O Homem de Lata

O Homem de Lata Sarah Winman

Resenhas - O Homem de Lata

Nat 29/03/2022

Foi uma leitura meio complicada de terminar. O livro é narrado por duas pessoas, em duas partes. A primeira parte é narrada por Ellis, um homem marcado pela perda da esposa e do melhor amigo, numa narrativa que lembra muito a escrita de um diário, como se não esperasse que outras pessoas lessem, então escreve conforme as palavras e fatos vem, sem dar importância à pontuação ou sinalização de falas.
A segunda parte é narrada por Michel, o melhor amigo. E com ele nós entendemos um pouco mais do que Ellis não conseguiu transmitir. Nessa segunda parte descobrimos um pouco do que aconteceu entre os dois enquanto eram jovens, e percebemos como isso marcou cada um deles e o caminho que eles escolheram seguir.

Jardii 28/03/2022

Girassóis de Van Gogh
Eu amo esse livro!
Reler ele foi essencial pra mim. Eu já tinha me esquecido de boa parte da história. Chorei como quando li pela primeira vez.
É tudo tão real e doloroso...
É uma ternura tão rara que chega a doer.

Eduardo Ogalves 20/03/2022

Solidão...
?Eu sabia que estava perdendo o controle do meu coração. Estava apaixonado. E era o homem mais feliz da terra.? O mágico de oz Em 1963, Ellis e Michael eram dois garotos de doze anos que se tornaram grandes amigos. Durante muito tempo, sempre foram apenas os dois, andando pelas ruas de Oxford, um ensinando ao outro coisas como nadar, descobrir autores e livros e a esquivar-se dos punhos de seus pais dominadores. Até que um dia algo muito maior que uma grande amizade cresce entre eles. Mas então, avançamos cerca de uma década nesta história e encontramos Ellis, agora casado com Annie, e Michael não está mais por perto. O que leva à pergunta: o que aconteceu nos anos que se seguiram? Esta é quase uma história de amor. Mas seria muito simples defini-la assim.

G4tto 17/03/2022

O Michel salva tudo
O livro não é lá tudo isso, porém a parte que salva ele de 2 estrelas são os últimos 50% pq é a parte do Michel kk.
O livro trás uma grande de perspectiva de amores e desencontros, porém não vou bem explorado infelizmente.

Nhilene 07/03/2022

O Homem de Lata
?°°°?
"E me pergunto qual poderá ser o som de um coração partido. [...]"

Homem de Lata se tornou de maneira rápida um dos meus livros favoritos. A escrita é leve e fácil, sem grandes dificuldades com as viagens e lembranças que decorrem a leitura.

É uma história cativante sobre amor, paixão, amizade e luto. Confiança e lealdade. Sobre amizades sinceras, marcantes e duradouras.

As referências à Mágico de Oz não ficam apenas no título, estão em pequenos detalhes do livro, assim como os girassóis de Van Gogh fazem sua própria marca nas páginas.

Um livro que para captar o que quero expressar só é possível lendo. O que acaba por ser uma ironia o fato de não conseguir expôr em palavras o que essa obra transmitiu para mim.

"[...] E acho que deve ser baixo, quase imperceptível, sem nenhuma dramaticidade. Como o som de uma andorinha esgotada caindo suavemente na terra. "

Skarlety 02/03/2022

Bom livro
É um livro para você pensar na vida! Mas o final me faltou algo! Fora isso um livro muito rápido e cativante de ser lido

Jaque.Barreto 27/02/2022

Uma história triste
Um romance trágico.
Tive maior identificação pelo Michael, a ponto de desgostar um pouco do Elis e do seu egoísmo ao querer tudo pra ele...
Uma leitura bem triste e sensível!
Falou sobre o luto, a perda e sobre um amor incompleto que não pode ser vivido de forma plena!

Faline.Ferreira 19/02/2022

Confuso e triste
Eu não gostei da forma que foi escrita os diálogos.
A história é sobre amores roubados e perdidos., luto , processo de aceitação, aids e depressão . Não esperava isso na história. Não me conectei a maioria dos personagens, quando chega na parte do Michel fica melhor e é visível que ele é solitário apesar de ser amado por todos . Achei o relacionamento do Ellis e Madie bem raso , só sobreviveu por que o Ellis não tinha coragem de assumir a bissexualidade dele . Eles precisavam do Michel para sobreviver , o que fazia mal a ele por que ele amava o Michel. Michel sofreu muito , achei dolorido a falas dele.Achei que se desenvolveria melhor .
Carine 21/02/2022minha estante
leitura densa e pouco satisfatória, me pegou de surpresa.

sam_sllvn 15/02/2022

Mano, o que posso resumir em relação ao que senti lendo essa maravilha é: choro, depressão e lágrimas
Sério, essa história é linda demais cara,cada mínimo detalhe,cada referência, cada personagem, você consegue aprender algo com cada um deles e até se identificar com eles
No início me deu até um medo porque eu tava me vendo muito no Ellis, eu já tava tipo ? cadê as câmeras???
Então eu não tenho muito mais o que dizer, só que esse livro é incrível

mayara kétne 14/02/2022

a escrita é muito boa, os personagens são bem desenvolvidos e a história é apesar de toda as suas dificuldades trás uma paz para o coração, me fez rir e chorar e repensar, me fez melhor! ?

Joseanny 10/02/2022

Livro sensível
História extremamente sensível, que trata do amor da forma mais intensa entre Ellis, Michael e Annie.
A forma descrita pela autora é sensacional, até poético.
Mostra uma realidade de descrição incrível como é a solidão, depressão e luto. Os sentimentos, pensamentos, sensações, tudo muito intenso vivido pelos personagens.
O começo é bem confuso, mas no desenrolar da história vamos entendendo tudo o que se passa.
Muito bom! Me surpreendeu.

Lenne.Meneses 07/02/2022

Oh, capitão, meu capitão!
Me surpreendi com esse livro, já o tinha em casa desde 2019, mas só agora resolvi ler. O começo é um pouco confuso, pelo estilo de escrita, é um pouco diferente a narrativa e pode deixar confuso. Mas logo você é tomado pela narrativa e quer saber mais sobre a amizade de Michael e Ellis, sobre Dora, mãe de Ellis, que é uma mulher incrível, e sobre Annie, que é outra mulher maravilhosa dentro dessa história.
Não é um livro fácil, apesar de ser pequeno, tem muita sensibilidade, uma aura de certa forma angustiante e melancólica. E no meio do livro você passa a entender o motivo de toda essa aura.
Escrita poética e que te prende, tem referências interessantes e importantes para o desenrolar e trata de alguns assuntos delicados.
Recomendo demais a leitura desse livro.

Vinicius 24/01/2022

Melancólico
O livro traz uma história terna de um amor entre Michael, Ellis e Annie.
Sendo que Michael e Ellis desenvolvem um sentimento que vai se estruturando com o passar dos anos, até evoluir para algo maior que uma simples amizade.
Entretanto após alguns acontecimentos surge Annie, e Michel e Ellis afastam-se durante um período...
Esse é um livro que remete a cultura erudita , tem um gosto de vinho seco. Ele realça as emoções , além de nós dar uma visão diferente do luto .
No entanto tenho algumas considerações: o livro é um pouco confuso , por conta da distribuição temporal (principalmente no começo) , conforme a leitura vai evoluindo, é possível compreender melhor . Os diálogos são distribuídos de uma forma muito diferente do habitual , o que me causou um estranhamento , e comprometeu meu compreendimento parcialmente.
Em um aspecto geral o livro é muito interessante, excelente para os amantes de melancólica e café amargo .