Do socialismo utópico ao socialismo científico

Do socialismo utópico ao socialismo científico Friedrich Engels

Resenhas - Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico

Vinana 14/03/2023

Medley Histórico
Aqui, Engels faz uma grande linha do tempo, desde os primórdios das ideias comunistas mais utópicas e cheias de falhas, passa pelo nascimento do capitalismo e todas as contradições intrínsecas a ele, e finaliza com a solução dessas contradições, que é a revolução proletária. O livro é ótimo, e pra quem gosta de história é maravilhoso, parabéns Frederico ???

Miguelhsouza 03/03/2023

Do socialismo utópico ao socialismo científico
Uma leitura meio densa mas necessária pra toda pessoa que se interresse pelo assunto (ou até mesmo pra criticar se for burro)

Fabíola 01/03/2023

Uma boa introdução ao socialismo (:
A escrita de Engels é bem acessível, recomendo para quem deseja iniciar os sobre o tema.
Fabíola 01/03/2023minha estante
os estudos *

MarcosK 14/03/2023minha estante
Engels, o didático.

Jean.Piovesan 01/03/2023

Impecável
Ótima leitura, tudo devorado em algumas horinhas. Com sua explicação nos leva ao surgimento do socialismo utópico enquanto apresenta o socialismo científico de forma magnânima, bela contextualização em seu conteúdo simplesmente necessário a todo aquele que deseje ser introduzido ao marxismo-leninismo

Jikkan 27/02/2023

Pequeno Engels fazendo tudo
Nesse livro Engels traz muitos fatos históricos detalhados que fazem parte do nascimento do capitalismo. Revoluções, Relações com a Igreja, o antigo Socialismo Utópico dentre outras coisas mais.
Dei 4,5 só pela introdução que é ENORME, consome 50% e básicamente diz tudo oq Engels vai falar mais pra frente, com poucas exceções que contribuem.
A parte do Engels é fluida, mas pelo desgaste da introdução alguns assuntos ficaram batidos. Traz muitas informações importantes e é um objeto de estudo maravilhoso.

livia1236 25/02/2023

Engels???
Muito bom!!! Esse livro clareou minha mente, ele explica tudo muito bem, é muito fácil de ler e entender.

Batatinhagelada 16/02/2023

O livro pra entender materialismo histórico dialético
Esse livro é sensacional, consegui entender materialismo histórico dialético em sua grande base, muitas coisas fizeram mais sentido pra mim com a leitura. Engels escreve muitíssimo bem e de forma muito fluida, cheguei a marcar quase o livro todo de tão vidrada que fiquei.

GordnFreeman 13/02/2023

Livro muito bom
Livro muito bom, a construção dos socialismos descrita por Engels, permite uma compreensão muito boa do nascimento do socialismo que conhecemos hoje. E o bom é que o livro é fácil de entender

Andra265 10/02/2023

Necessário.
Uma obra revigorante que traz de forma clara conceitos, com seus contextos, que são de extrema importância para a luta de classes. É uma ótima e simples introdução.

A maior beleza desta obra já está em seu título. Trata-se da exposição simples e direta da realidade, monstra do como o socialismo deixou suas raízes ideais e imaginárias e passou a ser plenamente pautado na realidade.

Leitura obrigada.
Recomendo muito.

queimaminhaderme 08/02/2023

Isto não é uma resenha ou talvez seja
Enquanto lia eu ficava me perguntando o motivo das pessoas terem tanta repulsa a livros do Engels e Marx, no final de uma reflexão tive a resposta: eles não lêem. Apenas isso. Não há outra resposta que não seja essa.
Gostaria de saber quando foi o início de tudo, o início da revolta por dois caras que escreveram literalmente sobre a burguesia x proletariado e a revolução urgente e necessária dos proletários.
Redução de uma jornada intensa de trabalho, existência básica e digna etc foi o que eles pregaram, e que mal há nisso? Onde foi/onde é que nós, marxistas, erramos? Se a revolução começa da base, e se eu, Manoela, venho da base também, porque não consigo revolucionar?
Quando leio livros políticos eu entendo o quão urgente e necessário é sair desse ciclo, mas por que apesar de haver outras Manoela's a gente permanece nesse mesmo lugar submisso? Eu já não sei. O ódio que possuo por estar na classe mais baixa e por ter a cor de pele que eles odeiam me faz querer aprender mais, ler livros "difíceis" para que um dia eu chegue na quebrada, explane as ideias de livros como este de uma forma simples e concisa para que os meus abram os olhos - assim como eu, hoje, abri.

Bella 07/02/2023

Ótimo, rápido e fácil de compreender
Primeiro livro do Engels que pego pra ler e sinceramente, não me arrependo nem um pouco. Simplesmente me apaixonei pela escrita dele e a forma como se estivesse conversando com você sobre o assunto do livro, de uma maneira fácil de entender e às vezes até divertida!

Friedrich Engels vai falar sobre as revoluções acontecendo durante aquele século, um socialismo utópico disfarçado sendo colocado sobre diferentes regiões da europa e logo depois, ele traz um conhecimento teórico sobre o que de fato é o socialismo, no caso o socialismo científico. É um livro curto mas que você precisa ler com bastante atenção.

Me deu uma sede de ler mais obras escrita por Engels!

Obika 07/02/2023

Cronológico e contestualizante.
Está obra se propõem a narrar e descrever a odisseia do pensamento marxista: de seus germens utópicos ao seu leito material e concreto.

mirto0 01/02/2023

Não é uma leitura fácil, mas vale muito apena. Engels explica *muito* bem a história e o desenvolvimento do socialismo utópico para o socialismo q defendemos hoje em dia, o científico/materialista/marxista. E também o por quê essa idéia do comunismo ser utópico não é verdadeira.