A Guerra Que Me Ensinou a Viver

A Guerra Que Me Ensinou a Viver Kimberly Brubaker Bradley

Resenhas - A Guerra Que Me Ensinou a Viver

CinthiaGonçalves 30/08/2023

Lindo!
Estou procurando um defeito nesse livro... Não tem! A forma como a autora constrói a narrativa, aborda sobre os traumas da Ada e traz o amor como cura, é indescritível!

skuser02844 22/08/2023

Maravilhoso
Amei o livro de todas as formas. Eu me identifiquei muito com a personagem da Ada. A forma como autora descreveu os traços da personalidade dela através das suas ações (a maioria simples) fez a personagem me marcar: desde a sensação de ser uma pessoa difícil de amar (por vários motivos) até a demora em confiar nas pessoas pelo medo e pelo seus traumas. Tudo isso tornou a história muita mais interessante, que é ver o crescimento e (re)descobrimento da personagem dentro de um cenário de guerra. Merece muito a leitura! Se tivesse 10 estrelas, eu dava.

Thais 21/08/2023

Lindo igual ao primeiro!
Eu amo esse livro, assim como amo o primeiro. História linda, com personagens maravilhosos. Vemos amor e esperança em todas as dificuldades e o livro não fica chatinho por isso, pelo contrário, é muito, muito interessante! Tem seus momentos fortes e difíceis o que faz o livro ser assim tão intenso. Queria que todo mundo tivesse a oportunidade de lê-los!

Mah Mac Dowell 14/08/2023

Assim como o primeiro, eu também amei esse segundo livro. Super acrescentou para a história. É bem emocionante e fofo. Todos os personagens são incríveis. Traz várias lições de vida, ainda mais quando a história é contada pro olhar de uma criança que tinha muito a aprender. Eu amei amei acompanhar esse mundinho. Não queria largar o livro e vou sentir muita falta mesmo desse mundo e dos personagens. Vai ser uma história que vou lembrar pra sempre.

Paolla29 12/08/2023

Incrível!!
Quando li o primeiro livro, achei que ele era livro único, quando soube que tinha uma continuação fiquei me questionando ?será que è realmente necessário??? E SIM!!!

O livro é incrível, ainda melhor e mais sensível que o primeiro.

Depois de conhecer a história da Ada no livro 1, esse livro se mostrou muito sensível e lógico.

Me emocionei em várias partes e esse final, não tava esperando ele mas foi como encerrar com chave de ouro.

gabimelg 04/08/2023

Livro do ano!
Continuação de ?A guerra que salvou a minha vida?.

?Você se surpreenderia com a quantidade de coisas que as pessoas creem necessitar.?

Poderia passar horas falando sobre essa duologia e a preciosidade que tem dentro desses livros.

Me emocionei em muitos momentos, ri, me apaixonei e principalmente, refleti tanto sobre a simplicidade da vida, e o quanto nos cansamos correndo atrás de coisas que não valem o esforço, só para nos sentirmos mais completos e cheios de bens.

As vezes, tudo que precisamos nós já possuímos, e nem percebemos.

Particularmente, amo histórias narradas por crianças ou com protagonistas infantis, torna tudo mais ?mágico?. A maneira como a Ada se desenvolveu e amadureceu ao longo do tempo foi, pra mim, maravilhosa.

Me fez perceber que a coisa mais importante que temos é o outro, e a disposição para tornar a vida das pessoas que amamos um pouco melhor.

Eu amei demais. Inesquecível, lindo, emocionante, encantador? Tudo em um só, vai ser difícil superar esse aqui.
Tiago 15/08/2023minha estante
Gostei demais do primeiro. Esse conseguiu superar?

gabimelg 16/08/2023minha estante
ele é tão bom quanto, não sei qual gosto mais hehe única coisa que não gostei muito foi o final, achei que o do outro foi bem melhor escrito, mas vale muito a pena

Ysabela.Rolim 31/07/2023

A guerra que me ensinou a viver
Essa história é narrada do ponto de vista de uma criança durante a segunda guerra mundial.
No livro anterior (A guerra que salvou minha vida) vemos as dores e insegurança que ela tem devido sua relação com a mãe.
Nesse vemos ela aprendendo, descobrindo e se libertando aos poucos.

Uma história linda!

elisabeth.erran 25/07/2023

"É possível saber um monte de coisas e um dia, finalmente acreditar em todas elas. Incrível a continuação da estória de Ada.

Maria 21/07/2023

Mamãe
De novo, a Kimberly fez um ótimo trabalho. Esse livro tem exatamente a mesma essência do primeiro mas traz novas vivências da querida Ada.

Além disso, ela se permitiu explorar outros personagens como a lady Thorton, por exemplo. Fiquei bastante embasbacada em descobrir a fragilidade que ela demonstrou nesse livro. Uma nova faceta.

A Ruth foi outro acerto perfeito da autora. Incluir essa personagem na história tornou tudo bastante interessante porque acompanhamos a proximidade das garotas da casa com ela e imaginar, brevemente, o que é ser considerada uma inimiga por um país inteiro.

Me admira a habilidade da Kimberly em descrever o interior mais puro de cada personagem, mesmo não sendo o mais belo ou o mais gentil.

agnorosa 21/07/2023

Evolução
Foi muito bom ver o crescimento e evolução das crianças, a Ada (me perdoem) chegou a incomodar algumas vezes, mas sabendo se tratar de uma criança podemos entender.

Não foi tão bom quanto o primeiro, mas de forma alguma foi ruim ou cansativo. O tom tenso do livro por conta da guerra me quebrou, sempre fico bem emotivo quando a obra trata desse assunto e depois desse, preciso de um tempinho de leituras nesse contexto.

Essa é uma história que eu certamente pretendo reler um dia.

Duda 18/07/2023

A guerra que me ensinou a viver
Amei esse segundo livro assim como amei o primeiro, a Ada é tão preciosa queria abraçar ela e dar todo amor do mundo ?

Marjory.Vargas 16/07/2023

"É possível saber um monte de coisas e um dia, enfim, acreditar em todas elas."

Tão delicado e tocante quanto o primeiro volume, A guerra que me ensinou a viver traz novos personagens para a vida do nosso querido trio, além de se aprofundar mais nas questões de o que é viver em um país em guerra – o medo dos bombardeios, a escassez de alimentos, a incerteza do futuro.

A escrita da autora continua simples e objetiva. Pela narrativa ser pelo viés da Ada, é uma ótima dica para quem quer incentivar a leitura nos pequenos – e fazer os grandes chorarem como criança.

No primeiro livro, Ada descobre que a vida pode ser boa, e que ela pode ser feliz. Nesse segundo volume, Ada descobre o que é ser amada – afinal, ganha uma família e faz amigos. Ela percebe que pode ser cuidada também. Que o amor e o carinho são uma troca, e não uma obrigação unilateral.

É impossível ler essa história e não se emocionar! Simples, mas tocante!

tacizera 15/07/2023

A Guerra Que Me Ensinou a Viver
Sendo continuação de um dos meus livros favoritos, tenho que dizer que fiquei com medo da peteca cair, mas acabei gostando tanto quanto do primeiro

Leandro 29/06/2023

Lindo!!!
Leiturinha para aquecer o coração. Continuação perfeita do livro anterior. Entre choros e apertos a esperança sempre está no leme.

leh_rg 01/06/2023

Chorei litros
Comecei chorando, terminei chorando e sem perceber que o livro havia acabado, queria mais dessa família ???.