Guerra e Paz

Guerra e Paz Leon Tolstói

Resenhas - Guerra e Paz

Jack // @LendoTodoDia 18/08/2020

Monumental
?Qualquer dedução da história, sem o menor esforço por parte da crítica, se desintegra como cinzas (...)" // Monumental. Talvez a única palavra que possa caracterizar uma obra como essa. Tolstói consolidou o posto que eu sabia que tinha posse: meu russo favorito. Guerra e Paz é um livro que entrelaça ficção e história, quando o autor aponta que este livro não pode ser enquadrado em estruturas literárias eu duvidava, só compreendi isso ao ter a leitura consumada. A obra vai muito além de acompanharmos o luxo e os bailes da vida na aristocracia russa, ele passa ? mesmo que brevemente ? pelos mujiques, escreve e (descreve!) a guerra com tamanha precisão que costura no leitor sentimentos indescritíveis, sem mencionar o crescimento psicológico que muitas personagens passam. Confesso que tive medo deste calhamaço justamente pela guerra e preferiria acompanhar a vida de bailes e tramas familiares, no entanto, o que seria das descobertas literárias se nos mantivéssemos constantemente na zona de conforto?
É impossível transpor em palavras a jornada que fora acompanhar as dores e prazeres dos Rostóv, Bolskonski, Bezukhov, Kuraguin e Drubetskoi ? as três primeiras famílias, na minha opinião, mais importantes do que as ultimas duas. Em Anna Kariênina, quem brilha para mim é Liévin e Kitty, em Guerra e Paz, Pierre e Natasha ? sem dúvida minhas personagens favoritas. Não apenas esses dois, mas os outros protagonistas passam por tantas idas e vindas que às vezes não parece possível caber em 1400 páginas. No que tange a história e ficção, o autor faz algo brilhante: insere-nos na mente de pessoas importantíssimas para o século XIX, eu jamais imaginaria ler o que Napoleão pensara enquanto invadia a Rússia em 1812. No entanto, tive dois problemas com o final de Tolstói; em primeiro, apesar de gostar de suas digressões destinadas aos historiadores, quando iniciadas as partes de cada tomo, não gostei disso no epílogo, a leitura ficou cansativa ? seria melhor um livro solo. Em segundo, o final destinado às personagens femininas fora insípido, fadadas a vida conjugal e enaltecendo os maridos. De todo modo, recomendo a leitura, é ímpar.

Éverton 21/08/2020

Clássico é clássico e vice-versa
Um livro longo com várias histórias centrada na aristocracia russa e na invasão napoleônica. Mesmo você não concordando com tudo que o autor expõe (e é normal para tantas visões dos personagens), a narrativa não deixa de ser interessante. É um livro muito bem escrito e cheio de passagens ricas. Muitos personagens são minuciosamente trabalhados e a riqueza do trabalho feito por Tolstói fez o livro merecer ser um clássico atemporal. É daqueles livros que vale a pena cada tempo gasto em sua leitura. É uma leitura trabalhosa, mas muito recompensadora.

Ari 24/08/2020

Agradeço por ter olhos, ser alfabetizada e assim ser capaz de ler essa obra prima.

Mateus293 05/09/2020

GRANDIOSO COM G MAIÚSCULO
Um grande romance, é difícil encontrar palavras pra descrever, numa Russa imponente Tolstói cria personagens extremamente realistas, que em certos momentos, tu realmente acredita que eles vivem em carne e osso, de tamanha complexidade de pensamento que eles foram criados, um mês acompanhando a vida e as míseras dos Rostov e Bolkonsky, triste pela morte de alguns e feliz pela evolução dos que sobreviveram aos horrores da guerra..

A riqueza de personagens é tão grande tanto em numerosidade quanto em complexidade na personalidade (principalmente nos personagens principais), dos fictícios aos históricos que existiram em vida. Na apresentação da L&pm há uma informação que são mais de 500 personagens.

Eu vejo esse livro como uma pintura realista da Rússia Imperial durante as guerras napoleônicas no século XIX, descrições ricas em realismo aborda as várias camadas sociais do país, desde o Imperador, a nobreza regada a luxúria, aos militares até os camponeses. Tolstói faz uma pincelada mostrando de como o Tsar era visto como representante de Deus na Terra, de como a aristocracia era regada a bailes e riqueza nas esferas de Moscou e São Petersburgo e os camponeses a vida árdua de servidão nas esferas afastadas das “duas capitais”.

Conde Liev Tolstói foi soldado na Guerra da Criméia (1853-1856), (aquela musica do iron maiden kk), e em Guerra e Paz vai botar todo seu repúdio a guerra, os horrores da guerra e vai constantemente desmentir os historiadores e de como eles descrevem os fatos históricos.

e pra terminar, COITADA DA MULHER DO TOLSTÓI QUE TEVE QUE ESCREVER O LIVRO (1500 páginas) SETE VEZES DURANTE AS REVISÕES.

Nati 05/09/2020

Um romance com pitadas de História
Confesso que achei difícil acompanhar tudo o que acontece neste livro, pois a quantidade de personagens é muito extensa. No momento, não gostei muito. Tentarei outra vez daqui a alguns anos.

Kapri 06/09/2020

Ai ai, Tolstoi...
... lembro quando tinha medo de você desde que tinha lido no Google que G&P era a obra mais volumosa da história da literatura mundial (hoje em dia sei que não é). Mas na época, com 16 anos, depois de ter assistido a minisérie de 2007, e achando que precisava me provar como leitora, coloquei seu nome na minha lista mental de ?livros que preciso ler antes de morrer? -eu achava que seria um grande desafio. Mas mesmo assim passei anos achando que tinha que me preparar antes de me debruçar sobre suas páginas. Quanta besteira... Quando tempo perdido... Mas o importante é que você estava na minha lista. E pensando que eu estava me lançando um desafio doloroso, na verdade eu me dei um presente valoroso. Que obra-prima!

Mandy 08/09/2020

Monumental
Não há palavras para descrever uma obra tão perfeita como Guerra e Paz. Andrei, Pierre, Natasha, Maria e Nikolai sempre serão lembrados por mim! Melhor leitura até agora da quarentena!

ramon 10/09/2020

na rússia antigamente haviam cartas, muitas cartas, tudo se escrevia sofrimento ou aflição.

Victoria 16/09/2020

Uma obra colossal de todas as formas.
Pouco mais de um mês lendo esse livro e agora posso dizer com certeza, que ele é, de fato "tudo aquilo".

O mérito deste livro vai muito além de ser um dos maiores clássicos da literatura mundial. Ele está em relacionar como poucos a história e a ficção, o cotidiano e as grandes batalhas, a grande história e a "pequena".

Aqui há de tudo: romance, filosofia, humor, drama, história e é claro, guerra.
Por meio de ensaios inseridos entre as suas diversas partes, Tolstói escreveu um livro que apresenta uma visão filosófica da história que muitos podem não concordar, mas que não há como não suspirar pelo modo como o fez. A escrita dele é absurdamente cativante por sua clareza e profundidade simultâneas.

Durante um mês convivi com famílias russas de 1805 a 1820, e agora me despeço com pesar, mas com a certeza de que as revisitarei diversas vezes ao longo da vida. Pois com as suas 1500 e tantas páginas, Guerra e paz é um livro que não merece apenas ser lido, mas também relido.

Sérgio 19/09/2020

Uma Jornada
Quando iniciamos uma viagem longe, temos uma noção bastante clara de quem somos. Com o avançar dos passos, novas experiências e descobertas vão sutilmente afetando o nosso ser, modificando-o, aprimodando-o. A leitura de Guerra e Paz causa exatamente o mesmo efeito. Uma obra imensa, mas que paulatinamente nos permite ver como os personagens principais da história - Pierre, Natacha, Nikolai, Mária, Andrei - vão se desenvolvendo e, com eles, também vamos nós. Curiosamente, não sabemos como seremos quando encerra a jornada, leva um tempo para compreender o quanto da aventura se incorporou em seu ser; e ao final de Guerra e Paz, seguramente o leitor não é o mesmo do princípio. Situada no início do Século XIX, ambientada principalmente na Rússia durante a Campanha napoleônica de invasão a Moscou, o livro nos traz uma visão muito íntima e sentimental de tudo o que gravita nos campos de batalha e na alta sociedade moscovita. Não é um simples relato histórico de um momento de tensão mundial, mas uma obra que narra várias histórias de pessoas que se situaram nesse furacão.

Emerson.Soliz 26/09/2020

Brabo
Muito brabo tá de parabéns ai o Tolstoi mto bom mesmo nota 10

Tábata 20/10/2020

Nesta primeira parte, somos apresentados aos personagens, seus conflitos e à ?sociedade russa? e seus hábitos. Impressiona a construção cuidadosa e aprofundada de todos os personagens em destaque, ainda mais considerando que são muitos. De início, inclusive, chega a ser difícil acompanhar a história por conta dessa grande quantidade de nomes e fatos sendo apresentados simultaneamente ou em rápida sequência, mas à medida que a leitura avança e o leitor se acostuma com os personagens, esse modo de narração inicialmente difícil acaba se tornando um dos atrativos do livro, que é bastante dinâmico e nos permite acompanhar o desenrolar dos fatos pelo olhar de vários desses personagens de maneira muito fluida.
As descrições de cenários e hábitos desses vários personagens e suas mudanças de atitude em diferentes contextos, além do constraste entre eles, são mais pontos fortes, e a crítica à artificialidade dessas pessoas e relações é explícita em diversos momentos.
De início, foram estes os pontos que mais me chamaram atenção, e espero que o restante dessa grande obra (em todos os sentidos) seja tão bom quanto essa primeira metade.

Liduina 20/10/2020

GUERRA e PAZ
Um dos melhores livros lidos ultimamente.
Retrata de forma muito bem elaborada tanto da terra entre Rússia e França, como também mostra como viviam a famílias aristocráticas exames Rússia e suas manobras políticas e pessoais. Vale a pena cada página.