Guerra e Paz

Guerra e Paz Leon Tolstói

Resenhas - Guerra e Paz

tati.ANNa 01/08/2020

Guerra & Paz
Não sou de ler livros muito grandes, por isso decide me desafiar e pegar um livro com mais de mil páginas e ver o que acontecia.

Um dos motivos que me fez querer ler Guerra e Paz foi o musical "Natasha, Pierre & The Great Comet of 1812" que é baseado na parte 5 do livro 2. Amo o musical de paixão e baixei o livro pra lê apenas a parte em que o musical se inspirou, sabendo que não entenderia muita coisa começando pelo meio de um livro de 1.000 páginas, mas Tolstói me surpreendeu, consegui acompanhar tudo perfeitamente. A escrita é clara e concisa, me fez querer ler mais e saber mais de cada personagem.

Em nenhum momento a leitura foi cansativa, a forma como o livro foi divido ajudou muito no ritmo que criei para não acabar empacada na leitura. E os audiobooks também me deram um impulso.
Lá para o meio do livro 3 eu fiquei meio perdida com todas as informações sobre o que estava acontecendo nas batalhas e lugares e ficou difícil ler por um tempo, mas essa é a única reclamação que eu tenho. A narrativa consegue te envolver completamente, quando percebe, você já está metade do livro.

"O historiador não tem que descrever senão os actos dos indivíduos separados que, na sua opinião, dirigem a humanidade."
E foi isso que Tolstói fez com maestria, nos fez acompanhar seus personagens e mostrar a história como ocorria naquela tempo com uma narrativa imersiva e cativante.

Paula1882 03/08/2020

Segunda vez que leio esse clássico, mas primeira vez que sinto que entendi bem. Provavelmente se eu ler de novo vou ter a mesma sensação. Um novelão!

de Paula 07/08/2020

Brilhante!
Esse é um daqueles livros tão bons, mas tão bons, que é quase impossível exprimir em palavras toda a sua grandiosidade. Brilhante!

Tolstói nos leva a acompanhar a vida de vários personagens, com suas personalidades humanas e cheias de camadas. Sabemos um pouco sobre cada um deles como se sentem e o que os seus contemporâneos pensam sobre eles, o que é magnífico, por isso a narração em terceira pessoa é a escolha assertiva do autor.

Por ser o primeiro livro (contém os tomos 1 e 2 do original russo), não vou resenhar sobre o enredo, afinal, quero saber a história completa para isso, mas, posso garantir que ele te prende. Há ironia, bom humor, personagens cativantes, momentos históricos, pessoas reais interagindo com a ficção.

Os momentos de paz (seculares) são cheios de intrigas, problemas pessoais e crises existenciais, que conduzem os personagens ao crescimento pessoal. A guerra é angustiante, porém, intercalada com as situação dos soldados e regimentos, que trazem humanização aos militares, trazendo o leitor a acompanhar de perto os desdobramentos da batalha.

Recomendo muito a leitura dessa que é uma das principais obras de literatura da humanidade. Excelente em tantas formas, não deixa a desejar. Um livro a se ler antes de morrer, com toda certeza.

Diferente de nosso amigo Peanuts (Charlie Brown & Snoopy), não consegui ler em um final de semana (risos). Acho que devido a edição, que é muito boa no quesito de tradução, extras e notas de rodapé, além de ter mantido o estilo de escrita do autor, ao intercalar russo e francês. O que me pegou foi a diagramação, pois a letra é pequena, nada que cause desconforto, mas, não permite longas horas de leitura, o que acabou me deixando um pouco desgostosa e antecipando outras obras enquanto terminava de ler o primeiro volume. Se eu pudesse alterar algo, seria o tamanho da fonte.

Acho que é isso. Para fazer a resenha da história completa, vou concluir o segundo volume.

carinamv 09/08/2020

"Tudo, tudo o que entendo, só entendo porque amo."
Guerra e Paz sempre foi um livro que chamou a minha atenção desde que eu comecei a me aventurar pelo mundo da literatura. Acontece que esse livro, pelo menos na edição que eu tenho, possui mais de 2000 páginas e esse número um tanto elevado de páginas sempre acabou me intimidando na mesma proporção em que chamava a minha atenção.
Mas eu tinha decidido que leria esse livro em 2020, e com a quarentena eu não tinha mais desculpa para adiar essa leitura. Assim, depois de quase 3 meses, hoje eu concluo a leitura dessa obra que facilmente se tornou uma das minhas preferidas da vida.
Guerra e Paz é um livro completo, você tem drama, romance, crítica, reflexão, guerra e, claro, paz durante essas mais de 2000 páginas. Há anos eu não gargalhava tanto lendo um livro, há anos eu não chorava tanto lendo um livro, há anos eu não me empolgava tanto com um livro. A leitura de Guerra e Paz foi uma experiência única para mim e acredito que vai demorar para que eu tenha uma outra igual, o que também, sinceramente, eu não faço questão. Por agora, eu só quero mesmo é ficar deitada na minha cama enquanto encaro o teto do meu quarto e penso na vida desses personagens com quem convivi durante esses meses, a saudade de saber o que vai acontecer com eles no próximo capítulo tá me atingindo como nunca.
Todo mundo deveria ler guerra e paz em algum momento na vida, é um livro absurdamente bem escrito, com personagens tão reais que é impossível você não se identificar com algum deles, ou todos eles, em algum momento da leitura. O livro te mostra a guerra como ela é, descreve com maestria suas atrocidades e hipocrisias, li cenas horríveis sobre a guerra nesse livro. Mas, em contraponto, o livro também te mostra o amor em todas as suas diferentes formas, o amor romântico, o amor fraterno, o amor da amizade, com a mesma maestria com que descreve as atrocidades da guerra, Tolstói escreve de maneira belíssima cenas em que se apresenta todas essas diferentes formas de amor.
Concluo afirmando que a melhor coisa que fiz esse ano foi ler Guerra e Paz.

Moises Celestino 13/08/2020

Revisão do Livro...
"Guerra e Paz", indiscutivelmente, é um grandioso clássico da literatura universal. O livro é longo e revela o estilo único de Tolstoi na condução da presente narrativa. Faltam palavras para descrever essa obra-prima, valorizada pelo relato contundente encontrado em mais de mil páginas. Para reler de tempos em tempos. ..

Jack // @LendoTodoDia 18/08/2020

Monumental
?Qualquer dedução da história, sem o menor esforço por parte da crítica, se desintegra como cinzas (...)" // Monumental. Talvez a única palavra que possa caracterizar uma obra como essa. Tolstói consolidou o posto que eu sabia que tinha posse: meu russo favorito. Guerra e Paz é um livro que entrelaça ficção e história, quando o autor aponta que este livro não pode ser enquadrado em estruturas literárias eu duvidava, só compreendi isso ao ter a leitura consumada. A obra vai muito além de acompanharmos o luxo e os bailes da vida na aristocracia russa, ele passa ? mesmo que brevemente ? pelos mujiques, escreve e (descreve!) a guerra com tamanha precisão que costura no leitor sentimentos indescritíveis, sem mencionar o crescimento psicológico que muitas personagens passam. Confesso que tive medo deste calhamaço justamente pela guerra e preferiria acompanhar a vida de bailes e tramas familiares, no entanto, o que seria das descobertas literárias se nos mantivéssemos constantemente na zona de conforto?
É impossível transpor em palavras a jornada que fora acompanhar as dores e prazeres dos Rostóv, Bolskonski, Bezukhov, Kuraguin e Drubetskoi ? as três primeiras famílias, na minha opinião, mais importantes do que as ultimas duas. Em Anna Kariênina, quem brilha para mim é Liévin e Kitty, em Guerra e Paz, Pierre e Natasha ? sem dúvida minhas personagens favoritas. Não apenas esses dois, mas os outros protagonistas passam por tantas idas e vindas que às vezes não parece possível caber em 1400 páginas. No que tange a história e ficção, o autor faz algo brilhante: insere-nos na mente de pessoas importantíssimas para o século XIX, eu jamais imaginaria ler o que Napoleão pensara enquanto invadia a Rússia em 1812. No entanto, tive dois problemas com o final de Tolstói; em primeiro, apesar de gostar de suas digressões destinadas aos historiadores, quando iniciadas as partes de cada tomo, não gostei disso no epílogo, a leitura ficou cansativa ? seria melhor um livro solo. Em segundo, o final destinado às personagens femininas fora insípido, fadadas a vida conjugal e enaltecendo os maridos. De todo modo, recomendo a leitura, é ímpar.

Éverton 21/08/2020

Clássico é clássico e vice-versa
Um livro longo com várias histórias centrada na aristocracia russa e na invasão napoleônica. Mesmo você não concordando com tudo que o autor expõe (e é normal para tantas visões dos personagens), a narrativa não deixa de ser interessante. É um livro muito bem escrito e cheio de passagens ricas. Muitos personagens são minuciosamente trabalhados e a riqueza do trabalho feito por Tolstói fez o livro merecer ser um clássico atemporal. É daqueles livros que vale a pena cada tempo gasto em sua leitura. É uma leitura trabalhosa, mas muito recompensadora.

Ari 24/08/2020

Agradeço por ter olhos, ser alfabetizada e assim ser capaz de ler essa obra prima.

Mateus293 05/09/2020

GRANDIOSO COM G MAIÚSCULO
Um grande romance, é difícil encontrar palavras pra descrever, numa Russa imponente Tolstói cria personagens extremamente realistas, que em certos momentos, tu realmente acredita que eles vivem em carne e osso, de tamanha complexidade de pensamento que eles foram criados, um mês acompanhando a vida e as míseras dos Rostov e Bolkonsky, triste pela morte de alguns e feliz pela evolução dos que sobreviveram aos horrores da guerra..

A riqueza de personagens é tão grande tanto em numerosidade quanto em complexidade na personalidade (principalmente nos personagens principais), dos fictícios aos históricos que existiram em vida. Na apresentação da L&pm há uma informação que são mais de 500 personagens.

Eu vejo esse livro como uma pintura realista da Rússia Imperial durante as guerras napoleônicas no século XIX, descrições ricas em realismo aborda as várias camadas sociais do país, desde o Imperador, a nobreza regada a luxúria, aos militares até os camponeses. Tolstói faz uma pincelada mostrando de como o Tsar era visto como representante de Deus na Terra, de como a aristocracia era regada a bailes e riqueza nas esferas de Moscou e São Petersburgo e os camponeses a vida árdua de servidão nas esferas afastadas das “duas capitais”.

Conde Liev Tolstói foi soldado na Guerra da Criméia (1853-1856), (aquela musica do iron maiden kk), e em Guerra e Paz vai botar todo seu repúdio a guerra, os horrores da guerra e vai constantemente desmentir os historiadores e de como eles descrevem os fatos históricos.

e pra terminar, COITADA DA MULHER DO TOLSTÓI QUE TEVE QUE ESCREVER O LIVRO (1500 páginas) SETE VEZES DURANTE AS REVISÕES.

Nati 05/09/2020

Um romance com pitadas de História
Confesso que achei difícil acompanhar tudo o que acontece neste livro, pois a quantidade de personagens é muito extensa. No momento, não gostei muito. Tentarei outra vez daqui a alguns anos.

Kapri 06/09/2020

Ai ai, Tolstoi...
... lembro quando tinha medo de você desde que tinha lido no Google que G&P era a obra mais volumosa da história da literatura mundial (hoje em dia sei que não é). Mas na época, com 16 anos, depois de ter assistido a minisérie de 2007, e achando que precisava me provar como leitora, coloquei seu nome na minha lista mental de ?livros que preciso ler antes de morrer? -eu achava que seria um grande desafio. Mas mesmo assim passei anos achando que tinha que me preparar antes de me debruçar sobre suas páginas. Quanta besteira... Quando tempo perdido... Mas o importante é que você estava na minha lista. E pensando que eu estava me lançando um desafio doloroso, na verdade eu me dei um presente valoroso. Que obra-prima!

Mandy 08/09/2020

Monumental
Não há palavras para descrever uma obra tão perfeita como Guerra e Paz. Andrei, Pierre, Natasha, Maria e Nikolai sempre serão lembrados por mim! Melhor leitura até agora da quarentena!

ramon 10/09/2020

na rússia antigamente haviam cartas, muitas cartas, tudo se escrevia sofrimento ou aflição.