Viver em Paz Para Morrer em Paz

Viver em Paz Para Morrer em Paz Mario Sergio Cortella

Resenhas - O que a vida me ensinou

Leonardo 10/06/2010

O livro é bom, a coleção é uma ótima ideia. Mas o filósofo em questão é ateu e tem conceitos que são estranhos, ou, pelo menos, devem ser entendidos corretamente, como por exemplo o conceito de "felicidade" e "apego" ou mesmo o seu conceito sobre "religião". Como todo ateu, ele tem suas razões, mas são questionáveis.
Porém, o livro não é religioso, só questiono alguns conceitos que discordo. O cara é muito inteligente.
Lucio 30/12/2010minha estante
"Mas o filósofo em questão é ateu"

Olá leonardo. Falas de quem?

Leonardo 30/12/2010minha estante
O filósofo é o autor do livro que se declara ateu e é professor de filosofia em São Paulo.

Ruan 03/04/2013minha estante
Você se engana.O Cortella é católico,já vi esta declaração dele em uma entrevista com o Jô Soares.

Jonatan 09/10/2023minha estante
Oi Fer td bem, adorei seu perfil, acessei seu YouTube e vi que temosno gosto pela leitura em comum, abraços

Fer Sugano 11/10/2023minha estante
Oi, Jonatan! Tudo bem? Que bacana! Isto é bom! Obrigada pela visita ao meu Canal no Youtube. Seja bem-vindo :) Até mais!

Fê Rodrigues 09/07/2012

O que a vida me ensinou, de Mario Sergio Cortella
Em seus 19 capítulos, O que a vida me ensinou nos leva à uma viagem profunda sobre nós mesmos. Por meio de exemplos da literatura e da vida cotidiana, Mário Sérgio Cortella aborda temas filosóficos como vida, morte, prazer, aprendizado, felicidade simplicidade. Cada assunto é trazido à tona como se o autor estivesse conversando com os leitores, partindo da vivência cotidiana, podemos entender melhor como cada atitude influencia nossa vida.

É deliciosa a busca pela nossa verdade, pela nossa essência. Qual é o legado que deixamos? Ele é expresso por meio de nossas reflexões e atitudes: como ensinamos, como aprendemos, como entendemos – ou não – as diferenças, como lidamos com os simples – aliás, o que consideramos simples? – tudo isso influencia na marca, no sinal, que deixamos no mundo.

A provocação da capa – “Se você não existisse, que falta faria?” – é por si só, reveladora. O motivo? A busca genuína da resposta. Quem já parou para pensar nisso, sabe o quanto é difícil encontrar uma resposta que nos satisfaça... (pelo menos, comigo foi assim).

Mais do que um livro de perguntas filosóficas, este livro é uma conversa sobre as inúmeras possibilidades. Possibilidades que aparecem na etimologia de uma palavra, na relação com os filhos, no amor pelos livros, na escolha de uma profissão, em uma palestra, nos bilhetes trocados, na correria do trânsito, na convivência com as pessoas que admiramos, na busca do “Viver em paz para morrer em paz”.

Em O que a vida me ensinou, Cortella assume um papel de amigo do leitor, ele não nos dá respostas, apenas nos mostra parte dos caminhos que lhe ensinaram a ter paixão, a dar um sentido e a sentir felicidade na caminhada do viver.

Livro: O que a vida me ensinou
Subtítulo: Viver em paz para morrer em paz (paixão, sentido e felicidade)
Autor: Mario Sergio Cortella
Editora: Saraiva : Versar
Páginas: 112
Sinopse: Neste segundo volume da coleção "O que a vida me ensinou", que mistura pequenas biografias com grandes lições de vida, o filósofo e educador Mario Sergio Cortella aborda questões como: Qual é a sua verdade? Qual é a sua essência? O que permanecerá de você no mundo? Se você não existisse, que falta faria? O autor conta suas experiências, seus medos e os obstáculos que percorreu para chegar ao topo.

Resenha publicada em: http://nossocdl.blogspot.com/2012/07/resenha-o-que-vida-me-ensinou-de-mario.html
Cássia P. 21/05/2013minha estante
Oi, estou com muita vontade de ler esse livro.
Mas não consigo encontrá-lo completo pra download. Você teria ele disponível nessa versão? Ou sabe onde eu poderia achar?
Obrigada, desde já.

Fê Rodrigues 21/05/2013minha estante
Oi Cássia!
Eu li o livro impresso ;)

Alane.Sthefany 26/06/2022

Viver Em Paz Para Morrer Em Paz - Mario Sergio Cortella
É preciso lembrar que só os humanos são mortais, pois só os humanos sabem que vão morrer ? os demais animais não lidam com o conceito de finitude e, portanto, não são mortais. Assim, os cães e os gatos, por exemplo, vivem a eternidade, dado que passam o dia como se fosse o único, enquanto sabemos que, para nós, pode ser o último.

O que é a imortalidade? É um presente contínuo, um presente sem fim. Com exceção do homem, todo animal vive um presente eterno, sem a preocupação com o futuro. Ele vive, portanto, a imortalidade e, assim, é imortal. Nós, não. Os humanos somos os únicos animais que têm noção de presente, passado e futuro ? e também os únicos animais que possuem a capacidade de se sentir idiota. Eu, Mario Sergio Cortella, posso me recordar de três anos atrás e pensar: ?Como eu pude dizer uma asneira tão grande para ela??. Assim, ao me recordar disso, me sinto idiota desde aquela época até o presente momento.
Xandinho 30/07/2022minha estante
Não existe uma vida em paz se o morrer significa o fim da existência.
A vida só tem propósito em Cristo e na certeza que sim, todo ser humano é perene, ou seja, nenhum ser humano simplesmente deixa de existir.

Uns existirão para sempre no lago de fogo, já outros eternamente com Cristo no céu.

Tudo isso temos pela fé no Senhor Jesus.
Nosso corpo pode até perecer, mas nosso espírito é perene e imortal.
Mas viver para sempre não é exatamente uma vantagem, a não ser que seja ao lado de Jesus Cristo.

Jo 5:24: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."

Alane.Sthefany 31/07/2022minha estante
????

Giovanna 12/10/2020

Livro rápido e tão interessante
Nesse livro Cortella aborda vários temas ligados a vida , como amor, paixão, saudade, felicidade, paz.
São pequenos capítulos que trazem grandes ensinamentos e onde o professor nos apresenta suas experiências e suas opiniões acerca dos temas trabalhados.
Recomendo ler junto com alguém próximo para discutir sobre os assuntos abordados no livro. No meu caso, li com minha mãe para conversamos sobre o que concordamos e discordamos, o que rendeu um bom papo.
Ah, e se vc faz parte dos leitores que gostam de grifar suas frases favoritas cuidado para não marcar o livro todo, pq são muitas frases legais. Kkkkkkk
Enfim, recomendo muito!!
hta 12/10/2020minha estante
terminei o a sorte segue a coragem ontem e tb gostei bastante, já quero ler esse

Giovanna 12/10/2020minha estante
Eu vi no seu insta. Vi que vc leu bem rápido, é uma leitura bem fluida né? Não conhecia "a sorte segue a coragem", mas depois que terminei esse aí já coloquei ele na lista de desejos.

André 19/12/2017

Eca ...
Bruno770 29/01/2018minha estante
tsc tsc...

Leka 14/02/2018minha estante
Mas, você leu?

Léia Viana 11/10/2010

Lindo livro, palavras bem colocadas e temas bem refletidos.
Cortella tem didática, consegue elucidar em livro, como o faz em palestras, de uma maneira tão bacana, tão simples e empolgante ao mesmo tempo. Li este livro imaginando o próprio me explicando!

É uma seleção de crônicas com diversos temas, no qual, Cortella trabalha em cima do que propõe o título do livro, o que a vida lhe ensinou "...pouca coisa é mais perigosa na existência do que o óbvio, essa âncora que paralisa o pensamento e induz à falsidade, à distorção, ao erro." São assuntos que nos norteiam, fazem parte do nosso cotidiano, e não nos damos conta do quão perigoso se torna, para nós, vivermos sempre da mesma maneira, aceitando estes paradigmas como verdades absolutas, sem refletir na verdadeira essência de seu significado.

"A nostalgia é a tristeza da mudança contínua. A saudade é a experiência da mudança que conduz ao crescimento."
Bianca Lovely 14/09/2017minha estante
undefined

Lolô 23/07/2021

Março
Depois da ficção, voltei pra sociologia. A terceira leitura do ano foi de alguém que admiro muito. Foi difícil DEMAIS pra mim escolher só uma frase marcante, já que tudo eu considerava significativo. Cortella escreve sobre o que é profundo de um jeito fácil e fluido. O livro aborda a nossa existência no mundo e qual o sentido dela. É cheio de sabedoria e bons conselhos, discutindo sobre aquilo que realmente importa. E ser importante, no final de tudo, é fazer falta pra alguém. Repensar que falta faríamos se deixássemos de existir e qual legado estamos marcando nas pessoas ao nosso redor. Quando comecei a ler, me senti numa conversa com um amigo (mesmo eu não tendo amigos tão inteligentes quanto ele rss) e quando percebi já tinha acabado. Com certeza será um livro pra reler anualmente. Recomendo demais demais demais! Eta livro bão

site: https://www.instagram.com/tantopraler/
NatyNatalia 23/07/2021minha estante
Amo a escrita dele também

Guaranádoamazonasémassa 13/09/2017

Os livros de Cortella têm uma característica em comum que gosto muito: leitura fluida. Livros que dá para ler em menos de um dia e passam reflexões para serem meditadas por semanas e guardadas conosco para a vida. Esse livro em particular me agradou bastante, apesar de algumas generalizações cometidas por ele - o que não é de costume. Por ser um livro pequeno - com menos de 170 páginas (algumas até estão em branco) -, já assisti palestras dele já qual ele fala sobre quase todo o conteúdo. Quem não tem dinheiro para comprar livros dele, recorrer às palestras que ele tem no YouTube compensa as ideias que ele quer passar.
Vanessa 19/04/2018minha estante
Gostei!! Se já não tivesse lido, leria-o agora.

Regiane80 04/01/2015

O que a Vida me ensinou
Mario Sergio Cortella é filósofo, mestre e doutor em educação pela PUC-SP, autor de diversos livros; um poço de sabedoria e conhecimento, um ser pensante raro de se encontrar por aí.
Difícil fazer uma resenha do livro em questão, dá vontade de escrever aqui o livro inteiro, pois cada página dele é um aprendizado.

Leia mais em:

site: http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/2012/09/oque-vida-me-ensinou-mario-sergio.html

Cyntia Bandeira 07/04/2015

Muito bom esse livro, pequeno em tamanho mas gigante em ensinamentos positivos.

Kivhia 16/04/2024

Que livro gostosinho de ler, parece até que estamos conversando com Cortella.

O livro traz ótimas reflexões sobre a vida, através de exemplos do cotidiano e de uma linguagem simples.

Guaranádoamazonasémassa 13/09/2017

Vanessa 19/04/2018minha estante
Gostei!! Se já não tivesse lido, leria-o agora.

Patrícia Belmonte 26/10/2017

"VIVER EM PAZ PARA MORRER EM PAZ"; MÁRIO SÉRGIO CORTELLA - EDITORA PLANETA
Neste livro o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella discorre sobre assuntos importantes na nossa trajetória de vida.

Não é ser famoso e nem acumular coisas e propriedades, em uma obsessão consumista. Importante é ser importante para alguém, ou seja, fazer falta para alguém.

Como na filosofia em si Cortella nos faz questionar sobre o sentido real da vida e seus valores.

Leitura recomendadíssima!

site: http://atualizandolivros.blogspot.com.br/2017/10/viver-em-paz-para-morrer-em-paz-mario.html

Quel Magda 23/11/2017

Fazendo você pensar...
Esse livro me trouxe diversas reflexões sobre atitudes que eu tomo em minha vida e em como, muitas vezes, não percebemos o óbvio. Me peguei pensando várias vezes em como pude me cegar diante de situações tão claras...
Aconselho para quem quer refletir sobre a vida, sobre o amor, a paixão, e, sobretudo, em como viver em paz para morrer em paz!!!