Uma irmã

Resenhas - Uma Irmã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Denise41 17/05/2020

Uma irmã
"Uma irmã" retrata a adolescência, as descobertas.
Uma HQ sensual mais ao mesmo tempo com uma certa dose de ingenuidade.
Traços simples leitura rápida e fluida, só não gostei muito do final esperava mais.
Ainda assim indico.
#leiam e tire suas conclusões.
#desafioSKOOB

Mariele 15/12/2021

Estranho
A história apesar de estranha acaba envolvendo o leitor a fazer descobertas juntos aos jovens adolescentes e sua estranha relação no livro

_Jorgeft 03/03/2022

Temos aqui um conto delicado e sensual sobre o despertar de um adolescente que provoca um turbilhão de sentimentos!
Aaaahh... O primeiro amor a gente nunca esquece, muito provavelmente por ser o primeiro de muitos... Tudo é novo! Sentimentos, descobertas, emoções, química e biologia agem de uma forma estranha no nosso corpo. Nossas memórias são lapidadas e moldadas naquela fase em que a gente sai da infância, deixa de ser uma criança, e entra na puberdade, quando achamos que sabemos tudo. O primeiro amor marca de um jeito que sempre vai estar lá e que provavelmente vai te definir para o resto da sua vida!

Que quadrinho gostoso de ler! Bastien Vivès consegue pegar essa essência do primeiro amor e espreme ela em um quadrinho pessoal para todos nós, meninos e meninas, homens e mulheres, paixões que já foram e paixões que virão. Vivès mostra em seu traço uma história que acontece em um verão na praia, mas que pode ter acontecido com você em uma viagem da escola, em uma visita a um parente, nas férias em outro estado, no recreio do colégio. É óbvio que aqui temos um teor sensual elevado, e isso até pode se tornar um problema para quem for ler de forma enviesada a HQ, mas o fato é que a essência do primeiro amor está presente desde o primeiro momento em que conhecemos a jovem, de 16 anos, Hélène. A diferença de idades fala muito aqui, afinal estamos dentro das férias do jovem Antoine que está no início dos seus 13 anos, e essa diferença faz total sentido a partir do momento em que Hélène, mais madura e se tornando uma mulher, desperta algo dentro de Antoine que nem ele sabe bem o que é. Depois disso, com uma narrativa sutil abordando o autoconhecimento em uma fase onde estamos mudando a cada minuto, Vivès transforma esses personagens em nossos alter egos, nos fazendo recordar de momentos em que a gente já esteve com sua narrativa poderosamente apaixonante.

Autor: Bastien Vivès
Tradução: Fernando Scheibe
Editora: Nemo

site: https://www.instagram.com/mais_capitulo/

Nicc 24/08/2020

Bom eu achei bem legal. Eles são adolescentes, Eu não vi problema algum nisso; Porém eles tem bastante diferença de idade o que me deixou meio desconfortável porém não foge da realidade em nenhum momento
Eu gostei, foi um final bastante real, com nada fantabuloso. (Sobre a arte da HQ ela é bem minimalista eu diria mas não deixa de ser lida)

abrahans 06/01/2024

Descobertas
Você pode ler essa história de vários pontos de vista.

Mas primeiro eu quero falar do roteiro e da arte. O traço minimalista do autor e os diálogos rápidos e naturais fazem a história fluir e flui muito bem. A história é contada de forma competente e natural. Bastien é um mestre em contar histórias, isso é inegável.

Agora sobre os pontos de vista. Eu posso falar de dois deles. Se você ler como pai ou mãe, vai se incomodar. A história é focada num menino de 13 anos que descobre a vida (principalmente a sexualidade) através de uma menina de 16. Muitas das inseguranças e anseios pertinentes a essa faixa etária são pincelados pela história, mas não há dúvida que a ênfase fica na sexualidade, principalmente em relação ao menino. Como pai ou mãe, você talvez não ia querer que seu filho passasse por essa experiência tão cedo. Ou que fosse sua filha a iniciar certas experiências a um menino tão novo.

Outro ponto de vista é o de um homem. Acredito que, de uma maneira geral, meninos gostariam de passar por essa experiência com uma menina mais velha pois nessa idade, tudo é descoberta, tudo é intensidade. Desse ponto de vista, você pode gostar da história.

Um outro ponto de vista é o de uma mulher. Será que uma mulher aos 16 anos gostaria de iniciar um menino de 13 em sua sensualidade? Sobre isso não posso opinar.

De qualquer forma, independente disso tudo, uma boa história é contada, cheia de momentos de sensibilidade, ternura e crueza. Tenho certeza que cada um vai absorvê-la de uma maneira diferente.

Vale um lugar na estante? A experiência de leitura de uma obra de Bastien Vivés vale muito a pena. Ele é inovador, muito bom em contar histórias, mesmo que não seja exatamente a história que você gostaria de ler. Então se você gosta desse tipo de história e é fã desse autor, certamente vale guardar. Mas se você não gostou das outras obras dele já publicadas (como Polina e O Gosto do Cloro) então vai querer deixar essa de fora.

millena77 18/03/2024

Incômodo
Não sei quantas estrelas dar pra esse livro.
esse livro me fez sentir mt incômodo, mas trata sobre descobertas na adolescência porém... aí nao sei. ele eh mt novo pra aquilo

enfim, não sei oq falar dessa hq, tô confusa e mt incômodo

17/marc/24

Tamy 25/11/2020

Essa HQ é muito fácil de se identificar, pois trata de um assunto universal: o fim da pré-adolescência e a descoberta da sexualidade. Gostei do tom delicado, sem romantizar a relação que existe entre os dois personagens principais.
A ilustração tem um traço muito simples e bonito, que combina muito bem com a história.

Lucas.Oliveira 22/01/2022

Puberdade
Comevente, a historia retrata o começo a puberdade de antonie, de forma sensual, uma quebra de paradigmas, a historia lembra das primeiras viagens de verão na adolescencia traz a tona sentimentos, saudades, exprime o primeiro amor... a troca de interesse...

Vale a leitura

Eloheinuh 24/09/2022

Mano??
Peguei essa HQ na biblioteca da faculdade, pensei: "ah um livrinho inocente pra distrair a cabeça"...MALUCO QUE 🤬 #$%!& FOI ESSA? Tipo, não é nada uouuu, mas 🤬 #$%!& o protagonista tem 13 anos

A escrita tbm deixa no ar um clima de que ele e a Hélené são "irmãos" e apesar de não serem isso deixa o livro muito doentil.

lexsouza 12/06/2021

Lindo quadrinho
Lindo quadrinho sobre as descobertas no desabrochar da juventude. Traço e roteiro crus, facilmente pode ser filmado.

Myrella.sena 13/11/2023

Releria com certeza
É leve, fácil de ler, mas também tem que tomar alguns cuidados. O quadrinho apresenta alguns desenhos que fazem não poder ser lido em qualquer lugar... tirando isso, até que eu gostei, me identifiquei com o protagonista, mas também não foi o melhor livro da minha vida.

Emilly473 17/02/2023

É uma HQ que ao mesmo tempo que é uma história real é muito sensual para um pré- adolescente que isso seria totalmente errado se acontecesse fora da ficção.
Os traços são lindos e se não fosse a parte sensual que eu achei desnecessário seria super interessante.

Dilalilac 25/11/2021

Espero que venha mais desse autor pra cá
Li essa HQ por ter amado Polina, com Uma Irmã não foi diferente. Apesar de cliches e de uma problemática, é um livro real. Os personagens são muito reais. Principalmente o irmão mais novo, eu vi muito meus primos pequenos nele. E assim como resenhei brevemente em Polina, um livro 5 estrelas muitas vezes é aquele que te faz sentir em casa, o que você precisava ler. E é assim que eu me sinto quando leio esse autor. Me deixa nostálgica pelas ambientações e me faz querer reencontrar pessoas, revisitar lugares...
Nessa HQ tem algumas cenas sexuais, mas não é exagerado. Talvez o personagem devesse ter pelo menos 15 anos? Provavelmente. Ele tem 13. Mas como eu disse, não são cenas exageradas ou frequentes. São poucas, acho que duas de uma página cada. E relembrando, muitos colegas meus de escola perderam a virgindade entre 13 e 16 anos. Não é o ideal, mas é uma realidade. E esse é um livro realista.
Queria estar na praia agora, na madrugada, fazendo um quebra-cabeça de centenas de peças.

Nessa 24/09/2022

Um história de descoberta sexual numa pacata casa de veraneio.
Antonie conhece Helene, após a mãe dela sofrer um aborto e ir se consolar na sua casa de verão.
A atração da parte dele é logo de cara. Ela com 16 anos e ele com 13 , no mundo jovem isso é praticamente um abismo . Mas não para os dois que logo se envolvem em uma amizade de descobertas sexuais, onde, são mais as sensações de toques do que os sentimentos despertados que importam naquele momento.
Gostei bastante da história. Rápida e sem enrolação.

1 | 2 | 3 | 4 | 5