A Mulher Desiludida

A Mulher Desiludida Simone de Beauvoir

Resenhas - A Mulher Desiludida

Beatriz3345 07/09/2019

Meu primeiro livro da famosíssima Simone de Beauvoir.
Qual foi minha surpresa ao ler as três primeiras linhas, foram elas que me sequestraram da minha rotina, nos intervalos das aulas da faculdade, no ônibus em pé, quando chegava em casa 22h... a única coisa que queria saber era dessa obra-prima.
Não sosseguei até reler algumas partes e até não ver o fim! Mas agora são 2h45 da manhã e cheguei ao tão ansiado final, infelizmente.
Nessa obra acompanhamos 3 histórias, cada uma independente da outra.
A última foi a mais tocante para mim, logo, foi a mais difícil de terminar.
Não tem como falar das histórias sem contar algo muito importante, então apenas recomendo do fundo do meu coração esse livro. É impossível se decepcionar...

Marolis 17/03/2020

A mulher desiludida
- Este livro vem nos trazer três contos de mulheres, uma diferente da outra, mas com muitas coisas em comum.
O primeiro conto chama ?A idade da descrição? onde a protagonista faz considerações sobre a sua vida e principalmente sobre o filho, pois ele tem muitas opiniões diferentes da mãe. Ela decide trilhar um caminho profissional ao qual ela não esperava, pois sempre se dedicou e sonhou a vida dele e quando ele escolhe outro caminho, ela se sente injustiçada, triste, abandonada.
O segundo conto é um monólogo, é sobre um mulher que teve dois casamentos fracassados e também perdeu sua filha, que se suicidou.
O terceiro conto e mais longo é com o título ?A mulher desiludida?. Sobre uma mulher que descobre que está sendo traída, o marido conta para ela onde ela acaba aceitando essa relação, e também mostra o desprezo de suas filhas em horas muito importantes de sua vida.
______________________________________
- São três contos de mulheres fortes, maduras, que pensam no passado e repensam em suas vidas. Vivências de solidão, algo que chega ser tão pessoal é tão forte que ninguém que nunca passou compreende.
Eu nunca li conto, mas amei conhecer e também ler Simone de Beauvoir. Me trouxe forças e pensar no que muitas mulheres pensam e passam em sua vida e como é difícil recomeçar.

site: https://www.instagram.com/temsabordoqueresenhas/

Nadine Hoffmann 07/07/2020

Apenas o primeiro conto me prendeu. A capa dessa edição, com a pintura do Hopper, faz muito sentido ao conteúdo do livro.

Carolina 09/05/2021

#13 Gostei demais, recomendo.
?A mulher desiludida? de Simone de Beauvoir é uma obra de ficção formada por três contos contemporâneos, apesar de escritos há mais de 50 anos. As protagonistas têm em comum o fato de serem mulheres maduras, pertencentes à sociedade burguesa francesa, com intelecto cultural aguçado e que estão atravessando momentos difíceis de suas vidas nos campos sentimental, familiar e/ou profissional.
Muitas idealizações femininas são desmistificadas nesta obra. Beauvoir mostra de maneira profunda, realista e direta que, apesar de termos conquistado muitos direitos ainda há muito a ser alcançado. Grande parte dos sofrimentos femininos se devem à sobrecarga de expectativas atribuídas pela sociedade. Esta necessidade de aprovação constante coloca a felicidade das mulheres nas mãos de terceiros.

Nilson 15/12/2021

LEITURA PARA MULHERES DE MEIA IDADE.
Fui levado a leitura deste livro pela curiosidade. Os dramas existenciais de quem já viveu 70% da vida. Dramas meio autobiográficos. O último bem cansativo e irritante, pela complacência da esposa em aceitar a convivência do marido e sua amante. Acredito que seria uma leitura bem útil para mulheres de meia idade.

Carol Bazanini 14/01/2022

Uma boa experiência
Confesso que criei expectativas muito altas em relação a essa leitura, o que nunca é bom. Quando li a sinopse pensei que o livro trataria de histórias cotidianas mas com um viés filosófico, suscitando algumas reflexões sobre a nossa sociedade e como as mulheres eram tratadas no século XXI. O que não foi o que aconteceu? mas tampouco o livro não deixou de ser bom por isso.

Odiei o primeiro conto em um primeiro momento, passei tanta raiva que pensei seriamente em abandonar a leitura - não gostei da forma como ele foi escrito, a personagem tomava decisões muito extremista e tinha reações muito contraditórias, tanto que achei que a autora não escrevia bem. Mas, ao finalizar o livro entendi que isso retratava a personalidade DELA, seus sentimentos e o modo como ELA via o mundo, e passei a ter uma visão diferente sobre o enredo.

O segundo conto foi um pouco melhor. Por mais que tenha tido um pouco de dificuldade com o fluxo de consciência e a pontuação, entendi que esse estilo foi necessário para representar a mente da personagem, que se encontrava extremamente conturbada e ?fora do eixo?.

E, por fim, o último conto. Sem dúvidas o meu favorito, não conseguia parar de lê-lo e a estória me despistou vários sentimentos. Aqui vamos acompanhar o diário de uma mulher que descobre estar sendo traída pelo marido e de certa forma aceita isso. Eu fiquei desconcertada em vários momentos, queria pegar na mãozinha dela e falar ?senta aqui, vamos conversar - seu marido é um lixo humano?. É horripilante perceber o quanto ela se humilhava por ele e se diminuía como mulher, não reconhecendo seu valor e a homens como deveria ser tratada.

Veredito final: apesar de alguns percalços, vale muito a pena a leitura. Principalmente o último conto, ele é realmente maravilhoso e, infelizmente, muito real.

Leo 08/03/2022

Sem dúvidas o livro é perfeito, a forma como Simone escreve Literatura faz com que sejamos sempre afetados a cada obra. O livro é dividido em três ensaios, e ambos manifestam experiências vivenciadas pela autora e por milhares de mulheres, questões sobre as inseguranças perante a velhice, relacionamento abusivos, perdas, reencontros consigo mesma. Ela nos faz mergulhar em seus próprio personagens, as angústias, as alegrias, o desespero, um redemoinho de sentimentos.

Gi 20/04/2022

3 contos interessantes
O livro trás 3 contos que abordam o tema do envelhecimento da mulher e como ela lida com isso. O terceiro conto é o que dá nome ao livro. Eu gostei mais do primeiro.
Cada história nos mostra uma mulher diferente e como elas lidam com o passar dos anos: os relacionamentos, as perdas, as mudanças no corpo, a saída dos filhos de casa, traição, entre outras coisas. A não aceitação de muitas coisas e mudanças em suas vidas e nas da que as cercam, como a família e amigos.
O terceiro conto, em que Monique de 44 anos descobre que o marido tem uma amante de 38 anos é o mais complicado, porque isso acontece justamente quando ela não tem mais as duas filhas em casa visto que uma se casou e a outra foi morar em Nova Iorque. Ela sofre sozinha durante meses com as mentiras do marido e chega a conclusão de que não é inteligente e que foi traída por sua própria culpa. Por fim, ele diz que não deseja renunciar à amante e se divide entre as duas mulheres passando dias na casa da amante, viajando com ela e ao mesmo tempo mostrando piedade da esposa.

Luiza Bugelli Valença 23/04/2022

Um retrato nu e cru sobre o envelhecimento feminino
Sempre digo que o melhor presente que se pode dar à alguém é um livro. Afinal, que presente mais incrível pode-se dar a alguém além de um novo universo a ser desbravado? Este livro, ?A Mulher Desiludida?, foi um presente extremamente assertivo de um novo amigo, que guardarei com um carinho especial na minha estante.

Além de ser escrito pela diva Simone de Beauvoir, a obra relata de forma nua e crua,na forma de 3 contos, os sentimentos de mulheres que estão passando por situações diferentes, porém possuem a mesma faixa etária. Entre as linhas deste livro, é possível observar as dificuldades de envelhecer sendo uma mulher: a sociedade não aprecia mais sua beleza, como era feito antes, ou não há mais papel no mercado de trabalho, e ainda os filhos crescem e há a possibilidade de enfrentar problemas no matrimônio.

?A Mulher Desiludida?, narra não apenas com palavras, mas com sentimentos reais. Parece que a autora de fato viveu tudo aquilo que escreve no papel. O relato lúcido, faz o leitor refletir sobre sua própria vida (como eu trato as mulheres a minha volta?) e sobre como as mulheres mais velhas são tratadas em uma sociedade que valoriza tanto a ?eterna juventude?. A indústria cinematográfica, a indústria da beleza, a indústria do mercado de trabalho, tendem a valorizar cada vez menos mulheres mais velhas; o que, se for pensado racionalmente, é um absurdo. Mulheres mais velhas tendem a ser mais sábias e a fase da maioridade mais madura, no momento, é mais duradoura que a dourada juventude, sendo assim, há um desprezo pela maior parte da população feminina. Mas leitor, ainda há tempo para mudar este cenário!

Recomenda-se esta obra para os que visam refletir sobre como as mulheres mais velhas são tratadas pela sociedade ocidental e para os que desejam entrar em contato, de forma mais suave e reflexiva, com a ideologia feminista.

Sebostian 06/06/2022

Pessoalmente tocado
Uma mulher intelectual que põe os pés na terceira idade. Uma mulher que perde a filha e está a ponto de se perder. Uma outra mulher que, após viver em prol da família, descobre mentiras do marido. Três histórias, três personalidades distintas como narradoras, escritas por uma única pensadora fantástica. Simone de Beauvoir, de maneira um pouco poética e bastante filosófica, retrata em "A Mulher Desiludida" o tema do envelhecer feminino e o peso que é dado às mulheres (principalmente mães) na sociedade.
Os contos, que embora relativamente pequenos e não possuírem um consórcio de continuidade ? tendo como cerne a ruptura da realidade "perfeita" das personagens ? são totalmente profundos e necessários, um ao outro, em minha visão. A preocupação do futuro, do passado, a perda de amor à vida e o que nos é cobrado de nós mesmos, tudo em sinfonia para a obra obtida.
Quase fiquei louco, confesso que chorei no final, e apesar de não sentir o fardo da vivência de uma mulher, é ainda possível se identificar com alguns pontos e se emocionar bastante com a leitura. Nunca pensei que leria Simone de Beauvoir, gostei muito de seu jeito de "brincar" com as letras e estou maravilhado com o que encontrei.

Cris609 15/06/2022

O livro, escrito em 1967, reúne três histórias independentes narradas por suas protagonistas. Por trás dos relatos e do enredo ficam transparente a força do machismo e a misoginia sorrateiramente disfarçada.

Nem todos que sofrem ou sofreram relações como essas conseguem identificá-las. Mas o sentir, depois da leitura desse livro, vai falar mais alto. Garanto.

Talvez se você, homem, lesse essa obra escutaria uma história sem grandes emoções. Julgaria a atitude das personagens. E, até mesmo, acharia um pouco chato. Mas, nós, mulheres nos sentimos enjoadas, angustiadas, revoltadas ao ver que mais de 50 anos se passaram e as três histórias continuam atuais.

Ainda há um caminho longo para que o patriarcado se desfaça. O primeiro passo é identificá-lo e entendê-lo para, finalmente, enterrá-lo. Enquanto isso, com fé e luta, esperaremos ansiosamente o dia do seu sepultamento.

Sejamos feministas.

13/06/2023

Três historias, três mulheres diferentes que vivem as consequências das ações inevitáveis do tempo e das escolhas. Um tema universal tratado de forma brilhante e sensível, mas com uma profundidade de tirar o fôlego! Livro indispensável para o repertório, além de ser uma boa maneira de adentrar no universo de Simone Beauvoir ??

Gusma 14/07/2023

"Como eu gostaria de me ver com outros olhos que não os meus
É incrível como em poucas páginas a gente consiga adentrar tão profundamente nos personagens.

São 3 narrativas diferentes, que trazem o íntimo de mulheres lidando com suas questões e que todas acabam passando pela categoria da idade. As prisões de ser uma mulher "madura" e ter que se encaixar em um padrão de comportamento, que essas personagens acabam fugindo dessa norma, por não estarem bem. Por serem adultas com muitas dores e marcas pra lidar.

Esse livro traz muitos pensamentos e auto reflexões que são interessantes de refazer ao longo da vida. Nesse sentido, que digo que é um livro pra ter na estante e reler quando for necessário.

"Meu deus, uma vida tão plana, é clara, decorre naturalmente quando tudo vai bem. E basta um esbarrão. Descobre-se que é opaca, que não se sabe nada sobre as pessoas, nem sobre si próprio, nem sobre os outros: o que são, o que pensam, o que fazem, como nos veem."