Autocompaixão Kristin Neff

Resenhas - Autocompaixão

1 | 2 | 3 | 4

Julia.Rosa 23/10/2020

Confesso que quando minha psicóloga me indicou esse livro fiquei meio receosa, com medo de ler o livro e usar a autocompaixão como aval para me sabotar. Mas logo no primeiro capitulo a Kristin quebra esse conceito errado que alguns de nós temos, incluindo eu, sobre a autocompaixão. Eu demorei um tempão para terminar essa leitura, pois não é um livro fácil de ler, no sentido de que ele trabalha suas feridas, toca nelas e é difícil lidar com isso, geralmente lia 1 capítulo e ficava 1 semana ou mais digerindo o tanto de informação que recebi, algo que me ajudou muito foi fazer terapia enquanto lia o livro pois trabalhamos vários tópicos abordados nele. No mais, a linguagem é muito tranquila, não há utilização de termos difíceis e ainda por cima o livro abrange várias experiências pessoais que nos mostram que não estamos sozinhos e nos tiram daquele lugar de pensamento que "só eu passo por isso", possui também exercícios práticos para nos auxiliar nessa caminhada de mudança. Recomendo com firmeza e na minha opinião todos tinham que ler esse livro! A riqueza que ele contém é fascinante.

nanahxis 11/03/2024

Uma frase que resume
?Não temos que esperar até sermos perfeitos, até que a vida seja exatamente como queremos. Não precisamos dos outros para responder com cuidado e compaixão, para nos sentirmos dignos de amor. Não precisamos olhar para fora de nós mesmos para encontrarmos a aceitação e a segurança a que almejamos. Isso não quer dizer que não precisemos de outras pessoas. Claro que precisamos. Mas quem está na melhor posição para saber o que você realmente sente por baixo dessa fachada alegre? Quem mais pode saber a extensão da dor e do medo que você enfrenta, e saber do que você mais precisa? Quem é a única pessoa em sua vida disponível 24 horas por dia para lhe fornecer cuidado e bondade? Você.?

Se você é rígido(a) e/ou crítico(a) demais consigo mesmo ou com os outros e isso de alguma forma prejudica suas relações; se você vive falando frases como ?que idiota que eu sou? ou alguma autocrítica; se é ansioso(a), controlador(a) ou perfeccionista e isso prejudica seu cotidiano: leia esse livro.

Wesley - @quemleganhamais 03/01/2023

Um dos melhores livros da vida
Esse foi um livro que valeu por muitas sessões de terapia. A autora é doutora e a sua pesquisa foi no campo da Autocompaixão. O livro apresenta de forma clara e completa tudo que envolve esse tema tão importante para viver bem consigo mesmo.
A autora aborda o que é Autocompaixão, sua importância, as diferenças com a autoestima, explora diversos exercícios e compartilha sua história para nos conectarmos.
Um livro que vai te ajudar a amar a si mesmo de maneira bondosa, plena e com isso, amar ao próximo.

Recomendo muito essa leitura!

Abduzindolivros 30/08/2021

Complemento para um ano e meio de terapia
Meu psicólogo recomendou-me os livros dessa autora por ela ser uma das maiores pesquisadoras sobre Autocompaixão, conceito que ele já vinha estimulando em mim na terapia.

E que coisa magnífica é a autocompaixão. Descobrir essa forma de me relacionar comigo mesma foi um divisor de águas. É como se a vida fosse andar em uma corda bamba, e tivessem me convencido de que existe um jeito de caminhar sem cair. Durante toda a minha vida, eu tentei seguir à risca o que me diziam para fazer, mas sempre caía.

Ter autocompaixão não é um jeito infalível de caminhar na corda bamba. A autocompaixão é a rede de proteção lá embaixo - é aceitar que não tem como caminhar sem se desequilibrar, sem dar um passo em falso, sem se machucar; mas que, apesar de tudo, se dermos a nós mesmos a compreensão, incentivo, cura e carinho que precisamos, ficaremos bem mesmo com as quedas.

Recomendo demais a leitura, e mais ainda, a prática dos conceitos ensinados ?

Bruna 27/07/2023

Livro maravilhoso
Amei e indico muito. Leitura fluida, cheia de ensinamentos, por vários momentos chorei. Vamos lendo e nos identificando tanto. Sou uma autocrítica voraz e senti como um soco no estômago várias partes do livro.

Grazielle.Franco 19/01/2021

Necessário
Esse livro é extremamente necessário na cultura autocrítica que vivemos, minha psicóloga me indicou e vi o quão faz falta a prática de autocompaixao na nossa vida. Vou reler mais vezes pra absorção de conteúdo ser maior e também a realização dos exercícios.

Elen Ximenes @quemleganhamais 07/02/2023

Autocompaixão
Sabe aquela voz de condenação que vem à sua mente sempre que você comete um erro, ou quando você se depara com alguma imperfeição do seu corpo/personalidade? O que você faz com esta voz?

A autocompaixão propõe o caminho da aceitação da nossa humanidade. Assim como qualquer ser humano, existem áreas em que temos habilidades acima da média, em outras estamos na média, e também há áreas que estamos abaixo da média. E está tudo bem.

Ser saudável e feliz traz mais satisfação na vida do que a busca infrutífera pela perfeição. Quando aceitamos nossas imperfeições, ficamos mais flexíveis para aceitar a humanidade do outro.

Michelle Lopes 02/02/2022

Assunto interessante
A autora compartilha os seus estudos sobre a autocompaixão e a necessidade de autoconhecimento como caminho para nos libertarmos dos sentimentos de frustração, culpa e inadequação.
Kristin Neff é doutora em Desenvolvimento Humano e professora de psicologia na Universidade do Texas. Ela foi creditada por conduzir os primeiros estudos acadêmicos sobre autocompaixão e criar escalas relacionadas. ?

O livro traz um tema importante sobre aceitação e compaixão consigo mesmo, uma perspectiva interessante sobre perdão, compreensão da nossa humanidade e foco na atenção plena, que vem sendo uma abordagem bastante estudada para diminuição da ansiedade e como um modo de trazer mais significado à vida.

A escrita intercala os estudos da autora, algumas experiências pessoais e exercícios.

No geral, achei bom para introdução do tema. Mas confesso que alguns momentos achei um pouco maçante a leitura e alguns pontos achei um estilo "auto ajuda" demais. Mas minha opinião é de que, no geral, vale à pena a leitura!

camilalacer 08/05/2022

Autocompaixão
Um livro interessantíssimo com uma abordagem espetacular. Me ajudou muito em meu processo de autoconhecimento e desenvolvimento da autocompaixão. Recomendo a todos que tem interesse no tema.

Alice 29/12/2020

Excelente
O livro nos ajuda a viver com mais leveza. Uma excelente obra.

Bells 10/10/2022

O livro é muito bom e completo. A autora fala sobre compaixão, autocompaixão e autoestima, passando por diversos pontos, como relacionamentos, dia a dia, filhos, etc.

Achei bem completo, ela traz alguns exercícios que dá para fazer e começar a praticar a autocompaixão.

Recomendo a leitura para quem tem interesse no assunto

Vinne 25/07/2021

Mais do mesmo
Não achei o livro bom. Segue a linha de livros de auto ajuda, mas de uma forma repetitiva, entediante, demorei vários dias para conseguir finalizar a leitura.

Noseidizer 13/12/2022

o conceito é muito bom, seria mentira se eu falasse que esse livro não me fez aprendender muita coisa, eu realmente valorizo isso, maaaas, sério kkkkk muito chato e repetitivo eu demorei muito pra conseguir finalizar.

Ingrid 26/11/2020

Uma lição de vida
Iniciei esse livro após ele ser citado em "Coragem de ser imperfeito" da Brené Brown. Tinha altas expectativas que foram quebradas logo de início quando percebi que a escrita era muito simplista, com exemplos mesquinhos que me fizeram pensar como eram bobos os receios da autora (o que é horrível de pensar já que todo tempo ela tava falando sobre as próprias dificuldades e a importância de se acolher nas suas dores e erros). Depois pensei que talvez fosse a editora que tornou a escrita tão cansativa. De qualquer forma, ainda queria ver o que o livro poderia me ensinar e, então, graças a tudo que há de bom, eu continuei lendo.
O que aprendi foi uma nova forma de me relacionar com a vida, a capacidade de me acolher e me dizer palavras de carinho, de ser compassiva comigo e perdoar meus erros. O livro basicamente mostra, de uma forma inicialmente óbvia e depois cheia de especificações, que precisamos aceitar as imperfeições da vida. Quando entendemos que nossa existência é feita de momentos bons e ruins, a frustração deixa de ser um monstro e passa a ser só mais uma oportunidade de sermos acolhedores conosco.
Indico fortemente a leitura a todas as pessoas que precisam aprender a se tratar com mais carinho e respeito.

1 | 2 | 3 | 4