Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

Ana Beatriz 15/04/2022

"Me chame pelo seu nome, e eu te chamarei pelo meu"
Antes de tudo, queria dizer que depois que eu terminei esse livro, me encontrei numa ressaca literária por alguns dias.

Eu realmente não parava de pensar no Elio e no Oliver, sério, eu amei tanto eles! Enfim, como eu já dei a entender, eu gostei MUITO do livro, apesar de que tem algumas partes que são um pouco arrastadas e me deixaram cansada.
Apesar disso, a leitura me prendeu bastante, o autor faz com que você sinta as emoções do protagonista também, a angústia que ele sente, o medo, a alegria, enfim, amo que amo?

Eu gostei de ver o amadurecimento do Elio em relação ao Oliver, já que era meio que apenas um garoto de 17 anos que se apaixona por um cara mais velho. Mas tem algo a mais, que eu prefiro não entrar em detalhes pra não dar spoilers :)

Agora, duas coisas me deixaram intrigada:

1- Algumas partes onde os personagens parecem usar metáforas meio confusas (ou eu que apenas sou um pouco lerda e não entendi kkkkkk);

2- O FINAL! Que me fez ansiar por mais deles, apesar de saber que o segundo livro quase não foca nos dois.

Continuando, eu amei, muito e adoraria ler outra vez como se fosse a primeira.

Obs.: eu nunca mais vou olhar pra um pêssego da mesma forma, obrigada, Elio :')
natyipolito 15/04/2022minha estante
Lindíssima, falou tudo e mais um pouco

Gabriel 16/10/2021

Hmmm....
Sabem aquele meme do desenho do cavalo? Que começa com uma técnica minuciosa na parte traseira, e conforme vai indo pra frente do corpo do cavalo os traços vão ficando mais simples e desleixados até terminar em um desenho de palitinho?

Esse livro é exatamente assim.

Logo de cara a escrita do autor é linda, poética, honesta, crua, brutal, envolvente e fluida. Você se investe nos pensamentos do Elio, no desejo, no despertar da paixão... Eu comecei amando.

E então chega os 45% em diante desse livro e eu não sei o que acontece mas a escrita se torna monótona, os personagens se tornam desinteressantes, a história fica cada vez mais nojenta, repetitiva e parece que tudo não passa de uma palestrinha infinita dada por um coach quantico te pedindo pra mudar o mindset e resetar o DNA com o poder da mente.

Pelo amor de deus, que livro CHATO. Depois de um certo ponto se tornou uma tortura pra terminar.

Isso pra não mencionar a lista de coisas problemáticas desse livro... inclusive uma metáfora asquerosa com vítimas de estupro que foi removida/censurada da edição traduzida pela editora. Mas mesmo se ignorarmos isso e focar na história, continua sendo um livro insatisfatório. Não funcionou pra mim.
rotivo 11/09/2023minha estante
Nossa, habla! A cena do banheiro é puro gore!

Paty.Nascimento 13/10/2019minha estante
Acabei de ler o livro. Em vários pontos meus olhos se encheram de lágrimas. Acredito que não existe diferença entre vc ter um amor e não poder viver entre viver o amor é não senti-ló..
Um dos melhores livro que já li na vida...

Nayane46 29/08/2019

surpreendente
Trata-se da história de uma paixão entre um homem e um garoto de 17 anos. Ela é contada do ponto de vista de Elio, um adolescente filho de professores universitários que todos os anos recebem uma pessoa diferente na sua casa. em um determinado verão eles recebem Oliver, de 24 anos.

Até a terceira parte confesso que eu não estava gostando do livro, estava meloso demais, só faltava escorrer mel das páginas. Elio só pensava em Oliver e no decorrer das páginas essa fixação exagerada estava começando a me dar nos nervos. Mas decidi não abandonar a leitura, não queria deixá-la inacabada. E que bom que eu persisti.

A última parte foi uma surpresa, não pensei que ela me traria tantas reflexões. Fala ao leitor sobre os caminhos que tomamos na vida e reflexões do que poderiamos ter feito com ela. Nesta quarta e última parte entendi também o porque do autor ter deixado a história sem nada mais que romance, se assim não tivesse sido, a última parte não teria causado o mesmo impacto.

É um livro que com certeza julguei errado ao longo de muitas paginas. Me arrependo de não ter lido da forma doce que ele merecia ser apreciado.

..........................SPOILER........................

Oliver sempre demonstrou ser mais travado no seu relacionamento com Elio. Deu-me a impressão de que não prosseguiram o relacionamento por desejo de Oliver de querer viver uma vida de aparências, preferindo, nas suas palavras, viver como se estivesse em coma.

Por que não se permitiram viver esse relacionamento? Era algo tão forte. Algo que ia muito além da pele.
Como puderam deixar alguém tão especial assim ficar guardado no fundo de uma gaveta cheirando a naftalina?
Suely 01/09/2019minha estante
Estou lendo e não estou gostando, tomara que eu me surpreenda também

raica22 12/07/2022minha estante
o relacionamento deles dois é tão errado, fico feliz que as pessoas tenham dado atenção a isso mais recentemente

leoo.goncalvesz 19/10/2022

Lindo.
Comecei esse livro pelo fato de o filme ser o meu preferido da vida. E sinceramente eu gostei desse livro, mas tem alguns pontos a discutir.
  A escrita do autor é maravilhosa, muito bonita. Ela trás muito sentimento. A forma com que ele escreve é muito interessante. Mas se você curte uma escrita mais leve e que flua, não indico os livros do André Aciman. É aquele tipo de leitura que vc se perde inúmeras vezes. Uma leitura agradável, porém desconfortável.
  Há muitas referências à filosofia, músicas clássicas, diálogos em italiano, poemas e outras coisas, nas quais você pode ficar bem perdido e desinteressado.
  A ambientação da obra é sensacional, simplesmente linda. O autor exprime belas paisagens e monumentos muito específico da Itália que deixam o livro ainda mais envolvente. Além de que é um livro com pouca "fuga de zona de conforto", praticamente o livro se passa em um só lugar. A casa na Riviera Italiana.
  Bom... o enredo principal é interessante. O autor soube expressar muito bem o que um sentia pelo outro. O desejo, o medo, a paixão, a angústia. Tudo muito bem executado. No entanto, a grande polêmica da obra e a idade dos personagens. Oliver tem 24, Ellio 17. O quê em nenhum momento foi negligenciado, tudo muito bem romantizado. Chame pelo oque preferir.
Senti falta de mais desenvolvimento para alguns dos personagens. Quem é Oliver, e quem ele já foi? O quê aconteceu com Marzia? Quem é a família da Vimini. O quê o pai do Ellio esconde? Por quê a mãe do Ellio apareceu em tantas poucas páginas? Essas e mais um tanto de perguntas ainda ficarão sem respostas.
  O que me fez de fato sentir nojo desse livro, são algumas das cenas que o autor não soube distinguir prazer de aversão. A cena do pêssego é bem preocupante. A cena do banheiro é muito nojenta. E o relacionamento deles no começo foi extremamente problemático.
  O final dele foi bem surpreendente para mim, não esperava que tivesse um desenvolvimento final fechado pro livro.
  Enfim, esse livro é muito lindo e muito interessante. Mas é literalmente uma bomba e eu não indicaria para outras pessoas, por medo de me julgarem por ter lido-o.
Mari 20/10/2022minha estante
Eu amei essa resenha. "Me chame pelo seu nome" não é um livro pra qualquer um, embora o filme pareça deixar a narrativa bem mais leve. O livro no geral é muito intenso e desconfortável, mas pra mim, não deixa de ser cativante

Poleto 05/10/2022

later!
um romance homoafetivo que me fez chorar não pelo seu fime, mas durante seu desenvolvimento, a pureza dos momentos íntimos que dois homens podem ter e que eu tardei a viver por receio da minha própria existência.
Poleto 05/10/2022minha estante
fim*

laauragama 23/08/2022

Se não depois, quando?
é um livro que descreve muito os pensamentos do Elio, que são em grande parte bem poéticos, coisa que eu gosto. o livro tem uma problemática em relação a idade deles, que eu já sabia antes mesmo de ler, pois já tinha visto o filme. me trouxe um sentimento legal de ler ele, porque eu gosto muito da fotografia do filme e a partir disso, eu consegui ver claramente os momentos enquanto lia. o romance abordado é bem superficial apenas pelo sexo ser sempre o ponto alto da relação, o que me incomodou um pouco. gosto minimamente das personalidades do Oliver e do Elio, as vezes me identifiquei durante a leitura. é bom, mas poderia ser melhor.
arthur 23/08/2022minha estante
odieiiii esse, laurinha

Marcela 28/10/2022

Mudou totalmente meu gosto literário, nunca mais me permiti ler livros que não estivessem próximos ao padrão mínimo de como me senti lendo Me chame pelo seu nome.
thisismalutrying 21/11/2022minha estante
nossa simm!!

Aleszsandra 11/01/2023

Call me by your name
Quando romantizamos isso? Cadê a responsabilidade emocional? Acho que faltou maior transparência do personagem ante o sentimento de que era só um momento
Wess 13/01/2023minha estante
Mas esse era o objetivo do livro, mostrar um amor passageiro, de verão. O Elio sabia disso, mas ainda assim sentiu a perda. Acontece muito isso, sabermos como será o fim das coisas e mesmo assim investir nelas com a esperança de que o final mude.

vitxria 02/01/2023

conheci "me chame pelo seu nome" pelo seu filme, sempre me interessei muito, sentia que aquele filme conseguia me passar muitos sentimentos, logo resolvi ler o livro e definitivamente fui jogada em um poço de emoções da qual eu não sabia que ia tocar em todas feridas sentimentais que eu tinha em aberto. mas já aviso, prepare-se, élio é uma loucura de sentimentos e muitas vezes você pode se encontrar nele.

gosto muito da intimidade que temos com a cabeça de élio no livro, e isso que trás toda a diferença pra mim. em muitos momentos ele é realmente um menino confuso, com pensamentos um pouco estranhos e de certas formas um pouco obsessivos por oliver, nunca mostrando aquele ar de amor inteiramente perfeito, o que de longe me chame pelo seu nome é, porém em vários outros ele apenas é ele, aquele personagem único que apenas quer viver e uma das cenas que mais gosto é do passeio dos dois pelas ruas, o ar de liberdade que eles encontraram ali.

o que me cativa de fato nessa história é como as coisas não estão em um paralelo, são ondas de sentimentos confusos e me pergunto se realmente o sentimento é amor ou paixão. o final do livro pra mim é muito bom e acho que é um ponto final perfeito que não necessita de mais. o livro tem suas peculiaridades mas pra mim é um livro que vai muito mais além de uma história de um "amor", trazendo algumas reflexões, filosofia e juro que posso dizer que um gostinho de... quero estar em um verão na itália.
Albuquerque 03/01/2023minha estante
amei a resenha, me deixou bem intrigada

electraslit 20/10/2022

Vamos lá? Acabei de terminar esse lindo e emocionante livro que eu considero como meu primeiro livro mas já posso CONFIRMAR que ele está nos melhores de toda minha vida e isso é tudo por causa da minha paixão pela história de Oliver e Elio que vem desde 2018 quando assisti pela primeira vez o filme e repeti a dose inúmeras vezes depois, nesses 4 anos eu devo ter assistido umas 15/20 vezes. Em 2018 quando assisti o filme eu estava no auge das minhas paixonites por meninos (héteros) e até então me entendia 100% como um menino gay, então esse filme bateu diferente em mim, logo após fiquei OBCECADA pela trilha sonora do filme, ouvia diariamente, maior parte das vezes eu ouvia pelas madrugadas e chorava lembrando de cenas marcantes do filme. Eu fiquei sabendo da existência do livro logo após ter terminado de assistir o filme, mas na época eu odiava ler e não me chamou tanta atenção, mas sempre ouvia falar que o livro é mil vezes melhor que o filme. Depois de 4 anos me interessei pelas histórias literárias e como primeiro livro decidi ler minha história queridinha de romance e comprei o livro físico na Amazon e quando ele chegou eu simplesmente devorei 126 páginas só no primeiro dia, foi delicioso ler as cenas de Elio e Oliver enquanto lembrava exatamente como era as cenas no filme e vibrava pois as cenas no livro tinham muito mais detalhes. Já no segundo dia eu devorei o livro mais uma vez e cheguei até a última página da 3ª parte do livro (página 240), mais cenas lindas e muito bem construídas que me faziam sorrir, me chocar, ficar com o coração quentinho e com o coração apertadinho também.

Posso ser suspeita para falar sobre a estrutura do livro pois eu simplesmente engolia as páginas mais e mais para ler todas as cenas que eu mais amo no filme? Eu amei a experiência, cenas muito lindas que fazem o leitor ficar de coração quentinho, cenas que fazem você odiar o personagem e logo depois cenas que fazem você amar o personagem, personagens esses que são bem construídos e com boas características. O final pra mim foi devastador, com perdas de personagens que eu tinha me apegado e acontecimentos que eu não fazia ideia que existiam na história. Chocante.

?Parei por um instante. Se você se lembra de tudo, eu quis dizer, e se realmente gosta de mim, então antes de ir embora amanhã, ou quando estiver prestes a fechar a porta do táxi e já tiver se despedido de todos os outros e não houver mais nada a ser dito nesta vida, então, só desta vez, vire para mim, ainda que de brincadeira, ou como um adendo que significaria tudo para mim, e, como fez naquela vez, olhe nos meus olhos, sustente meu olhar e me chame pelo seu nome.????

Um romance lindo, instigante e que te prende mesmo não tendo uma premissa ?mirabolante?, a obsessão que Elio tem por Oliver faz com que você fique com muita vontade de ler para saber o desenrolar do amor dos dois. Simplesmente PERFEITO!
Breno.fo 20/10/2022minha estante
que arraso meu deus

gigi20 17/08/2022

Esse livro é podre, não sei qual o pior, o livro ou o filme
Sério mesmo q livro podre, será que n enxergam o quão problemático ele é? Várias vezes me deu um nó na garganta e embrulho no estômago, tanto que nem consegui finalizar. Sempre vi as pessoas falarem tão bem dele então tava com uma expectativa enorme. Quando vi a diferença de idade já fiquei com os dois pés atrás mas mesmo assim decidi engolir por causa da época em que se passa, o q n deixa de ser ruim. Quanto mais eu lia mais ruim ficava, em fim, tenho vontade de queimar esse livro junto com o de after.
Gabi 21/08/2022minha estante
Sua resenha foi mais interessante que o livro KKKKKKK

Rayssa.Baldasso 16/01/2023

"nós tínhamos as estrelas, você e eu."
Mano, era só um pêssego...
Gosto da história, acredito que gostaria muito mais se eu não me assustasse toda vez que eu lembrasse a idade dos personagens, mas tudo bem.
Muito bem escrito, leitura leve e rápida, não tem capítulos mas continuo gostando.
achei o romance interessante, pois envolve admiração e atração, também o fato de ser tratada uma bissexualidade sem culpa e de forma bem leve, único fato ridículo mesmo é a idade dos personagens mas de resto, muito bom.
dudis7 16/01/2023minha estante
amg, qual é a diferença de idade nesse livro???

Gael 27/04/2022

Resumindo:
- amo os gays lgbt, povo animado;
- bastante hot;
- final muito triste;
- exageradamente detalhado e lento;
- o Élio tá com fogo no rabo e o Oliver tá tipo "You need to calm down"
pluto 29/04/2022minha estante
Que ódio kkkkkkk