Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico Friedrich Engels

Resenhas - Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico

Rhuan Maciel 24/05/2021

Este livro é uma parte da resposta que Engels deu a Karl Eugen Dühring, economista que pretendia desbancar autores do passado, inclusive Marx. Nele se fala de como o socialismo utópico tornou-se socialismo científico. Dividido em 3 partes, a primeira fala dos socialistas utópicos, Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen, e como suas ideias já estavam a frente de seu tempo, entendendo, de maneira embrionária, a sociedade capitalista. Na segunda parte, Engels demonstra a mudança do método utilizado para a análise da realidade, a passagem do método metafísico ao método dialético, o qual é uma ferramenta que considera o movimento da realidade, o nascer, mudar, e perecer das coisas, no devir heraclitiano. Além de sair do idealismo hegeliano em direção ao materialismo, mas não o materialismo do passado (em relação a natureza), e sim um materialismo histórico, que considera o ser como objetivo, independente da ideia, ao contrário do que pensava Hegel. Na última divisão do livro, é analisada a transição do feudalismo ao capitalismo, e como a produção na Idade Média era de caráter individual, para a subsistência da família ou do senhor feudal, e apenas o excedente era transformado em mercadoria, o que no capitalismo tornou-se uma regra, toda produção era destinada para mercadoria. Assim o produto torna-se dono dos produtores, e a mais-valia para na mão de poucos. Engels deixa claro as contradições do modo de produção capitalista, e identifica os agentes históricos que porão esse sistema abaixo. Esse texto é um ótimo resumo (e breve) do socialismo científico e de alguns conceitos basilares para a compreensão do pensamento de Marx e Engels.

Lordlima 15/05/2021

Um cândido
talvez o maior cândido que tenha lido , um romântico e tolo

Amelie 01/05/2021

As bases do socialismo
Engels, com uma didática excelente, segue uma lógica muito fluida para explicar as bases do marxismo: materialismo, dialética, história, luta de classes. Além disso, o livro segue uma linha do tempo em relação aos socialistas utópicos e também com a história das três maiores revoluções pós-feudalismo, descritas no prefácio à edição inglesa.

Galardo 17/04/2021

Necessário
Para todos que querem entender o caminho que originou o socialismo e compreender melhor esse pensamento, ótimo livro inicial nos estudos

flemingmariana 13/04/2021

leitura chata e arrastada
achei o tema interessante mas o livro em si foi um fardo pra mim: não tive prazer em ler. não tinha muito conhecimento sobre o assunto e fiquei realmente confusa com os elementos abordados. se você é leigo nessa área como eu, não recomendo de jeito nenhum.

Victor Cardoso 26/03/2021

Atemporal
Um livro extremamente importante que foi escrito em 1878 e continua sendo atual.

Leandro 11/03/2021

Primoroso
Infelizmente a obra solo de Engels muitas vezes é subestimada em face de Marx, mas se trata de um teórico com luz e estilo próprios.
O livro trata das primeiras teorias dos socialistas utópicos, o surgimento do materialismo histórico dialético e o desenvolvimento do capitalismo na Europa, tudo em linguagem fácil e direta.

alanamendesm 13/02/2021

adorei pq consegui ver com o que me identificava mais skoob te odeio por me obrigar a fazer resenha pro desafio de leitura

jhagmolina 28/01/2021

ESCRITO EM 1880 E QUE É SUPER ATUAL
Um livro que traz um texto bastante fluído de F. Engels, primeiro uma apresentação geral dos gigantes iniciais dos socialismo utópico e suas possibilidades iniciais e depois que foram sendo absorvidos e aumentados em profundidade e possibilidades, a partir do momento que a mera crítica ao capitalismo vai se modificando com o desenvolvimento dos processos de produção, circulação e acumulação por meio da coleção de mercadorias que vai surgindo no mercado e aprofundando as contradições na sociedade.

natalia 06/01/2021

Além de ser uma aula sensacional sobre materialismo histórico ainda trás a narração de alguns acontecimentos do final da Idade Moderna. Muito didático e tranquilo de ler.

Ingrid.Pardinho 05/01/2021

Um leitura primordial sobre o socialismo
É fundamental para compreender os princípios do socialismo científico. Nele é possível identificar o pensamento que Engels desenvolve em A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado.

Tailane.Carine 01/12/2020

Uma escrita um pouco complexa, não entendi a forma como foi organizado o livro, mas independente sempre há coisas positivas a se recolher

Rojú Soares 26/02/2020

Um livro bem sintético, que traduz elaborações complexas numa linguagem simples e didática. Muito acessível!

flordehavana 30/06/2011

É um bom livro.
Em alguns momentos senti um pouco de dificuldade de compreender o que estava sendo passado pelo autor.

Mas num contexto geral foram compreensíveis os pontos analisados sobre a manufatura, a maquinofatura... A exploração dos capitalistas e a criação de um novo quadro de miséria.