Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico Friedrich Engels

Resenhas - Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico

Pedro 31/01/2023

Resenha/Impressão de leitura
Eu achei que seria um livro difícil de ler por se tratar de um tema que precisaria de muito conhecimento prévio, mas não.

É um livro fácil, escrito de forma até que bastante simples, com exemplos pra você conseguir visualizar tudo aquilo que o autor está escrevendo.

Gustavo.Okonosky 31/01/2023

Histórico
ótima obra para iniciar estudos socilistas/marxistas/comunistas, uma vez que era folheto de divulgação do socilismo a época, sendo a reunião de 3 textos mais populares e com maior alcance do autor

Rapha 26/01/2023

Por que nós não somos utópicos?
É muito fácil as pessoas falarem que tudo em que acreditamos ser possível para a transformação de uma sociedade, baseado na revolução do sistema atual para um novo sistema, é utópico. Mas nunca os dizem porque acham utópico.

Nesse pequeno texto Engels faz uma descrição: a princípio histórica, de todos os processos de socialismo. Passa então a descrever a diferença entre o antigo socialismo (que aí sim não tem embasamento o suficiente, por tanto sim é utópico), para o novo socialismo. Na qual ele ao decorrer do texto descreve os fundamentos teóricos, depois passa para o processo de análise do sistema capitalista pra então traçar um raciocino de solução dos problemas sociais atuais. Assim inaugurando um socialismo totalmente científico.

Resumindo, o texto nos mostra que para obter um resultado válido e coerente, do porque nosso sistema social atual não é o bastante para o desenvolvimento humano, precisamos primeiro entender todos os processos desse sistema. Sua evolução, sua adaptação, sua transformação e suas contradições. Só assim conseguiremos entender um outro processo essencialmente intrínseco ao sistema, que é a totalidade coerente da superação do modo de produção capitalista.

O texto é fácil, sua linguagem entre todas as linguagens dos livros de marx e engels, até agora foi a a mais fácil que eu já li. É um texto que vai direto ao assunto mais ao mesmo tempo não deixa faltar nenhuma linha de raciocínio mal interpretada, e é uma leitura rápida, cujo seus ensinamentos ficam todos frescos na nossa mente.

Para qualquer pessoa sem fundamento algum no comunismo, ou no socialismo em geral, conseguirá compreender este livro. Ao meu ver, a única coisa que precisa ter em mente, é a vontade de entender melhor a importância de uma mudança sistemática de nosso sistema.

bellibooks 25/01/2023

muito bom ler Engels pq é uma leitura tão clara e não tem 500 palavras difíceis em cada página. consegui entender muito em menos de 100 paginas do que com vários outros livros sobre o socialismo científico.

Miguel 24/01/2023

Essencial
Ao lado do manifesto do partido comunista, este é um livro de eficácia pujante para a compreensão do socialismo.
Nesta obra, Engles conduz o leitor cuidadonesente pela trajetória do socialismo. Desde sua fase utópica, até a científica. A explicação dos conceitos de metafísica, dialética, idealismo e materialismo são realmente muito boas. A crítica ao sistema capitalista é, como sempre, precisa e lancinante. Recomendo a leitura aos que buscam compreensão do socialismo e de seus conceitos.

Augusto46 16/01/2023

Utópico? Só se for a ideia da mão invisível do mercado
Quer ter uma ideia concisa e filosófica de como o socialismo é uma ciência? Este é o livro. Um texto que te mostra a diferença entre e o reformismo e a revolução proletária. É impossível servir duas classes antagônicas. Livro essencial para a compreensão da análise histórica e filosófica de Marx e Engels

Thales 08/01/2023

Leitura rápida e certeira
Simplesmente não consegui parar de ler até chegar ao fim.
Há algo na escrita de Marx e Engels que me prende, me 'fetichiza'.

Alex 06/01/2023

gostei que da o contexto histórico do socialismo e explica um pouco sobre figuras importantes para ele.

Gregor 04/01/2023

Esperava mais.
Talvez eu tenha começado a leitura com um certo hype pelos comentários e isso tenha prejudicado minha experiência.

Achei que o livro seria mais detalhista, mas apenas pincelou alguns temas já trabalhados nO Manifesto.

Giulia 30/12/2022

Ah sla é bom???
N sei avaliar livros de política mas esse cara aqui é maneiro véi. Explica bem tudo e é relativamente fácil

Ariel.SimAes 30/12/2022

O panfleto por excelência
Esse livro consiste em três capítulos de uma obra maior. Eles foram retirados e publicados sozinhos pois Engels percebeu o seu potencial como ferramenta introdutória para o socialismo.
É o ponto de partida para qualquer pessoa que queira iniciar seus estudos sobre o comunismo, realmente uma obra essencial.
Sobre o tema, Engels nos mostra como a sociedade da época permite a transformação das utopias socialistas em realidade, dando um caminho a ser seguido, objetivos claros e científicos.

Legos 28/12/2022

Engels melhor que Karl Marx
Se você se sentiu burro lendo as obras do Karl Marx comece pelo Engels. Você ainda se sente burro mas não tanto pois o kingo é acessível!!!!

Icaro Yuri 25/12/2022

Esse socialismo é de fato científico.
De forma muito didática e verossímil, Engels consegue muito bem explicar os aspectos científicos e filosóficos que tornam a sua teoria e a de Marx tão especiais e exatas.

Taylor 15/12/2022

Curtinho, mas bem denso
Nesse livro, três artigos de Engels são unidos numa obra só (fora os prefácios, que são uns 40% do livro). Quando descobri isso, fiquei receoso que fossem três textos desconexos unidos apenas pra vender um livro novo.

Bom, não era isso; os três textos se complementam muito bem e apresentam um conteúdo excelente.

A primeira parte do livro se atém a falar do surgimento e desenvolvimento do socialismo utópico e seus principais pensadores ? uma forma de "pré-socialismo", já que a visão que temos de socialismo hoje é mais bem elaborada. O socialismo utópico tinha um teor idealista, o que o diferencia do socialismo moderno, ou...

Socialismo científico! É assim que é chamada a forma que conhecemos hoje por socialismo. E a segunda parte do livro ? bem curta ? foca no surgimento dessa nova visão, atestada na base material, e que rompe com o modo antigo (idealista) de buscar soluções para as mazelas do sistema.

A terceira e última parte do livro, que se refere ao materialismo histórico em si, é talvez a parte que exige uma leitura mais delicada e esforçada, para que os termos e raciocínios não te façam passar pelas palavras sem entender bem do que estão falando.

É nessa última parte que Engels despende um tempo para abordar mais profundamente a questão do antagonismo de classes e também as contradições do capitalismo ? chegando a abordar até mesmo as crises cíclicas do capital.