Água de barrela

Eliana Alves Cruz

Resenhas - Agua de Barrela

Faluz 19/05/2024

Água de barrela - Eliana Alves Cruz -
Eliana nos conta a história de sua família sob a ótica de sua tia. Sua pesquisa a leva aos descendentes de África que foram escravizado e trazidos para o Brasil para o trabalho na região do recôncavo baiano. Ela traça o caminho dos seus ancestrais na luta pela sobrevivência perpassando os anos de escravidão e dificuldades pós a "libertação".
Como a vida nesse Brasil é facilitada ou dificultada dependendo do seu lugar de nascimento.
Boa leitura.

Gabriel1994 16/05/2024

Que livro bonito, sensível, brutal...
Minha primeira leitura da autora e acho q se tornou top 10 da vida. A escrita é simples, a história prende e a narrativa é miito interessante.

Li com o coração apertado em vários momentos. Essas mulheres foram e continuam sendo a representação do Brasil. Damiana, Anolina, das Dores, isabel... sinto que cada uma delas poderia ser uma mulher da minha familia.

Se fosse pra ser "cri cri", eu diria que depois do ápice a leitura fica um pouquinho mais chata, mas ainda assim interessante.

Thaís 30/04/2024

Este livro é simplesmente incrível. Maravilhoso.
Me envolvi demais na história, com os personagens, senti suas dores, me indignei, e senti mais tantas outras emoções, mas, para além disso, eu aprendi tanto! A quantidade de informação nova que absorvi foi imensa.
O desenvolvimento dos personagens e suas conexões, a forma como a história toda foi contada. O livro perpassa por mais de 100 anos, em menos de 500 páginas, e isso não diminuiu em NADA a qualidade do texto, pelo contrário. Texto fluido, muito bem amarrado.
E, apesar de ter amado o Firmino com todo o meu coração, as mulheres são as verdadeiras protagonistas deste livro. A grande verdade é que a mulher preta sempre foi, e é até hoje, o elo mais fraco da corrente. Por mais q elas sejam uma força da natureza (e não faltou força para nenhuma dessas mulheres), lutar sozinha, sendo o elo fraco, dificulta demais todo o processo.
A verdade é que essas famílias teriam chegado muito mais longe e em muito menos tempo, se os homens tivesse corrido junto com as mulheres. Mas ou eles optaram por não agir, ou eles ?afundaram o barco? tantas vezes que quase matam a família toda afogada. E isso que eu nem comentei sobre o fato lastimável que foi a libertação dos escravos sem nenhuma política pública para inserção destas pessoas na sociedade, e ainda por cima com reclamação dos senhores brancos achando que eles quem deveriam ser indenizados pela sua ?perda material?.
Enfim, livro fantástico. Todo mundo deveria ler.

EduardaCGP 16/04/2024

Incrível
Livro incrível, mesclando história real e ficção, e a realidade vivida por essa família de mulheres tão fortes é, no mínimo, emocionante e inspiradora.
A narrativa me envolveu do início ao fim, que sorte a de quem pôde conviver com elas.

naretes 08/04/2024

Eliana conseguiu neste livro representar a força, não só dos braços, das mulheres negras trazidas ou nascidas no Brasil. Me emociona a ideia de saber do caminho de muitas lutas que foram pisados até aqui. Muitos sonhos de prosperidade e liberdade foram sonhados, mas a luta continua. Quero ler os outros livro da autora.

lauramathias 30/03/2024

Uma da melhores leituras que já fiz
Esse livro é um patrimônio da nossa literatura. Com certeza virou um dos meus livros favoritos e sempre indico ou presenteio com ele.

A autora aborda temas difíceis com tanta humanidade e cuidado que é difícil você não terminar de ler sem sentir que finalmente conheceu a história do Brasil.

Rodrigo.Gibaut 30/03/2024

Ser preto no Brasil é certamente ser fruto de um apagamento de identidade e aqui a autora faz um resgate histórico/ficcional de mais de um século da linhagem da sua família, começando no seu ancestral sequestrado na África até a sua própria história nos dias atuais.

Naju 26/03/2024

Livro extremamente sensível, que faz repensar se realmente após a abolição houve a liberdade dos povos, será mesmo?
A luta das mulheres de uma família, relatos de história e ficção que emocionam.
4,5/5.

Talita.Martinho 18/03/2024

Um relato incrível sobre a trajetória de uma família que viveu a tragédia da escravidão. O livro consegue nos trazer reflexões profundas sobre como a escravidão impactou a vida dos escravizados e seus descendentes.

LeandroCastro88 15/03/2024

Fiquei babaco
A história é otima. Tem um pouco de confusão na história, especialmente em relação aos nomes. É nome repetido demais. É muita gente diferente. As vezes é difícil acompanhar. De início eu tava achando que era a intenção da autora, pra causar um desconforto em quem lê pra lembrar os tempos da escravidão e pós escravidão. Mas no fim eu entendi que a autora estava lidando nada mais, nada menos, doq com a realidade. Eu fiquei pasmo. A história aconteceu. Não vou falar mais pra não estragar. Mas o fim do livro me respondeu muita coisa. Adorei! Leiam! S2
Obs: Já tinha lido o crime do cais do valongo e tinha adorado!

Marcianeysa 09/03/2024

Emocionante
Livro que conta a história das diversas gerações da autora, desde o rapto na África até o século atual. Muito bem escrito, com diversos fatos históricos enlaçados com o enredo da história.

Sami 09/03/2024

Passagens
?A paciência é o remédio para todas as coisas do mundo?
?A dúvida é a mãe da inteligência, mas inimiga da ação?

Nessa 08/03/2024

Que livro incrível. Tive que pausar Um defeito de Cor pois os temas são parecidos . Mas que história cativante.

Conta a história de uma decência de pessoas escravizadas , sequestradas da África para o Brasil. Mais especificamente na Bahia.

Lendo percebi que ao mesmo tempo não estamos muito longe dos trejeitos sociais ali retratados e que me causa repugnância . Não é um passado tão distante gerações e gerações de pessoas passaram e ainda passam por situações degradantes e tem que justificar o seu lugar no mundo.