Água de barrela

Água de barrela Eliana Alves Cruz
Eliana Alves Cruz

Resenhas - Agua de Barrela

Bruna 07/04/2023

A autora conta a história de seus antepassados, negros que foram presos na África e vieram para o Brasil através do tráfico negreiro e foram escravizados. Alguns foram libertos pela Lei Áurea, mas continuaram batalhando muito duro para seu próprio sustento.
#desafiobookster2023

Beatriz 06/04/2023

Sensível e emocionante
O livro é incrível. Conta a história de várias gerações de uma família que se inicia na África. É uma história focada no ?final? do período da escravidão no Brasil.

A história é envolvente, aborda temas como: a religião africana praticada pelos escravos de forma escondida, a ligação dos escravos com seus senhores, os abusos sofridos pelos povos escravizados, o contexto político vivido pelo Brasil e muito mais.

A grande surpresa é saber que essa história é real (ou quase totalmente real), com personagens que existiram mesmo e alguns que ainda existem!!!

Você não vai se arrepender de lê-lo.

Michelle.Steinhoff 03/04/2023

A história de duas famílias entrelaçadas
Uma família (ou o que sobrou dela) trazida para servir como escravos.
Outra família, dona de posses, rica, principalmente em cima da escravatura.
Os anos passam e a história das famílias seguem cursos paralelos? como numa amarra invisível.
A história da família da escritora reforça as tantas histórias similares perdidas no passado e no silêncio.
É uma leitura confusa, com tantos personagens, mas faz muito sentido.
Para mim, um reforço da dívida do Brasil com os negros. Um argumento forte para (ainda ter que) defender as cotas nas universidades.
Mais um livro do desafio do Pedro Pacífico 2023.
Mais um lindo presente!

Micheli Marques 03/04/2023

Livraço!!
Que aula de história. Um livro incrível e emocionante, que conta a história da família da autora, desde os antepassados trazidos da África. De bônus, além da aula história, há também uma aula da força e da coragem dessa família, principalmente das mulheres. Super recomendo, já quero ler outros da autora.

Thais.Souza1 03/04/2023

Gostei bastante do livro, de conhecer a história do Brasil de uma forma diferente. Não é um livro fácil de ler, é cruel, principalmente o começo, mostrando bem aquele comecinho depois da lei Áurea. Gostei de acompanhar e conhecer essas mulheres e essas famílias.

Karine Monteiro 02/04/2023

Sem dúvidas, esse foi um dos livros que mais me marcaram.

O livro se inicia no aniversário de 100 anos de Damiana, 100 anos após a abolição da escravatura. Contado por sua bisneta, Eliana Alves Cruz, o livro relata a história inicial de Firmino, bisavô de Damiana, arrancado de seu país africano, de suas crenças, e trazido então para o Brasil, para viver de maneiras degradantes.
É um retrato sensível, triste, REAL e pessoal da escravidão no Brasil.

?Não queremos mais aquilo que embranquece a negra maneira de ser
Não queremos mais o lento e constante apagamento da cor de terra molhada, suada, encantada?
Queremos os remendos dos panos, nas tramas dos anos sofridos, amados?
E acima de tudo,
Apaixonadamente vividos.?

Mamarinovic 02/04/2023

Uma obra prima
Que livro lindo. Muita história, muita luta, muita escravidão, muitos personagens profundos.
A história do povo africano que sofreu ao ser arrancado de seu país, de suas crenças e foram trazidos para o Brasil para viver de formas degradantes, mas acima de tudo prosperaram.
É aquele tipo de livro onde você aprende sobre a histórica do próprio Brasil, mas também sobre pessoas e histórias incríveis.

Kaue Garcia 31/03/2023

Foi bem difícil mas no fim gostei
Com certeza não é o meu tipo de leitura e nem um livro que simplesmente compraria para ler, mas como este ano estou focado no desafio do bookster não ia pular logo o de março! Foi sofrido, bem difícil por se tratar de uma leitura densa e um tanto quanto histórica, repleta de personagens e cenários que muitas vezes me confundiam ao longo das páginas mas no final achei o livro bom! Não é aquele livro que sairia indicando para todo mundo mas com certeza um livro importante para ler e refletir ao longo da leitura sobre todos os anos do Brasil Império, a escravidão e o impacto deste passado absurdo na vida dos negros até os dias de hoje.

Carol 31/03/2023

Que livro!!! Lindo, triste, emocionante, intenso!! Um retrato da escravidão no Brasil! Um período lastimável e que nos deixou marcas profundas.... recomendo!!

ana janga 31/03/2023minha estante
Me influenciou a ler só pela resenha

Robtavares 29/03/2023

Maravilhoso!
Um documento histórico. A história de uma família mas que retrata a história do país. Lindo, emocionante, verdadeiro, incrível! Amei!
Biafort.Meireles 29/03/2023minha estante
Gostei da resenha, me deu vontade de ler, obrigada

Biafort.Meireles 29/03/2023minha estante
Estou lendo defeito de cor, vc leu? Será que parecem as historias?

Robtavares 29/03/2023minha estante
Não li ainda... mas sei q muito bom, né?

Biafort.Meireles 30/03/2023minha estante
Estou amando

Bia 27/03/2023

Apaixonada por esse aqui. um retrato sensível, triste, real e pessoal da escravidão no Brasil.

curti muito que ele é em forma de árvore genealógica e foi contando toda a história de uma família. lindo de viver

Fernanda 26/03/2023

Água de Barrela
Leitura proposta pelo #desafiobookster do mês de março/2023.
Que obra! Uma delícia de ler, complexa, rígida, pesada em muitos momentos, mas muito amorosa, muito doce.
Lição de história do Brasil, de história dos escravizados, de história de vida? simplesmente uma obra prima.
Se existe algum ponto negativo, é o excesso de personagens, mas que no final se mostra extremamente necessário.
Só leiam!

Gustavo.Borba 26/03/2023

Água de muitas lutas
#LivrosQueLi

Água de barrela, de Eliana Alves Cruz. Ed. Malê, 323 pgs: 2016. Tenho um objetivo de reconstituir minha árvore genealógica, recuperando nomes, datas de nascimento e morte e locais de nascimento de meus ancestrais. Mais difícil será recuperar suas histórias e fatos da vida. O que sonho foi realizado pela autora deste maravilhoso livro, que nos traz a história da sua própria família, desde que seu primeiro ancestral foi sequestrado da África e trazido ao Brasil em meados do século XIX para ser escravizado. A partir daí, acompanhamos o crescimento de sua família e os acontecimentos em torno de suas lutas para sobreviver a um regime brutal de servidão, que continuou existindo mesmo após a abolição da escravatura. As lutas, os dramas, as estratégias de sobrevivência, a busca por um futuro melhor por meio da garantia da oferta de estudos, frustrado pelo preconceito racial que não reconhece a aquisição de conhecimentos formais. E o mais surpreendente e inovador foi que não só se aponta a condição de vida dos negros, mas que também nos mostra como os brancos se relacionavam com eles tanto no regime de escravidão quanto no pós-abolição, em que brancos apenas se deixam levar pelos benefícios que auferem da exploração da mão-de-obra de escravizados, como também encontramos aqueles que são críticos e buscam fazer o que podem nas relações interpessoais para amenizar essa exploração, mas sem capacidade de enfrentamento do sistema social como um todo. E é incrível que a autora possa ter retomado a história de sua família, num país que buscou o apagamento das vidas negras desde sempre, cuja representação icônica foi a queima dos registros de entrada dos escravizados por Rui Barbosa, numa pretensa superação do passado escravagista. Leitura obrigatória para os brasileiros.

#livros #ler #lendo #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #lido #resenhadelivros #indicacaodelivros #lendolivro #lendoagora #literaturabrasileira #resenhaliteraria #literatura #lendomulheres #lendomulheresnegras #mulheresnegras #literaturapreta #literaturaafrobrasileira #antiracismo

MarciliaCosta 26/03/2023

Leitura necessária
Um enredo muito bem contada. Tantas gerações impactadas pela dura realidade da escravidão. Uma história triste e emocionante, mas que ao mesmo tempo, apresentar a força e coragem de mulheres pretas com muita resistência e resiliência a a força para mudar as futuras gerações do ciclo de pobre e servidão.
Indico a todos que desejam conhecer em linha de tempo a história que se desenrolou no Brasil escravocrata.
#Desafiobookster março/23