Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

mashrisy 28/10/2023

Reflexões & nota dó
Eu fui com TANTA expectativa pra esse livro, e me arrependi muito. A escrita e a leitura fluíram muito bem, mas a história não me agradou nada.
Pulei quase o livro inteiro pelos gatilhos que achei. Recomendaria para alguém que quer ter algumas reflexões sobre a vida.

James48 27/10/2023

Do meu ponto de vista...
Eu já havia visto o filme... Achei ele rico em muitos detalhes (com a duração de mais de duas horas). Ler o livro seria uma consequência de achar o filme tão bom. A leitura foi tão leve, e me prendeu de tal forma. O desenrolar da paixão foi na perspectiva de uma jovem de 17 anos. Nessa idade a ingenuidade faz coisas inimagináveis com a gente... O final foi muito bom. Mostrou mais do que apenas o romance. Falou sobre perdas. Sobre amadurecimento. E evidenciou como a vida é uma só, e não temos duas chances de viver ( Uma onde aprendemos e erramos... E depois tentamos fazer tudo certo.) Essa parte que evidenciou a vida e o ciclo da vida me comoveu muito. No mais foi uma história que superou minhas expectativas!!!

Daianebcs 25/10/2023

Sensível e realista
?existe uma lei em algum lugar que diz que, quando uma pessoa está completamente apaixonada pela outra, a outra deve inevitavelmente se apaixonar tbm.?

vou escrever mais o que nessa resenha?
nada do que eu acrescentar será capaz de descrever a sensibilidade desta história.

alice 23/10/2023

Call me by your name
Não esperava o final, fiquei meio pá.

tenho muito a comentar, mas n vou falar sobre aqui.

diria que é um grande uaaaaaau

Maya.byyers 23/10/2023

- Elio, elio, elio - Oliver, Oliver, Oliver..
Eu não sei como descrever oque eu senti enquanto lia e quando terminei de ler, é como se todos meus orgãos dançassem, é como se eu fosse o oliver beijando o elio em roma no meio da Rua sem se preocupar com quem passa, eu amo todos os personagens desse livro mas o que eu sinto pelo elio é diferente,ele é mais eu do que eu poderia ser, queria poder ser um personagem no livro e abraçar ele e depois pegar sua mão e correr pra qualquer lugar que não fosse minha vida tediosa sem beijos, bares de madrugada, paraisos, piazzeta e tudo mais.

O jeito que me envolvi com o livro, como se ele me sugasse e eu estivesse dentro dele, como se eu fosse o elio e todos os outro personagens.
A visão do elio sobre tudo, o jeito que ele observa tudo ate nós minimos detalhes é tão eu, ele é tão eu em muitas formar e significados diferentes, amo cada parte desse livro, cada letra, verbo, palavra, paragrafo e capitulo. Eu poderia voltar no tempo agora mesmo e ler tudo como a primeira vez.
Assisti o filme antes de ler o livro e com isso percebi a magica dos livros, principalmente desse, os livros captam tudo dos personagens principalmente a alma e os pensamentos, ele descreve cada minimo detalhe, assim como num filme mas de um jeito diferente. Começei a ler o livro em um daqueles domingos chatos sem nada pra fazer, que ou você se distrai ou pensa na tristeza mais que tudo, terminei no mesmo domingo e na intenção de me distrair acabei pensando na tristeza mais que tudo, mas não so na tristeza, pensei no Amor, no desejo,no caos, na intensidade e, inevitavelmente na tristeza,
Pensei em tudo isso por que esse livro é tudo isso e muito mais.
E eu transaria com esse livro se ele fosse uma pessoa.

Clara 21/10/2023

?sustente meu olhar e me chame pelo seu nome?
Eu gostei muito do livro, demais mesmo, porém é um livro meio complicado pra ler por conta das palavras usadas eu acho. Fiquei um bom tempo sem ler ele por causa de muitas coisas da escola pra resolver, porém voltei com tudo e consegui terminar ele. Mas eu amei muito o livro é recomendaria demais para outras pessoas lerem tb

Mr.Kanji 20/10/2023

É ruim, é chato, mas teve seus momentos.
Eu comecei esse livro, foi extremamente massante continuar essa leitura
Teve pouquíssimos momentos bons na leitura
É muito bonito a parte poética que tem no livro
As referências culturais e tudo mais
Mas com 100 páginas de livro eu sentia que absolutamente nada tinha acontecido
Além do fato de achar o protagonista meu lelé das ideias em várias situações
Eu nem sei direito o por que eu me obriguei a ler isso.
Mas eu pelo menos terminei
Isso é a minha humilde opinião
Muita gente ama esse livro e está tudo bem.
Mas eu particularmente não leria nunca mais.
Não vale a releitura, é cansativo e problemático.

3/5 ??

sayo 19/10/2023

Desconfortável
Vou direto ao ponto, é ruim pra caramba. É desconfortável, forçado, problemático e me deu calafrios enquanto eu lia, muito agoniante de ler, diálogos tenebrosos e uma escrita que me incomodou do início ao fim.

Danieu 13/10/2023

Me chame pelo o seu nome
Um livro repleto de emoções, isso é um fato.

Elio e Oliver...
Elio cheio de emoções e duvidas, o que é compreensível para uma jovem de 17 anos aonde se é normal ter dúvida de seus sentimentos e de suas ações. Elio é um personagem que qualquer um pode se identificar facilmente, ainda mais se você for tímido e intenso.
Oliver me fez perceber que o nosso corpo fala por nós também, e que ele as vezes pode passar a impressão errado se não soubemos como o usar.

Me chame pelo o seu nome me mostrou um lado da história que eu não conseguia ver no filme, me mostrou como os dois realmente se sentiam e como esse amor não acabou simplesmente em uma ligação feita no Natal, e isso me deixou feliz, e emocionado e grato pelo a história ter tomado um rumo que eu não imaginava.

Mas precisamos ser sinceros... Existe cenas no livro que são um pouco perturbadoras HAJAJ.

No mais eu amei ler, foi uma leitura rápida e essencial para mim que estava em uma profunda ressaca literária...

Sou muito Grato por essa leitura!

caiogaabriel 12/10/2023

Meu favorito, mora em meu coração <3
Uma história linda e que me pegou de um jeito lindo e encantador, um amor na itália. (nada mais a dizer sobre. elio e oliver são lindos e mereciam tanto uma vida juntos.

Atualmente me veio à mente ?pq não ler novamente esse livro e ter outro/ novo pensamento sobre?, diante de tanto massacre que ele sofre e eu entendo o pq e não irei opinar.

Me chame pelo seu nome, de André Aciman, que livro meu amigo!!!! tenho que confessar que o livro da de 1000 a 0 facinho ao filme e como. Me espelho muito aos sentimos de Elio que é uma pessoa infiltrada e intensa no que quer e não vejo erro nisso, mas quando se trata de um de escolha tem sempre as consequências.

Eu amo cada página, cada momento, cada segundo de leitura, horas que passei lendo recentemente, pra mim é um sentimento tão grande e difícil de ser expressado, mas no mais e pra ser sincero, eu repetiria essa leitura várias e várias vezes, só pra sempre ter esse gostinho de emoção misturada de sentimentos afetivos únicos verdadeiros. ??

?No seu lugar, se houver dor, cuide dela, e se houver uma chama, não a apague, não seja bruto com ela.?

Quincamp0ix 11/10/2023

Um diamante muito bem lapidado
Elio é um garoto que está descobrindo os desejos da vida e suas particularidades. Andre Aciman nos coloca sob as lentes de um jovem muito maduro para sua idade, o que de início me deixou com o pé atrás, por achar que o personagem estava expressando muito do autor, porém após ser melhor apresentado para a relação que Elio tem com seus pais, tudo fica claro.

Uma escrita magnífica, e com descrições poéticas, esse é um dos melhores romances que já li. É muito satisfatório ver a vida pelos olhos de elio, perceber suas nuances gradativas, é quase como acompanhar o amadurecimento de uma pessoa real.

O que o jovem elio, apresenta de bem resolvido, Oliver, no entanto, é bem mais contido, e indecifrável até certo ponto (o que me deixou impaciente com esse personagem).

Me chame pelo seu nome retrata o amor do descobrimento, das possibilidades e das frustrações, de forma leve e ao mesmo tempo reflexiva. Com certeza um livro que guardo com muito carinho na minha prateleira.

renatexxj 09/10/2023

Se não depois, quando?
Acho que nunca algo vai me marcar tanto, vai me tocar como essas palavras me tocaram, vai me causar inveja, querer o que eles tiveram, saborear o que fora saboreado, e eu genuinamente espero e rezo que algo possa me fazer sentir tantas coisas como essas letras embaralhadas cravaram em mim. esse livro moldou minha personalidade.
eu admiro tanto a escrita do André Aciman, de como ela é rebuscada e culta, mas não é entediante ou difícil de ler, a linguagem objetiva, as referências a tantas outras literaturas e artes, como quando ele cita van gogh ou dante, como há discussões sobre música, e livros clássicos. deus, como eu queria ter todo esse conhecimento e poder entender tudo que foi escrito aqui.
eu amo com minha alma como esse livro trata sobre intimidade, amor, liberdade, sexualidade paixão, como é um livro gay, mas só mostra o lado lindo disso, sem as complicações. como é bem descrito os lugares, as sensações, os sabores, que te faz sentir no verao da italia em 1983.
vou sempre me lembrar da obceccao do elio, daquela noite na madrugada, do penhasco de monet, de Roma, do reencontro 10, 15, 20 anos depois. nunca vou te esquecer. "sou como você - disse ele - eu me lembro de tudo."

"Parei por um instante. Se você se lembra de tudo, eu quis dizer, e se realmente gosta de mim, então antes de ir embora amanhã, ou quando estiver prestes a fechar a porta do táxi e já tiver se despedido de todos os outros e não houver mais nada a ser dito nesta vida, então, só desta vez, vire para mim, ainda que de brincadeira, ou como um adendo que sig- nificaria tudo para mim, e, como fez naquela vez, olhe nos meus olhos, sustente meu olhar e me chame pelo seu nome."

Line 09/10/2023

ARRASTADO
Foi meio chato de ler, escrita bem maçante e muita cenas desnecessárias que arrastou demais a leitura.

Lylouu 07/10/2023

Tenho sentimentos mistos quanto a ele..
Acho difícil falar com certeza sobre esse livro, porque ele passa tantos sentimentos ao mesmo tempo. Sim, é desconfortável em várias cenas por conta do óbvio, mas parece muito que é essa a ideia dele.

Durante o livro inteiro você nota o quão ingênuo e (de certa forma) inocente é o Elio, porém eu vi isso como algo intencional. Deixar claro que ele era jovem e imaturo, comparado ao Oliver, pareceu muito algo planejado. Ainda assim é desconfortável de vez em quando, isso não tem como negar.

Também existe o fato de que isso não se passa em tempos modernos, se passa em um tempo onde isso seria visto como comum. Isso é defesa? Quer dizer que anula a problemática? Não, mas quer dizer que no contexto, faz sentido.

Fora isso, é um livro bom. Não excelente, mas bom. É muito bonito em algumas passagens, é muito sincero em outras, e MUITO desconfortável em algumas. Foi bem escrito, mesmo que não seja exatamente "certo" em alguns pontos.