Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico Friedrich Engels

Resenhas - Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico

Hofschneider 16/10/2021

leiam engels
esse livro eh um resumo da teoria marxista, do materialismo histórico dialético, dos socialistas utópicos que fizeram surgir as primeiras teorias. fala de história, filosofia, economia e política de uma forma muito condensada e certeira. impressionante o tanto de informação em tao pouco tempo que engelns consegue colocar aqui. esse livro eh tambem um folheto que circulou na Europa tirado do livro anti dhuring, que eh um livro que crítica um socialista do partido alemão que criou um sistema filosófico para trazer seguidores do partido para si, foi impedido pelo primeiro marxista do mundo: engels.

Yastefw 15/08/2021

Básico,mas necessário.
O livro é introdutório,mas ótimo pra quem está iniciando os estudos .
Eu simplesmente amo a escrita do Engels, sempre clara e objetiva!
Uma leitura que vale muito a pena se o seu objetivo for compreender a gênese e o desenvolvimento do socialismo, e a concepção materialista histórica e dialética, abordados de forma didática e direta por F.Engels.

Ricardo Vinicius 12/10/2021

Simplesmente perfeito!
Admito que fiquei um pouco perdido no começo do livro devido a linguagem muito especifica, mas foi passageiro,o livro em si se tornou bastante autoexplicativo,embora seja importante já saber de alguns conceitos básicos,o livro foi bastante proveitoso e essencial pra quem interesse em entender mais a fundo o significado das teorias que sustentam o marxismo,excelente!!!

Rhuan Maciel 24/05/2021

Este livro é uma parte da resposta que Engels deu a Karl Eugen Dühring, economista que pretendia desbancar autores do passado, inclusive Marx. Nele se fala de como o socialismo utópico tornou-se socialismo científico. Dividido em 3 partes, a primeira fala dos socialistas utópicos, Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen, e como suas ideias já estavam a frente de seu tempo, entendendo, de maneira embrionária, a sociedade capitalista. Na segunda parte, Engels demonstra a mudança do método utilizado para a análise da realidade, a passagem do método metafísico ao método dialético, o qual é uma ferramenta que considera o movimento da realidade, o nascer, mudar, e perecer das coisas, no devir heraclitiano. Além de sair do idealismo hegeliano em direção ao materialismo, mas não o materialismo do passado (em relação a natureza), e sim um materialismo histórico, que considera o ser como objetivo, independente da ideia, ao contrário do que pensava Hegel. Na última divisão do livro, é analisada a transição do feudalismo ao capitalismo, e como a produção na Idade Média era de caráter individual, para a subsistência da família ou do senhor feudal, e apenas o excedente era transformado em mercadoria, o que no capitalismo tornou-se uma regra, toda produção era destinada para mercadoria. Assim o produto torna-se dono dos produtores, e a mais-valia para na mão de poucos. Engels deixa claro as contradições do modo de produção capitalista, e identifica os agentes históricos que porão esse sistema abaixo. Esse texto é um ótimo resumo (e breve) do socialismo científico e de alguns conceitos basilares para a compreensão do pensamento de Marx e Engels.

Lordlima 15/05/2021

Um cândido
talvez o maior cândido que tenha lido , um romântico e tolo

Amelie 01/05/2021

As bases do socialismo
Engels, com uma didática excelente, segue uma lógica muito fluida para explicar as bases do marxismo: materialismo, dialética, história, luta de classes. Além disso, o livro segue uma linha do tempo em relação aos socialistas utópicos e também com a história das três maiores revoluções pós-feudalismo, descritas no prefácio à edição inglesa.

Galardo 17/04/2021

Necessário
Para todos que querem entender o caminho que originou o socialismo e compreender melhor esse pensamento, ótimo livro inicial nos estudos

flemingmariana 13/04/2021

leitura chata e arrastada
achei o tema interessante mas o livro em si foi um fardo pra mim: não tive prazer em ler. não tinha muito conhecimento sobre o assunto e fiquei realmente confusa com os elementos abordados. se você é leigo nessa área como eu, não recomendo de jeito nenhum.

Leandro 11/03/2021

Primoroso
Infelizmente a obra solo de Engels muitas vezes é subestimada em face de Marx, mas se trata de um teórico com luz e estilo próprios.
O livro trata das primeiras teorias dos socialistas utópicos, o surgimento do materialismo histórico dialético e o desenvolvimento do capitalismo na Europa, tudo em linguagem fácil e direta.

alanamendesm 13/02/2021

adorei pq consegui ver com o que me identificava mais skoob te odeio por me obrigar a fazer resenha pro desafio de leitura

Bíh948 01/05/2024

Muito bom livro! Não me decepcionou
Primeiramente quero destacar o quanto eu admiro cada vez mais o Engels! (Me entristece um pouco que ele sempre seja ofuscado pelo brilho do Marx tadinho kkkkkk) Ele tem uma escrita muito boa, capaz de passar conceitos muito complexos de uma forma que não gere dificuldade. Claro que muito se deve à tradução muito bem-feita e edição com várias notas de rodapé que ajudam demais. E, óbvio, tem coisas sim que eu tive que parar pra ler várias vezes, refletir, grifar, porque são questões complexas, mas eu não sei senti que foi um livro pesado de ler.

O cara é tão genial que conseguiu colocar em míseras 90 páginas: a história do surgimento do capitalismo e da burguesia e proletariado enquanto classes e suas transformações; Reforma Protestante; Revolução Francesa; Revolução Industrial; surgimento e desenvolvimento do socialismo, inicialmente utópico; raízes filosóficas, por exemplo a partir da dialética de Hegel; desenvolvimento do socialismo científico por Marx, a partir do desenvolvimento do materialismo histórico-dialético e descoberta da mais-valia, e como esse socialismo se diferencia dos demais, entre diversas outras coisas... Mas nunca de uma forma rasa

Claro que algumas coisas não foram muita novidade pra mim, e outras tantas eu não compreendi muito bem por não ter tanta noção. Acho que poderia ter aprofundado um pouquinho mais nos teóricos do socialismo utopico, mas entendo que não era bem o propósito.

De um modo geral eu achei um ótimo livro pra compreender de forma inicial o tema. Também estou muito feliz com todas as marcações que fiz e pretendo revisitá-las!

natalia 06/01/2021

Além de ser uma aula sensacional sobre materialismo histórico ainda trás a narração de alguns acontecimentos do final da Idade Moderna. Muito didático e tranquilo de ler.

Ingrid.Pardinho 05/01/2021

Um leitura primordial sobre o socialismo
É fundamental para compreender os princípios do socialismo científico. Nele é possível identificar o pensamento que Engels desenvolve em A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado.

Tailane.Carine 01/12/2020

Uma escrita um pouco complexa, não entendi a forma como foi organizado o livro, mas independente sempre há coisas positivas a se recolher

Rojú Soares 26/02/2020

Um livro bem sintético, que traduz elaborações complexas numa linguagem simples e didática. Muito acessível!