Quando o Mal Tem um Nome

Quando o Mal Tem um Nome Glau Kemp

Resenhas - Quando o Mal tem um Nome

Clauclau/Eu leio sim e daí 14/02/2018

Quando o Mal tem um Nome
Este é um daqueles livros que tem uma trama tão instigante e assustadora que fica difícil traduzir em palavras. Se você curte uma boa estória tenebrosa, você está convidado a visitar a tão conhecida cidade de Aparecida do Norte em SP, onde está localizada o Santuário Nacional de Aparecida, o maior Santuário Mariano do Brasil. Esse é o local onde 3 pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, por isso a origem do nome da cidade.

Nesse lugar onde a fé transborda no corações de seus fiéis, acreditando que “Nunca se ouviu dizer que alguém tenha feito um pedido a Nossa Senhora e não tenha sido atendido”, é que vamos conhecer Marta uma católica fervorosa que tendo concebido 2 meninos desejava loucamente ter uma menina para lhe fazer companhia e aprender seus ensinamentos femininos.

O início da estória se dará em 1971 e o que você irá presenciar é o estado de loucura e desespero de uma mulher que se sentiu traída pelos seus dogmas religiosos e abriu as portas do inferno para que o demônio surgisse e danasse qualquer coisa que estivesse em seu caminho.

Agora...tome muito cuidado, pois ele tem um nome e ao pronuncia-lo você poderá sucumbir sua alma para a perdição eterna.

Todos prontos?
A pergunta é: Até que ponto o ser humano é capaz de ir para realizar seus desejos e valeria a pena invocar forças ocultas?

Para ler a resenha na íntegra visite o blog

site: euleiosimedai.com.br

Jessé 03/04/2018

E assim, mais uma vez, somos surpreendidos. Confesso, não conhecia o trabalho da autora Glau Kemp, mas tive uma ótima apresentação. A história traz o bom e velho terror. O terror que faz você se cagar de medo antes de dormir. Se era essa a intenção da autora, ela acertou o alvo em cheio.

A história se passa em Aparecida, nos anos 70. Aparecida é uma cidadezinha simples, bem interiorzão mesmo, onde todo mundo conhece todo mundo, e é difícil fazer merda sem que estejam fofocando sobre o acontecido no dia seguinte. Marta, uma ex-professora, tem o sonho em ser mãe de uma menina. Quando descobre estar grávida mais uma vez, fica toda feliz, mas tal felicidade vem por água abaixo quando Marta descobre que será mãe de outro menino. E é aí que tudo começa a desandar.

Marta, que sempre foi conhecida por ser uma mulher temente a Deus, resolve fazer algo inimaginável: a ex-professora procura uma curandeira, famosa por fazer esses "milagres". A intenção de Marta é transformar seu garotinho em garotinha, não importa o preço que precise pagar. Ela sabia que seria caro, mas não imaginava que seria tão caro.

Meses depois, a pequena Maria Clara nasceu, e o que deveria ser um milagre acabou tornando-se um calvário. Marta se arrependia do que havia feito, mas já era tarde demais. De alguma forma, ela sentia que a menina possuía algo ruim, como se, quando tivesse nascido, tivesse trazido consigo o próprio Mal. Coisas ruins acontecem quando a garota está por perto e, mesmo que todo mundo dissesse que era só uma simples coincidência, lá no fundo, Marta sabia que era culpa da garota e, acima de tudo, sua culpa.

Após uma reviravolta de respeito (esteja preparado para esse plot twist), alguns anos se passam, e Clara já é uma moça, tentando amadurecer, aprendendo sobre adolescência e vida adulta. E, se havia algum mal ao seu redor quando ela nasceu, tudo piorou agora, ainda mais quando a menina fuça onde não deve.

Num geral, o livro cumpre o que promete, e até um pouco mais. Somos apresentados a uma história crua, que vai direto ao ponto: aterrorizar o leitor, mostrando que o mal é muito pior do que sequer imaginamos. Como dito acima, a história se passa em dois períodos, e isso só nos mostra que, quando o Mal tem um plano, ele espera pelo tempo que for necessário.

A escrita da autora ajuda. A narração faz com que o leitor sinta-se como um personagem da história, como um amigo tentando te convencer a não fazer algo que você possa se arrepender. A história é mais focada em Clara, claro, mas os personagens secundários ajudam muito no desenvolvimento da nossa protagonista. Porém, há alguns erros de revisão, que poderiam ter deixado a experiência ainda melhor. Se você nunca leu terror, e quer entrar com o pé direito no gênero, Quando o Mal Tem um Nome é o melhor caminho que você pode seguir.

Nota: 4 / 5 canecas

site: www.dicasdojess.com

Fábbio @omeninoquele 16/04/2018

Terrorzão
"O mal existe, quer acreditemos ou não, mas se você acreditar ele pode ganhar força. Pode ganhar forma."
⠀⠀
Em uma família devota, uma mãe chamada Marta, espera seu terceiro filho e ela pede para Nossa Senhora de Aparecida que seja uma menina para que possa fazer companhia pra ela e pra cuidar dos irmãos e do pai quando Marta não estiver mais por eles.
⠀⠀
Isso se torna uma obsessão, que levaria essa família a um futuro não tão feliz. Quando vem a notícia do médico, que Marta estava esperando um menino, a mulher fraqueja em todos os campos de sua vida inclusive na religião e a mulher influenciada decide ir à um centro de magia negra, para fazer um trabalho para tirar a criança.
⠀⠀
O que vemos depois são cenas horríveis, que me chocaram, e o resultado é que Marta, tem uma menina no fim das contas que ela dá o nome de Maria Clara, mas que despreza a menina por achar que ela era a filha do demônio.
⠀⠀
A história se passa na década de 70 e vamos levar em conta que a medicina ainda não estava evoluída ao que é hoje e podemos pensar muito bem que o médico de Marta poderia muito bem ter errado o sexo da criança.
⠀⠀
Só que existe também uma promessa no meio disso tudo e Marta agora passa a esperar por esse dia, que é o dia em que Clara completaria quinze anos, para matar a própria filha e dar fim aquele sofrimento de sua família, porque a mulher passa a acreditar que mortes que aconteceram à pessoas proximas a sua filha estavam ligadas a menina.
⠀⠀
Pouco tempo depois quando Clara completa os quinze anos sua mãe morre, a profecia não é cumprida, e passamos a acompanhar a vida de Clara e o que vemos é que a menina potencialmente se livrou do mal, mas sua vida é um misto de sofrimento, abusos e muita tristeza.
⠀⠀
Clara engravida do amigo de seu irmão e dá a luz a um menino chamado Donavan, que ela crê que é o anticristo, e passa a regeitar o filho. É a história se repetindo de novo. E a dúvida que tive durante todo o livro se faz presente de novo por aqui. A autora deixa tudo para que o leitor julgue como achar melhor.
⠀⠀
Eu creio que o livro é mais para nos causar o horror, e foi isso que senti ao lê-lo. Tem umas lacunas abertas que eu senti falta de serem completadas, como a passagem do tempo e algumas respostas depois de Clara estar adolescente passaram despercebidas pela autora.
⠀⠀
É notório, e nisso não há duvidas, de que essa família carrega um mal, por consequências dos atos da mãe, mas o que não sabemos é ate que ponto esse mal está ditando às ações da família.
⠀⠀
Em geral, Quando o mal tem um nome é um livro muito bom, com um enredo surpreendente, que te prende com o horror presente e com um final bem condizente com a história e que me deixou com mais dúvida.
⠀⠀
Recomendo para todos amantes do gênero, por ser uma leitura fluída e cheia de segredos que deixam o leitor ávido pelo fim.

site: https://www.instagram.com/p/BhpWjiIH8oH/?taken-by=omeninoquele

Carol 19/04/2018

Sem palavras...
Uma leitura sensacional, o medo dos personagens passam para o leitor e você passa a viver na história, olhar cada canto escuro com temor

Flavia1332 25/09/2021

Quando o mal tem um nome..
O livro expõe a vontade que as pessoas tem de realizar seus desejos a qualquer preço.O individualismo mostrado até o último grau.Porém como vemos também na vida real, as pessoas em sua maioria não pensam nas consequências e geralmente quem acaba pagando são os inocentes.Uma história pesada, densa e sombria.

Evelyn.Brena 09/07/2021

Eu estava com esse livro para ler a ANOS, e finalmente li, estava ansiosa pra conhecer a história

Quando comecei o prólogo já me deixou com medo, e foi a primeira vez que senti isso com um livro, o ritual, o nascimento, a primeira morte e as crianças na creche, tudo MUITO BOM e muito bem escrito! Não conseguia parar de ler, mas depois foi caindo?acho que o começo foi bom demais e o resto da história não acompanhou, não que tenha ficado ruim, mas não estava na mesma altura.

Achei um final bom, não esperava por aquilo, mas fiquei meio frustrada também.

Victória 30/06/2021

não é pra mim
sinto que eu li a história com as expectativas erradas, esperava que uma parte da história fosse desenvolvida, mas ela simplesmente foi deixada de lado kk. e até aí tudo bem, mas tiveram alguns pontos da história deixados em aberto e me incomodou muito durante a leitura não saber a explicação real pra aqueles acontecimentos. fora isso, é uma leitura fluída e que te incita a terminar logo o livro, que é bem rapidinho.

Marina 31/05/2019

Quando o mal tem um nome
É um livro difícil de se engolir. Eu achei a história muito boa, mas não é fácil ler tudo que a autora escreveu, algumas partes ela pega bem pesado e eu tive que dar uma respirada pra continuar.

Porém, mesmo gostando da história e até do livro em si eu gostei bastante, achei o final meio jogado, o final mesmo, o último parágrafo foi "ah isso aqui tá ótimo já" sendo que ainda dava pra desenvolver mais. Além disso, o que me fez dar essa avaliação, foram os erros de português e pontuação, a falta de vírgulas deixa a compreensão do livro mais complicada, nada que não dê pra entender mas quando você lê um livro, espera o mínimo de cuidado tanto do autor quanto da editora com esses errinhos.

Vale a pena, a história te prende bastante e dá medo real em várias partes, só esses pontos que diminuem o crédito da história.
Isabella 29/08/2019minha estante
Estou lendo e realmente a falta de virgulas ta incomodando: /

Jules 24/10/2019minha estante
Nossa, eu achei q eu tava sendo chata, mas sim, a falta de vírgulas me incomodou bastante :(

elly 01/08/2019

Surpreendente
Eu costumava dizer que "palavras não me dão medo" até optar por ler esse livro, extremamente descritivo lhe levando a imaginar tudo da qual é narrado e com uma história base de arrepiar a espinha, é impossível não ir correndo para a cama logo depois de apagar a luz.
O começo é rápido, nos insere em um cenário que pode ser estranho para a maioria das pessoas, todavia logo trata de explicar detalhadamente nos fazendo compreender como cada personagem se comporta. Já o desenvolvimento da história é feito de maneira lenta, até mesmo tediosa, só que tendo uma importância imensa para o grande plot twist que te surpreende de uma forma perfeita por ter estado tão na "cara" o livro todo.
É uma pena que um pouco antes do final (pós plot twist) a autora tenha começado um arco desinteressante, explicando princípios que não somaram assim tanto na história, algo que poderia ter sido de forma diferente.
Final incrível.

Joseane 13/06/2021

Bacaninha
A primeira parte do livro me ganhou. Gostei bastante da atmosfera que foi criada, mas isso me fez criar uma grande expectativa para a segunda parte, que não foi correspondida. Mas no geral é um livro bacana sim.

Carol 03/11/2019

Uma ótima surpresa
Devo confessar que esse era um livro que eu morria de medo de ler, mas não por ser do gênero de terror e sim pela alta espectativa que eu tinha dele. Mas então aproveitei outubro e o li. Sinceramente, um dos melhores livros de terror da minha vida! Nunca havia sentido medo ao ler um livro, nem os do sthephen king ( tenho uma relação de amor e ódio com seus livros, mas amo sua escrita) foram capazes de me deixar tão apreensiva. E o melhor, esse livro é de uma autora brasileira! Sinceramente virei fã, e recomendo essa leitura a todos que amam leituras macabras.

Heloisa 19/09/2020

Chocadaaaaa
Adorei a história, a escrita, a ideia, os personagens, as descrições, o final ... TUDO!
5 estrelinhas merecidas

Dayara 04/10/2020

Não sou acostumada a ler livros brasileiros, isso é algo que decidi mudar, e como primeira experiência escolhi esse livro.
Eu sou muito fã de A profecia, e amei esse livro. Não pude deixar de criar empatia pela Clara, ela só queria sentir amor, já que, por ser perseguida pelo Mal, todos que ela amava morriam, e o autor conseguiu muito bem fazer com que entrassemoa no papel da personagem.
E odiei demais a Marta. Nada teria acontecido se não fosse a brilhante ideia dela de fazer um ritual pra mudar o sexo do bebê que esperava. Ela se deita com o demônio e queria o que, que nascesse a Madre Teresa de Calcutá?
Odiei também o pai e o irmão de Clara, dois machistas que só sabiam reclamar e falar mal da aparência da Clara.

Paloma 02/11/2020

Vamos de desgraçamento de cabeças
Ok, eu escolhi ler ele junto com outras quatro leituras pesadíssimas do halloween, mas como este livro é desgraçado! Não há redenção! É só a mais pura e triste realidade de coisas ruins que podem e acontecem o tempo todo! Mesmo sem interferência de entidade maligna, é só tristeza em cima de tristeza, enfim, livro muito bem escrito, mas muito pesado, leia quando estiver preparado.