Me chame pelo seu nome

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

torello 14/12/2022minha estante
sim meudeus

Marcela 28/10/2022

Mudou totalmente meu gosto literário, nunca mais me permiti ler livros que não estivessem próximos ao padrão mínimo de como me senti lendo Me chame pelo seu nome.
thisismalutrying 21/11/2022minha estante
nossa simm!!

Leticia 08/01/2023

elio best boy wbk
esse livro foi tudo pra mim já comecei o ano com um cinco estrelas favoritado amei passar trezentas páginas na cabeça do elio queria ser a melhor amiga dele eu li o livro todinho dando gritinhos e balançando os pés é a melhor representação da cabeça de um jovem que eu já li na vida a gente é assim mesmo esquisito e todo errado carol muito obrigada por ter me empurrado na direção desse livro (e por literalmente ter me dado ele)
Mariana 09/01/2023minha estante
KKKKKKKKKKK tô doida pra ler

vitxria 02/01/2023

conheci "me chame pelo seu nome" pelo seu filme, sempre me interessei muito, sentia que aquele filme conseguia me passar muitos sentimentos, logo resolvi ler o livro e definitivamente fui jogada em um poço de emoções da qual eu não sabia que ia tocar em todas feridas sentimentais que eu tinha em aberto. mas já aviso, prepare-se, élio é uma loucura de sentimentos e muitas vezes você pode se encontrar nele.

gosto muito da intimidade que temos com a cabeça de élio no livro, e isso que trás toda a diferença pra mim. em muitos momentos ele é realmente um menino confuso, com pensamentos um pouco estranhos e de certas formas um pouco obsessivos por oliver, nunca mostrando aquele ar de amor inteiramente perfeito, o que de longe me chame pelo seu nome é, porém em vários outros ele apenas é ele, aquele personagem único que apenas quer viver e uma das cenas que mais gosto é do passeio dos dois pelas ruas, o ar de liberdade que eles encontraram ali.

o que me cativa de fato nessa história é como as coisas não estão em um paralelo, são ondas de sentimentos confusos e me pergunto se realmente o sentimento é amor ou paixão. o final do livro pra mim é muito bom e acho que é um ponto final perfeito que não necessita de mais. o livro tem suas peculiaridades mas pra mim é um livro que vai muito mais além de uma história de um "amor", trazendo algumas reflexões, filosofia e juro que posso dizer que um gostinho de... quero estar em um verão na itália.
Albuquerque 03/01/2023minha estante
amei a resenha, me deixou bem intrigada

Poleto 05/10/2022

later!
um romance homoafetivo que me fez chorar não pelo seu fime, mas durante seu desenvolvimento, a pureza dos momentos íntimos que dois homens podem ter e que eu tardei a viver por receio da minha própria existência.
Poleto 05/10/2022minha estante
fim*

igonamello 27/04/2023

O primeiro amor é sempre avassalador?
Eu sempre ouvia que o Elio no livro é chato e insuportável e confesso que só levei ano para ler por conta disso, mas lendo, eu não achei ele chato.

Ele é um adolescente de 17 anos e absolutamente TUDO na adolescência é intenso! os hormônios estão no auge e tudo é visceral demais. Teve momentos sim que ele me irritou, mas nada demais.

Oliver é uma incógnita, não é? tipo, eu senti ele meio ? no início mas ele mostra personalidade assim que eles começam a se relacionar.

Quem nunca se apaixonou na adolescência e para pra pensar de como seria se tivesse dado certo? eu faço isso todos os dias. (mas eu tenho uma grande sequência de amores fracassados)

no mais eu gostei, deveria ter lido antes.

se eu dar uma música para esse livro, seria Without You de Lana del Rey.
igonamello 29/04/2023minha estante
adendo: muitos swifties (eu inclusa) acham que "August" da Taylor se enquadra perfeitamente pra história, mas eu tenho mais visão da música pro filme, pro livro é Without You mesmo

Pedro 15/08/2023

Sobre verões que nunca acabam
Me chame pelo seu nome é um dos livros mais bonitos que eu já li. eu não costumo ler livros de filmes que já assisti por não ser uma história nova, mas preciso dizer que mesmo já tendo assistido ao filme, foi uma história nova! é linda a forma como as cenas são detalhadas e os sentimentos são quase físicos de tão bem descritos. uma história que não tem pressa em contar uma história, as coisas vão acontecendo em um espaço-tempo único e devagar. onde o filme se encerra, o livro tem muito mais pra contar. eu não esperava por essa. me arrebatou. "voltar é falso. ir em frente é falso. desviar o olhar é falso. tentar corrigir tudo que é falso acaba se revelando tão falso quanto". é tudo tão real e possível que dói. me chame pelo seu nome é sobre verões que nunca acabam, amores que nunca morrem, caminhos que nunca foram cruzados até o fim, versões de nós mesmos que jamais vamos conhecer. sobre pessoas que são também lugares. é sobre uma vida possível e impossível.
Camila1856 31/08/2023minha estante
Que resenha linda até me emocionei

dudica. 18/01/2024

SOU INCAPAZ DE EXPLICAR O TANTO dE SENTIMENTOS QUE TIVE LENDO ISSO de verdade quero me matar na frente do autor alguem me ajuda
vale refeição 19/01/2024minha estante
me emociono com o coitado do pêssego, sofre tanto ?

JoVi 09/01/2024

Gostei com ressalvas
Pontos Positivos:

Reflexões (Fiquei pensativo nelas)
Personagens (Parecem pessoas reais)
Ambientação (Me senti na Itália)

Pontos Negativos:

Em alguns momentos a escrita MUITO floreada me tirou do livro. Em alguns casos funcionava, em outros me tirava completamente e eu sentia que era uma enrolação que não fazia sentido.

????????????????????????

Gostei do livro
Rowaminha 25/02/2024minha estante
Me sinto presa enquanto estou lendo mas não tenho tanta vontade de ler quando vou começar kkk

Camila 05/01/2020

Cansativo ao quadrado
Meu Deus, que preguiça desse livro, o plot é bom, essa história da paixão adolescente e tals, mas cara... não acontece nada. O livro passa a maior parte na mente do Elio, então imagina, só ele pensando e pensando e pensando, fica chato uma certa hora. Tem poucos diálogos. Ah, e o Elio é meio obsessivo, alguém mais percebeu? sei lá! Não tava aguentando mais kkk O final até que é bonito, mas sério, quem gosta de história mais ágil, que acontece algo na trama passa longe desse livro.
Iago 18/03/2020minha estante
Eu estava me sentindo mal por não estar gostando tanto do livro em meio a tantos comentários e resenhas positivas, mas o seu comentário fez eu me sentir muito compreendido!

Fernanda.Kehl 17/08/2023

Resenha
Eu não sei exatamente o que eu esperava, mas é uma boa leitura. Depois desse livro eu nunca mais vou ver um pêssego do mesmo jeito.
Mari.Vasconcelos 13/09/2023minha estante
?????

bubiis 04/02/2023minha estante

Lali 21/06/2022

Intenso, cheio de paixão, conflitos, de uma beleza sútil e sincera. Acompanhar os anseios e medos de Elio e essa paixão dilacerante que faz com que ele se questione a todo momento é uma experiência incrível.
Seitz 21/06/2022minha estante
Não sabia que tinha livro, só conhecia o filme.

Barbara M Giolo 20/01/2020

Aos amores sem fim...
Eu amei este livro. Hoje mais cedo quando terminei ele e fui classificar estava em dúvida se o favoritava. Agora já tenho certeza. Será um de meus favoritos. E me veio por meio de uma troca de outro título que não gostei com um amigo. Quanta graça nisso. Quase uma referência aos encontros e desencontros do amor que são tão bem retratados nessa preciosidade de livro.
Um livro simples, leve e fácil na leitura. O devorei em um sopro, ofegante o tempo todo. Não se enganem, ele é muito complexo.
De início achei tudo meio doentio, exagerado. Um sofrimento irreal. Quando de repente, sem saber direito como (exatamente como Elio no livro) me tornei o protagonista, me identifiquei nas descrições detalhadas de ansiedades e sofrimentos que só um amor avassalador contém. Se você já viveu um amor de alma, daqueles que são impossíveis de explicar até para si mesmo, você irá sofrer descomedidamente com esse livro. Revivi em cores e detalhes lancinantes as delícias e dores de ter uma conexão com alguém cujo qual, exatamente da mesma forma que Elio, temo que nunca superei ou irei superar. Este livro me convidou a um passeio dentro de mim, me levou as voltas em reflexões que como Elio achei por melhor enterrar. Que considerei como aconselhado pelo pai de Elio talvez até mudar essas posturas. Com certeza um livro que mexeu muito comigo e me mudou. Completamente inesperado e deliciosamente profundo. Sinto que ainda tenho muito o que refletir, talvez mereça até uma releitura em um futuro breve. Ainda não sei se tudo que me foi movido durante a leitura já se remanejou adequadamente. Estou surpreendida no ato, impactada. Se não depois, quando?
Envolvente até ser insuportável. Você vai me matar se parar.
Matheus 31/01/2020minha estante
Envolvente até ser insuportável