Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha

Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha Liudmila Petruchévskaia

Resenhas - Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Christiane.Sérgio 30/12/2022

Muito interessante!

Posso dizer que é minha primeira leitura russa.

Gostei do livro, mas confesso que alguns eu não entendi (acredito que porconta dos costumes da nacionalidade) e outros levei uns sustinhos.

Vale à pena ler e acredito que, futuramente, o lerei mais uma vez.

Slydrco 28/12/2022

....
Sétimo livro do catarse da ju (https://www.catarse.me/juelivros)

Eu tive muitas esperanças para essa leitura mas foi tudo por água a baixo. Existem contas que eu gostei muito mas tem MUITOS que eu só fiquei ????????? inclusive o conta que tem o maior destaque no nome (por isso pra mim foi o mais decepcionante).

Mika.Chan 28/12/2022

Pra quem tem estômago
Os contos desse livro são uma grande mistura de bizartices e coisas sem nexo, ma nao no sentido ruim.
Cada conto tem uma história bizarra que ao chegar ao fim, faz vc fechar as paginas pra pensar no que acabou de ler.
Uma mistura de mistério tipo creapy pasta e umas loucuras da cabeça.
Eu achei bem interessante, nao entendi alguma, assustei com outros.... Por fim, valeu a pena ler sim.

Ariane.Monteiro 10/11/2022

De modo geral, os contos não prenderam a minha atenção. Achei confusos. O que está definido como "histórias e contos de fadas assustadores" logo na capa do livro, eu só achei bizarro mesmo. São contos que mostram uma realidade dura e sombria, mas são histórias secas e com o uso de muita metáfora. Enfim, acho que criei muita expectativa.

Leonardo Lemes 19/07/2022

ERA UMA VEZ UMA MULHER QUE TENTOU MATAR O BEBÊ DA VIZINHA
Literatura russa em plena metaforização. O livro traz um conjunto de contos que se baseiam no ser humano como causador de sua própria sobrenaturalidade, se distanciando do que é bom, ingênuo, pacífico e belo. Por meio de uma atmosfera que envolve o terror, os textos caminham de uma normalidade cotidiana para uma quebra dessa verossimilhança, causando o desconforto pelo agouro. Contudo, as histórias se afastam do assombroso, um vez que, prioriza elementos narrativos psicológicos intencionados, como, por exemplo, mensagens subliminares sobre vida e morte, ditos populares e superstições. A autora trabalha questões da sociedade russa, esbarrando em pautas sociais, culturais, políticas, e em temas como a fome, violência, depressão, guerra, crimes passionais etc. Pode-se dizer que os textos remetem às verdadeiras raízes dos contos de fadas. "Existe um lado da vida secreto, animal, que floresce teimosamente, e é nele que se concentram as coisas detestáveis e hediondas."

Carol 04/07/2022

Impressões da Carol
Livro: Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha {2013}
Autora: Liudmila Petruchévskaia {Rússia, 1938-}
Tradução: Cecília Rosas
Editora: Companhia das Letras
268p.

Liudmila Petruchévskaia é uma das autoras contemporâneas das mais intrigantes, não apenas por sua prosa afiada, mas também por sua persona. Assistam ao vídeo dela cantando "Only You" na FLIP 2018 e me digam se ela é ou não é um espetáculo =)

Os contos reunidos neste "Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha" nos dão um vislumbre do seu estilo literário intrincado. Fábulas místicas, de terror, histórias nas quais a linha que separa o real do inaudito é bem tênue.

Narradores não-confiáveis, espaços claustrofóbicos, distópicos, conflitos familiares, o bizarro do cotidiano, guerra e fome à espreita, mas, sobretudo, narrativas de esperanças possíveis, de uma religiosidade não-institucionalizada, calcada na tradição do povo russo, ecos gogolianos.

Para Petruchévskaia, o não-dito ressoa mais do que o exposto. Assim, seus contos demandam uma leitura mais vagarosa a fim de superar o estranhamento inicial e acessar camadas recônditas, como neste trecho de 'Tem alguém na casa', que trata de uma conturbada relação mãe e filha:

"O piano também tem uma história. A menininha havia aprendido a tocar nele. A mãe insistia. Obrigava a menina, fazia com que sentasse ali. Não deu em nada. A teimosia venceu. A teimosia com a qual uma pessoa se defende da vontade alheia. Protege sua vida. Mesmo que essa vida acabe sendo pior do que a que alguém planejou, mais pobre, mas é sua, não importa qual, mesmo sem música, sem talentos. Sem audições familiares para parentes. No entanto, também, sem o sofrimento desnecessário porque alguém é melhor. Mamãe sofria muito que outras crianças fossem mais talentosas que a filha dela. Essa filha muitas vezes se vingava da mãe tornando-se totalmente imprestável do ponto de vista das duas." p. 119.

Releitura para o Clube do Livro Russo, mediado pelo @litrussa (perfil do instagram), só me fez admirar ainda mais a autora.

Alice 02/07/2022

Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha
Não sou a maior fã de livros de conto mas Liudmila Petruchévskaia ganhou meu coração. Uma leitura deliciosamente perturbadora que vai te fazer sentir enjoo, medo, raiva, tristeza e (algumas poucas vezes) amor. Metáforas de quebrar a cabeça e histórias de partir o coração, tudo isso em um mesmo livro.

Maia 05/06/2022

Não sei se o estilo da autora me conquistou tanto quanto eu esperava, são contos permeados do absurdo, do grotesco e do fantástico, sempre com um toque trágico, como toda coletânea alguns contos se gosta mais e outros menos.

Yuri 01/05/2022

Tapeado pela editora
O livro é interessante, porém a editora engana, esses contos não são de terror, são estórias com elementos mágicos, falam das faces do amor, sofrimento, fome, morte... São contos para adultos pelas lentes da escritora russa.
Há escritos muito bons e alguns desordenados, ficando difícil para acompanhar o raciocínio da autora em certos momentos.

Renato375 29/04/2022

Qualidade que não me agradou
O livro é de muita qualidade. Isso é algo indiscutível, e desde o primeiro conto o leitor já começa perceber, mas o paralelo com a realidade do Brasil me fez sofrer muito com tudo. Imaginei que seriam estórias leves e com pitadas de terror, mas o buraco é mais embaixo...

Liudmila é tão boa que vou ter de conhecer mais da obra dela.

Encadernação: 5/5
Fonte: 4,5/5
Espaçamento: 5/5
Cor do papel: amarelado
Preço: R$ 29,89

Marcos Toledo 18/02/2022

Meio médio
Não é perfeito e nem é um livro muito memorável.

Alguns contos são meio ???

Outros são até legaizinhos, mas nada muito memorável.

Tem uma vibe meio ?o vilarejo? do Raphael Montes. Só que o Raphael manda muito melhor ??

Lua 13/02/2022

Bem chatinho
Um livro só de contos... Fiz força pra terminar isso. Não é de terror e é bem sem graça. Pior do que isso só os contos dos irmãos Grimm.

Ramon Diego 26/01/2022

O livro é mais uma coletânea de contos de fada misturados com pitadas de mistério. Terror passa longe. No entanto, eu gostei de alguns elementos, a atmosfera sombria da antiga URSS, o enfoque no folclore do leste europeu, etc. Minha expectativa era alta e fiquei no "É..até que é bonzinho".

Patcha 29/11/2021

É certo rir do medo?
A literatura russa sempre me chamou muita atenção, principalmente pelo amargor contido na maioria dos seus textos. E até um mês atrás acreditava que todo autor russo era triste, pois não conhecia esse livro.
Frases como "sucessora do Edgar Allan Poe" e "cria histórias de horror com uma pitada de humor" costumam ser atreladas a autora, e com razão. A sutileza com que ela nos faz dar um sorriso de canto de boca enquanto lemos sobre a desgraça alheia ou sobre fantasmas e assombrações é um tanto quanto incomum, e a forma com que constrói uma narrativa semelhante a um conto de fadas tornam a experiência como um todo deliciosa. Suas histórias são simples, mas sempre carregam consigo algo assustador, e o gostinho de "quero mais".

1 | 2 | 3 | 4 | 5