Do socialismo utópico ao socialismo científico

Do socialismo utópico ao socialismo científico Friedrich Engels

Resenhas - Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico

Manu368 31/07/2023

Livro bastante informativo e resumido sobre quem quer saber como se introduziu a discussão sobre o socialismo utópico e a sua transição para o socialismo científico. Achei bastante interessante saber um pouco mais sobre o pensamento dos socialistas utópicos sobre pautas da época.

Pietro. 30/07/2023

Livro essencial para quem busca compreender o socialismo e o Marxismo como um todo, expõe os pensamentos principais da filosofia marxista como a dialética e o materialismo de forma que não fiquei complexo para quem não faz a menor ideia do que isso seja, demonstra a diferença do socialismo utópico para o científico e no final explica a relação de produto e produtor.
Um livro fácil de ser digerido e entendido.

Karen 18/07/2023

Para estudo de direito
Foi legal, mas ao mesmo tempo chato e complicado!
Acho que a parte ruim desse livro é porque tem várias ideias ao mesmo tempo, não a linguagem em si.
Outra coisa é que não consegui ver onde o socialismo dele é científico, mas depois entendi com ajuda da prof.

Magne 13/07/2023

Texto curto e perfeito, Engels alude cada percalço dos pensadores anteriores que, sem um método científico que só foi desvelado por ele e K. Marx, os chamados utópicos patinavam mas pouco conquistavam. A partir do materialismo histórico científico, toda a importância da revolução ficou clara. Engels monta a história da ferramenta revolucionária erigida por essa dupla poderosa.

JoAo.Nhan 01/07/2023

Nunca consegui ler livros de história/política muito antigo, por isso agradeço ao podcast dos camaradas da Soberana, o Audioteca Crítica pelo áudio livro excelente.

O livro em si vem pra rebater a falácia da direita (principal liberal) que o socialismo é utópico, o socialismo é científico. O socialismo não vai nascer da noite pro dia, ele vai nascer a partir da análise crítica da sociedade e tomada de consciência pelo proletariado, a famosa consciência de classe.

Ps: li esse livro ouvindo e lendo ao mesmo tempo, recomendo isso pra quem tem o livro em mãos, vai tornar oque é dito no áudio livro muito mais fácil de entender.

Maria 27/06/2023

"Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico é um livro de Friedrich Engels publicado em 1880. O livro na verdade corresponde aos três primeiros capítulos do livro Anti-Dühring que Engels publicou em 1878, polemizando com o filósofo Eugen Dühring."
Livro mto bom pq destrói aquela ilusão que o socialismo é algo utópico, imaginario e sim algo justo

lumcadi 17/06/2023

Com exceção do prefácio a edição inglesa, que é tão arrastado que me vi obrigado a pular pra não desistir de novo do livro, é uma leitura fluída e com muita exposição dos conceitos filosóficos e políticos do socialismo científico.

lissamed 01/06/2023

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico - Friedrich Engels
Do socialismo utópico ao socialismo científico é uma das exposições mais simples e claras já realizadas da teoria socialista de Friedrich Engels e Karl Marx. Em três capítulos concisos, Engels aponta a distinção eststasntre o método científico do marxismo e os pensamentos socialistas anteriores. A primeira parte da obra é dedicada ao socialismo utópico, ainda focado na mudança de mentalidade para a superação das relações de produção sem considerar as bases materiais para que essa mudança ocorra.

Assim como ''O Manifesto Comunista'', esta obra traz uma ideia acessível e resumida da teoria marxista de fácil compreensão. Principalmente, pois a escrita de Engels é bastante objetiva e direta. Esse livro, de maneira geral, me fez entender melhor sobre a transição do socialismo utópico ao socialismo científico.

gab 25/05/2023

O melhor trabalho de Engels e um excelente livro pra quem quer começar a aprender sobre socialismo e comunismo.

Clara 21/05/2023

ótimo livro pra começar a entender a origem do pensamento socialista, algumas vezes um pouco difícil de acompanhar, porém curto e direto, muito didático

JoAo366 18/05/2023

Historiografia do pensamento socialista?
Achei uma leitura mais difícil do que eu esperava, pois é bastante ligado a filosofia, principalmente alguns pensadores da revolução francesa. Porém, com um pouco mais de esforço, se torna uma leitura muito proveitosa para entender o materialismo histórico dialético, além de termos contato com pensamentos de vários filósofos (coisa que eu particularmente estava buscando) ao longo da leitura. É um livro que nos mostra a historiografia do pensamento socialista, se é que podemos assim dizer.

luiza.caires0 14/05/2023

Uau!
a escrita de Engels é mto objetiva e direta, me deixou fascinada! Diferente de quando li o Manifesto, eu consegui entender mais coisas, só q inevitavelmente, eu me perdia algumas vezes.
o livro em geral fala sobre como funciona tanto o socialismo utópico, quanto o científico, de uma forma simples, mas mto bem elaborada e rica em informações.
engels faz análises excepcionais e merecia mto mais reconhecimento, com crtz é um livro essencial pra qm quer entender mais sobre o socialismo.
me sinto super inteligente dps dos choques d realidade durante a leitura, amo ????

maria 10/05/2023

Confesso que me perdi um pouco nas primeiras páginas pela estrutura textual mas o engels escreve de forma muito simples o que foi fantástico ao decorrer da leitura ?

jessiereputation 08/05/2023

A revolução não é opcional, é necessária
O capitalismo falhou, falha e falhará em cada uma das sociedades a onde ele colocar os seus tentáculos, que se baseiam na expropriação e na exploração do homem pelo homem. É isso que nós combatemos.

Gomezzzz0 01/05/2023

Perfeito
Melhor livro que já li sobre os pilares do método marxista à respeito do modo como se vê a dinâmica do trabalho
Claro, desconsiderando o Manifesto