Do socialismo utópico ao socialismo científico

Do socialismo utópico ao socialismo científico Friedrich Engels

Resenhas - Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico

Magne 13/07/2023

Texto curto e perfeito, Engels alude cada percalço dos pensadores anteriores que, sem um método científico que só foi desvelado por ele e K. Marx, os chamados utópicos patinavam mas pouco conquistavam. A partir do materialismo histórico científico, toda a importância da revolução ficou clara. Engels monta a história da ferramenta revolucionária erigida por essa dupla poderosa.

JoAo.Nhan 01/07/2023

Nunca consegui ler livros de história/política muito antigo, por isso agradeço ao podcast dos camaradas da Soberana, o Audioteca Crítica pelo áudio livro excelente.

O livro em si vem pra rebater a falácia da direita (principal liberal) que o socialismo é utópico, o socialismo é científico. O socialismo não vai nascer da noite pro dia, ele vai nascer a partir da análise crítica da sociedade e tomada de consciência pelo proletariado, a famosa consciência de classe.

Ps: li esse livro ouvindo e lendo ao mesmo tempo, recomendo isso pra quem tem o livro em mãos, vai tornar oque é dito no áudio livro muito mais fácil de entender.

Maria 27/06/2023

"Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico é um livro de Friedrich Engels publicado em 1880. O livro na verdade corresponde aos três primeiros capítulos do livro Anti-Dühring que Engels publicou em 1878, polemizando com o filósofo Eugen Dühring."
Livro mto bom pq destrói aquela ilusão que o socialismo é algo utópico, imaginario e sim algo justo

lumcadi 17/06/2023

Com exceção do prefácio a edição inglesa, que é tão arrastado que me vi obrigado a pular pra não desistir de novo do livro, é uma leitura fluída e com muita exposição dos conceitos filosóficos e políticos do socialismo científico.

lissamed 01/06/2023

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico - Friedrich Engels
Do socialismo utópico ao socialismo científico é uma das exposições mais simples e claras já realizadas da teoria socialista de Friedrich Engels e Karl Marx. Em três capítulos concisos, Engels aponta a distinção eststasntre o método científico do marxismo e os pensamentos socialistas anteriores. A primeira parte da obra é dedicada ao socialismo utópico, ainda focado na mudança de mentalidade para a superação das relações de produção sem considerar as bases materiais para que essa mudança ocorra.

Assim como ''O Manifesto Comunista'', esta obra traz uma ideia acessível e resumida da teoria marxista de fácil compreensão. Principalmente, pois a escrita de Engels é bastante objetiva e direta. Esse livro, de maneira geral, me fez entender melhor sobre a transição do socialismo utópico ao socialismo científico.

gab 25/05/2023

O melhor trabalho de Engels e um excelente livro pra quem quer começar a aprender sobre socialismo e comunismo.

Clara 21/05/2023

ótimo livro pra começar a entender a origem do pensamento socialista, algumas vezes um pouco difícil de acompanhar, porém curto e direto, muito didático

JoAo366 18/05/2023

Historiografia do pensamento socialista?
Achei uma leitura mais difícil do que eu esperava, pois é bastante ligado a filosofia, principalmente alguns pensadores da revolução francesa. Porém, com um pouco mais de esforço, se torna uma leitura muito proveitosa para entender o materialismo histórico dialético, além de termos contato com pensamentos de vários filósofos (coisa que eu particularmente estava buscando) ao longo da leitura. É um livro que nos mostra a historiografia do pensamento socialista, se é que podemos assim dizer.

luiza.caires0 14/05/2023

Uau!
a escrita de Engels é mto objetiva e direta, me deixou fascinada! Diferente de quando li o Manifesto, eu consegui entender mais coisas, só q inevitavelmente, eu me perdia algumas vezes.
o livro em geral fala sobre como funciona tanto o socialismo utópico, quanto o científico, de uma forma simples, mas mto bem elaborada e rica em informações.
engels faz análises excepcionais e merecia mto mais reconhecimento, com crtz é um livro essencial pra qm quer entender mais sobre o socialismo.
me sinto super inteligente dps dos choques d realidade durante a leitura, amo ????

maria 10/05/2023

Confesso que me perdi um pouco nas primeiras páginas pela estrutura textual mas o engels escreve de forma muito simples o que foi fantástico ao decorrer da leitura ?

jessiereputation 08/05/2023

A revolução não é opcional, é necessária
O capitalismo falhou, falha e falhará em cada uma das sociedades a onde ele colocar os seus tentáculos, que se baseiam na expropriação e na exploração do homem pelo homem. É isso que nós combatemos.

Gomezzzz0 01/05/2023

Perfeito
Melhor livro que já li sobre os pilares do método marxista à respeito do modo como se vê a dinâmica do trabalho
Claro, desconsiderando o Manifesto

debskii 30/04/2023

Demorei pra ler muito pq minha cabeça não ta funcionando, mas é um livro muito bom e esclarecedor. No começo tava com um pouco de dificuldade pra entender, mas tudo foi fazendo sentindo ao decorrer do livro, o final ainda teve um resumo de tudo o que exemplificou mt bem o livro todo.

Isadora 23/04/2023

Conhecendo o capitalismo desde a infância até a adultez + como se livrar do chicote
O livro analisa o sistema feudal até o capitalismo e assim identifica a raíz do problema da economia atual: O patrão na pequena produção feudal continua existindo na grande produção industrial. Quais as consequências disso para nós, classe que vive de salário, mesmo que ele seja alto e dê pra comprar iphones? Como solucionar o problema??
É incrível como um livro de 1877 é capaz de descrever fenônemos sentidos hoje!
Por que trabalhamos para um patrão? Por que produzimos tanta riqueza e não temos acesso pleno a ela? Como surgem as crises? Por que o micro-empreendedorismo é uma solução de fachada para o problema da crise econômica? Como o capitalismo se quebra sozinho? Por que temos os mesmos problemas e os liberais continuam nos dando as mesmas soluções fracassadas desde a primeira crise econômica dentro do capitalismo?
O que, de fato, pensam os socialistas?

A história do surgimento do socialismo é bem legal, porque mostra que surge da necessidade e da revolta da classe operária, que trabalhava em condições degradantes e tinha sua vida toda apenas para trabalhar. Depois, Engels explica em que o socialismo como método científico é embasado, o materialismo histórico dialético, que é basicamente olhar para a história e compreender como se deram as transformações do modo de produção, desde o feudo até a fábrica. Por fim, a parte mais foda do livro: Paralelos com a realidade. Nessa última parte ele desenha o desenvolvimento do capitalismo, mostra o problema de perto, esfrega ele na sua cara, te mostra as soluções que normalmente tentamos, mostra o resultado catastrófico delas (e o pior é que é real e a gente consegue evocar memórias das coisas que o Engels escreve) e COMO SE LIVRAR DESSA PEDRA NO SAPATO?. A apropriação do trabalho pelo patrão, o surgimento das máquinas e como o capitalismo é contraditório em usá-las para tirar empregos e maximizar lucros e dps não ter ninguém pra comprar seus produtos... Enfim!! Eu não posso escrever tudo que esse livro ensina, e recomendo a TODOS! É muito fácil de entender, mesmo sendo de 1877. A edição que eu li era o PDF do site marxists.org, pois é domínio público, e ela é super fluida! Minha vontade é dar esse livro pra todo mundo, porque compreender de onde vem e como se desenvolve o nosso sistema econômico é muuuuuito importante. O livro descreve o crescimento da fábrica, como os trabalhadores acabam ficando desempregados devido ao crescimento econômico pelo modelo capitalista, como basicamente a existência do patrão HOJE é supérflua, como o capitalismo ATRASA nosso desenvolvimento (trazendo dados de desenvolvimento e prejuízo na Alemanha da época do autor), faz com que tenhamos o mínimo do mínimo para sobreviver, nenhum dinheiro pra gastar, e como isso quebra a economia porque a produção não escoa. Produto feito pra durar pouco, salário baixo, máquina "tirando emprego" em vez de melhorar nossa vida, um sistema feito pra escravizar e pro patrão lucrar. Nada no capitalismo é feito pra vc aproveitar a vida, é tudo produto, inclusive o trabalhador. Como a saída para os problemas sistêmicos, sem revolução, fica num círculo vicioso que não foge à crise: O micro empreendedorismo. As empresas vão se juntando, formando truste, uma compra a outra, e surge novo monopólio e crise de superprodução. Enfim!! Livro maravilhoso, considero ele BÁSICO pra qualquer pessoa nesse planeta.

Kuroganehikaru 11/04/2023

Ler Engels é gostoso demais!
Muito bem escrito, o livro fez com que eu compreendesse diversos pontos que ainda me pareciam nebulosos, aprofundando meu conhecimento sobre o socialismo e sobre o materialismo histórico e dialético.
É impressionante como textos escritos no século XIX ainda são tão atuais, apesar de retratarem as circunstâncias materiais de sua época.