Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman




Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome


2517 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Danieu 13/10/2023

Me chame pelo o seu nome
Um livro repleto de emoções, isso é um fato.


Elio e Oliver...
Elio cheio de emoções e duvidas, o que é compreensível para uma jovem de 17 anos aonde se é normal ter dúvida de seus sentimentos e de suas ações. Elio é um personagem que qualquer um pode se identificar facilmente, ainda mais se você for tímido e intenso.
Oliver me fez perceber que o nosso corpo fala por nós também, e que ele as vezes pode passar a impressão errado se não soubemos como o usar.

Me chame pelo o seu nome me mostrou um lado da história que eu não conseguia ver no filme, me mostrou como os dois realmente se sentiam e como esse amor não acabou simplesmente em uma ligação feita no Natal, e isso me deixou feliz, e emocionado e grato pelo a história ter tomado um rumo que eu não imaginava.

Mas precisamos ser sinceros... Existe cenas no livro que são um pouco perturbadoras HAJAJ.

No mais eu amei ler, foi uma leitura rápida e essencial para mim que estava em uma profunda ressaca literária...

Sou muito Grato por essa leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



caiogaabriel 12/10/2023

Meu favorito, mora em meu coração <3
Uma história linda e que me pegou de um jeito lindo e encantador, um amor na itália. (nada mais a dizer sobre. elio e oliver são lindos e mereciam tanto uma vida juntos.

Atualmente me veio à mente ?pq não ler novamente esse livro e ter outro/ novo pensamento sobre?, diante de tanto massacre que ele sofre e eu entendo o pq e não irei opinar.

Me chame pelo seu nome, de André Aciman, que livro meu amigo!!!! tenho que confessar que o livro da de 1000 a 0 facinho ao filme e como. Me espelho muito aos sentimos de Elio que é uma pessoa infiltrada e intensa no que quer e não vejo erro nisso, mas quando se trata de um de escolha tem sempre as consequências.

Eu amo cada página, cada momento, cada segundo de leitura, horas que passei lendo recentemente, pra mim é um sentimento tão grande e difícil de ser expressado, mas no mais e pra ser sincero, eu repetiria essa leitura várias e várias vezes, só pra sempre ter esse gostinho de emoção misturada de sentimentos afetivos únicos verdadeiros. ??

?No seu lugar, se houver dor, cuide dela, e se houver uma chama, não a apague, não seja bruto com ela.?
comentários(0)comente



Quincamp0ix 11/10/2023

Um diamante muito bem lapidado
Elio é um garoto que está descobrindo os desejos da vida e suas particularidades. Andre Aciman nos coloca sob as lentes de um jovem muito maduro para sua idade, o que de início me deixou com o pé atrás, por achar que o personagem estava expressando muito do autor, porém após ser melhor apresentado para a relação que Elio tem com seus pais, tudo fica claro.

Uma escrita magnífica, e com descrições poéticas, esse é um dos melhores romances que já li. É muito satisfatório ver a vida pelos olhos de elio, perceber suas nuances gradativas, é quase como acompanhar o amadurecimento de uma pessoa real.

O que o jovem elio, apresenta de bem resolvido, Oliver, no entanto, é bem mais contido, e indecifrável até certo ponto (o que me deixou impaciente com esse personagem).

Me chame pelo seu nome retrata o amor do descobrimento, das possibilidades e das frustrações, de forma leve e ao mesmo tempo reflexiva. Com certeza um livro que guardo com muito carinho na minha prateleira.
comentários(0)comente



renatexxj 09/10/2023

Se não depois, quando?
Acho que nunca algo vai me marcar tanto, vai me tocar como essas palavras me tocaram, vai me causar inveja, querer o que eles tiveram, saborear o que fora saboreado, e eu genuinamente espero e rezo que algo possa me fazer sentir tantas coisas como essas letras embaralhadas cravaram em mim. esse livro moldou minha personalidade.
eu admiro tanto a escrita do André Aciman, de como ela é rebuscada e culta, mas não é entediante ou difícil de ler, a linguagem objetiva, as referências a tantas outras literaturas e artes, como quando ele cita van gogh ou dante, como há discussões sobre música, e livros clássicos. deus, como eu queria ter todo esse conhecimento e poder entender tudo que foi escrito aqui.
eu amo com minha alma como esse livro trata sobre intimidade, amor, liberdade, sexualidade paixão, como é um livro gay, mas só mostra o lado lindo disso, sem as complicações. como é bem descrito os lugares, as sensações, os sabores, que te faz sentir no verao da italia em 1983.
vou sempre me lembrar da obceccao do elio, daquela noite na madrugada, do penhasco de monet, de Roma, do reencontro 10, 15, 20 anos depois. nunca vou te esquecer. "sou como você - disse ele - eu me lembro de tudo."

"Parei por um instante. Se você se lembra de tudo, eu quis dizer, e se realmente gosta de mim, então antes de ir embora amanhã, ou quando estiver prestes a fechar a porta do táxi e já tiver se despedido de todos os outros e não houver mais nada a ser dito nesta vida, então, só desta vez, vire para mim, ainda que de brincadeira, ou como um adendo que sig- nificaria tudo para mim, e, como fez naquela vez, olhe nos meus olhos, sustente meu olhar e me chame pelo seu nome."
comentários(0)comente



Line 09/10/2023

ARRASTADO
Foi meio chato de ler, escrita bem maçante e muita cenas desnecessárias que arrastou demais a leitura.
comentários(0)comente



Lylouu 07/10/2023

Tenho sentimentos mistos quanto a ele..
Acho difícil falar com certeza sobre esse livro, porque ele passa tantos sentimentos ao mesmo tempo. Sim, é desconfortável em várias cenas por conta do óbvio, mas parece muito que é essa a ideia dele.

Durante o livro inteiro você nota o quão ingênuo e (de certa forma) inocente é o Elio, porém eu vi isso como algo intencional. Deixar claro que ele era jovem e imaturo, comparado ao Oliver, pareceu muito algo planejado. Ainda assim é desconfortável de vez em quando, isso não tem como negar.

Também existe o fato de que isso não se passa em tempos modernos, se passa em um tempo onde isso seria visto como comum. Isso é defesa? Quer dizer que anula a problemática? Não, mas quer dizer que no contexto, faz sentido.

Fora isso, é um livro bom. Não excelente, mas bom. É muito bonito em algumas passagens, é muito sincero em outras, e MUITO desconfortável em algumas. Foi bem escrito, mesmo que não seja exatamente "certo" em alguns pontos.
comentários(0)comente



Gaah13 07/10/2023

Fazer oq, sou completamente incoerente e mudei de opinião sobre esse :)
Bom, eu comprei esse livro em 2022, mas na época nem terminei a primeira parte.
Em 2023 eu tentei voltar a ler ele e desisti dnv.
Ai hoje (02/01/2023) eu voltei por um motivo muito especifico e consegui terminar.

Em 2023 eu me apaixonei, mas tinha um problema, em 3 meses ele iria embora pra outro estado.
Eu me apaixonei e me apeguei de verdade e ver ele indo embora, sentir ele uma ultima vez, beija-lo uma ultima vez, sentir ele uma ultima vez, me destruiu completamente e dês de então eu não consigo esquecer ele, não consigo esquecer o toque dele, a boca dele, o cheiro dele, ele.

Em Elio eu me vi
Preso a uma pessoa que não pode mais ter, mas não consegue se livrar das memórias, não consegue se livrar do sentimento de estar com ele.

Como se fosse uma macha de sangue em uma camisa branca, que por mais que eu tente de todos os modos, eu não consigo tirar ela.

Eu não consigo arrancar ele daqui, por mais que eu tente de todas as formas.

Por esse motivo eu me vi em Elio, e por esse motivo eu voltei a ler esse livro.
Porque ele lembra nós dois, oq a gente foi, e o que eu estou sentindo agora.
comentários(0)comente



lewes1 06/10/2023

Foi meio chato de ler porém acho que a leitura fluiu até que muito bem,e como a maioria das adaptações os livros sempre são melhores
comentários(0)comente



cardangreenbriar 03/10/2023

Tenho certas opini?es sobre mas de maneira geral achei a parte do elio muito linda e o final meu deus... como eu queria me apaixonar
comentários(0)comente



Lissa 01/10/2023

Até onde?
Entrei numa febre de ler esse livro depois que vi o filme no início do ano passado. Já tinha visto que algumas pessoas tinham gostado e outras odiado e isso me desanimou um pouco, mas decidi ler mesmo assim.
A verdade, é que se eu não tivesse visto o filme, teria achado esse livro um saco e provavelmente largado no meio. Como já tinha total ideia de como a história evoluiria, não pareceu tão penoso, mas o início do livro te da a impressão de que aquilo não vai pra lugar nenhum. 280 paginas no Elio descrevendo como ele se sente em relação a alguém e ponto.
No geral tive opiniões bem contrárias conforme ia lendo. Essa ideia de que homem sempre faz tudo ser sobre sexo de alguma forma, me irrita. É impressionante. Você pega um livro escrito por uma mulher e ela vai fazer do porto fisico de um cara e de como ele se comporta e só sai disso se for realmente o foco da coisa. Você pega um livro escrito por um homem e o personagem vê uma mulher na farmácia e a primeira coisa que fala é do peito, da bunda e adiciona alguma analogia imaginaria de como seria transar com ela.
Essa necessidade de fazer tudo voltar a girar em torno do próprio pau, me irrita um pouco.
Mas ao mesmo tempo, entendo que o objetivo do livro era girar em torno disso. Das descobertas sexuais do Elio, como ele se sente e enxerga as coisas ao seu redor e esses dois argumentos ficavam rodando na minha cabeça, me fazendo pensar até onde determinadas partes entravam nesse eixo e até onde só eram completamente desnecessárias.
O final me pegou um pouco. Essa ideia de alguém ser eternamente importante na sua vida por mais curta que seja essa passagem. De te marcar.
Mas mesmo com tudo isso incluso acho que no fim temos uma grande encheção de linguiça somada a um discurso um pouco mais eletizado e culto.
De qualquer forma, os personagens já tinham um certo espaço no meu coração, e não posso tirar o mérito das exposições tão cruas em relação a forma com o Elio se sentia em relação a tudo.
comentários(0)comente



judy 30/09/2023

Sentimentalismo íntimo
Depois de um tempinho longe das leituras, decidi pegar Me chame pelo seu nome para ler enquanto revia o filme outro dia. você deve imaginar que não foi uma boa escolha e, de fato, não foi, porque não é um livro fácil de ler. ressalto que não digo isso só pelas palavras difíceis, pelo italiano incompreendido aos olhos de quem não é fluente ou pela construção slow burn do casal, tudo isso pode ser superando. o que me deixou com uma sensação esquisita após terminar o livro foi perceber que eu perdi o significado de muita coisa no livro, dado o sentimentalismo íntimo que percorre casa uma das páginas. foram construções tão íntimas que, ao meu ver, ficaram sem sentido quando expostas, algo que só o elio e o oliver poderiam compreender.
eu
comentários(0)comente



Victor108 29/09/2023

Eu devorei esse livro, fui transportado pra Itália. Terminei ele e fiquei sem reação, um pouco apático. Ainda sem palavras, acho que vou precisar de tempo pra digerir tudo
comentários(0)comente



Beatriz3850 26/09/2023

?
Esse é o tipo de livro que te pega desde as primeiras páginas e te cativa até o fim, daqueles que te levam pra dentro da história e você vivência cada momento junto com os personagens, me vi deitada na grama enquato Elio tocava seu violão e Oliver trabalhava deitado ao sol, me vi vivenciando o amor e o desejo de Elio por Oliver, me vi recebendo os conselhos do pai de Elio.

Cheio de referências maravilhosas e paisagens e ambientes muito bem explicados, a forma com que ele descreve os pensamentos de Elio e toda aquela ansiedade é exatamente como a gente se sente quando começa a gostar de alguém, aquele anseio se a pessoa vai falar com você ou olhar para você e até o menor ato se torna algo tão grande, da pra sentir a ansiedade e tristeza enorme de Elio pela descrição o que torna tudo mais incrível, ler esse livro em pleno verão é A EXPERIÊNCIA e torna o livro ainda mais gostoso.
comentários(0)comente



ticia5 25/09/2023

?
Todo o sentimento por cmbyn foi avassalador, eu me prendi profundamente, naquilo que eu descrevi como um sentimento, uma das coisas mais lindas e mais tristes que eu já vi em toda a vida... e cmbyn pra mim é só até o capítulo 3, o 4 já é outra coisa... e eu AMO cada vírgula, cada sentimento, cada tudo desses 3 capítulos. cada coisa que eu posso sentir só de fechar os olhos e já estar de volta no verão na Itália em 1983. eu amo uma história, eu amo sentimento, e ele se chama "Me Chame Pelo Seu Nome".

não importa se eu escrevi pouco ou não, só eu sei tudo o que eu sinto, e sei que só de olhar eu já saberia que nada mudou.
comentários(0)comente



2517 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR