Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

gigi 14/08/2023

Chorando
Muito melhor que o filme eu experiência, me vejo mt no ellio em muitas partes do livro, eu amo demais o filme mais o jeito que no livro mostar muito mais o relacionamento dos dois sério, a última cena sendo a despedida deles, depois deles ficarem sem se ver por maia de 20 anos foi muito triste de vdd, amo eles pra sempre q tatuagem vem??????

Hi.anderson 09/09/2020

Um livro nunca me fez chorar tanto quanto esse
Eu amei a história a forma como o autor escreve, simplesmente é um dos meus livros favoritos se não O favorito. Super recomendo.
Ana:) 06/10/2020minha estante
Kkkk chorei litros tbm

sordeps 13/12/2020

sobre encontrar a felicidade
esse livro não é só sobre o romance em si, é sobre o poder do amor. sobre o que se vive durante a paixão e as marcas que ficam no coração. sobre se encontrar em outra pessoa. sobre ver o mundo, não pelos seus próprios olhos, mas pelo olhar da pessoa amada. é sobre sentir o que precisa sentir, seja dor ou felicidade, gratidão ou desejo. é sobre a liberdade de ser livre. mas além disso, é sobre manter vivo dentro de si a essência de se ter vivido um grande amor. sobre deixar os laços se perpetuarem ao longo do tempo
Clarice Guitton 13/12/2020minha estante
amo com todas as minhas forças

@descobrinaspaginas 16/10/2020

Eu já tinha começado a ler esse livro em 2019 e não dei continuidade. Esse ano resolvi dar uma segunda chance e valeu muito a pena. A história é envolvente e emocionante.
Ana Terra 16/10/2020minha estante
É tão lindo!!!

sah 20/04/2021

call me by your name ? :)
O autor descreve os sentimentos com uma intensidade e uma perfeição que me tocaram muito. Tem um ar melancólico e belo, me tocou de uma forma mt íntima (me identifiquei com várias coisas, principalmente com as emoções do Elio), senti e vivi cada pedacinho da história, a ansiedade, a tristeza, o nervosismo, a espera e a excitação dos personagens de uma forma incrível.
Eu amei também o lugar por onde tudo se passa, as vielas escuras em Roma, as rochas, os rios, a livraria, o bar... tantos lugares com tanta história pra contar.
Foi uma experiência mt boa e com certeza é algo q vou levar pro resto da minha vida

ps: pra mim o final do livro foi bemmm melhor do que oq eles fizeram no filme
Carla.Maciel 20/04/2021minha estante
O penhasco de Monet foi meu lugar preferido do livro. Linda história.

niavenoso 21/04/2021minha estante
esse livro é simplesmente perfeito, o autor consegue fazer com que você se sinta lá, junto com eles, você vai sentindo as emoções junto com eles e isso é incrível

sandman 22/01/2023

"Se você se lembra de tudo [...] olhe nos meus olhos, sustente meu olhar e me chame pelo seu nome."

Cara. Eu me lembro de, um ou dois anos atrás, olhar para este livro e dizer "nem pensar." Acho que foi uma resenha negativa que eu li e me proporcionou esse pensamento. Inclusive, uma das coisas mais interessantes é isso. É poder ver como ele divide opiniões e escava várias camadas de pensamentos que fazem as pessoas se questionarem se valeu ou não à pena.

Alguma coisa nele me atraía ? e eu não estou falando do Timmy Chalamet dessa vez. Talvez tenha sido a promessa de um romance curto num lugar bonito ou um coming of age que me causaria identificação. Não sei. Só sei que estava fazendo minhas compras de Natal e coloquei ele na lista. Foi rápido, limpo e logo estava nas minhas mãos.

Ler também foi rápido e limpo, apesar de eu teimar em gastar meus post-its nas páginas sem nem saber se no final valeria todo o esforço. Eu odiei. Eu amei. Eu me senti mal e bem e sempre alternando entre os sentimentos de uma forma tão cruel comigo mesma que chegava a ser injusto. Estou indecisa até agora se a nota que estou dando é uma nota que a história merece. Não importa. É a nota justa comigo mesma.

E essa é a grande questão: não se baseie nas opiniões. Se quiser ler, leia. Quem sabe ele te surpreende, quem sabe não. Mas, se eu puder me intrometer na sua leitura, não leia colocando seus valores acima dos valores dos personagens. Estamos lendo um livro romântico e complicado no ponto de vista de um garoto de dezessete anos. Ele é vergonhoso, brutal e confuso. Mas ele é único e, quando deixa de ser um garoto, parece um suspiro aliviado que soltamos quando tudo dá certo.

Eu suportei o começo, adorei a segunda parte, odiei a terceira e, bem quando estava achando que não tinha valido o esforço, me emocionei ao ponto de passar horas em prantos apenas retomando as passagens e tentando absorver. Não achei um livro triste, mas dói porque o amor, acima de tantas coisas belas, é injusto.

Não vou falar sobre a história. Todos conhecem. Se a premissa inicial é um obstáculo então nem chegue perto porque você não vai suportar sair da página um. E não tem nada de errado nisso, assim como não tem nada de errado em gostar.

Tudo o que tenho a dizer é que, às vezes, encontramos o que precisamos onde a gente menos espera. Toda chance é válida. Até depois!

vezenfard. 16/03/2023

Me chame pelo seu nome - André Aciman
Achei que seria uma leitura cansativa devido os comentários sobre o livro porém não achei isso. É um livro bem detalhista, todo momento o autor vai estar descrevendo os mínimos detalhes e particularmente é isso que me atraiu no livro. É como se ele quisesse levar você para aquele cenário aonde Oliver e Elio vivenciaram seus momentos especias. Achei muito profundo, os sentimentos de ambos fazem você ficar confuso mas ao mesmo tempo compreender a confusão deles e em outros momentos você se identifica com isso. Eu gostei, li mais para fazer uma comparação com o filme e achei que são semelhantes, certos detalhes do livro eu gostei mais do que no filme e certos detalhes do filme eu gostei mais do que no livro (certas cenas no livro são muitoo wowww). De qualquer forma achei uma leitura muito boa :)

Francisco240 12/05/2022

Super fofo
Um romance super adorável voltado para uma relação mais ou menos secreta com diversos aspectos interessantes como relações culturais italianas e literatura.
user120473918 12/05/2022minha estante
esse livro nao é meio problematico?o filme eu achei um pouco e fiquei com medo de ler

Francisco240 12/05/2022minha estante
Sabrina eu ainda não assisti o filme, porém sem medo eu recomendo livro, pois sei que é um bom livro e se o leitor em questão gosta de hot vai gostar mais ainda de algumas partes do livro

Francisco240 12/05/2022minha estante
Mas se observar o livro como todo eu considero um ótimo livro

Bibi 20/03/2021

me chame
"se você se lembra de tudo, eu quis dizer, e se realmente gosta de mim, então antes de ir embora amanhã, ou quando estiver prestes a fechar a porta do táxi e já tiver se despedido de todos os outros e não houver mais nada a ser dito nessa vida, então, só desta vez, olhe nos meus olhos, sustente meu olhar e me chame pelo seu nome."

- elio
Geo.Alencar 20/03/2021minha estante
Caralho, o filme me destruiu e tenho certeza que o livro irá também

VCHERTEL 20/03/2021minha estante
Um tiro doeria menos ????????

Bibi 20/03/2021minha estante
sim, o livro vai te destruir muito mais!

Yasmin R 29/09/2021

Tinha uma expectativa bem mais alta com esse livro! Teve umas partes bem estranhas ( pêssego kkkkk) e não gostei do Elio!!
mari 29/09/2021minha estante
eu toda KKKKKKKK mas nem cheguei a terminar

Yasmin R 29/09/2021minha estante
Li esse livro na base do ódio kkkkkkkkk

Tali 06/10/2021minha estante
somos duas! terminei pq não queria largar, mas a vontade foi grande

Soph 03/07/2020

APAIXONANTE
Sem dúvidas essa foi uma das histórias de amor mais bonitas que eu já vi. Elio é um dos protagonistas mais intensos que existem se entregando totalmente aos sentimentos. ? Me chame pelo seu nome? é uma obra ardente, emocionante e apaixonante. LEIAM ESSA PERFEIÇÃO !
skuser02844 04/07/2020minha estante
eu amo tanto que dói

Luiza Bugelli Valença 08/05/2022

Uma genuína história de amor
Caro leitor, são poucos aqueles que tem a sorte de viver uma paixão avassaladora que não se acanha nem perante a distância física e temporal. Na obra ?Me Chame pelo seu Nome?, concebida por André Aciman, os leitores são convidados a acompanhar a linda e genuína história de descoberta de um amor lindo, o de Elio e Oliver.

Elio é um adolescente que vive em uma Vila italiana. Todo ano, seus pais recebem no verão um acadêmico para auxiliar o pai de Elio em seus trabalhos. Todo verão, uma pessoa diferente. Nenhuma que de fato tenha se destacado, até a chegada de Oliver, um professor americano que estava escrevendo um romance. Entre olhares significativos, toques furtivos e diálogos breves, porém intensos, Elio e Oliver descobrem que nutrem uma paixão genuína um pelo outro. Porém, nem tudo se resume ao amor em uma sociedade homofóbica em que a homossexualidade era vista como doença ou promiscuidade. Será que Elio e Oliver conseguirão superar as barreiras dos preconceitos (internos e externos) para ficarem juntos?

Ah leitor, não é só o cenário desta obra que é de tirar o fôlego; a atmosfera de mistério e tensão criada entre o momento em que Elio e Oliver se conheceram e o momento em que eles descobrem a paixão um pelo outro, faz com que os leitores vibrem e torçam pelos pombinho. Todavia, ressalta-se que o livro apresenta algumas questões polêmicas?. O casal é inicialmente muito sexualizado, fazendo com que se reitere o estigma de que casais da comunidade LGBTQIA+ são devassos. Porém, no final da narrativa, observa-se que um sentimento puro de amor se une à curiosidade sexual, de maneira que a obra fica menos problemática. Ademais, a narrativa não retrata uma história de amor romantizada, muito pelo contrário: ela retrata o amor da vida real e não o dos contos de fada.

Por fim, recomenda-se este livro para os que querem mergulhar nos campos da Cecília e por lá, encontrar uma aventura: as borboletas no estômago do primeiro amor, quando ainda acreditamos que felizes para sempre existem e que basta amar para ser feliz.