A Mulher Desiludida

A Mulher Desiludida Simone de Beauvoir

Resenhas - A Mulher Desiludida

doraareads 10/01/2024

Mulheres, apenas leiam!!!
Que livro forte, meus amigos!! três contos que falam com profundidade dos dramas relacionados a ser mulher! Não espere alegria!

Lucas 05/01/2024

A autora retrata de forma bem profunda a vida de três mulheres que passam por dificuldades em seus relacionamentos interpessoais. O que mais chama a atenção no texto é a forma como os personagens são construídos e seus sentimentos, pensamentos e ações.

Aya 05/12/2023

A mulher desiludida
O livro conta com três contos que mostram mulheres como protagonistas em situações de angústia em meio ao ato de envelhecer. Achei os dois primeiros contos medianos, embora pude entender como eles se ligam com a vida da autora e afins. O último conto eu amei, sem palavras. Muito imersivo. Senti a dor que a personagem sentiu, sua angústia, e ao mesmo tempo que torcia para que ela saísse dali, entendi sua dependência emocional. Gostei muito.

Juno.Cruvinel 03/12/2023

Leitura intensa
É inegável a qualidade da escrita da Simone.. nesse livro ela mostra toda sua intensidade. Eu gostei dos dois primeiros contos, o terceiro confesso que me cansei um pouco.

Danielayoshida 24/11/2023

?Durante duas semanas, não escrevi nada neste caderno porque o reli. E vi que as palavras não dizem nada. As raivas, os pesadelos, o horror escapam à palavra. Ponho essas coisas no papel quando retomo forças, no desespero ou na esperança. Mas a derrota, a degradação, a decomposição não estão marcadas nestas páginas. Além disso, elas mentem tanto, se enganam tanto!?
(p.151)

gabi 15/11/2023

Porque elas não fariam o que fizeram?
Esse livro traz 3 contos diferentes sobre mulheres que tiveram suas vidas viradas de cabeça para baixo e agora tem que lidar com isso. Nas situações descritas, as quais são bastante revoltantes e angustiantes, nosso primeiro pensamento é "meu deus pq ela continua vivendo assim??". Parece tão óbvio que a realidade retratada ali é algo problemático e que as soluções para os problemas dessas mulheres são tão claras que parece inconcebível que elas mesmas não percebam isso.
Antes de ler o livro, vi uma resenha que dizia o seguinte: leia esse livro sempre pensando "pq elas não fariam o que fizeram?". Acho que olhar os contos dessa forma nos faz compreender melhor os motivos por traz das atitudes dessas mulheres. Pra quem entende mesmo que o mínimo de teoria feminista sabe que acreditamos que as mulheres são criadas sob uma estrutura patriarcal que as ensina a viver sempre em função de proporcionar o melhor para os homens, muitas vezes deixando de lado os próprios objetivos, desejos e ideias. Pensando nisso, fica mais claro entender pq em "A idade da discrição" a mãe fica tão furiosa quando o filho decide desviar completamente daquilo que esperava-se para ele, afinal ela mesma foi ensinada que a responsabilidade da criação dos filhos era papel social da mulher, e portanto, um "erro" no comportamento do filho era "sua" culpa.
No segundo conto, "Monólogo", vemos o desespero e angústia de uma mãe que perde os filhos e o marido e se vê sozinha no mundo. Sem saber o que fazer dali em diante ela culpa todas as pessoas pelas coisas que lhe aconteceram, afinal ela dedicou tudo o que tinha para deixar sua família feliz e no fim não lhe restou nada, nem mesmo essa família.
No terceiro e último conto, "A mulher desiludida", somos apresentados ao diário de Monique, onde ela conta como se sente em relação a traição do marido. Com o passar dos dias vemos como gradualmente Monique passa a se culpar por não ter sido boa o suficiente como mãe e como esposa, apesar de todos ao seu redor dizerem que ela está enganada pois sempre foi uma pessoa alegre que iluminava aquilo ao seu redor. Ela passa a fazer de tudo para se tornar uma nova pessoa e conseguir reconquistar o marido. Em suas palavras: "Agora, tricotar, cozinhar, ler, ouvir disco, tudo me parece vão. O amor de Maurice dava importância a cada minuto de minha vida. Ela está vazia. Tudo está vazio: os objetos, os instantes e eu." Maurice, o marido, não consegue por um fim na relação pois tem medo de deixar Monique sozinha, já que ela havia abdicado de todo o resto para viver como dona de casa por ele. Minha primeira reação lendo os relatos de Monique foi acreditar que ela estava sendo ingênua e ridícula, afinal o marido estava traindo-a havia mais de 2 anos. Me lembrei então "pq ela não faria tudo o que fez?". Foi ensinada a vida inteira a fazer o marido feliz, cuidar da casa, dos filhos, e agora se achava um fracasso por ter falhado nisso e tentava desesperadamente conseguir tudo aquilo que perdera de volta.

Apesar de ser mais conhecida pelos livros teóricos, Simone de Beauvoir traz uma importante visão do que é ser mulher na sociedade neste livro de ficção. Achei genial a forma como ela construiu as histórias e usando como ponto de vista oq falei antes, entende-se o pq desse livro ser tão importante pro feminismo.

Aline Guedes 15/11/2023

Ainda estou meio sem palavras
Terminei essa leitura já faz dois dias e ainda não sei como escrever uma resenha sobre ela...

O impacto dessa leitura em mim foi além das minhas expectativas. A escrita é incrivelmente boa, mas além disso, os temas têm um peso absurdo, e foram abordados de uma forma que me impressionaram.

Cada história tem um tema central: a velhice, o luto, uma traição. Mas acho que não dá para generalizar dessa forma, seria muitos simples e injusto com a autora. É muito além disso. E reconheço alguns aspectos que se repetem nas histórias, como questões culturais, onde a mulher fica num papel limitado, a falta de sororidade, a toxicidade dos relacionamentos, e principalmente, o que mais chamou minha atenção, é como todas as personagens colocam a expectativa da própria felicidade no outro.

Essa última questão, para mim, é parte do que conecta as histórias. Essa coisa de colocar a responsabilidade das nossas realizações, das nossas alegrias, sempre no outro. Como se não pudéssemos sermos felizes e realizadas sem outra pessoa. Seja filho, marido, amiga, mãe, o que for. Essa dependência de aprovação, de acolhimento, de validação, que muitas vezes pode sim, vir de nós mesmas, e ser suficiente, foi o que mais mexeu comigo ao acompanhar as histórias.

Ver a dor das personagens ao perderem o afeto, o acesso a pessoas amadas, o respeito, terem dúvidas, se questionarem... Me fez refletir sobre muita coisa. Taí uma leitura para nos fazer pensar.

Simone de Beauvoir ganhou uma fã.

irys. 20/10/2023

La Femme rompue
Publicado em 1967 e segue tão vigente.
Retrata três histórias, em comum, mulheres cuja cólera, sofrimento e solidão são resultado do patriarcado.
Não há erro em ser a própria prioridade, em ser uma dona de casa, ter uma profissão, de ser casada ou solteira, muito menos em envelhecer.

Não nascemos mulheres e sim nos tornamos.

"A porta se abrirá lentamente, e eu verei o que há atrás da porta. É o futuro. A porta do futuro vai se abrir. Lentamente. Implacavelmente. Estou no limiar. Só existem esta porta e o que espreita atrás dela. Tenho medo. E não posso pedir socorro a ninguém. Tenho medo".

Dressinhadessa 11/10/2023

Olha vou te falar acompanhar essas mulheres do livro não foi nada fácil mas poderia acontecer com qualquer uma de nós somos feitos de revolução e crise existencial poeira de constante crise??
Fica a dúvida persistente que ninguém saberá responder...

Carolina2422 08/10/2023

Gostei da primeira história, AMEI a segunda, quase não suportei a terceira e terminei o livro querendo ler tudo da autora!

Evelyn Véras - 30/09/2023

?Como viver sem acreditar em nada, nem em mim mesma??

"Só quando se perde a ilusão é possível enxergar, sem véus, a precária e provisória condição humana que nos faz instáveis e condenados à degradação. "

"Criança, adolescente, os livros me salvaram do desespero: isso me convenceu de que a cultura é o mais alto valor, e eu não consigo encarar essa certeza com olho crítico."

"A eterna juventude do mundo me deixa sem ar. Coisas que eu amava desapareceram. Muitas outras me foram dadas."

"Que alívio! É tão cansativo detestar alguém que se ama!"

"Eles me julgam me condenam e nenhum deles me ouve."

"Em geral, a solidão não me amedronta. E até, em pequenas doses, me relaxa: as presenças que me são caras me sobrecarregam o coração."

jonesygirl 27/09/2023

Diferentes perspectivas da dor de uma mulher.
Os três contos se complementam muito bem ao descrever a angústia feminina que, em algum ponto, chega a parecer histeria. A dor de se perder, a dor de ser mãe, a dor da traição. O que mais me encantou na escrita da Simone foram os diálogos, e ela quebra isso no meio do livro ao fazer o monólogo incessante, sem pausas. Com certeza "A Mulher Desiludida" foi a história que mais me marcou. Abriu meus olhos e perspectivas sobre casar, ter filhos e a posição de ser uma esposa, tudo que vem acarretado ao casar, ter filhos, carreira... O fim do livro com o reencontro de uma filha muito racional com a mãe em um colapso mental mostra a parte da personagem que se exteriorizou quando sua filha saiu de casa. Muito bom. Gostei muito mesmo dessa leitura, pretendo reler no futuro.