A Mulher Desiludida

A Mulher Desiludida Simone de Beauvoir

Resenhas - A Mulher Desiludida

brilhinho 11/04/2024

A mulher desiludida.
De ideais sempre tão referenciados, esse foi o primeiro livro que li de Simone de Beauvoir. não me surpreende ser tão aclamada e tanto ter impactado a história. Simone escreve com clareza do que quer transmitir e faz-nos sentir a angústia de suas personagens. nos faz por vezes pensarmos tal qual a sociedade e logo após nos sentirmos como a mulher desiludida.
a solidão feminina. a mulher que se anula em prol da felicidade alheia e que nada a resta no final, porque nunca foi colocada em primeiro plano, nem pelos outros e nem por si própria.
confesso que o livro foi bastante denso para mim e me levou meses para finaliza-lo, mas as três histórias valem muito a pena.

Cibele.Aurora 10/04/2024

Fiquei sem ar
Simone tem uma escrita visceral e dedicada a fazer o leitor mergulhar nos sentimentos das personagens centrais dos contos. Você pode começar a nutrir um certo rancor de muitos que conhecemos durante a leitura. Se você for sensível a temas como suicídio repense bem antes de ler. É bem pesado.

CarolCaliopio 09/04/2024

A solidão de ser mulher
Os três contos desse livro são fortes e abordam como ser mulher implica em ?ser para o outro? e como a gente se perde, se apaga, se delisude, se dilui, sofre, quando esse outro se vai. Em ?A mulher desiludida?, há uma dor e uma solidão tão grande que cheguei a sentir fisicamente.

siririk 02/04/2024

Intenso!!
Esse livro me deixou desolada!!! O fato que muitas mulheres ainda hoje passam por situações parecidas com as das personagens é dilacerante!!
A mulher desiludida é meu livro favorito do ano. É tão incrível ver que mesmo nos achando diferentes, ainda sim, podemos estar fadadas a passar por situações que um dia juramos que nunca nos ocorreria.
Eu tive um leitura muito lenta no começo, mas conforme fui lendo eu simplesmente devorei o livro! Devorei-o tanto que nem queria terminá-lo.

nobodynocrime 30/03/2024

Toda mulher deveria ler
Como começo a falar sobre este livro? Definitivamente, é isso que eu quero quando começo a ler algo. Me esquecer do meu mundo, entrar completamente no das personagens, sentir o que elas estão sentindo. Consegui me conectar muito com as histórias, mesmo sem ter passado diretamente por algo semelhante, porém, como a autora retrata situações infelizmente ainda tão comuns hoje em dia, a gente facilmente consegue visualizar o que ela aborda. O livro passa por três histórias, vou falar sobre elas na ordem. A primeira história fala sobre expectativas que se têm sobre o caráter de um filho, e a decepção quando se vê que você, como mãe, não criou a pessoa que achava ter criado. Fala também sobre o envelhecimento, tanto como casal quanto individualmente. A segunda história tem como tema principal o luto, o sentimento de que ninguém ao seu lado se importa muito com as dificuldades que você está passando, e um arrependimento sobre quase todas as decisões que você tomou. A última história, que é a mais longa, é agoniante. A personagem se vê aos quarenta anos de idade, após vinte anos de casamento, traída (há quase 10 anos, diga-se de passagem). Mas antes fosse só isso. A coitada, lá pelos seus 20 anos, decidiu dedicar-se apenas à família, então, ao ser colocada nessa situação, sente que é muito tarde para mudar seus planos e iniciar uma vida profissional. Para piorar, aconselham ela a ter paciência, que o marido com o tempo iria perceber que esse caso era passageiro. Então, a partir daí, o marido começa a ver a amante com o consentimento da esposa. E assim que as coisas começam a escalar para o absurdo, não vou entrar em mais detalhes porque senão conto a história toda, mas senti tanto ódio desse cara e da amante que parece que eu era a corna.

não é a mitsu 26/03/2024

Interessante pra cacete.
São três história e em cada uma temos uma protagonistas passando por situações complicadas.

A primeira história eu gostei bastante, conta sobre os pais de esquerda e o seu filho que decidiu ser da direita. A protagonista nos mostra seu ponto de vida e passamos a sentir as emoções dela, principalmente a cólera e a angústia. Mas enquanto acompanhamos seus pensamentos também vemos e entendemos o ponto de vista dos outros personagens, a forma como ela idealizou a vida do seu filho, como ela queria que ele fosse aquilo que ela pensou que fosse, e o fato de ele ser o contrário foi um baque pra ela, e isso desestabilizou ela completamente, o otimismo dela foi por água abaixo, começa agora a ficar deprimida, vê a velhice com outros olhos, desanimada, angustiada e aborrecida, ela é uma mulher de muita convicção e essa mesma convicção fizeram com que ela fosse cabeça dura e não conseguisse enxergar as coisas por outras perspectivas, fico feliz que no final ela se pôs a refletir sobre suas atitudes.

A segunda história me deixou sufocada. Enquanto lia a história da protagonista eu a todo momento tentava entende-la, mas ao mesmo tempo em que via sua dor eu também via o quão ruim ela era. Teve uma infância difícil e quis fazer pela filha o que a sua mãe não fez por si, mas infelizmente acabou se tornando uma mãe narcisista, a sua filha de suicidou, ela está de luto mas a todo momento culpa a todos menos a ela, os pensamentos dela são bastantes conflituosos, muitas coisas que ela disse me fizeram ter raiva, e no final ela continuava sem aceitar o que tinha lhe acontecido. Em sumo essa história é bem ambígua, me deixou confusa, tentando entender a protagonista e ao mesmo tempo tendo raiva da mesma.

"A gentileza de Maurice é quase penosa: lastima o incidente de Nancy. Mas nunca mais me beijou na boca. Sinto-me uma perfeita miserável."

De longe a história que mais me pegou e me fez passa raiva. Logo no início eu fiquei puta com o Maurice pela traição, e mais puta ainda com a protagonista por ter aceita aquela situação, tudo isso por causa do conselho de sua amiga, que passou por uma situação parecida, mas as circunstâncias eram totalmente diferentes. Então vamos lendo e vendo a relação deles só piorando e no começo a corna ainda estava indo bem, fudid* psicologicamente sim, mas o marido ainda a conseguia driblar. No decorrer da história temos a crise da identidade, e lemos que ela abdicou de sua vida para se dedicar totalmente ao marido, jovem e idiota achou que o amor iria durar para sempre, ela teve sim uma certa dependência emocional no marido, pois a situação em que ela se colocou foi angustiante, ela mesmo chamou-se de "capacho", e infelizmente foi o que aconteceu. Perto do final eu já estava desesperado em como ela foi se acabando, por mais que tenha buscado ajuda ela não quis enxergar que a relação que ela tinha com o marido era problemática para ela, então vemos ela literalmente definhar. Desse casamento vemos as filhas como espelhos, a mais velha seguiu o mesmo caminho da mãe, parou seus estudos e se dedicou a vida de casada (meu medo é que ela passe o mesmo que a mãe), já a mais nova vemos o completo oposto, ela viu como a vida que sua mãe levou no casamento iria lá na frente fazer-lhe e foi por outro caminho, tornando-se até mesmo "má" na visão da sociedade.

Enfim, essa história começou me angustiando e terminou me deixando da mesma forma, ao todo me fez refletir bastante e me deixou muito intrigada pelo ponto de vista das protagonistas. Foi um bom livro.

gabriel.a.brumatto 24/03/2024

A Mulher Desiludida - Simone de Beauvoir
Este é o primeiro livro que leio da escritora e filósofa francesa Simone de Beauvoir, grande influenciadora do movimento feminista ao redor do mundo com suas teorias filosóficas e políticas. Mas, não entrarei neste mérito, pois nesta resenha, trato da Simone ficcionista.
Esta edição de "A Mulher Desiludida" traz três contos escritos por ela, sendo eles: "A Idade da Discrição", "Monólogo" e "A Mulher Desiludida", que dá título à este livro. Todos os contos têm um qualidade inegável de escrita e enredo, de forma que a leitura é realmente muito prazerosa. De todos eles, o que mais gostei foi "A Idade da Discrição", pois achei simplesmente genial.
Enfim, termino esta curta resenha dizendo que adorei o livro, e que com toda a certeza, lerei mais obras escritas por Simone de Beauvoir, incluindo suas obras filosóficas. Recomendo a todos que façam a leitura, pois é uma obra que é de grande valia em um bom repertório literário.

Alana 23/03/2024

Parece que a leitura desse livro durou uma eternidade, porque foi tudo muito denso para mim, desde a escrita até o tema; essa coisa de dedicar toda uma vida a amar um marido e basear toda a sua felicidade nisso é algo que me deixa doente, então acompanhar toda essa dependência emocional das personagens foi desesperador. Eu gosto da reflexão que a obra deixa, mas acompanhar as histórias foi agonizante.

Tali 15/03/2024

A mulher e outro(s)
O desejo da mulher voltado para o outro.
Desolador muitas vezes perceber a entrega e o esvaziamento de si.
A má fé e peso das questões culturais, o entendimento sobre o amor e a família.
A dor se torna palpável, o não se reconhecer quando o outro se vai.
A ilusão da durabilidade, quando o nosso próprio corpo nos mostra a degradação.
Arrebatador, em especial no capítulo que dá nome ao livro A mulher desiludida.
Que vontade que deu de dar um abraço em Monique.

?As vezes chegamos tão no fundo do poço, que só resta subir? . ? a única porta que nos espreita é o futuro?.

Pedro murangu 14/03/2024

Gostei da leitura, esperava um pouco mais. As primeiras histórias são bem interessantes, mas a última se arrastou demais. Porém é importante entender o cenário que essa obra está contextualizada, num mundo sem direito para as mulheres e com muito machismo. Vale a pena a leitura e também existem outras importantes também

Tori Rios 08/03/2024

Somente Simone me faria odiar o casamento alheio
Não demorei nem dois dias inteiros para terminar o livro. Uma experiência que me transcendeu. Eu, sensível como sou, não conseguiria passar pela obra de cabeça baixa, esperando que ela me impactasse aos poucos, eu sabia perfeitamente o que me esperava quando abri a primeira página. Socos, golpes, chutes, pontapés, e por ultimo foi como se tivesse cuspido na minha cara. Como eu posso ter ficado tão amargura com um casamento que nem é meu?

A esposa? Uma coitada. O Maurice? Um arrombado. A Noelle? Uma puta.

Thais645 05/03/2024

"É na velhice que os fantasmas do arrependimento e da culpa costumam aparecer com mais frequência. Quando se chega a um tempo no qual o que ainda falta viver é muito menos do que o que já se viveu, o passado, as memórias e as escolhas que não foram feitas invadem o presente e exigem uma injusta prestação de contas para a qual dificilmente nos preparamos".

Helena B. 28/02/2024

Primeiro livro que li da Beuvoir e devo dizer que fiz a escolha errada, minha culpa. Nunca gostei de ouvir ninguém choramingando no meu ouvido por muito tempo sobre macho que não presta e fui ler um livro que só tem isso. Terminei o livro na força do ódio.
Óbvio que vou dar chance pra outros livros dela, mas com certeza vou ler a sinopse antes.