Guerra e Paz

Guerra e Paz Leon Tolstói

Resenhas - Guerra e Paz

Brenner.Resende 12/05/2021

Guerra e Paz, é um livro de romance histórico escrito por Lev Nikolaevitch Tolstói, e trata das guerras napoleônicas na Rússia. Sem um protagonista definido, a narrativa acompanha um núcleo de famílias da aristocracia russa, do início do século XIX, e através de seus olhares percebemos como a guerra foi recebida pelo povo russo e as suas consequências. Com descrições psicológicas riquíssimas, o autor conseguiu conceber um livro extenso e volumoso, que não causa, porém, qualquer fatiga, sendo uma leitura muito agradável e fluída. A humanidade dos personagens, a riqueza de detalhes, as valiosas de lições de ciências militares e historiografia, faz com que ao ler Guerra e Paz, compreendamos o porquê Lev Tolstói é o pináculo da ficção realista.

JanaAna90 11/05/2021

Um título? Amor Infinito? ?
Não serei breve para falar de um amor, lindo puro e verdadeiro que nasceu de uma leitora quando encontrou o seu autor preferido em outros livros, mas que nesse em especial compreendeu todo o amor e a razão da existência desse sentimento.
Adiei várias vezes a leitura desse livro (confesso), não por ser extenso, porque tenho um fascínio por livros longos, mas por ler nas resenhas e críticas à complexidade da obra. Tive medo de deixar de amá-lo, de não compreender sua obra, de não ir tão fundo na proposta do livro e, finalmente, de ler sobre a guerra (que muitos diziam ser maçante).
De repente, resolvi encarar meus temores e me joguei de cabeça, iniciei a obra lendo e relendo trechos, tentando gravar cada personagem e sua história, tentei entender sobre a guerra e sobre a paz. O que posso dizer? Que o livro, como todos dizem, é maravilhoso, amei a leitura.
Tolstói trás não só a história da Rússia, da guerra, de Napoleão, mas nos mostra as dúvidas e angústias vividas por um povo nos momentos de guerra; nos mostra as inquietações, as inconstâncias, as futilidades da alma humana.
A guerra não só se apresenta como um retrato político dos conflitos por poder, mas do vazio no qual vivemos, desconhecidos do que se passa nas decisões governamentais, da vida fútil, da despreocupação com os menos favorecidos (esses nem existem, para muitos).
Nos momentos de paz externa nos deparamos com as inquietações de uma vida sem sentido, das angústias do ser e suas inconstâncias, onde o luxo, a vida social é o retrato de uma sociedade doente.
Também nos deparamos, com as possibilidades, seja na guerra ou paz, de podermos sorrir, acreditar em si e no outro, de que podemos ter esperanças, podemos vencer a morte com vida. Enfim, de que o ser humano vive na busca incansável de ser melhor, de melhorar-se e melhorar o mundo a sua volta.
E o que dizer dos personagens? Em cada um deles, em vários momentos me via, chorei com eles, sofri, ri, me apaixonei, me encantei, tive esperança, fé.
Agora ao final, o que fica é a saudade do que vivi, as lições que aprendi, os amores que senti e, a alegria de saber que Tolstói mais uma vez me surpreendeu e meu amor por ele cresceu, se é que isso é possível. Rsrs
Opa! Mas essa aventura ainda não acabou. Ainda tenho o livro 2 para ver como tudo acaba.
E você? Ainda não leu? Leia. Não tem o livro? Compre. Com certeza, é um livro excepcional. ???
Robby 11/05/2021minha estante
Jana, arrasou na resenha do volume 1! ? Super te entendo. De vez em qdo ainda sonho com os personagens. E confesso que sou perdidamente apaixonada pelo Pierre ?? Se prepara para perder o fôlego no volume 2. Sem spoilers! Boa leitura! ??

JanaAna90 12/05/2021minha estante
Ainda não consegui ir para o próximo, ontem passei as horas livres pensando e me deliciando com o que li e, com o próximo livro na mão mas não consegui ler. Loucura, nunca me senti tão presa a um livro, como esse. Espero conseguir abrir e começar o próximo hoje. Rsrs
Obrigada Robby, feliz por não está sozinha nesse universo mágico, senão ia achar que estava sonhando. Hahaha

Robby 12/05/2021minha estante
É muito bom ter alguém com quem conversar ? Vc conhece a série da BBC? Só teve 1 temporada e não conta a história inteira, mas eu gostei muito. Na verdade, me empolguei em ler o livro por causa da série. Mas inicia o segundo volume, ainda vem muita coisa por aí... não fique perdida vendo o cometa passar... ??

JanaAna90 12/05/2021minha estante
Não conheço essa série não, mas já vou procurar pra ver. Rsrs
Estarei iniciando sim. Quero saber o final dessa história.
Grata pelas dicas. ?

dialogonoslivros 17/05/2021minha estante
Jana, você resumiu o meu sentimento ao ler esse livro. Sinto que poderia passar dias e dias falando sobre ele, talvez anos lendo e relendo que meu amor só aumentaria!

Juliana 07/05/2021

O Livro dos livros
Acabeeeei! O Livro dos livros! Ele, o inigualável Guerra e Paz! Nunca li e acho q nunca vou ler algo que se aproxime. A obra-prima da literatura! Como pode um livro conter tanta riqueza? Personagens sensacionais, romance, dor, amor, morte, superações... são muitas emoções com esses personagens! Mas não estou só o romance, não! Tem história! Uma aula de história! Sinto-me como se tivesse vivido o início do século XIX na Rússia! Tem filosofia, quantos pensamentos e reflexões! Eu simplesmente amei! Demorei uma eternidade para ler. Li sem pressa... como um grande livro deve ser lido: degustado com muito apreço!

Jeni 05/05/2021

"clássico que indico de olhos fechados."
Escrito entre 1865 - 1869 pelo russo Liev Tolstoi, este tratado monumental nos convida a acompanhar um retrato da aristocracia russa à época das guerras napoleônicas, cobrindo um intervalo de tempo que vai desde a batalha de Austerlitz até a malfadada invasão francesa à Russia pelas lentes de Pierre, o jovem e entusiasmado pelas conquistas da Revolução Francesa conde de Bezukov, Vasili, o general Mikhail Kutuzov e até o imperador Alexandre I .
Só que não se deixe enganar: Longe de ser um mero romance de época, Tolstoi adota uma posição crítica, apresentando uma aristocracia cada vez mais alheia aos processos históricos da época. Além disto, ao longo da leitura, a sensação que reina é que todo este esforço hercúleo de escrita fora empreendido a fim de responder um questionamento aparentemente simples: quem faz a História? São os tais nobres, desconectados da realidade que os cerca? São os heróis que estampam o protagonismo histórico? Ou são as pessoas comuns, alheias muitas vezes ao papel que desempenham e que na maioria das vezes sequer são mencionadas nos registros históricos oficiais?
Toda essa discussão é bem apresentada, com uma escrita que consegue ser incrivelmente fluida e imersiva, intercalando ótimas descrições de batalhas com minuciosas narrativas da vida aristocrática russa. Com toda essas características, dá para dizer que ?Guerra e Paz? merece o seu lugar nos clássicos da literatura universal, mostrando retratos da natureza humana em meio ao caos da guerra e na harmonia da paz.

Robby 30/04/2021

Não tenham medo dos clássicos
Ao primeiro olhar, os dois volumes de "Guerra e Paz", com mais de 700 páginas cada um, assusta terrivelmente. Mas, ao iniciar a leitura, me senti seduzida pela escrita de Tolstói. Ao mesmo tempo em que ele fala do macro, quando descreve as batalhas entre os exércitos russo e o de Napoleão, o autor consegue esmiuçar as profundezas da alma de cada personagem, seus medos, dúvidas e inquietações. Como se fosse um jogo macro x micro, muito bem alinhado e que prende o leitor.

E por falar nos personagens, como não se apaixonar por Pierre ou pelo Principe Andrei? Como não se encantar pela alegria de Natascha? Como não sofrer junto com a Princesa Maria?

Outro personagem incrível é o General Kutuzov, que embora parecesse um velho acomodado aos olhos de todos (ou quase todos), foi a única pessoa que entendeu realmente aquela guerra. Em uma de suas falas, Kutuzov diz "não existe ninguém mais forte que esses dois guerreiros: a paciência e o tempo".

Em vários momentos, me percebi nesses personagens.

Ao longo da narrativa, com o passar dos anos, vemos claramente a mudança e o amadurecimento desses personagens, sob vários aspectos. Tolstói consegue escrever com muita lucidez sobre o jeito de ser de cada um, e me fez refletir sobre várias questões.

O mais impressionante é pensar que o livro foi escrito no século XIX, mas as questões humanas são atemporais.

É isso!! "Guerra e Paz" é um livro atemporal e passou a ser o livro da minha vida.

bobbie 30/04/2021

Um esforço artístico e historiográfico.
A edição que li deste livro tinha impressionantes 1415 páginas. Levei um mês para terminar a leitura. Não é uma leitura fácil. Talvez por não ser entusiástico de narrativas bélicas, eu tenha aproveitado pouco dos trechos que narram as guerras napoleônicas na Rússia no começo do século XIX. O começo do livro alterna momentos de batalha com momentos provincianos, mostrando as vidas das personagens que não estavam guerreando. Notei que eu ansiava por estes últimos momentos e, talvez, isso mostre que, entre guerra e paz, eu escolha a paz. Risos. Brincadeiras à parte, este é um trabalho fenomenal tanto de ficção como de registro histórico, visto que retrata personagens reais e descreve acontecimentos também reais. É uma obra com função dupla. Por fim, em seu epílogo, Tolstói ainda brinda o leitor com um breve tratado filosófico sobre história, religião, poder e política.

Gabi 25/04/2021

Monumental
É uma das obras que precisa ser lida mais de uma vez na vida.
Foi uma experiência incrível, tanto literária quanto histórica. É um daqueles livros que se tornam uma honra, uma honra poder ler.
Queria sentar e escrever uma resenha incrível, mas acredito que nada do que eu fale possa sintetizar o quão enriquecendora foi a experiência.

Gabi 23/04/2021

Cinco estrelas é pouco!
Teoricamente, acabei Guerra e Paz. Entretanto, apenas teoricamente. Levarei comigo os aprendizados, as filosofias, as revelações, as referências, as reflexões, e todas as indagações pelo resto de minha vida, sempre diligenciando possíveis respostas. Um dia perguntaram-me, se caso minha casa pegasse fogo, qual dos livros eu escolheria para salvar. E, eu, sinceramente, não fazia a menor ideia. Hoje, seguramente, responderia: Guerra e Paz- e a razão nem é o fato de eu ter lido na bela edição da Cosac Naify. Uma magnitude sem precedentes, uma visão profunda da guerra, que consegue, sutilmente, tocar no âmago do leitor, uma análise ferrenha da aristocracia russa, escrito por um autor, que sem dúvidas, possui seu nome entalhado na lista de melhores escritores de todos os tempos. Ao contrário de outras leituras, ao acabar, não me refestelei; simplesmente, quis começar tudo novamente, sinto que nunca acharei um livro tão completo quanto esse.
Robby 30/04/2021minha estante
Acabei de ler agora, escrevi minha resenha e fiquei parada me perguntando: e agora? Minha vida não será mais a mesma. Tolstói é absurdo! Queria compartilhar. Adorei a sua resenha! ?

Gabi 01/05/2021minha estante
Hahahahahah, sim. Foi a mesma situação comigo, mas, agora, o que me resta é ler outros livros de Tolstói, para tentar compensar a falta que Guerra Paz está fazendo. Beijos, adorei sua resenha também?

Irina.Alfonso 23/04/2021

Guerra e Paz
Uma obra absurda! O livro narra o fim das guerras napoleônicas. Esse livro possui três eixos: a análise história, a descrição estratégica da guerra e a narrativa pessoal dos personagens, fazendo um jogo de micro-macro, em reflexo. Um espetáculo!

Anne 15/04/2021

SUPER ESTIMADO!!!
LIVRO CHATO PRA CARALHO,NÃO MERECE O SUCESSO QUE TEM!!! MUITO CHATOOOOOOOO QUIS MORRER ENQUANTO LIA,PÉSSIMOO!!
Monique 15/04/2021minha estante
Opinião sincera de leitores é muito válida ?

Thaynara63 28/04/2021minha estante
Eita

Anne 09/05/2021minha estante
Li esse livro ano retrasado,odiei. Começo agora a reeleitura

Monique 09/05/2021minha estante
Perseverante, até hoje tenho "trauma" dos clássicos do tempo do colégio, não consigo ler Clarice e Machado de Assis.

Amanda 14/05/2021minha estante
Também achei chato, obrigada por expor sua opinião, estava pensando que eu fosse uma aberração haha

Raphael232 17/03/2022minha estante
Você não gostar e ele n merecer o sucesso são coisas diferentes, esse livro eh de longe um dos melhores da historia

Joao.Hippert 12/04/2021

Com certeza é um livro que muda parâmetros. Cheguei na metade e, apesar do tamanho, é uma leitura fluida, dinâmica. A atenção de Tolstói aos detalhes fazem com que a leitura se torne uma verdadeira viagem no tempo aos costumes da sociedade russa do início do século XIX. Toda a pompa da alta sociedade, os romances, as questões de família, os jantares, os bailes.. provavelmente é a minha parte favorita do livro. Mas impossível não se surpreender também com a habilidade do autor na descrição das grandes batalhas da época e na construção desse personagem tão controverso que é Napoleão. Além disso, temos grandes personagens: Pierre, Natascha, Andrei, Nikolai. Todos muito bem definidos e com arcos instigantes. Acredito que o segundo volume seja ainda mais completo.

Teca.Alves 11/04/2021

Riqueza
Quantas riquezas de detalhes, personagens, falas, cenários... Foi surpreendente observar os sentimentos dos personagens se desabrocharem e se fundirem de maneiras tão diversas. Ansiosa pelo início do segundo tomo; que venham mais 630 páginas de um mergulho profundo na Rússia "francesa"!

Wellington 09/04/2021

Guerra e Paz: 10,0
Tendo sido uma leitura de 2019, levei um tempo para organizar minhas ideias e ousar escrever a respeito. Guerra e Paz é considerada a obra máxima de Tolstoi – não à toa. É extensa não por prolixismo, mas profundidade dos temas, da história, dos personagens; há diversos protagonistas cujas perspectivas são vividas em diferentes capítulos. Contempla vários anos do século 19, tendo como pano de fundo a guerra entre Napoleão e o Império Russo. No meio disso, tudo se desenvolve: o crescimento das crianças, o envelhecer dos adultos, o amadurecimento espiritual, emocional e moral dos personagens, as mudanças de padrão de vida, os combates, a forma com que isso impacta tanto “príncipes” (ou seja, donos de terra) quanto mujiques (camponeses em regime de servidão)...

Uma menção especial vai para as paisagens descritas. Tolstoi escreve de forma poética, com grande sensibilidade e uso inteligente de metáforas; é meu autor favorito. A metáfora é mais valiosa que a descrição crua: ela puxa a subjetividade do leitor para contemplar um cenário, ao invés de apenas analisá-lo friamente. Em outro livro, Khadji-Murát, o autor começa com uma metáfora: um tufo de flores silvestres é esmagado por uma carroça para, momentos depois, voltar lentamente à posição original – uma analogia de como o ser humano é ou pode ser. Em Guerra e Paz, há inúmeras analogias da mesma natureza.

A visão de mundo do autor é incluída em diálogos, pensamentos, leves ironias, passagens mais longas a respeito do que ele considera “o movimento do mundo”, sua consideração do ser humano como ahistórico (no sentido de que não aprende com a história, tampouco é determinado por ela), etc. “É prazeroso para os historiadores acreditarem que a história determina a vida; assim como o intelecto o é para os intelectuais”. No excelente prefácio, aponta-se: Tolstoi tinha orgulho em se colocar à parte da Europa mais tradicional, ou, em suas palavras, “aquele pequeno recanto a noroeste do Velho Continente”.

Há duas temáticas sempre presentes em suas obras: a morte e a sabedoria da pessoa dita simples – os camponeses, os iletrados, enfim, aqueles que não eram nobreza e que, em suma, constituíam o seio da nação russa. Em Guerra e Paz, isso é extraordinariamente visível.

Me prolongarei a respeito de um personagem: Pierre. Começando ateu e passando por inúmeras vivências, termina com uma espiritualidade sem nome (afinal, de que servem definições?) que contempla o todo da vida. Passa de uma visão egocêntrica e fechada em si mesma para uma que se conecta com o mundo ao seu redor. Em especial, é o encontro com um idoso, sempre acompanhado por um cão, que o convence de que a vida se trata de muito mais do que apenas páginas de livros, dinheiro ou eventos sociais (o contexto de tal encontro é especial demais para eu dar spoilers). Pierre é exposto a guerra, fome, privações, riquezas, opulência, festas, hedonismo, miséria, aprisionamento, batalhas, amor, paixões, mágoas... E cresce com tudo isso. Que personagem riquíssimo.

Entre o tomo um e dois, tive uma pausa de vários meses; assim Guerra e Paz exigiu de mim. Se citei Pierre, não deixo de citar Natascha, Sônia, Andrei, Mária, Nikolai... Sim, me recordo dos nomes mesmo dois anos depois. Lembro de Mária com ternura. Também me recordo do general Kutuzov: desprezado por todos, acaba sendo o único que compreende do que realmente se trata a guerra. Voltando à pausa que me foi exigida: amadureci junto com os personagens. Simples assim.

A tradução é impecável; a edição é linda, com capa dura e um box para acompanhar. Lembro que os materiais de apoio (prefácio, posfácio, notas explicativas) eram excelentes. Não é algo muito fácil de carregar por aí, mas faz parte. Considero Guerra e Paz uma das principais obras que me ajudaram a desconstruir alguns dogmas pessoais e considerar outras perspectivas. Por isso, foi um dos primeiros livros a ganhar minha nota dez.

Reitero: Tolstoi aprecia as temáticas de morte, busca espiritual, sabedoria dos “simples”... Não se engane quem começar a ler e se deparar com bailes suntuosos. Leia com aguçada intuição e perceberá a ironia subjacente: “não é disso, afinal, que se trata a vida”.
Robby 30/04/2021minha estante
Resenha maravilhosa! Me apaixonei pelo livro e em especial, por Pierre.

Wellington 01/05/2021minha estante
Obrigado, Robby! Eu também desenvolvi um carinho muito grande pelo Pierre; o crescimento dele é extraordinário.

Giselle 06/04/2021

Na Rússia do século XIX nós escrevemos cartas
Guerra e Paz foi publicado entre 1865 e 1869, e cobre os anos de 1805 a 1813, período da invasão de Napoleão Bonaparte à Rússia e das guerras napoleônicas. Ao mesmo tempo, o livro acompanha a vida social da aristocracia russa através de três personagens principais: Pierre Bezukhov, Andrei Bolkonsky e Natasha Rostova, cada um possuindo um núcleo familiar e social, que convergem.
A exteeeeeeensa obra, além de seu caráter fictício e histórico, também discute filosofia e o autor se aproveita de diversos momentos para apresentar suas próprias opiniões sobre os eventos.
A leitura pode ser cansativa. Para mim, as partes militares e de guerra podiam ser maçantes em alguns momentos, mas todo o resto vale muito a pena. Além disso, esse livro foi meu primeiro contato com a literatura russa e me acompanhou durante todo o meu primeiro semestre de faculdade, então, possui um valor afetivo muito grande pra mim. No final das não sei quantas mil páginas, eu já estava tão familiarizada com os personagens que os conhecia como se fossem meus amigos íntimos.
Obviamente recomendo muito, principalmente para os apaixonados por literatura russa, clássica e por história. No entanto, a edição que eu li, da L&PM, não é a mais recomendada, já que a tradução não foi feita diretamente do russo, mas eu gostava da praticidade do livro de bolso, principalmente porque li a grande maioria desse livro em viagens de metrô.

site: https://www.instagram.com/p/CMdBJDwgToP/

Barbosa 05/04/2021

Fazia tempo que eu não ficava presa em um livro dessa forma, inicialmente eu fiquei surpresa com o número de páginas mas elas VOAM eu não queria largar um minuto desse livro de tanto que gostei.