Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico Friedrich Engels

Resenhas - Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico

Maria 27/06/2023

"Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico é um livro de Friedrich Engels publicado em 1880. O livro na verdade corresponde aos três primeiros capítulos do livro Anti-Dühring que Engels publicou em 1878, polemizando com o filósofo Eugen Dühring."
Livro mto bom pq destrói aquela ilusão que o socialismo é algo utópico, imaginario e sim algo justo

JoAo.Nhan 01/07/2023

Nunca consegui ler livros de história/política muito antigo, por isso agradeço ao podcast dos camaradas da Soberana, o Audioteca Crítica pelo áudio livro excelente.

O livro em si vem pra rebater a falácia da direita (principal liberal) que o socialismo é utópico, o socialismo é científico. O socialismo não vai nascer da noite pro dia, ele vai nascer a partir da análise crítica da sociedade e tomada de consciência pelo proletariado, a famosa consciência de classe.

Ps: li esse livro ouvindo e lendo ao mesmo tempo, recomendo isso pra quem tem o livro em mãos, vai tornar oque é dito no áudio livro muito mais fácil de entender.

Magne 13/07/2023

Texto curto e perfeito, Engels alude cada percalço dos pensadores anteriores que, sem um método científico que só foi desvelado por ele e K. Marx, os chamados utópicos patinavam mas pouco conquistavam. A partir do materialismo histórico científico, toda a importância da revolução ficou clara. Engels monta a história da ferramenta revolucionária erigida por essa dupla poderosa.

Karen 18/07/2023

Para estudo de direito
Foi legal, mas ao mesmo tempo chato e complicado!
Acho que a parte ruim desse livro é porque tem várias ideias ao mesmo tempo, não a linguagem em si.
Outra coisa é que não consegui ver onde o socialismo dele é científico, mas depois entendi com ajuda da prof.

Pietro. 30/07/2023

Livro essencial para quem busca compreender o socialismo e o Marxismo como um todo, expõe os pensamentos principais da filosofia marxista como a dialética e o materialismo de forma que não fiquei complexo para quem não faz a menor ideia do que isso seja, demonstra a diferença do socialismo utópico para o científico e no final explica a relação de produto e produtor.
Um livro fácil de ser digerido e entendido.

Manu368 31/07/2023

Livro bastante informativo e resumido sobre quem quer saber como se introduziu a discussão sobre o socialismo utópico e a sua transição para o socialismo científico. Achei bastante interessante saber um pouco mais sobre o pensamento dos socialistas utópicos sobre pautas da época.

Dororo 12/08/2023

Um bom livro para aqueles que estão tentando entender melhor(ou que estão começando) o socialismo/comunismo, uma linguagem de fácil compreensão e que vai ajudar o proletário a entender mais sobre quem ele é.

@mchka 18/08/2023

Excelente para entender a filosofia base do comunismo
Livro de fácil leitura e entendimento dos pontos principais sobre a dialética, idealismo e materialismo, que moldam os pensamentos de Marx e Engels, e constroem o comunismo com base no materialismo histórico dialético.

Anderson Menezes 01/09/2023

Uma Introdução ao Marxismo
Uma obra de introdução ao marxismo, e mostrando a transição do desenvolviemnto de um socialismo ao outro. A idea soa como dois socialismo, mas na verdade é um socialismo de utopia para ciência.

Kaizinho 18/09/2023

Irei ler de novo pra poder absorver tudo em sua totalidade. Livro dialético assim eu acho importante ir pesquisar as palavras desconhecidas e assuntos desconhecidos que ele apresenta, assim fica mais fácil a compreensão do tema, coisa que eu não fiz durante a primeira leitura. Mas é um bom livro pra tomar partida da teoria marxista :)

Guilhermo del Toró 08/10/2023

O livro é, de forma resumida, a história da origem do pensamento e da ideologia socialista, citando os pensadores idealistas e como se aplicariam na realidade.

h3y.arthur 16/10/2023

O capitalismo mata!
É um livro que pra mim(!!!!!) tem uma leitura complicada, eu tenho um pouco de dificuldade em ler livros com uma linguagem mais séria. Ele é ótimo, nos mostra as várias visões de como a sociedade funcionou, funciona e vai funcionar na visão de homens super inteligentes (?) Não sei como escrever uma resenha sobre um conteúdo assim tão claro e explicativo. Leiam. Tomem um chá de consciência de classe. Sintam raiva do capitalismo e do capitalista. Chorem e entrem em crise existencial. O capitalismo vai falhar pra sempre, podem repetir isso todos os dias. Lutem como puderem mesmo que, tenham que servir ao sistema, derrubem o estado da vida de vocês.

ciliane.ogg 24/10/2023

Engels escreve muito bem. Uma explicação sobre o racionalismo e como ele produziu a Revolução Francesa e todo seu terror.
O processo histórico adquire uma importância enorme no entendimento do social e suas mudanças. Recomendo muito.

nath191 29/10/2023

Engels seu lindo
Eu não sei por que
Mas eu realmente gosto muito das coisas que o Engels escreve, acho muito bom ler.

Mateus 19/11/2023

Todo trabalhador deveria ler
Fantástico!! Engels consegue em pouquíssimas páginas contextualizar um panorama desde o século XVIII, com o desenvolvimento embrionário de teorias socialistas, mais tarde conhecidas como utópicas, mostrando seus principais autores, como pensavam, seus espaços temporais específicos e importantes para a escrita de suas ideias, seus pontos interessantes e por fim sua crítica ao socialismo utópico. Por fim, é sua vez de apresentar o socialismo científico. E o faz de forma brilhante, preocupado com o entendimento de seu interlocutor e aponta para um possível futuro, sempre como premissa a filosofia marxista: o materialista histórico e dialético.