Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

Alessandra.Barbosa 05/05/2022

É um bom livro, mas não é um livro que alguém que já não tenha conhecimento de feminismo vá entender
Amo a Tiburi, e ela é uma grande contribuidora para nossos pensamentos e questionamentos brasileiros, ela é uma filósofa, e isso fica explicito no texto, acho que o que pega é que a capa e o nome dão a entender que se trata de um livro introdutório ao feminismo, com uma linguagem acessível, o que não é o caso, a linguagem em si, muitos dizem ser rebuscada, mas acredito que seja apenas uma questão de linguagem mais filosófica (que aparentemente ela sempre utiliza, até mesmo em suas redes sociais), e esse é um ponto crucial, todas, todes e todos não vão entender esse livro, o feminismo já um ponto de discussão socialmente, e a autora aborda debates ferrenhos entre os próprios movimentos, partindo de uma linguagem filosófica, bem é mais complicado ainda.
Achei um bom livro, só que ele não é nem introdutório, nem acadêmico, como uma pesquisa cheia de dados e etc, é um livro para feministas.

Raquel S. Ramos 29/04/2022

Uma aula gostosa
Este livro tem uma leitura muito leve e ao mesmo tempo impactante (Como isso é possível? Não sei.) Com capítulos curtos, Marcia Tiburi debate, critica, desconstrói e reconstrói diversos conceitos relacionados ao feminismo. Aqui entendemos os riscos de ser liberal demais a ser radical demais. Aprendemos a pensar em todos os grupos que são (ou deveriam ser) abraçados pelo movimento feminista, aqueles que são vistos, mas também os que são invisibilizados. Pode ser lido em um dia, porém rende debates pra uma vida toda.

Wesley Santos 28/04/2022

Falou falou mas falou pouco...
Não gostei muito da leitura
Sabendo que é um tema tão complexo, denso e importante, achei que encontraria um texto direto e esclarecedor de alguma forma... Mas na real oq encontrei foi um emaranhado de assuntos misturados e mal trabalhados!
Acredito que se tivessem sido trabalhados metade dos temas que tem no livro seria um livro incrível! Mas já que atirou pra todos os lados ficou pobre de certa forma

Radu 26/04/2022

Acabo de ouvir o audiobook desse livro
O tipo de livro que deveria ser obrigatório
Queria poder comprimi-lo numa dessas músicas de 4 minutos e alguns segundos, para que pudesse ter alcance e ser ouvida até mesmo pelas pessoas que não tem costume de ler, e só assim não ser esquecide à medida que notícias ruins diárias tomam a maior parte dos nossos pensamentos

Lau :) 25/04/2022

Análise crítica sobre o enraizamento da sociedade patriarcal e a comparação com o capitalismo, condutor dos preconceitos travados entre os possuidores de poder e os sofredores de violência.

Lerica 17/04/2022

Um bem comum
Márcia Tiburi nos imerge em reflexões acerca do feminismo que faz parte da vida de todos.

Em poucas palavras ela nos leva para diversas questões que precisam ser combatidas e debatidas, nos fazendo entender que o Feminismo é o caminho.

Raquel | @booksecafe 05/04/2022

Que livro!
Eu não tenho palavras pra dizer o quão maravilhoso é esse livro! Eu li ele bem devagar para absorver máximo possível, a autora entregou tudo e me encheu de tapas na cara kkkk. Marquei ele todinho, e acredito que seja um livro necessário pra muitos.

Sophia.Albino 28/03/2022

Amei o livro!
Autora inteligentíssima! Organiza suas ideias de forma impecável. Explica de forma clara, fácil e sucinta sobre a maioria dos temas abordados no feminismo. Enfim, perfeita!

Gabi 20/03/2022

Direto ao ponto
O livro, bem sucinto, esmiúça as definições em torno do feminismo, desde suas origens até os conceitos contemporâneos. Bem didática e com escrita simples, a autora convida todos a se juntarem ao movimento, respeitando suas posições nesse complicado jogo de relações existente em todas as sociedades.

Bruna Tiene 15/03/2022

Necessário!
Um livro que prova que tamanho não é documento!
Pequeno e rápido, mas com tanta riqueza de informações e pautas tão necessárias!!!
Principalmente quando fala sobre o Lugar de Escuta!!!

Recomendo para quem está iniciando os estudos sobre feminismo!!!

Tamires Durães 02/03/2022

Uma "possível" introdução...
Antes de lê-lo me deparei com várias resenhas negativas e QUE BOM! Porque comprei o Box Biblioteca Essencial do Feminismo e estava com altas expectativas, porém, fiquei alertada sobre esse livro e não me decepcionei. O livro de fato é o que várias pessoas comentam sobre não haver aprofundamento das discussões levantadas, os 17 capítulos (em 126 páginas, apenas) são meramente introdutórios e sem apontar nada muito além do que eu já havia tido contato. Estava a procura de algo introdutório, mas este livro é um pouco menos que isso, sendo positivo apenas no sentido de tomar partido e apontar a grande problemática da relação entre o Capitalismo e o Patriarcado. Contudo para essa temática sugiro a leitura de "As mulheres devem chorar...ou se unir contra a guerra". A escrita é um pouco dificultosa, pois os parágrafos não apresentam muita coesão entre si, de repente a autora dispara outros apontamentos e há uma quebra gigantesca no raciocínio, com muita falta de conclusão. Li de maneira arrastada e conheci alguns termos que continuam distantes para mim.

Pedro 16/02/2022

Cartilha introdutória sobre o tema
Um apanhado geral do que é e o que acredita o feminismo, com o intuito de desmistificá-lo. Recomendo a leitura para todos a título de informação, já que o texto não se aprofunda, mas é bastante claro e direto para quem não conhece nada sobre essa teoria sócio-política de que tanto se fala nos dias de hoje.

soph¡a 10/02/2022

resenha: feminismo em comum
feminismo em comum faz com que reflitamos sobre problemas como o patriarcado e a cisheteronormatividade e o que podemos fazer para mudá-los, é uma ótima leitura para quem procura se aprofundar no feminismo.

Karoline338 06/02/2022

Esclarecedor
O livro traz a tona inúmeros debates sobre perspectivas de gênero, fundamenta também o movimento feminista como uma reação à desigualdade de gênero. Os pontos de vista estão expostos com ricas exemplificações nas quais aprofunda uma reflexão sobre o papel social da mulher, levando a questionamentos sobre o que é ser mulher. Senti um pouco de falta de uma abordagem mais enfática sobre as conquistas das mulheres ao longo da evolução histórica, mas são pequenos detalhes que podem ser compensados pela riqueza do referencial teórico e pelas explanações da autora.