O arroz de Palma

O arroz de Palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

Candido Neto 01/01/2023

Não deu tempo daquele café.
Uma pessoa maravilhosa a quem eu aprendi a respeitar, querer estar perto e gostar me indicou esse livro. Disse que eu precisava ler, tínhamos de conversar sobre ele, ia me dar um quentinho no coração. Me convidou para um café se eu lesse. Mentia, não sobre o livro, sobre o café, me iludia que ia à cafeteria.
Ela mentia que tomaria café comigo. Eu fingia por fé.
Chorei exatas dezessete vezes, fui jogado das memórias do narrador às minhas tantas vezes, da família dele à minha amiúde.
Não vou poder tomar aquele café tão cedo, hoje essa amiga é uma saudade dolorosa e gostosa, assim misturado mesmo. E a saudade no singular, e a família dela é também a minha. Como diz o protagonista, família somos todos nós.
Querida, espero que demore, mas tenho tanto a te dizer, sobre os cem anos dessa família e sobre as nossas, sobre enterros e nascimentos, casamentos com pessoas novas na casa e brigas entre irmãos, sobre retornos, promessas, apostas, teimosias, arroz e café.
Ps. Que falta de sua voz. Mande um oi por sonhos.

Sofia 28/12/2022

O livro é uma reunião de memórias de Antonio, que, apesar de ter vivido grande parte da sua vida no Brasil, tem fortes raízes portuguesas. A história se inicia no almoço comemorativo aos 100 anos do casamento de José Custódio e Maria Romana e se perde na cronologia ao ir e vir pelo passado e presente do filho mais velho do casal, agora com 88 anos - “Sou oito e sou 80. 88: dois infinitos verticais, boa idade.” - Em diversas vezes, a narrativa traz alusões à comida, que une as principais lembranças recordadas pelo protagonista, tendo o famoso arroz como ponto principal da trama: uma tradição iniciada por Tia Palma e que se faz presente na obra de Francisco Azevedo até os últimos grãos - ou páginas.

Sabe quando você lê um livro e quer que todo mundo também tenha a satisfação de conhecê-lo? Foi assim que me senti quando terminei “O arroz de Palma”, bom de saborear cada página lentamente. É a história de uma família comum - mas o tempero faz toda a diferença! Afinal, “Família […] é à Moda da Casa. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.” O foco principal do livro é a relação do sobrinho com a tia, sempre se entrelaçando com o tão controverso arroz, desde que Palma recolheu os 12 quilos jogados durante a cerimônia de casamento do irmão para presentear os recém casados.

A questão da humanização do idoso é muito bem introduzida através do personagem Antonio, que, como ele próprio se define, é a reunião de três pessoas em uma só: o passado, o presente e o futuro. Ele expressa desejos com relação ao seu futuro, relembra memórias do passado e sabe degustar o presente por ter a sabedoria de quem já viveu vários anos. Como imigrante, a relação entre o estrangeiro e seu país de origem também é recorrente na obra de Francisco, principalmente nas passagens dos pais e da tia, que se reconfortam ao se sentirem em contato, de alguma forma que seja, com Portugal. Inclusive, percebe-se também a insistência do protagonista em perpetuar essas raízes da família com as próximas gerações por histórias, locais e objetos importantes.

Recomendo a todos a leitura desse livro, repleto de analogias aos preparos de um prato e que o deixam com mais sabor de almoço em família!

Gi 06/12/2022

Um pouco de arroz
Um livro encantador! Não tem com descrever tanta delicadeza em poucas páginas.
Palma após o casamento do irmão recolhe um saco de arroz que foi jogado celebrando a união dos noivos. Para ela era abençoado e levou para casa.
Essa pequena família decide vir morar no Brasil e vida vai seguindo.
Nos obstáculos encontrados, a sabedoria da Palma junto com o arroz encantado, vai abrindo caminho para uma vida mais serena.
É simplesmente incrível este livro.
Recomendadíssimo!

Talita | @gosteilogoindico 24/11/2022

De emocionar
Que livro lindo! De uma simplicidade e de um amor únicos.
Como o autor mesmo menciona: "Nada de extraordinário. É que na essência, somos todos parecidos." (...)"Família é prati que, quando se acaba, nunca mais se repete."
Entrou para o top 10 da vida.
A construção da história, os personagens, a ambientação... consegui me conectar com tudo e, sem dúvidas, me emocionar.
Rodrigo 24/11/2022minha estante
Então fechou o ano literário em grande estilo!

Talita | @gosteilogoindico 26/11/2022minha estante
Ainda não fechei meu ano literário kkkk Mas acredito que uma grande leitura para aquecer o coração e indicar muito ?

Danielle.Soares 24/10/2022

Eu gostei muito. O autor disserta sobre cada situação em capítulos curtos e assim vai desenrolando a historia com uma riqueza de detalhes que é impossível parar de ler.
Um ramificação de personagens e acontecimentos contados em primeira pessoa e narrando a vida de cada um. Recomendo.

Jaqueline 14/10/2022

Arroz de Palma
Um dos melhores livros que eu li. O enrendo é simples, porém trás reflexões tão profundas e que nunca imaginei.

A escrita do Francisco Azevedo é tão poética.

Que livro encantador!

barbaramr7 09/10/2022

lindo, lindo, lindo! uma narrativa com personagens interessantes, com uma boa cadência e que te prende e te emociona a todo momento!

May :) 29/09/2022

Arte em páginas
Fui à livraria e demorei mais de 1 hora para escolher 3 livros. Um dele era esse. Cada minuto que gastei escolhendo valeu muito a pena. TUDO É RIO, conjuntamente com O ARROZ DE PALMA se tornaram meus livros de cabeceira. Dois livros que ultrapassam as folhas e a tinta das palavras. São, completamente, uma obra de arte porque, com maestria, os dois autores desenham a trajetória da vida de forma poética.
Se recomendo? Sem uma dúvida. Se a vida é bela? Esses dois livros me mostraram que sim. Uma beleza composta de felicidade, dor, desafio, amor e simplicidade. Simplicidade artística, assim definiria ambos.
Obrigada aos autores pelo amor compartilhado.

Kari 31/08/2022

Em Portugal, Palma recolhe o arroz jogado na saída da Igreja e presenteia seu irmão e cunhada pelo casamento. 12kg de arroz que acompanham a história dessa família por 100 anos. Uma leitura delicada e poética sobre família, difícil não se identificar com alguma história desse livro.
Não está entre meus livros favoritos, mas foi uma leitura bem agradável, valeu a pena saborear esse prato tão complexo que é uma familía.
"O que este veterano cozinheiro tem a dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer. Se puder saborear, saboreie. Não ligue para etiquetas. Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro. Aproveite ao máximo. Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete".

Max 21/07/2022

Uma casa portuguesa, com certeza...
Romance de formação de um filho de portugueses emigrados ao Brasil. História de família e suas aventuras, escrita feita, por vezes, de forma pueril, mas com coração.

Ana 12/06/2022

?Família é um prato difícil de preparar?. Um livro levíssimo e despretensioso para falar sobre família. A família como ela é. Adorei essa leitura.

Gigi 27/05/2022

Leitura cativante sobre família. Uma obra com cunho poético e dramático que nos remetem a reflexões.

Nivia.Oliveira 23/04/2022

“Família somos todos”.
Francisco Azevedo nos conta a história da família de Palma... Opa... ou será da nossa família? Não são todas iguais? Com chegadas e partidas...Ora acrescentando uma cadeira à mesa... ora retirando...que apesar de brigas e ressentimentos, tem sempre um arroz no meio que nos une sem nós mesmos sabermos o porquê.
O autor sai do óbvio, que é o simbolismo de se jogar arroz nos recém-casados para atrair fertilidade, harmonia e prosperidade, e cria um arroz que dura, “cura”, emociona (é coração - capa), é sagrado e vira herança.
O arroz é um alimento essencial para nós brasileiros, e o Arroz, presente de Tia Palma assim é para a família de nosso protagonista. Um chef de cozinha, que num saudosismo natural da avançada idade, faz correlações amorosas da família com a arte de cozinhar. Por exemplo: é essencial saber “meter a colher”; a hora de “abaixar o fogo” ou “mexer rapidamente”; “tem que experimentar e comer” “a faca é língua”...
Sim, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência. “Não existe ensaios”. Não há receita perfeita.
E aí fiquei pensando que essa história poderia ser uma metáfora para aquele momento em que o despertador não toca mais às seis da manhã para o trabalho: a hora de se aposentar, de deixar a família laboral.
Não raramente voltamos no tempo para relembrar os altos e baixos da carreira; as pessoas com as quais convivemos e raramente reencontramos; os aventais (funções) que trocamos: “já fomos tantos”; “repetem cenas sem imaginação”, “rivalidades inimagináveis”, “vontade de passar tudo a limpo”, é “choro acumulado”.
Talvez na vida profissional o alimento fosse outro... O feijão? É pesado. O órgão é outro: o intestino! Necessita de panela de pressão para cozinhar e não raras vezes, para não ser deixado de lado no prato, é bom incrementar com cebola e pedacinhos de bacon.
Em ambas as famílias um dia acabamos por nos perguntar: “é Possível? Seguir em frente andando firme pra trás”? Pecamos em querer organizar nosso arquivo pessoal: onde ficaram amizades, sonhos, feitos, frustações... “Canseira inútil”. E no final das contas vale o que se viveu.
Quando terminei de ler o livro já não pensava que o arroz aqui de casa fosse mais empapado que o de Palma. Tampouco é um risoto de frutos do mar. O que une os gravetos é o amor fraterno, apesar de.

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br
Patresio.Camilo 27/04/2022minha estante
Impossível não se apaixonar com o arroz de Palma... linda resenha...

Siomara 28/04/2022minha estante
Amei esse livro e desejo ler mais livros desse autor

bieber 15/04/2022

Resenha de Arroz de Palma
sem dúvida, um dos melhores livros que já li!
enredo cativante, realmente prende o leitor na história do Antônio, senhor de 88 anos que conta a história do arroz de sua tia, detalhe por detalhe. esse livro vai te fazer chorar e rir junto aos personagens, trazendo humor e ensinamentos ditados em sentenças que dão um sabor a mais à história do arroz, acompanhado de humor inteligente. afinal, ?família é prato difícil de preparar. são muitos ingredientes. reunir todos é um problema, principalmente no Natal e no Ano Novo. pouco importa a qualidade da panela, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência.?