Guerra e Paz

Guerra e Paz Leon Tolstói

Resenhas - Guerra e Paz

clichesliterarios 30/05/2022

Obviamente um clássico!
Tá explicado porque é um clássico da literatura!! O desenvolvimento é incrível, o cenário é sensacional e o melhor de tudo são as personagens!! Gostei muito e recomendo, mas já aviso que precisa de muita paciência e vontade pra ler esse calhamaço! Mas prometo que vale a pena rs

Lalalala 26/05/2022

Guerra e paz
Eu gostei muito do assunto do livro, é muito interessante, mas gostei mais do primeiro. Achei meio chatinho (entendo que seja a escrita da época mas o primeiro estava melhor) e estava esperando outro final... de qualquer maneira, é impossível discordar do fato de ser uma obra genial, e do autor saber se expressar muito bem. Estou feliz por ter lido, não acho que tenha sido perda de tempo e quem gosta de romances históricos vai adorar.

Maria.Cecilia 25/05/2022

Fascinante!
Como descrever essa obra prima e este autor sem ficar totalmente biquiaberta? Leon Tolstói, o prodígio, conhecedor da alma humana, nos faz viajar para a Rússia do começo do século XIX.

A ameaça de uma guerra paira no ar. Napoleão teima em invadir a pátria dos hussardos e dos czares. E quando ocorre essa invasão, muitas pessoas sofrem, se lamentam, morrem e se angustiam.

Neste belíssimo livro não há apenas um protagonista. Não há simplesmente o bem e o mal. Vários núcleos se interagem através do amor ou do ódio. Entre a guerra e a espera angustiante por ela, conheceremos o Príncipe André e sua irmã Príncesa Maria. Nos emocionaremos com Nicolau Rostov e sua doce irmã Natasha. Sofreremos juntos com Pierre e sua trajetória de vida e superação. Todos esses personagens amam, odeiam, se martirizam e se regozijam.

As mazelas da sociedade russa, a intolerância, a hipocrisia dos fidalgos, enquanto o povo passa fome e sofre, tudo isso é relatado através de uma narrativa forte e fluida. Os bailes, as festas regadas a intrigas, as batalhas terríveis com inúmeras perdas de vidas e a destruição de cidades nos fazem refletir:

O que é o poder?

Qual a força que move uma nação?

Quais as manifestações da liberdade humana?

Leon Tostói é um dos maiores escritores da literatura universal e Guerra e Paz um produto de exaustiva pesquisa. É um manifesto anti- bélico, por isso realmente fascinante.

Nelson 17/05/2022

Resenha
Interessante o desenrolar da história, o destino de alguns personagens foi legal e outros foram um pouco tristes.

Atalita.Zonzini 11/05/2022

Pq mesmo que eu demorei tanto pra ler esse livro mesmo
"QUANDO UMA PESSOA VÊ UM ANIMAL QUE MORRE, UM HORROR A DOMINA: AQUILO QUE É ELA MESMA DEIXA DE EXISTIR - SUA ESSÊNCIA ESTÁ OBVIAMENTE SENDO ANIQUILADA DIANTE DE SEUS OLHOS. MAS QUANDO O QUE MORRE É UMA PESSOA - E UMA PESSOA QUERIDA - EXPERIMENTA-SE ENTÃO, ALÉM DO HORROR DIANTE DO ANIQUILAMENTO DA VIDA, UMA SENSAÇÃO DE DILACERAMENTO E DE UMA FERIDA ESPIRITUAL QUE, A EXEMPLO DE UMA FERIDA CORPORAL, ÀS VEZES CICATRIZA, MAS SEMPRE DÓI E RECEIA QUALQUER TOQUE EXTERNO QUE A IRRITE."

Pq mesmo que eu demorei tanto pra ler esse livro mesmo?!

Luis793 01/05/2022

Uma história muito interessante que parece uma novela de TV
Apesar de o número de páginas ser um pouco intimidador, vale muito apena o desafio, pois a escrita é bem fluída, com excessão de algumas partes em que o texto está em francês e aí você tem que ler as notas de rodapé pra ver a tradução. Além disso, o livro trás muito contexto histórico e muitos personagens reais que participaram das guerras napoleônicas, então para quem gosta de romance histórico essa obra é um prato cheio. Sobre os personagens, gostei muito de todos, mas os que mais me chamaram a atenção foram o Pierre, o Andrei, a Natacha e o os Rostov como um todo. No final fiquei muito surpreso com o desfecho deles e nem imaginava que iria acontecer o que aconteceu, por isso acho bastante positivo esse aspecto, já que não é uma obra previsível. Para finalizar, recomendo que leve o tempo que precisar pra terminar o livro, pois é uma experiência muito legal, mas só o começo eu acho um pouco lento, pois quando você já acostumou com o ritmo, a leitura flui super bem. A única parte que achei um pouco desnecessária foi a parte dois do prólogo, em que o autor não falou nada dos personagens e quis passar suas reflexões sobre certos temas.

Duana Rocha 27/04/2022

Tão natural quanto a luz do dia
Tolstói escreve sobre a vida, sobre o ser humano, sobre sentimentos, sociedade, politica, sobre a passagem do tempo. Nos mostra nossa grandeza e ao mesmo tempo nossa insignificância nos Acontecimentos Historicos. Mostra tudo com tanta clareza e naturalidade ao leitor que muitas vezes me senti como em sala de aula ouvindo aqueles raros professores que amam oq fazem e sabem passar aquilo que deseja pro outro.

Recomendo muito a leitura, nao se assustem com o numero de páginas, cada uma vale super a pena e a leitura flui muito bem.

"A ausência de sofrimento, a satisfação das necessidades e por conta disso a liberdade de escolha de uma ocupação, ou seja, de uma forma de vida, agora pareciam a Pierre a felicidade incontestável e suprema do ser humano."

Concordo tanto com Pierre! Não deveria ser tão difícil alcançar essa felicidade incontestável ?

Matheus 25/04/2022

Livro excelente!
Definitivamente, o que mais gosto na escrita de Tolstói é a construção de seus personagens: são humanos. Ninguém é de todo bom e nem de todo mau.
São MUITOS personagens criados na história; confesso que precisei de um caderno para ir anotando nomes para não ficar totalmente perdido.
O pano de fundo histórico é de extrema importância para a construção do livro, mas, às vezes, um pouco excessivo. São muitos detalhes de campos de batalha que acabam se tornando cansativos.
Fora isso, o livro é impecável e com desfechos interessantíssimos para os diversos personagens e tramas. Imperdível!

Kowa 25/04/2022

Ler Guerra e Paz, é uma daquelas coisas que você faz na vida e não se arrepende... Apesar de ser um livro grande e digamos complexo, se compararmos a outros livros... pode-se dizer que é incrível...

marcosm 23/04/2022

Guerra e Paz
Gostei do livro, até mais do que esperava.
No começo, estava meio cético e demorei um pouco para 'sentir' o livro. A quantidade de personagens e com nomes meio parecidos me deixou um pouco confuso também. Todo mundo é príncipe, conde aparentemente rsrsrs. No segundo volume estava mais envolto no ambiente do livro e entendendo um pouco melhor a proposta do Tolstoy.
As análises da guerra são interessantíssimas e alguns momentos divertidas. O pessoal que lê fantasia costuma brincar com alguns autores que matam seus personagens (Martin e Steven Erikson) e cheguei a conclusão que o Tolstoy pode ter sido a inspiração deles.
O epílogo é bem filosófico e tenho que reler porque gostei muito da discussão proposta mas tem que ser digerido com calma.
Enfim, não é à toa que tem a fama que tem.

Luh 13/04/2022

Uma obra prima
Livro sensacional e me faltam palavras para descrever a genealidade de Tolstói ao misturar a ficção com os fatos históricos. Certamente uma obra prima, com diversas indagações filosóficas, evolução de personagens e conteúdo histórico vasto.

Mel Fernandes 09/04/2022

Maior obra literária que já li na vida!
O que falar de "Guerra e Paz"...? A essa altura da vida, eu não esperava que um livro me impressionasse tanto! Talvez eu tenha lido no momento certo, ou talvez seja simplesmente óbvio, já que é citado tantas vezes como o clássico obrigatório. Mas não. Guerra e Paz me impressionou pela humanidade, por revelar pra mim um povo parecido com o nosso em tantos aspectos, que eu nunca imaginaria em um país frio e geograficamente distante, ainda mais em uma época passada. Ao mesmo tempo, mostra um lado da história a partir da visão do povo que sofreu e encarou a invasão napoleônica como nenhum outro, e nos faz repensar muito sobre os nossos mitos e heróis ocidentais. Enfim, é um livro que vai habitar a minha mente ainda por um bom tempo depois de o ter concluído, e me fazer voltar às inúmeras marcações que fiz.

joana 04/04/2022

Fui capaz de ler este livro...demorei mas consegui
Poderia escrever resenha sobre como esse livro foi importante, principalmente em uma época de guerra que o mundo está assistindo, mas não. Esse livro foi uma meta minha. Queria ser capaz de ler este livro. Foram muitos meses mas consegui e estou muito orgulhosa de mim porque Tolstói é bem difícil de ler por ser muita informação.