O arroz de Palma

O arroz de Palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

JessResende 27/04/2024

Delicioso!
Um livro de capítulos pequenos o que me faz ler rápido. Começa lá em Portugal e vem se desenrolando aqui no Brasil, um livro com cheiro de café passado no coador e bolo quentinho. Fazenda, plantação e barulho de chuva que cai devagar? o assunto principal é a família.
Qual o valor da família pra você? Nesse livro elevei ainda mais o valor da minha. Quem faz parte da sua? Só quem tem seu sangue ou existem pessoas escolhidas para serem sua família também? Não é só o DNA? doar o tempo, os ouvidos, dar prioridade, amizade, intimidade também faz de muita gente, família.
Um livro sobre um amor calmo que eu um dia vou encontrar. Amor que traz paz, que traz segurança. Que senta na poltrona e conta histórias, que faz o almoço junto, enquanto um monta a mesa o outro mexe a panela? amor com maturidade e lealdade.

Bruna 25/04/2024

Para mim esse livro é simplesmente perfeito. Perfeito porque me trouxe significados e poesia para circunstâncias do cotidiano que eu nunca havia me dado conta. Toda família é poesia e toda família é ?prato difícil de preparar? como lindamente escreve Francisco Azevedo. Ao trazer a história de Antonio e seus pais, tia, irmãos, filhos, esposa?traz também as reflexões de um homem já idoso que repassa sua trajetória com muita força e dignidade. Por fim, o que mais me tocou?as comparações e o texto figurativo são tão inteligentes na sua simplicidade. Um livro que eu gostaria de ter escrito!

natAlia 16/04/2024

Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete.
Incrível. para ler em todas as fases da vida. tocante na medida, emocionante, confuso, verdadeiro com muitos aprendizados, único e feliz, assim como uma família.

Juliana2931 14/04/2024

Amei a leitura!!
Quero ler de novo!
É quase um manual de como podemos ser familia.
Lindo!
Tocante.
Da pra enxergar e entender todo tipo de familia e todo tipo de familiar.

Isis159 03/04/2024

Livro de família
Sem dúvidas é um livro bonito, que nos traz ensinamentos sobre relações, respeito, clareza, honestidade, tradições? mas não achei a leitura simples e fácil. Achei confusa. O autor usa períodos curtos e escreve com muita honestidade aos pensamentos.

Mas sim, a frase: ?família é um prato que quando se acaba, não se repete? penetra na gente.

Tina Lilian Azevedo 27/03/2024

Elogios de si
Uma história de exaltação de um macho português (e toda carga cultural que isso significa); não é exatamente uma saga familiar. É a história de imigração de um homem que se autoelogia a história toda. Não faz nenhuma reflexão sobre erro gigante que cometeu, aliás achei que contou como vantagem; as mulheres da família tem papéis relevantes na história mas o autor só dá enfoque no macho. Porém a história é bem contada, a escrita é fluida e retrata o Rio, viver no Brasil, sob a ótica de um imigrante. Interessante

Edith 23/03/2024

Família escrita em forma de poesia...
Cada detalhe faz a gente lembrar que família é prato que se cozinha com diversos ingredientes.
Recomendo muito a leitura!

Dea de Luca 18/03/2024

Arroz de Palma
Eu ainda não descobri se foi só coisa da minha cabeça ou se meu livro realmente tem cheiro de arroz. Embora eu tenha dado o meu exemplar para um tanto de gente cheirar (e todos concordaram). Loucuras a parte, esse livro é lindo, uma história novela contada, que eu com toda certeza consigo imaginar os atores de cada papel. É a vida sendo vida e traduzida em palavras, uma história contada com uma janela de tempo maravilhosa de ler. Eu amei das falhas a falta de perfeição, a rotina contada, as lembranças como um diário vivo. Recomendo

Vanessa.Vasconcelos 10/03/2024

Família somos todos...
Que livro encantador, que envolve e cativa. Uma das minhas leituras favoritas. É como se estivéssemos sentados com aquele tio que conta histórias da família, cheia de detalhes e que te faz ver que apesar de tudo, é perfeito ter a família que temos e ser assim, como somos...

Yara 06/03/2024

Bacana, né? Achei um tantinho repetitivo, mas nada que comprometesse a narrativa a ponto de querer abandonar. Esses dias esbarrei num tuíte acusando carla madeira de se utilizar de muitas frases feitas, e essa pessoa certamente não leu arroz de palma. O que é normal, sabe? Muita coisa já foi escrita. Sinto que o arroz perdeu o foco na mão de Antônio.

Pripriqueiroz 26/02/2024

Quentinho e bem temperado
O livro começa quando Antonio, o primogênito, com 88 anos, resolve reunir toda a família em um almoço para celebrar os 100 anos do casamento dos pais e servir o arroz de Palma (jogado sobre o casal na porta da igreja). Sentado à mesa da cozinha, cortando alho e cebola, ele relembra sua história.

É um livro sobre família. Amor, paixão, briga, ressentimento, perdão, esperança? tudo isso reunido em meio a metáforas bem inteligentes. Família é prato difícil de preparar!

Não há mistério ou qualquer acontecimento surpreendente que nos faça perder o fôlego durante todo o livro. Mas, ainda assim, me envolveu de tal maneira que cheguei a sentir falta de ter uma família assim, grandona e barulhenta.

O livro é um primor e delicioso de ser lido.
O arroz de Palma é quentinho e bem temperado. Daqueles feitos pra aquecer nossos corações.

Agnesss 22/02/2024

Família é um prato difícil de se preparar
É um bom livro. Um romance com personagens bem criados e desenvolvidos. Não tem como não gostar da tia Palma!

A narrativa até a metade do livro é bem fluida, mas aos poucos vai ficando arrastada e cansativa com todos aqueles devaneios de Antônio.

Se fosse um livro mais curto, as reflexões seriam melhor aproveitadas.

No entanto, a história do arroz aquece o coração. Não tem como negar que é emocionante!

Ao fim, a lição que fica é: as vezes é necessário esquecer o ego, a intriga, a mágoa para que a família se mantenha minimamente unida.

É bom arroz soltinho e família grudada na panela.

Ana Claudia 10/02/2024

Antônio é um senhor de 88 anos que passou a sua vida toda se dedicando a arte da culinária. Ele está envolvido com os preparativos de um almoço muito especial: a celebração de 100 anos de casamento de seus pais, José Custódio e Maria Custódio que há muito tempo não vê.

Enquanto está preparando o almoço, Antônio momentos de antes dele nascer, da sua infância e adolescência, casamento, filhos, as mudanças que a vida deu, seu relacionamento com sua família, pais irmãos e, assim, vem a sua memória momentos felizes e outros não tão felizes assim. Tudo isso contado por sua tia Palma.

Quando Maria e Antônio se casaram tia Palma lhes deu um punhado de arroz que para ela, era símbolo de fertilidade e amor. Jose Custódio era um homem que se irritava com muita facilidade e não gostou da atitude de Palma. Já Maria gostou do presente. Ao longo de 100 anos de casados, esse arroz passa a fazer parte da família e de todos os acontecimentos da decisões que ocorreram.

Agora, as 88 anos, Antônio nos conta alternando entre o passado e presente, todas as mudanças que ocorreram em sua vida.

Essa foi uma leitura que demorei para me conectar com a história. Só passou a ficar mais interessante lá para 40%. A narrativa é toda com as reflexões que o narrador, Antônio. O arroz faz parte do destino dessa família e é capaz de influenciar as mudanças que acontecem. De modo geral, eu gostei da história

Valaloba 02/02/2024

Família é prato difícil de preparar
É a história de uma família originária de Viana do Castelo, Portugal, que imigrou para o Rio de Janeiro no início do século XX. É a história de um amor. É a história da tia Palma. É a história de Antônio. É a história de um presente inusitado de casamento que seus pais recebem de tia Palma, presente este, que se torna o fio condutor dessa história linda, emocionante, que nos faz revisitar sentimentos, que nos traz memórias afetivas. Tem cheiro de maresia, de amor e de saudade.
Família somos todos!
Cris.Ramelo 04/02/2024minha estante
Leitura maravilhosa, Francisco azevedo me deixou extasiada com está leitura, AMEI

Gois 31/01/2024

Excelente romance
Livro excelente!!!! Um livro sobre família, comida, palavra... velhice. É só um velho contando a historia de 100 anos da sua família mas muito bem contada e amarrada. Personagens cativantes. Um texto que transborda delicadeza e poesia pra dentro de você que, como a comida, te preenche de coisas boas. Os paralelos que ele faz entre família e cozinhar são incríveis. As reflexões que ele faz sobre a passagem do tempo, idade, conflito de gerações, velhice são muito boas. E além de tudo é bem escrito, bom jogo de palavras, frases de efeito, aforismos para refletir. Amei. Recomendo demais