Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico

Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico Friedrich Engels




Resenhas - Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico


120 encontrados | exibindo 106 a 120
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 8


Mateus 19/11/2023

Todo trabalhador deveria ler
Fantástico!! Engels consegue em pouquíssimas páginas contextualizar um panorama desde o século XVIII, com o desenvolvimento embrionário de teorias socialistas, mais tarde conhecidas como utópicas, mostrando seus principais autores, como pensavam, seus espaços temporais específicos e importantes para a escrita de suas ideias, seus pontos interessantes e por fim sua crítica ao socialismo utópico. Por fim, é sua vez de apresentar o socialismo científico. E o faz de forma brilhante, preocupado com o entendimento de seu interlocutor e aponta para um possível futuro, sempre como premissa a filosofia marxista: o materialista histórico e dialético.
comentários(0)comente



Suiany.Coelho 06/01/2024

Um livro essencial para quem deseja entender o contexto histórico do surgimento do comunismo e socialismo, e como a sociedade burguesa funciona desde sua gênese até os dias atuais.
comentários(0)comente



Vic C. dos Santos 07/01/2024

Dando origem aos pensamentos marxistas, Engels sabiamente aponta a ineficácia dos socialismo utópicos, que antecedem o socialismo científico proposto na obra, e, pondo em prática o materialismo dialético-histórico, apresenta não só a trajetória do capitalismo e de suas crises cíclicas, mas chama atenção para a necessidade de compreender materialmente a sociedade. O autor busca desenvolver as principais diferenças entre os dois modelos de socialismo citados, apresentando a ineficácia de um e a eficácia do outro; também engendrando o debate sobre a origem do Estado e das classes ? principalmente da classe que controla o aparelho Estatal. A obra é de extrema importância para o debate voltado à compreensão do socialismo, do capitalismo e das relações orientadas pela lógica burguesa.
comentários(0)comente



Paola394 12/01/2024

Uma ótima introdução ao Marxismo.
Achei um livro muito bom para quem está começando a se interessar em assuntos como socialismo/comunismo. Acrediro ser uma leitura necessária para quem quer entender melhor sobre o assunto e como o sistema capitalista em que vivemos funcionou e funciona até hoje.
comentários(0)comente



gxbrielfonte 13/01/2024

Pra lembrar que o capitalismo foi historicamente construído
Pavimentação histórica da revolução burguesa, do estabelecimento desta classe como participativa do poder da época e sua manutenção no poder, suscitando novas formas de produção graças à evolução tecnológica. Argumentação favorável ao materialismo como forma de apreensão do mundo capaz de transicionar do utopismo para a proposição científica de um novo modo de produção, fruto das novas relações de produção estabelecidas no tempo moderno. Forma mais eficaz de produção, deixando de lado a anarquia da alocação de recursos da sociedade capitalista.
comentários(0)comente



Alexis.Sodre 15/01/2024

É uma boa leitura pra quem está começando os estudos, mas mesmo assim tem uma escrita mais séria e pode gerar alguma dificuldade.
comentários(0)comente



Marina516 18/01/2024

A linguagem de Engels é muito simples (considerando a época em que foi escrita) e fácil de ser entendida, o que tornou minha leitura bem mais gratificante.
É um livro (infelizmente) ainda bastante atual. Elucida muito bem o socialismo e, como diz o título, a sua passagem de uma teoria utópica para algo científico, comprovado e realista.
comentários(0)comente



luva 01/02/2024

Amo a escrita de Engels, incrível como ele consegue ser didático com temas complexos, sempre mostrando uma base material para toda sua argumentação
comentários(0)comente



Miss.Jackð 11/02/2024

Boa introdução ao socialismo, mas não a melhor
Eu gostei do livro, em geral curto mais a escrita do Engels do que a do Marx por questões de entender melhor a linguagem e tals, mas confesso que achei que seria mais simples (de acordo com propagandas que me fizeram). Não é difícil, porém se alguém estiver totalmente cru no assunto vai ficar meio ablue das ideias (eu sou mais ou menos cozida e já fiquei assim kkkkk). Mas no geral, um bom livro com contexto histórico, explicação da linha de raciocínio e afins. Indispensável para quem quer aprender mais sobre o tema.
comentários(0)comente



Pablo39 17/02/2024

O socialismo é utópico?
"Para converter o socialismo em ciência era necessário, antes de tudo, situá-lo no terreno da realidade." Este livro responde aqueles que dizem que o socialismo marxista é utópico.
comentários(0)comente



Luke_the_hero 15/03/2024

A burguesia revela-se uma classe supérflua
Esse livro me foi bastante recomendado por causa de seu caráter introdutório e sua linguagem mais simples acerca do tema que está se tratando. Mesmo já tendo lido outros de mesmo assunto, decidi ler esse e confesso que me agradei com a leitura.

De fato Engels tem uma linguagem mais simples de ser entendida se eu comparar com minhas outras experiências, mas isso não significa que para mim foi uma leitura fácil, ainda sim foi lenta. Porém ainda consegui absorver muito conhecimento da obra, sobretudo das últimas páginas, onde Engels nos mostra o que é o socialismo científico e ainda por cima traz um breve resumo sobre os capítulos do mesmo livro.
comentários(0)comente



tity.gnzls 28/03/2024

Uma introdução simples e objetiva
É um breve resumo do que é o modo de produção capitalista e as suas contradições. Também demonstra a diferença entre socialismo utópico e socialismo científico.

Eu já tinha ouvido falar que Engels tinha uma escrita simples e realmente este livro é um ótimo ponto de partida (depois do Manifesto do Partido Comunista) para quem, assim como eu, está começando a estudar os teóricos do marxismo.
comentários(0)comente



hk.liv 09/04/2024

Uma otima intro ao socialismo
Essencial para qualquer um que queira começar a estudar sobre o assunto. ele faz o desenvolvimento do Socialismo, o desenvolvimento das sociedades Européias e o Materialismo como meio de organização social em menos de cem páginas.
comentários(0)comente



Bíh948 01/05/2024

Muito bom livro! Não me decepcionou
Primeiramente quero destacar o quanto eu admiro cada vez mais o Engels! (Me entristece um pouco que ele sempre seja ofuscado pelo brilho do Marx tadinho kkkkkk) Ele tem uma escrita muito boa, capaz de passar conceitos muito complexos de uma forma que não gere dificuldade. Claro que muito se deve à tradução muito bem-feita e edição com várias notas de rodapé que ajudam demais. E, óbvio, tem coisas sim que eu tive que parar pra ler várias vezes, refletir, grifar, porque são questões complexas, mas eu não sei senti que foi um livro pesado de ler.

O cara é tão genial que conseguiu colocar em míseras 90 páginas: a história do surgimento do capitalismo e da burguesia e proletariado enquanto classes e suas transformações; Reforma Protestante; Revolução Francesa; Revolução Industrial; surgimento e desenvolvimento do socialismo, inicialmente utópico; raízes filosóficas, por exemplo a partir da dialética de Hegel; desenvolvimento do socialismo científico por Marx, a partir do desenvolvimento do materialismo histórico-dialético e descoberta da mais-valia, e como esse socialismo se diferencia dos demais, entre diversas outras coisas... Mas nunca de uma forma rasa

Claro que algumas coisas não foram muita novidade pra mim, e outras tantas eu não compreendi muito bem por não ter tanta noção. Acho que poderia ter aprofundado um pouquinho mais nos teóricos do socialismo utopico, mas entendo que não era bem o propósito.

De um modo geral eu achei um ótimo livro pra compreender de forma inicial o tema. Também estou muito feliz com todas as marcações que fiz e pretendo revisitá-las!
comentários(0)comente



Thakuzzz 15/05/2024

Resenha Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico
Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico é um livro fundamental para entender as bases do pensamento marxista. Um livro de linguagem simples e muito acessível para qualquer leitor que tenha interesse em debruçar-se sobre os estudos das mazelas do capitalismo. O autor escreve de forma bem linear e didática, facilitando o entendimento acerca de temas um pouco complexos.
Engels inicia seu livro analisando o desenvolvimento e os contextos por trás das 3 teorias utópicas do socialismo, as teorias de Robert Owen, Saint-Simon e Fourier. Ele debate o desenvolvimento das concepções materialistas e suas influências nos pensamentos dos 3 autores citados, de forma a explicar e preparar caminho para demonstrar como o socialismo se tornaria ciência deixando de ser uma mera representação de uma sociedade futura onde a razão e a verdade reinariam, organizando as relações de produção e troca de forma justa e suficiente para todos.
O filósofo segue em sua análise discorrendo sobre a oposição entre as tendências dialéticas e as metafísicas, expondo o desenvolvimento no modo de pensar a história e as transformações da sociedade. Dizia ele que o erro ao observar o mundo estava na constatação de que ''tudo está em eterna transformação, eterno nascimento, eterno parece.'' Ele diz que dessa maneira nossa percepção de mundo está posta de tal forma a deixar certos detalhes escapar de nossa análise do quadro da história humana, e que, ''enquanto não estivermos em condições de aprender esses detalhes, não teremos uma ideia clara do quadro geral que se desenrola sob nossas vistas. Para conhecer esses detalhes, seremos obrigados a destacá-los de suas qualidades, suas causas e seus efeitos particulares.'' Concluindo este raciocínio, demonstra que para que possamos entender as metamorfoses da humanidade, devemos procurá-las não nos cérebros das pessoas, mas sim nos fundamentos econômicos dessas transformações. Desta forma Engels nos mostra finalmente que não é o mundo um reflexo de nossas ideias, mas sim que as ideias são um reflexo do mundo e que para entendermos o mundo devemos analisar como se produz e distribui os meios de existência.
Mas afinal, qual a diferença entre o Socialismo Utópico para o Socialismo Científico? Para começar devemos entender que tanto os socialistas utópicos como os socialistas científicos criticavam a forma de produção capitalista, e é exatamente aí que a diferença aparece. Os utópicos criticavam a produção capitalista e suas consequências, mas não explicavam as raízes destas contradições no modo de produção, tornando-os incapazes de destruí-las teoricamente, apresentando formas de superação deste sistema exploratório. E é aqui que o mérito de Karl Marx aparece, com a descoberta da mais-valia e da concepção materialista da história ele fez do socialismo uma ciência que finalmente apresentou bases materiais e concretas para explicar as contradições do capital e por conseguinte destituí-lo.
No capítulo que se segue, Engels aborda o nascimento e a consolidação do sistema capitalista e as classes antagônicas que surgem com ele: burguesia e proletariado. Para isso ele toma como base de seus estudos o Materialismo Histórico, a base filosófica do Marxismo. Aqui ele parte da análise que ?A produção e, em seguida, a troca dos produtos, formam a base de toda a ordem social?, ou seja, todas as formas de organização social surgem a partir das condições de produzir e distribuir os bens para a sociedade e que, caso essas bases econômicas sofram alguma metamorfose, consequentemente as relações sociais também se modificarão. Assim, Engels nos mostra como isso ocorreu historicamente, passando pelo nascimento da burguesia, expondo a evolução das forças produtivas durante a revolução industrial, a crescente concentração de riqueza, a proletarização da população que fora marginalizada, o desenvolvimento dos antagonismos de classe geradas por essas evoluções e como esses fatores levarão ao fim e ao cabo ao triunfo inevitável da classe trabalhadora sob a classe que domina a sociedade atual. Ou seja, o socialismo científico e por conseguinte a futura revolução, são o reflexo dos fundamentos econômicos do capitalismo, e é a partir do entendimento das contradições do capital que surge o marxismo, a ciência que representa as lutas da classe que atualmente está em posição de classe revolucionária, posição que uma vez fora da burguesia, porém, este posto está agora legado aos proletários, que sentem na pele a opressão esmagadora do capital.
Finalizo esta resenha com uma pequena citação: ''Aprofundar as condições históricas e com elas o caráter específico e as consequências inevitáveis desse ato, dar à classe chamada à ação, classe hoje oprimida, a plena consciência das condições e da natureza de sua própria ação iminente, eis a missão do socialismo científico, expressão teórica do movimento proletário.''
comentários(0)comente



120 encontrados | exibindo 106 a 120
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 8