A magia do inverno

A magia do inverno Tahereh Mafi

Resenhas - A Magia do Inverno

Julia G 07/05/2018

A Magia do Inverno
A série Futhermore começa com Além da Magia, um livro fofinho com personagens cativantes, mas de um gênero bastante inesperado para mim, que já conhecia outros livros da autora Tahereh Mafi: infanto juvenil. Ainda assim, foi uma delícia acompanhar as aventuras de Alice e Oliver e mergulhar em uma leitura divertida e leve. A Magia do Inverno, que é o segundo livro da série, além de trazer de volta personagens tão amados, guarda algumas semelhanças com o primeiro livro, mas também inova em diversos aspectos que tornam a leitura ainda mais envolvente.

O segundo volume se passa um ano depois dos acontecimentos do primeiro livro e traz como protagonista Laylee, moradora de Witchwood, uma terra mágica até então desconhecida para os leitores. Laylee é uma mordeshoor, o que significa que possui a magia necessária para lavar os corpos dos mortos e preparar suas almas para seguir caminho para Othermore. O problema é que Laylee tem apenas 13 anos e trabalha demais, pois precisa fazer tudo sozinha desde que sua mãe morreu e seu pai a abandonou; isso faz com que a garota fique irremediavelmente doente.

"Porém, Laylee tinha pouca paciência para a tristeza e, embora no fundo sentisse uma dor enorme, preferia ficar furiosa."

O dom da protagonista e sua constante carranca e fúria deram ao texto um tom bem sombrio, bastante diferente do que vi no primeiro livro. Alice, mesmo nos momentos de maior tristeza, era sol e cor, enquanto Laylee é neve e escuridão. E essa diferença é incrível, porque deu uma carga emocional ainda maior à protagonista desse livro - é possível sentir sua dor, sofrer com ela, entender porque ela é tão cruel com as pessoas, afinal, o mundo foi cruel com ela.

"Alice e Laylee eram como duas metades de um mesmo dia, luz e escuridão convergindo e divergindo, só ocasionamente existindo ao mesmo tempo."

Ainda há magia nesse livro, é claro, e é lindo acompanhar a forma como Tahereh Mafi constrói cada detalhe. Embora lavar os mortos possa parecer um tanto macabro a princípio, na verdade a autora mostra que há um sentimento profundo envolvido no ato, um desapego, um carinho com cada um que parte, um cuidado para que passe para o outro lado do melhor modo possível. E isso é construído capítulo a capítulo, o que nos permite sentir o mesmo que Laylee.

Além disso, embora soubesse que Alice e Oliver iriam aparecer nesse livro, não imaginei que a participação deles fosse tão importante. Amei rever os dois, amei perceber como a amizade deles evoluiu e, mais do que isso, adorei o toque doce e divertido que eles trouxeram à história. Outros personagens surgiram durante o enredo e também tiveram uma importante participação na história, como Benyamin e a mãe dele, e espero poder revê-los ainda em outros momentos.

"E aqui está o que há de mais estranho nos sentimentos:
Às vezes, eles crescem lentamente, um tijolinho cuidadosamente colocado sobre o outro ao longo de anos de trabalho e dedicação; uma vez construídas, essas bases tornam-se inabaláveis. Porém, em outras ocasiões, os sentimentos surgem descuidadosamente de uma só vez bem em cima de você, empilhando tijolos no coração e nos pulmões, enterrando-nos vivos no processo, se necessário."

Assim como em Além da Magia, A Magia do Inverno trouxe importantes mensagens - que servem para crianças, adolescentes ou adultos - sobre a importância de estender a mão, mesmo para aqueles que acham que não precisam, sobre ser gentil, sobre o quanto ter alguém pode ajudar, sobre amor e sobre vida em geral. O fato de ser uma fantasia só mascara, por meio dos personagens, acontecimentos que podem envolver qualquer um, mostra a solidão e a indiferença, mas traz aquela esperança de que tudo pode melhorar.

O livro deixa ainda em aberto alguns pontos que eu gostaria muito que fossem contados em outros volumes. Preciso mencionar ainda que a edição está impecável, cheia de cuidado e capricho, que faz brilhar os olhos.

site: https://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2018/05/a-magia-do-inverno-tahereh-mafi.html

Fabi | @ps.leitura 31/03/2018

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
"A magia do inverno" é o segundo livro de "além da magia". Neste livro, assim como no primeiro, vamos viver diversas aventuras com os personagens e até mesmo aprender a força de uma amizade; o quanto ela é importante.

Laylee é a nossa personagem principal. Ela não consegue lembrar de ter vivido tempos felizes antes da sua mãe morrer. Todas as lembranças que a cercam são após a morte de sua mãe. Antes de seu pai ser levado e perder o juízo, ela é abandonada como a única mordeshoor restante na cidade de Wichwood.

Seu destino já está traçado: daquele momento em diante ela será destinada a passar todos os dias, pelo resto de sua vida, esfregando a pele e a alma dos defuntos nos preparativos para suas vidas após a morte.

Já aceitando o seu destino, Laylee não percebe que sua aparência começou a mudar. Agora sua pele está ficando enrijecida e seus cabelos completamente acinzentados. Ela só consegue ouvir os mortos reclamando, sua mãe reclamando e não consegue fazer nada para mudar esse terrível destino.
O que ela não sabe é que com a aparição de dois desconhecidos em seu mundo (Alice Queensmeadow e Oliver Newbanks), irão ajudá-la a mudar esse destino e farão com que sua vida mude completamente; tudo irá virar de ponta-cabeça e Laylee vai redescobrir mais sobre a magia, a cor e a cura através de uma verdadeira amizade com pessoas reais (e não amizade com os mortos).

E mais uma vez a escrita da Tahereh Mafi me surpreendeu. Esse foi o segundo livro que li da autora, sendo o primeiro "além da magia", e eu só tenho elogios para a sua escrita simples, leve e descontraída.

Uma grande diferença entre esse livro e o primeiro é a intensidade dos acontecimentos. No primeiros somos apresentados para esse mundo mágico e diferente; já nesse segundo temos ainda a magia como foco principal, porém a autora explora outros pontos como é o caso da amizade.

Me senti completamente tocada com este enredo. A personagem principal sofreu demais até encontrar a verdadeira alegria por trás de tudo quando Alice e Oliver aparecem. Por mais que a Alice esteja em missão, ela no final reconhece o verdadeiro valor de uma amizade. Um ponto positivo tanto para a nossa personagem principal de "a magia do inverno" quanto para a personagem Alice, do livro anterior.

Além disso, a autora apresenta diversos pontos importantes e explica perfeitamente o dom de cada mordeshoors (e, gente, é incrível!). No decorrer da estória temos diversas reflexões e até mesmo nos ajuda com a empatia, fazendo com que a gente consiga compreender todos que estão em nossa volta e os sofrimentos de todos. Sem contar que a Tahereh nos mostra um olhar diferenciado da vida após a morte. É um livro que vai além do que a capa apresenta!

Então não julguem o livro pela capa. É infanto-juvenil? É, mas é incrível. Toda a questão de reflexão, todas as aventuras dos personagens, toda a forma de amor e amizade... Embarquem nesta incrível aventura junto com Laylee, enfrente todos os obstáculos e cresça junto com ela.

site: https://psamoleitura.blogspot.com.br/2018/03/resenha-magia-do-inverno.html