50 poemas de revolta

50 poemas de revolta Vários autores

Resenhas - 50 Poemas de Revolta

LetAcia1104 11/03/2024

Eu poderia simplificar em uma palavra, estupendo.
O livro é uma coletânea de poemas feitos por grandes escritores brasileiros, logo já se imagina o conteúdo maravilhoso que vem escrito em cada página. Toda vez que eu virava uma folha era uma enxurrada de palavras perfeitamente colocadas me levando a uma epifania sobre conflitos, não apenas sobre os antigos como por exemplo, entre os indígenas e colonos mas também os contemporâneos sobre política moderna.
Eu recomendo muito esse livro principalmente para quem gosta de poesia bruta que esquece o romantismo e fala as verdades. Esse livro é um grito de intervenção para a sociedade.
Ratana.Queijo 12/03/2024minha estante
Adorei, vou ler dms?

Yvan 19/06/2018

Não gostei tanto, mas assumo que a culpa é minha pela pouca familiaridade com esse tipo de texto.

Charlene.Ximenes 09/08/2018

Poemas de crítica
A breve antologia de 144 páginas reúne poemas brasileiros clássicos e contemporâneos. Os temas tratados pelos 34 grandes poetas do livro são ligados a nossa História, ao machismo, à desigualdade social, econômica e cultural, à intolerância, à opressão, ao autoritarismo, ao ódio e a diversos assuntos direta ou indiretamente relacionados, que permitem ao leitor atento forte crítica individual e coletiva, indignamento diante das mazelas do Brasil, apesar de trazer certa esperança.

Gostei bastante da seleção dos poemas, pois pude reencontrar muitos escritores e versos favoritos. Esse desvendar da poesia, quando reencontro-me e encontro o outro social e universal é muito importante na minha costrução enquanto leitora. Ler poemas causa incômodo e descobertas e isso tem me feito amá-las cada vez mais, compreender suas funções, seu tempo de encontro e maturação.

Fiquei feliz de encontrar mulheres incríveis, como Adelaide Ivánova, Alice Ruiz, Ana Cristina César, Angélica Freitas, Carolina Maria de Jesus, Bruna Beber, Claudia Roquette-Pinto, Conceição Evaristo, Hilda Hilst, Laura Liuzzi, Ledusha Spinardi e Yasmin Nigri. Nomes como Armando Freitas Filho, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Francisco Alvim, Oswald de Andrade, Paulo Leminski, Vinícius de Moraes, Fabiano Calixto, Fabrício Corsaletti, Ferreira Gullar, José Paulo Paes, Torquato Neto e Horácio Costa também engrandeceram a seleção.

Ato de resistência, a poesia permanece e traz profundo desejo de transformação, os versos gritam e reivindicam mudanças sociais urgentes. A poesia engajada, revoltada, desesperada e indignada precisa e deve ser lida.

@literatotti 01/12/2018

50 poemas (que poderiam ser 200)
Uma breve, muito breve, antologia de poemas de revolta e resistência, que contempla alguns dos mais célebres autores da poesia brasileira. Os poemas mostram que os problemas, que muitos acham serem exclusivos do nosso tempo, começaram há séculos, desde a colonização. Também nos mostram o poder da poesia de nos indignar, de nos fazer conseguir gritar na escuridão. Poesia sempre foi resistência e sempre será.
Senti muita falta dos ausentes... Um dos poemas que mais gosto "O Filho do Século" de Murilo Mendes, por exemplo. Senti falta de poemas com temática LGBT+, por exemplo... Acho que poderia facilmente ser 200 poemas de Revolta. Também gostaria de ver uma coletânea dessa com poemas estrangeiros, os mais clássicos. Os poemas me deixaram a necessidade de resistir, a necessidade de gritar e um gostinho de quero mais...

Lethycia Dias 22/01/2019

Do manifesto ao deboche
"50 poemas de revolta" é uma coletânea que reúne poemas de 34 autoras e autores brasileiros, expressando sentimentos de insatisfação, indignação, medo, desespero ou, como diz o título, revolta, com os mais diversos assuntos. Entre os autores, constam clássicos, contemporâneos e alguns já reconhecidos por abordar temáticas políticas.
O livro é um bom exemplo de como a arte pode estar e ser engajada em questões sociais e que não pode ser dissociada da política. Seja como manifesto ou como a expressão de pesar por uma tragédia, a poesia, como afirma Ferreira Gullar, é Subversiva, "não respeita nada", "promete incendiar o país". Até mesmo o deboche pode ser utilizado, como faz muito bem Fabrício Corsalettti.
Se eu já conhecia alguns dos poemas citados no livro, me surpreendi com outros de autores desconhecidos para mim, ou mesmo com poemas de autores que eu já conhecia, mas que não sabia terem algum tipo de engajamento, como Carlos Drummond de Andrade.
Os preços altos, a violência e a repressão, as heranças do nosso passado escravocrata, a desigualdade social, um futuro distópico, a totura, o colonialismo, os escândalos políticos, a desumanidade das guerras, a indiferença diante de algumas tragédias, em comparação à comoção com outras. Tudo isso e mais um pouco é o que encontramos nesse livro. E não é difícil fazer as associações entre temáticas e seus contextos. As vezes, se os versos não dizem a que vêm, o título diz, como no poema "Ressaca de 17 de abril de 2016" de Laura Liuzzi.
É um livro curto e pequeno, que pode ser lido rapidamente, com uma ótima seleção de autores. Adoro antologias por nos permitirem conhecer autores diferentes de uma só vez, e essa não me decepcionou. Recomendo muito a leitura!

site: https://www.instagram.com/p/BsyxHyMgOD1/

Annie - @queriaseralice 06/05/2019

Para os dias atuais
“O preço do feijão
não cabe no poema. O preço
do arroz
não cabe no poema.
Não cabem no poema o gás
a luz o telefone

sua vida fechada
em arquivos.⠀

Como não cabe no poema
o operário
que esmerila seu dia de aço
e carvão
nas oficinas escuras⠀

— porque o poema, senhores,
está fechado:

O poema, senhores,
não fede
nem cheira”⠀

(25.5.63 – Ferreira Gullar)⠀

Incrível como esse poema continua tão atual, não? 🤔⠀

50 poemas de revolta apresenta versos de resistência, ódio, intolerância e muitos outros temas que causam inquietação.⠀

Apesar de pequeno, o livro reúne muitos nomes grandiosos, entre eles Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Conceição Evaristo e Paulo Leminski (meus preferidos 💙).⠀

Recomendo pra quem gosta de poemas e está em busca de algo diferente e instigante, capaz de tirar da zona de conforto e nos fazer refletir muito, principalmente sobre as escolhas futuras! 😉⠀

site: https://www.instagram.com/p/BjV1zNVFQP8/

Tatiane 04/09/2019

50 poemas de 34 poetas
Gostei muita da seleção de poemas e da diversidade de poetas nesta coletânea. O tema central: a revolta. 34 poetas falam de amor, dor, política, sociedade, vida, morte, desigualdade, guerra... E neles todos encontramos o tom da revolta pessoal ou coletiva, ou ainda, a necessidade do grito e da percepção crítica do mundo.

Deixo um dos poemas que mais me marcaram. É de Hilda Hilst e se encontra na p. 58.

"Poemas aos homens do nosso tempo"

III

Sobre o vosso jazigo
- Homem político -
Nem compaixão, nem flores.
Apenas o escuro grito

tatiandoavida.com
#tatiandoavidaelendoomundo

Eduardo.Oliveira 24/09/2019

A justa irá dos poetas
Esse pequeno livro traz uma coletània com 50 poemas de diferentes autores e de diferentes períodos, unidos pela persistência da exploração e da injustiça social, que servem de inspiração para textos que expressam a justa irá daqueles que acreditam ou acreditaram em um mundo mais humano, fraterno e igualitário.
Um livro cada vez mais necessário em dias tão tenebrosos.

regifreitas 19/10/2019

50 POEMAS DE REVOLTA (2017), vários autores.

Ao lado de textos e autores já célebres como: “Ode ao burguês” (Mário de Andrade), “O operário em construção” (Vinícius de Moraes), ”A flor e a náusea” (Carlos Drummond de Andrade) e “Não há vagas” (Ferreira Gullar), surgem as novíssimas vozes da nossa literatura como: Angélica Freitas (“Porto Alegre, 2016”), Conceição Evaristo (“Vozes-mulheres”), Fabiano Calixto (“Memórias de um homem bala”), Ledusha (“De leve”), entre outros, perfazendo um total de 34 autores.

A revolta, a desilusão, por vezes a esperança, permeiam os textos desses escritores, que se puseram a contestar e a denunciar a exploração, a desigualdade social, a intolerância, a guerra, o racismo, o machismo, que marcaram, e marcam, nosso passado e nosso presente.

Como toda coletânea, é um livro irregular; embora bons em sua maioria, alguns dos poemas não impressionam muito. Pelo menos não caíram no meu gosto pessoal; outros leitores poderão não pensar o mesmo.

Felizmente (???), graças aos tempos sombrios nos quais vivemos, em que muitas das conquistas das gerações passadas estão ameaçadas pela volta de discursos autoritários, aqui e ao redor do mundo, não faltará inspiração para as novas gerações de poetas.

Myca2 15/03/2020

Atemporal
Simplesmente amei a forma como livro junta diversos tipos de poemas, de diferentes épocas. Mostrando que não importa o tempo sempre haverá algo para se revoltar, e que a arte é sim política, e é a melhor arma na qual podemos e devemos abusar.

Michelle Pagura Festa 19/08/2020

um livro que eu sabia que ia gostar
amo poema
amo revolta haha
não tinha como não amar

Vanderley.Sampaio 30/08/2020

Maravilhosa seleção
Uma antologia de poemas fortíssimos, que mexem com a nossa cabeça com muita intensidade e vigor.

Joaquim 19/01/2021

Aprovado!
Leitura rápida e enriquecedora. Cada poema gera uma reflexão diferente e todas são salutares.

Pilar Galíndez Jorge 29/04/2021

50 poemas de revolta
50 poemas de revolta é im livro muito util pra quem gosta de ler e estudar sobre criticas sociais.
Com poemas muito lindos em vários estilos e opiniões, recomendo muito esse livro.

@IsMallia111 30/07/2021

Eu nunca achei que ficaria tão desesperada lendo poesia...
O livro é incrível, poesia é sempre algo que me emociona e me leva a entender sentimentos, a sensação que você tem lendo alguns poemas é tipo "MEU DEUS A VIDA É UM INFERNO!!! Ser humano só faz merda, o mundo vai acabar amanhã todo mundo vai morrer e brasileiro só se fode." Entendeu é tipo essa vibe já outros poemas te dão uma pontinha de esperança e um quentinho no coração, principalmente quando você pesquisa pela vida dos autores e procura entender o ponto de vista deles.
É tipo um beijo carinhoso seguido de um tapa na cara, enfim resumidamente foi bom ler esse livro?