Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

Layla.Ribeiro 30/06/2021

Livro com uma narrativa poética, bonita, porém tem o início um pouco arrastado que pode fazer o leitor querer desistir, porém o meio do livro em diante te envolve de uma maneira empolgante. Nunca mais verei um pêssego da mesma maneira. Recomendo se gosta de livros românticos.
AnaB. 01/07/2021minha estante
Esse livro estragou a experiência com pêssegos para 99% das pessoas kkkkkk

Marcelo217 05/12/2021

Pensamentos sinceros (demais)
Assisti ao filme há muito tempo e só agora ganhei os livros e tive a oportunidade de ler o primeiro. Confesso que fui fantasiando o que vi no filme, mas a experiência foi surpreendentemente melhor.

A primeira surpresa foi o fluxo de consciência e a sinceridade colocada nele. Demorei umas 100 páginas pra me acostumar com as obcenidades. Uma vez que me acostumei com os pensamentos do Elio, aí a leitura fluiu melhor.

Apesar do livro abranger um espaço muito maior do que o que existe no filme, foi de grande ajuda pra imaginar as cenas da história. Estranhei os personagens no livro suprimidos no filme, mas avaliando o conjunto, achei bem coerente.

Fiquei intrigado com a riqueza de detalhes nas descrições dos pensamentos do Elio. Tanto que supeito que o próprio o autor deva ter vivido tudo isso. É detalhado demais pra ser ficção ou o autor é bom demais na arte de se expressar. A história é boa, o livro é ok, eu não daria 5 estrelas se não fosse pelo final. As últimas 10 páginas me deixaram sem palavras! Palmas para o autor! Nem lembro a última vez que li um desfecho assim.

Poético, eufórico, eloquente e efusivo. Tudo em um livro só. A velha máxima-clichê de que o livro é, de fato, melhor que o filme.
Frankcimarks 05/12/2021minha estante
Já vi esse filme umas 3 ou 4 vezes. Amo.

Maria 02/11/2021

me chame pelo seu nome
Ótimo livro para quem gosta de romance e histórias de verão.
É uma leitura que prende, faz você entender como um amor tão intenso pode proporcionar dor e alegria, certeza e indecisão tudo ao mesmo tempo.
É incrível viver um pouco da vida real pelos olhos de Elio, consegui dividir meus sentimentos e me apaixonar (um pouco) pelo Oliver.

Além de morrer de vontade de passar as férias na Itália, me emocionei, ri com as descobertas, amei como a dor é real e como um primeiro amor possui a capacidade de marcar uma vida inteira.

?Se você se lembra de tudo, eu quis dizer, se realmente gosta de mim, então antes de ir embora? e não houver mais nada a ser dito nesta vida, então, só desta vez? olhe nos meus olhos, sustente meu olhar e me chame pelo seu nome.?
TainA.Bertuzzi 03/11/2021minha estante
EU AMEI AMEI AMEI

lui 04/01/2022

se vc for um twink com daddy issues e kinks estranhos que provavelmente te levariam pra cadeia, eu super recomendo esse livro pra vc!!! ????
choselabyrinth 04/01/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Rayssa 03/02/2022

Ainda to digerindo algumas partes, porque foi um livro muito intenso. É um livro repleto de sentimentos que eu tive que ler com muita atenção para poder sentir tudo que tava ali.

Eu fico pensando como teria sido se fosse um casal hétero no Brasil, porque a diferença de idade e o fato de serem dois homens tornou tudo tão complicado, eles tiveram tão pouco tempo! Acho que isso é que torna a história especial. São duas pessoas se virando com o que a vida ofereceu pra elas.

A gente vê no livro principalmente o que o Elio sente. O desejo, o sofrimento, o gozo, a agonia. Um relacionamento tão curto e intenso que em algumas cenas pareceu durar uma eternidade. Toda a agonia de ter que esconder o que ta rolando quando a vontade é gritar pro mundo. Eu gosto muito, pessoalmente, do contraste entre o ambiente que se passa a historia (calmo, bonito, lento) com os sentimentos do Elio e as coisas que passam pela sua cabeça (tumultuado, esquisito, frenético), isso tudo enriquece muito a narrativa.

O final um pouco trágico, mas ainda assim com uma atmosfera de conformidade (conformado porém triste) fechou com chave de ouro a perfeita imperfeição que é essa história. Essa leitura me marcou bastante.
Rafael Kerr 03/02/2022minha estante

Paula 23/01/2022

O final me decepcionou MUITO! O livro é bem lento, o que me deixou muito agoniada durante a leitura. Odiei!
Rhayara.Santos 23/01/2022minha estante
Comecei a ler e parei justamente por achar o livro muito lento, arrastado, me senti confusa também kkk

gioo 27/12/2021

eu tava gostando muito da narrativa, de como a escritora mostrava os pensamentos do Élio e como as cenas eram descritas mas certas partes me deixaram tão desconfortável que eu quis parar de ler lá pelo final do livro ?
Baufas 27/12/2021minha estante
Medo.

_Tpwk_ 18/02/2022

Elio... Oliver..
A escrita e bastante arrastada, talvez por ser um tanto quanto poética e descrever tão minimamente os sentimentos do Elio, em alguns momentos eu me perdi na história e em outros eu simplesmente criei "tédio"

Me chame pelo seu nome e uma belíssima obra, uma história perfeita, com algumas falhas... porém, incrivelmente romântica e cheia de descobertas!
Infelizmente, dessa vez, eu escolho o filme, que pode preencher as lacunas que o livro deixou!
@rafadeodato_ 18/02/2022minha estante
Literalmente o que eu senti lendo esse livro

leticiacrt 08/02/2022

mano muito bom socorro, só nao dou 5 estrelas pq o elio me irritou um pouco, ele é muito emocionado me deixou agoniada, mas tudo do resto é muito bom
Rafael Kerr 08/02/2022minha estante

mari 19/04/2022minha estante
achei muito legal isso que voc pontuou ?Elio no iniciou disso tudo era Oliver no fim?. A questão da idade não me incomodou tbm por essa questão

Ana Beatriz 15/04/2022

"Me chame pelo seu nome, e eu te chamarei pelo meu"
Antes de tudo, queria dizer que depois que eu terminei esse livro, me encontrei numa ressaca literária por alguns dias.

Eu realmente não parava de pensar no Elio e no Oliver, sério, eu amei tanto eles! Enfim, como eu já dei a entender, eu gostei MUITO do livro, apesar de que tem algumas partes que são um pouco arrastadas e me deixaram cansada.
Apesar disso, a leitura me prendeu bastante, o autor faz com que você sinta as emoções do protagonista também, a angústia que ele sente, o medo, a alegria, enfim, amo que amo?

Eu gostei de ver o amadurecimento do Elio em relação ao Oliver, já que era meio que apenas um garoto de 17 anos que se apaixona por um cara mais velho. Mas tem algo a mais, que eu prefiro não entrar em detalhes pra não dar spoilers :)

Agora, duas coisas me deixaram intrigada:

1- Algumas partes onde os personagens parecem usar metáforas meio confusas (ou eu que apenas sou um pouco lerda e não entendi kkkkkk);

2- O FINAL! Que me fez ansiar por mais deles, apesar de saber que o segundo livro quase não foca nos dois.

Continuando, eu amei, muito e adoraria ler outra vez como se fosse a primeira.

Obs.: eu nunca mais vou olhar pra um pêssego da mesma forma, obrigada, Elio :')
natyipolito 15/04/2022minha estante
Lindíssima, falou tudo e mais um pouco

Gabriel 16/10/2021

Hmmm....
Sabem aquele meme do desenho do cavalo? Que começa com uma técnica minuciosa na parte traseira, e conforme vai indo pra frente do corpo do cavalo os traços vão ficando mais simples e desleixados até terminar em um desenho de palitinho?

Esse livro é exatamente assim.

Logo de cara a escrita do autor é linda, poética, honesta, crua, brutal, envolvente e fluida. Você se investe nos pensamentos do Elio, no desejo, no despertar da paixão... Eu comecei amando.

E então chega os 45% em diante desse livro e eu não sei o que acontece mas a escrita se torna monótona, os personagens se tornam desinteressantes, a história fica cada vez mais nojenta, repetitiva e parece que tudo não passa de uma palestrinha infinita dada por um coach quantico te pedindo pra mudar o mindset e resetar o DNA com o poder da mente.

Pelo amor de deus, que livro CHATO. Depois de um certo ponto se tornou uma tortura pra terminar.

Isso pra não mencionar a lista de coisas problemáticas desse livro... inclusive uma metáfora asquerosa com vítimas de estupro que foi removida/censurada da edição traduzida pela editora. Mas mesmo se ignorarmos isso e focar na história, continua sendo um livro insatisfatório. Não funcionou pra mim.
rotivo 11/09/2023minha estante
Nossa, habla! A cena do banheiro é puro gore!

Gael 27/04/2022

Resumindo:
- amo os gays lgbt, povo animado;
- bastante hot;
- final muito triste;
- exageradamente detalhado e lento;
- o Élio tá com fogo no rabo e o Oliver tá tipo "You need to calm down"
pluto 29/04/2022minha estante
Que ódio kkkkkkk

Paty.Nascimento 13/10/2019minha estante
Acabei de ler o livro. Em vários pontos meus olhos se encheram de lágrimas. Acredito que não existe diferença entre vc ter um amor e não poder viver entre viver o amor é não senti-ló..
Um dos melhores livro que já li na vida...

Nayane46 29/08/2019

surpreendente
Trata-se da história de uma paixão entre um homem e um garoto de 17 anos. Ela é contada do ponto de vista de Elio, um adolescente filho de professores universitários que todos os anos recebem uma pessoa diferente na sua casa. em um determinado verão eles recebem Oliver, de 24 anos.

Até a terceira parte confesso que eu não estava gostando do livro, estava meloso demais, só faltava escorrer mel das páginas. Elio só pensava em Oliver e no decorrer das páginas essa fixação exagerada estava começando a me dar nos nervos. Mas decidi não abandonar a leitura, não queria deixá-la inacabada. E que bom que eu persisti.

A última parte foi uma surpresa, não pensei que ela me traria tantas reflexões. Fala ao leitor sobre os caminhos que tomamos na vida e reflexões do que poderiamos ter feito com ela. Nesta quarta e última parte entendi também o porque do autor ter deixado a história sem nada mais que romance, se assim não tivesse sido, a última parte não teria causado o mesmo impacto.

É um livro que com certeza julguei errado ao longo de muitas paginas. Me arrependo de não ter lido da forma doce que ele merecia ser apreciado.

..........................SPOILER........................

Oliver sempre demonstrou ser mais travado no seu relacionamento com Elio. Deu-me a impressão de que não prosseguiram o relacionamento por desejo de Oliver de querer viver uma vida de aparências, preferindo, nas suas palavras, viver como se estivesse em coma.

Por que não se permitiram viver esse relacionamento? Era algo tão forte. Algo que ia muito além da pele.
Como puderam deixar alguém tão especial assim ficar guardado no fundo de uma gaveta cheirando a naftalina?
Suely 01/09/2019minha estante
Estou lendo e não estou gostando, tomara que eu me surpreenda também