Água de barrela

Água de barrela Eliana Alves Cruz
Eliana Alves Cruz

Resenhas - Agua de Barrela

Anderson 16/06/2022

Recolhendo fatos históricos de suas origens, certamente entremeados de passagens ficcionais, Eliana Alves Cruz nos entrega uma belíssima narrativa que é, sobretudo, a respeito da força feminina de suas ancestrais. A resistência forjada também pela necessidade da luta diária contra os grilhões da escravidão, da antiga e da moderna; pelo abandono de seus companheiros e pela realidade tão comum ainda hoje de serem as responsáveis pelo sustento da família.

Alex 12/06/2022

Leitura necessária - obra simplesmente bela
Simplesmente uma bela obra. Com pesquisas que enriquece os detalhes da história. Apesar de uma história triste, vemos a felicidade da vitória dos oprimidos. Uma obra fantástica e que me trouxe muito aprendizado ao lê-la. Apesar de tantas tristezas, os personagens não desistem das dificuldades, mas faz delas o próximo degrau da escada da vida.

leiturasdabiaprado 11/06/2022

Uma verdadeira aula de história do Brasil!
Uma verdadeira aula sobre a força das mulheres negras!
O livro conta a história da família da @elialvescruz, desde a vinda da África, fala de escravidão, de racismo, de religião e acima de tudo de força, de luta e de amor!
O livro liga toda a história da família aos grandes acontecimentos do Brasil, fala das guerras, das doenças, da política, da queda do império e da aristocracia!
Uma obra pra quem gosta de história e quer saber mais sobre a luta dos negros no Brasil pela vida, por respeito e oportunidades!
E que fique claro: essa história ainda está sendo escrita!

Mila 08/06/2022

Água de Barrela
Livro retala a história de uma família arrancada da sua origem, suas crenças e sua cultura. Muitos ficaram para trás e vinheram para uma terra, para serem forçados a propiciar riquezas para outros que se acham superiores e praticavam maldades em nome de um deus. Mas acima de tudo um povo africano que conseguiu lutar bastante ao longo de gerações e que ainda luta para tentar ocupar lugares que tanto lhes foram negados, geração a nossa que ainda está a luta por direitos que só são possíveis através da educação. As gerações de escravizados resiste.

Cris 07/06/2022

História linda e sofrida que acompanha a história do Brasil
É tanto sofrimento? desde o sequestro em África pra serem escravizados, passando por torturas, doenças, maus-tratos, guerras? não tiveram um tempo que durasse de paz e sossego.
Xangô fez sua justiça enfim, mas foi preciso esperar 6 gerações. 6 gerações sofridas. A escravidão foi abolida na lei, mas custou a acabar. E seus resquícios é consequências ainda estão por aí, não só nas histórias extremamente necessárias.

Dani Pontes 15/05/2022

Árvore genealógica
Uma aula de história em forma de livro!! Narra a história da família da autora desde o 1 cativo q veio capturado da África até chegar a ela, seus irmãos e filhos. Ter lido um defeito de cor antes ajudou bastante a ambientar. Leitura importantíssima!!

asaquebrada 11/05/2022

Não achei a leitura tão fluida.
É rico em História, é político e de uma importância indiscutível.
A reta final me prendeu mais.

Maria17758 15/04/2022

QUE LIVRO!
Nesse livro incrível e emocionante, Eliana Alves Cruz nos conta a história de sua família, desde os primeiros antepassados vindos da África.
Percorrendo esse caminho sofrido, não temos apenas uma aula de história do Brasil e toda a sua cultura (por um lado, vemos os elementos africanos sendo incorporados à realidade brasileira e, por outro, vemos a trajetória do racismo no país, primeiramente escancarado e depois mais velado, mas nunca omisso) mas também uma aula de resiliência e coragem com todas as mulheres fortes e apaixonantes dessa família.
Saber que tudo que é retratado nesse livro é real dói mas saber que o legado dessa família está sendo honrado de forma tão magnífica pela Eliana, trazendo tanto orgulho a Damiana, Martha, Dasdô, Umbelina, Celina e tantos além delas, é muito lindo e poderoso.

Liana 11/04/2022

Sem palavras
Eu não seu bem o que dizer... Acabei de ler este livro e só recomendo que leiam, é maravilhoso. Emocionante e muito enriquecedor.

Emanuela 08/04/2022

Romance histórico imperdível
História, ancestralidade, realidade social. Esses são os ingredientes principais do livro ?Água de barrela?, escrito por Eliana Alves Cruz.

A história começa durante as comemorações do centenário de Damiana, uma das muitas personagens femininas dessa família. Na festa, ela se vê rodeada por sua família e se recorda dos tempos de lavadeira. Daí o título, que faz menção a um alvejante caseiro, muito utilizado por gerações de mulheres negras escravizadas e que garantiu o sustento e a existência de seus filhos e netos em situações de exploração.

?No fundo, ela achava que o que se queria mesmo era que tudo fosse mergulhado nessa água que branqueia: As roupas, as vidas, as pessoas... Todos mergulhador na água de barrela. Riu intimamente, imaginando a cena?.

A narrativa é uma incursão na memória geracional da família da autora, mas que poderia ser a de milhões de brasileiros descendentes de africanos escravizados e trazidos ao Brasil.

O resgate histórico revela não apenas as diferenças sociais e raciais entre brancos e negros, mas apresenta o contexto político das oligarquias nordestinas. Uma oportunidade de conhecer mais da história brasileira. Um clássico do nosso tempo.

?Tudo continuaria como sempre. Os negros lá e eles, os brancos, cá. Sem as crueldades do passado, no entender dela, mas os papéis estavam bem marcados e definidos há muito tempo e assim permaneceriam?.

Raka 03/04/2022

Não queremos aquilo que embranquece a negra maneira de ser?
Um romance histórico que conta toda a trajetória de uma família negra, com ascendência africana, da escravidão aos tempos de hoje! Tudo começa com o centenário de Damiana e chega até Eliana autora do livro!! Traz muitas sensações para o leitor, da revolta à redenção!! Livrão, não me contive de emoção!!! Leiam já Água de Barrela!

Kádila 27/03/2022

Uma leitura que prende, que causa repulsa, felicidade, choro e riso... E que te faz pensar qual a sua luta. Conta a história da linhaguem da autora, começando pelos antepassados "saídos" da África até dias atuais, mostrando a força da mulher negra escravizada e a "liberta", mas ainda presa... Leitura necessária.

Maiara 01/03/2022

A história do nosso povo
Eu amei esse livro. Ele conta com muitas personagens, por isso, é necessário ler com calma para acompanhar a história. Tive uma sensação de estar em família enquanto lia, acompanhando todas as gerações, e a luta por condições melhores de vida, como vemos ainda hoje. Foi bom viajar pelos cantos da Bahia e relembrar a importância de seguirmos lutando e honrando todos que estiveram por aqui antes de nós.

Karla578 19/02/2022

Viagem na história
A autora traz, num livro denso e profundo, a estória de várias gerações de mulheres negras fortes, sofridas, violentadas... ao mesmo tempo faz um paralelo com a vergonhosa história da escravidão no Brasil, passando pela Guerra do Paraguai, República velha, início da República Nova, primeira Guerra Mundial, Crise de 29 etc.

Um belíssimo trabalho de pesquisa histórica compõe essa trama. Ao chegar ao final, o leitor tem vontade de voltar ao início para entender melhor todas as passagens. Sensacional!

Josi 07/02/2022

Um livro que retrata a história de uma família escravizada no Brasil, que foi retirada de seu território em África e aqui viveu por gerações (e ainda vive). Mesclando a história dessas gerações, a autora apresenta relatos sobre a história do Brasil, a partir de uma narrativa negra (principalmente de mulheres negras). Narrativa que não está nos livros de história... histórias que nos foram roubadas pela Branquitude e que merecemos conhecer.