Do socialismo utópico ao socialismo científico

Do socialismo utópico ao socialismo científico Friedrich Engels




Resenhas - Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico


123 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Isadora 23/04/2023

Conhecendo o capitalismo desde a infância até a adultez + como se livrar do chicote
O livro analisa o sistema feudal até o capitalismo e assim identifica a raíz do problema da economia atual: O patrão na pequena produção feudal continua existindo na grande produção industrial. Quais as consequências disso para nós, classe que vive de salário, mesmo que ele seja alto e dê pra comprar iphones? Como solucionar o problema??
É incrível como um livro de 1877 é capaz de descrever fenônemos sentidos hoje!
Por que trabalhamos para um patrão? Por que produzimos tanta riqueza e não temos acesso pleno a ela? Como surgem as crises? Por que o micro-empreendedorismo é uma solução de fachada para o problema da crise econômica? Como o capitalismo se quebra sozinho? Por que temos os mesmos problemas e os liberais continuam nos dando as mesmas soluções fracassadas desde a primeira crise econômica dentro do capitalismo?
O que, de fato, pensam os socialistas?

A história do surgimento do socialismo é bem legal, porque mostra que surge da necessidade e da revolta da classe operária, que trabalhava em condições degradantes e tinha sua vida toda apenas para trabalhar. Depois, Engels explica em que o socialismo como método científico é embasado, o materialismo histórico dialético, que é basicamente olhar para a história e compreender como se deram as transformações do modo de produção, desde o feudo até a fábrica. Por fim, a parte mais foda do livro: Paralelos com a realidade. Nessa última parte ele desenha o desenvolvimento do capitalismo, mostra o problema de perto, esfrega ele na sua cara, te mostra as soluções que normalmente tentamos, mostra o resultado catastrófico delas (e o pior é que é real e a gente consegue evocar memórias das coisas que o Engels escreve) e COMO SE LIVRAR DESSA PEDRA NO SAPATO?. A apropriação do trabalho pelo patrão, o surgimento das máquinas e como o capitalismo é contraditório em usá-las para tirar empregos e maximizar lucros e dps não ter ninguém pra comprar seus produtos... Enfim!! Eu não posso escrever tudo que esse livro ensina, e recomendo a TODOS! É muito fácil de entender, mesmo sendo de 1877. A edição que eu li era o PDF do site marxists.org, pois é domínio público, e ela é super fluida! Minha vontade é dar esse livro pra todo mundo, porque compreender de onde vem e como se desenvolve o nosso sistema econômico é muuuuuito importante. O livro descreve o crescimento da fábrica, como os trabalhadores acabam ficando desempregados devido ao crescimento econômico pelo modelo capitalista, como basicamente a existência do patrão HOJE é supérflua, como o capitalismo ATRASA nosso desenvolvimento (trazendo dados de desenvolvimento e prejuízo na Alemanha da época do autor), faz com que tenhamos o mínimo do mínimo para sobreviver, nenhum dinheiro pra gastar, e como isso quebra a economia porque a produção não escoa. Produto feito pra durar pouco, salário baixo, máquina "tirando emprego" em vez de melhorar nossa vida, um sistema feito pra escravizar e pro patrão lucrar. Nada no capitalismo é feito pra vc aproveitar a vida, é tudo produto, inclusive o trabalhador. Como a saída para os problemas sistêmicos, sem revolução, fica num círculo vicioso que não foge à crise: O micro empreendedorismo. As empresas vão se juntando, formando truste, uma compra a outra, e surge novo monopólio e crise de superprodução. Enfim!! Livro maravilhoso, considero ele BÁSICO pra qualquer pessoa nesse planeta.
comentários(0)comente



Kuroganehikaru 11/04/2023

Ler Engels é gostoso demais!
Muito bem escrito, o livro fez com que eu compreendesse diversos pontos que ainda me pareciam nebulosos, aprofundando meu conhecimento sobre o socialismo e sobre o materialismo histórico e dialético.
É impressionante como textos escritos no século XIX ainda são tão atuais, apesar de retratarem as circunstâncias materiais de sua época.
comentários(0)comente



Dani 14/03/2023

Excelente leitura. Recomendado a todos que ainda apresentam grande dificuldade em reconhecer e aceitar sua classe.
Leitura fácil e esclarecedora.
comentários(0)comente



Vinana 14/03/2023

Medley Histórico
Aqui, Engels faz uma grande linha do tempo, desde os primórdios das ideias comunistas mais utópicas e cheias de falhas, passa pelo nascimento do capitalismo e todas as contradições intrínsecas a ele, e finaliza com a solução dessas contradições, que é a revolução proletária. O livro é ótimo, e pra quem gosta de história é maravilhoso, parabéns Frederico ???
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Miguelhsouza 03/03/2023

Do socialismo utópico ao socialismo científico
Uma leitura meio densa mas necessária pra toda pessoa que se interresse pelo assunto (ou até mesmo pra criticar se for burro)
comentários(0)comente



Fabíola 01/03/2023

Uma boa introdução ao socialismo (:
A escrita de Engels é bem acessível, recomendo para quem deseja iniciar os sobre o tema.
Fabíola 01/03/2023minha estante
os estudos *


MarcosK 14/03/2023minha estante
Engels, o didático.




Jean.Piovesan 01/03/2023

Impecável
Ótima leitura, tudo devorado em algumas horinhas. Com sua explicação nos leva ao surgimento do socialismo utópico enquanto apresenta o socialismo científico de forma magnânima, bela contextualização em seu conteúdo simplesmente necessário a todo aquele que deseje ser introduzido ao marxismo-leninismo
comentários(0)comente



Jikkan 27/02/2023

Pequeno Engels fazendo tudo
Nesse livro Engels traz muitos fatos históricos detalhados que fazem parte do nascimento do capitalismo. Revoluções, Relações com a Igreja, o antigo Socialismo Utópico dentre outras coisas mais.
Dei 4,5 só pela introdução que é ENORME, consome 50% e básicamente diz tudo oq Engels vai falar mais pra frente, com poucas exceções que contribuem.
A parte do Engels é fluida, mas pelo desgaste da introdução alguns assuntos ficaram batidos. Traz muitas informações importantes e é um objeto de estudo maravilhoso.
comentários(0)comente



livia1236 25/02/2023

Engels???
Muito bom!!! Esse livro clareou minha mente, ele explica tudo muito bem, é muito fácil de ler e entender.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Batatinhagelada 16/02/2023

O livro pra entender materialismo histórico dialético
Esse livro é sensacional, consegui entender materialismo histórico dialético em sua grande base, muitas coisas fizeram mais sentido pra mim com a leitura. Engels escreve muitíssimo bem e de forma muito fluida, cheguei a marcar quase o livro todo de tão vidrada que fiquei.
comentários(0)comente



GordnFreeman 13/02/2023

Livro muito bom
Livro muito bom, a construção dos socialismos descrita por Engels, permite uma compreensão muito boa do nascimento do socialismo que conhecemos hoje. E o bom é que o livro é fácil de entender
comentários(0)comente



Andra265 10/02/2023

Necessário.
Uma obra revigorante que traz de forma clara conceitos, com seus contextos, que são de extrema importância para a luta de classes. É uma ótima e simples introdução.

A maior beleza desta obra já está em seu título. Trata-se da exposição simples e direta da realidade, monstra do como o socialismo deixou suas raízes ideais e imaginárias e passou a ser plenamente pautado na realidade.

Leitura obrigada.
Recomendo muito.
comentários(0)comente



queimaminhaderme 08/02/2023

Isto não é uma resenha ou talvez seja
Enquanto lia eu ficava me perguntando o motivo das pessoas terem tanta repulsa a livros do Engels e Marx, no final de uma reflexão tive a resposta: eles não lêem. Apenas isso. Não há outra resposta que não seja essa.
Gostaria de saber quando foi o início de tudo, o início da revolta por dois caras que escreveram literalmente sobre a burguesia x proletariado e a revolução urgente e necessária dos proletários.
Redução de uma jornada intensa de trabalho, existência básica e digna etc foi o que eles pregaram, e que mal há nisso? Onde foi/onde é que nós, marxistas, erramos? Se a revolução começa da base, e se eu, Manoela, venho da base também, porque não consigo revolucionar?
Quando leio livros políticos eu entendo o quão urgente e necessário é sair desse ciclo, mas por que apesar de haver outras Manoela's a gente permanece nesse mesmo lugar submisso? Eu já não sei. O ódio que possuo por estar na classe mais baixa e por ter a cor de pele que eles odeiam me faz querer aprender mais, ler livros "difíceis" para que um dia eu chegue na quebrada, explane as ideias de livros como este de uma forma simples e concisa para que os meus abram os olhos - assim como eu, hoje, abri.
comentários(0)comente



123 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9