse assunto! Eu ri, eu chorei, e torci de felicidade, é um livro extraordinário e inteligente.
LM02 25/10/2023minha estante
Pelo seu comentário me deu mt curiosidade de ler

Bia 25/10/2023minha estante
Gostei bastante desse livro também, fiquei imaginando o tal corredor.

BiaFoh 25/10/2023minha estante
é um livro agonizante de ler eu confesso, mas se torna uma leitura boa pq é mt bem construído, principalmente os personagens, leia, eu recomendo pq é uma experiência diferente

BiaFoh 25/10/2023minha estante
ss, o corredor pra mim no começo foi o mais difícil de imaginar, e quando eu finalmente consegui entender como era, fiquei aterrorizada mds

Giulipédia 19/03/2019

Não recomendado para pessoas sensíveis...
Essa com certeza foi a leitura mais difícil que eu já tive na minha vida, de todos os livros que eu li, que não foram poucos, nenhum me impactou tanto quanto esse. E não de forma boa...

O livro começa com o resgate de um grupo de garotas que foram sequestradas por um homem, que elas chamavam de o Jardineiro.
O jardineiro cuidava de seu jardim de borboletas, só que cada borboleta era uma garota raptada e mantida aprisionada. Cada garota era batizada com uma espécie de borboleta e a espécie era marcada em suas costas em forma de tatuagem, junto com essa marca, cada um delas ganhava um novo nome de seu capitor.
Maya é uma das borboletas que foi raptada e depois resgatada pelo FBI, agora cabe a ela contar os horrores que foram feitos a ela e as outras inúmeras garotas que, algumas foram resgatadas e muitas outras não tiveram a mesma sorte.
Porém Maya tem um segredo, e o agente Hanoverian terá de descobrir se ela é apenas uma vítima infeliz ou algo mais.

Já começo falando que tenho um misto de admiração e assombro pela autora por ter escrito um livro assim, e ter tido o sucesso de conseguir transmitir o horror que todas essas meninas passaram. A forma como a autora escolheu abordar esse tema, e introduzi-lo na sua história foi brilhantemente fria e cínica.

Não falo isso como algo ruim, mas foi exatamente esse sentimento que a protagonista principal, Maya, passou para o leitor que tornou a história tão real. Maya é assim, cínica e fria, um ser humano que aparentemente não demostra sentimentos, mas que no fundo de seu âmago, suas sensibilidades são um tornado de emoções, e posso dizer que através da apatia de Maya foi que eu, leitora, senti todo o horror que ela passou, e foi um experiência nova no meio literário, ainda não decidi se boa ou ruim.

Essa com certeza é a resenha mais difícil que tive que fazer, pois a vontade que eu tenho é de gritar para que ninguém leia esse livro, ele é horrível demais! Mas não é verdade, porque ignorar esse tipo de livro é ignorar a realidade, e o mais assustador é que no meio dessa ficção, sabemos que isso pode está acontecendo ou aconteceu em algum lugar do mundo. Foi outro motivo de eu ter ficado tão admirada e tão assombrada com a autora por ter escrito uma história assim. No mais a leitura é fluida e fácil de se assimilar, o mistério prende, por mais que o horror nos faça querer fechar esse livro e nunca mais lê-lo.

Pra finalizar, só quero deixar bem claro para os curiosos, que esse livro é um romance policial, mas aborda temas como pedofilia, estupros, torturas físicas e mentais. Aborda o pior e melhor do ser humano e mostra como o certo e o errado se misturam na mente de um maníaco.
Eu confesso que derramei muitas lágrimas ao longo da leitura, aprendi muitas lições com esse livro, mas também confesso que pra mim, uma dose já foi mais que o suficiente e que não tenho vontade nenhuma de rele-lo.
Giulipédia 20/04/2020minha estante
Eu recomendo p qm gosta do tema policial investigação, de fato a leitura é mt fluida e não é um livro chato, mas o tema, pelo menos p mim q sou mulher, foi bem pesado, acho q por a autora escrever tão bem, eu consegui vivenciar isso quase cm se estivesse lá, por isso q não tenho vontade de reler rsrs

Giulipédia 20/04/2020minha estante
Sim, demais!!

Mari 03/10/2020minha estante
Uau fiquei curiosa dps de ler essa resenha, já adicionei na lista!