50 poemas de revolta

50 poemas de revolta Vários autores

Resenhas - 50 Poemas de Revolta

Charlene.Ximenes 09/08/2018

Poemas de crítica
A breve antologia de 144 páginas reúne poemas brasileiros clássicos e contemporâneos. Os temas tratados pelos 34 grandes poetas do livro são ligados a nossa História, ao machismo, à desigualdade social, econômica e cultural, à intolerância, à opressão, ao autoritarismo, ao ódio e a diversos assuntos direta ou indiretamente relacionados, que permitem ao leitor atento forte crítica individual e coletiva, indignamento diante das mazelas do Brasil, apesar de trazer certa esperança.

Gostei bastante da seleção dos poemas, pois pude reencontrar muitos escritores e versos favoritos. Esse desvendar da poesia, quando reencontro-me e encontro o outro social e universal é muito importante na minha costrução enquanto leitora. Ler poemas causa incômodo e descobertas e isso tem me feito amá-las cada vez mais, compreender suas funções, seu tempo de encontro e maturação.

Fiquei feliz de encontrar mulheres incríveis, como Adelaide Ivánova, Alice Ruiz, Ana Cristina César, Angélica Freitas, Carolina Maria de Jesus, Bruna Beber, Claudia Roquette-Pinto, Conceição Evaristo, Hilda Hilst, Laura Liuzzi, Ledusha Spinardi e Yasmin Nigri. Nomes como Armando Freitas Filho, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Francisco Alvim, Oswald de Andrade, Paulo Leminski, Vinícius de Moraes, Fabiano Calixto, Fabrício Corsaletti, Ferreira Gullar, José Paulo Paes, Torquato Neto e Horácio Costa também engrandeceram a seleção.

Ato de resistência, a poesia permanece e traz profundo desejo de transformação, os versos gritam e reivindicam mudanças sociais urgentes. A poesia engajada, revoltada, desesperada e indignada precisa e deve ser lida.

Yvan 19/06/2018

Não gostei tanto, mas assumo que a culpa é minha pela pouca familiaridade com esse tipo de texto.