Do socialismo utópico ao socialismo científico

Do socialismo utópico ao socialismo científico Friedrich Engels

Resenhas - Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico

gablues 20/04/2022

tava sem avaliação
mano n curto dar nota pra livros de nao ficção ....mas foi um livro daora mt bom pra quem ta começando a aprender agr

Sakurazuka 14/04/2022

É aquilo né, em mais de 200 anos quase nada mudou e não parece que vai mudar tão cedo, mas ainda seguimos lutando para as pessoas terem consciência de classe e seguir lutando pelos seus direitos básicos de sobrevivência.

victoria 07/04/2022

Pra falar a verdade, foi um pouco complicadinho de ler, gosto muito de política e adoro ler livros do tema porque assim aumento meu conhecimento no assunto, mas esse aqui e todos do Engels no geral, acho mais complicados. É uma leitura bem informativa e até que rápida já que tem poucas páginas, tenho certeza de quando tiver mais idade vou compreender melhor!

jag. 28/03/2022

MTO PIKA!!!
fundamental na assimilação e compreensão do marxismo. Necessário pra toda e qualquer pessoa q queira ter algum entendimento sobre.
Apresenta muitos bons conceitos, como, exercito industrial de reserva, anarquia social da produção etc. realmente mto bom e necessário!!! leiam!!!

maducfe 21/03/2022

Por ser uma leitura meio técnica, tive algumas dificuldades para me achar na leitura. mas extremamente necessário e informativo

SasaWene 15/03/2022

Achei este livro incrivelmente interessante, confesso que quando comecei achei que iria abandonar por ser chato mas foi uma leitura boa. Ele é ótimo para conhecer realmente o socialismo e também conhecer Marx e Angel's. Se você estiver interessado em política este é um bom livro.

Murilo 27/02/2022

Neste livro Engels desenvolve um pouco mais as ideias debatidas em O manifesto comunista. Com este livro Engels tinha o objetivo de esclarecer algumas ideias a respeito do comunismo que estavam em circulação na época.

jhagmolina 31/01/2022

Texto de referência a qualquer estudioso do Socialismo
Engels expôe neste texto a visão contruída por ele e por Marx das grandes diferenças entre os primórdios do socialismo primitivo, pré existente à constituição das classes, depois com o socialismo utópico e por último constituindo uma fase mais avançada do socialismo científico, onde são identificados: o motor da história que é a luta de classes, o reconhecimento da mais-valia como fator de exploração da força de trabalho e com a sua concepção geral como mercadoria, fator este que aliena a classe trabalhadora do que ela produz.

Zoppo 08/01/2022

Excelente para começar a se aprofundar no marxismo.
Aborda diversos assuntos, do campo histórico, social e econômico de forma profunda, sendo simples sem ser simplista. Um livro que pode ser muito bem a 1a leitura de alguém que quer entender o marxismo.

Gisele 17/12/2021

Leitura um pouco difícil, mas essencial para compreender o socialismo científico, além da utopia já tão fragmentada.

Marcelo Duarte 15/12/2021

Considerações sobre o livro
O livro é absurdo em diversos aspectos que se propõe explicar usando o método do materialismo histórico. Abaixo listarei os principais, por serem as ideias-coração da argumentação do autor.
1. Engels afirma que na Idade Média, o que determinava a posse de alguém sobre algo, era o trabalho que alguém exercia sobre alguma coisa. Portanto, a partir do momento que a produção passou a depender de mais pessoas, e passou a ter vários processos até se tornar um produto final, todos os trabalhadores envolvidos devem ser considerados, de fato, donos do produto. Tal argumento é falacioso, pois não se segue da premissa. Nem poderia, pois mesmo se o considerássemos, ele se refutaria, pois o exemplo da Idade Média que ele usa, é um depoimento contra a construção de seu argumento. E, além disso, N. Stephan Kinsell, em seu livro-tratado “Contra a Propriedade Intelectual”, nos informa o seguinte “Ninguém cria matéria; apenas se manipula e lida com ela de acordo com leis físicas. Nesse sentido, ninguém de fato cria algo. Meramente se rearranja matéria em novos arranjos e padrões”. Se o argumento materialista insistir nessa ideia, Bastiat, e outros liberais, têm uma resposta direta e reta a esse pensamento, demonstrando que estão enveredando em um ambiente escorregadia e que vão cair, pois suas teorias não se sustentam.

2. A modernização do maquinário cria um exército industrial da reserva;
Outra mentira, a qual Frédéric Bastiat em sua obra “O que se vê e o que não se vê”, já demonstrou ser uma falácia de quem não entende de economia, e que vê apenas o que está a frente do seu nariz, e não consegue ir além.

3. Engels usa a figura do Estado nessa obra, mas na sua obra “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado, não consegue dizer qual a real origem, uma vez que nessa obra ele diz, no início, que a origem se deu por motivo A e, próximo ao final, diz que é por conta de B. Ainda crê que o Estado é uma criação capitalista...

4. Engels diz: “Enquanto o trabalho global da sociedade der apenas o estritamente necessário para cobrir as necessidades mais elementares de todos, e talvez um pouco mais; enquanto, por isso, o trabalho absorver todo' o tempo, ou quase todo o tempo, da imensa maioria dos membros da sociedade, esta se divide, necessariamente, em classes”. Ele fala como se na economia planificada socialista não houvesse distinção entre os camaradas. Como o registro histórico nos mostrou, uns poucos continuarão em cima e a grande maioria continuará por baixo, mas privada do direito e da oportunidade de tentar se erguer.

5. Engels diz, acerca dos proletariados que julga maioria: “[...] à grande maioria constrangida a não fazer outra coisa senão suportar a carga do trabalho, forma-se uma classe que se exime do trabalho diretamente produtivo”. Talvez essa uma das poucas coisas que ele escreveu que eu concorde nesse livro. Realmente, esse pensamento esquerdista, transformou potenciais trabalhadores com enorme potencial de produção em miseráveis que se eximem de dar duro, pois preferem sombra e água fresca, pois alguém os disse que assim mereciam, que tudo cairia do céu burguês, basta apenas saquear.

Engels diz: “Condenação do operário a ser assalariado por toda a vida. Antítese de burguesia e proletariado”. Engels, afirma que essa mudança da produção - que ele chama de mudança de produção individual para a produção social, onde no modo social, há muitos involvidos, mas apenas o burguês, é considerado dono no final do processo - é responsável por condenar o proletário a vida toda a trabalhar por um salário! O que não é verdade, numa sociedade de livre mercado, todos podem criar uma empresa e competir por seu espaço no mercado, como qualquer capitalista – os quais são criticados por esse movimento – faz. Mas eles querem? Claro que não! Mais fácil é tomar a propriedade alheia e dividir com os camaradas!
6. Engels diz: “A realização desse ato, que redimirá o mundo, é a missão histórica do proletariado moderno”. Se Engels, apenas soubesse que seus camaradas não buscam mais essa redenção, mas sim lutam pela manipulação/deturpação da linguagem, desigualdade entre os sexos, submissão desleal em todas as relações da sociedade entre os sexos, descrença na verdade, mesmo a absoluta, que era defendida com unhas e dentes pelos seus camaradas pioneiros e subsequentes, fragmentação em minorias que nunca tem fim, pois sempre subdividem as minorias em infinitas células, o abandono e repúdio da razão e da ciência como crivo da verdade e bom-senso. Enfim, se ele soubesse que as mesmas armas usadas para atacar seus adversários, são armas que também as fere, e que além disso, renega suas bases no socialismo científico, ele estaria desolado. Com total certeza, estaria se revirando em seu túmulo, em completa agonia e desprezo, por essa geração perdida, mesmo para um depravado radical, como Engels e Marx!
Esse são alguns pontos, que eu, como alguém de viés mais a direita, tenho percebido na leitura e a discrepância entre o ideal apresentado na dialética materialista de Engels e Marx e a geração leite com pera que essa ideologia – ao ser deturpada (não que o fato de ser deturpada seja muito significante, pois era uma merda desde o começo) criou. Pois lembre-se: sempre que se chega ao fim do poço, a humanidade sempre pode cavar mais um pouquinho!

Gislaine.Novello 24/11/2021

Definitivamente o pontapé inicial para fervorar o sentimento de revolução em cada um de nós. Engels tem uma escrita razoavelmente mais popular que Marx, o que facilita muito a compreensão do método dialético. Um livro pequeno, mas que diz muito.

Hofschneider 16/10/2021

leiam engels
esse livro eh um resumo da teoria marxista, do materialismo histórico dialético, dos socialistas utópicos que fizeram surgir as primeiras teorias. fala de história, filosofia, economia e política de uma forma muito condensada e certeira. impressionante o tanto de informação em tao pouco tempo que engelns consegue colocar aqui. esse livro eh tambem um folheto que circulou na Europa tirado do livro anti dhuring, que eh um livro que crítica um socialista do partido alemão que criou um sistema filosófico para trazer seguidores do partido para si, foi impedido pelo primeiro marxista do mundo: engels.

Ricardo Vinicius 12/10/2021

Simplesmente perfeito!
Admito que fiquei um pouco perdido no começo do livro devido a linguagem muito especifica, mas foi passageiro,o livro em si se tornou bastante autoexplicativo,embora seja importante já saber de alguns conceitos básicos,o livro foi bastante proveitoso e essencial pra quem interesse em entender mais a fundo o significado das teorias que sustentam o marxismo,excelente!!!

Nanda 04/10/2021

Básico mas é uma boa leitura introdutória, recomendo para quem esta começando a estudar o socialismo agora