Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

Juliana 12/11/2020

Existem melhores
Um livro bom pra quem quer começar a entender o feminismo. O livro é bem fácil de entender mas acredito que ele trate o tema de uma forma muito superficial.

Brenda B 16/10/2020

Necessário.
O livro nós transporta para uma discussão tão necessária que parece não fazer sentido pelo simples fatos de que falar sobre o feminismo é um tabu
para nossa sociedade. É visto como um tumor que deve ser destruído. Mas,é a maneira mais rápida de se chegar próximo ao ideial de um mundo melhor.

lairanja 26/09/2020

Indico
Um livro incrível. Super indico que todos leiam, pois tem muito a agregar.

Betania.Gomes 03/09/2020

Livro interessante.
É como uma "carta de apresentação". Um pequeno manual sobre o feminismo.
Vale a leitura.

Catharina.Mattavel 01/09/2020

Patriarcado e sexismo
Marcia Tiburi, graduada e mestre em filosofia aborda em Feminismo em Comum de forma objetiva muitos assuntos acerca do tema, mas principalmente o que chamamos de patriarcado, explorando a dificuldade de desconstruir esse sistema enraizado na cultura e nas instituições. Muito além de discursos prontos e modismo, Marcia relembra que essa luta é um direito de todas, todos e todes.

Mesmo que sendo um livro introdutório, daqueles que a gente consegue ler de uma vez só, é muito difícil não se pegar refletindo sobre o quanto estamos contribuindo para esta luta que tem o objetivo de beneficiar todos os indivíduos. Por ser um livro brasileiro, a abordagem é muito próxima das realidades em que vivemos explorando políticas anti-sexistas. É bem possível que você, mulher, se identifique inclusive.

Sempre trago aqui propostas de livros de entrada, esse aqui é mais uma dica importante. Se você for uma pessoa que busca se informar acerca do movimento, aqui aborda vários assuntos que perpassam a esfera do feminismo de forma introdutória. Mas como sempre, existe dicas e referências para o aprofundamento. Por vezes, tem uma linguagem um tanto rebuscada mas que até instigar o leitor.

Pode ser ainda que não concorde com tudo escrito aqui, mas garanto que aprenderá muito. A ideia de um livro é justamente provocar debates e reflexões, certo? Marcia Tiburi atinge esse objetivo ao abordar classes, gênero e pessoalidade.

"O feminismo em comum é um convite e um chamado para o diálogo e a luta. Aceitá-lo é uma questão de inteligência sociopolítica e de amor ao mundo."

site: https://www.instagram.com/p/CEXBmqTjmf_/?hl=pt

lana 31/08/2020

Feminismo Em Comum
Gostei muito da leitura, porém não recomendo para iniciantes no feminismo. Achei um pouco bagunçado, alguns pensamentos avulsos nos parágrafos, mas em suma, muito bom para quem já tem uma prévia do feminismo.

déb 28/08/2020

!!
?Todo olhar é limitado.?

Katita 25/08/2020

"Aprenderam que o feminismolje devolves a biografia roubada"
Feminismo em comum é realmente para todos, todes e todos.
Em uma narrativa gentil em seu acolhimento longe dos julgamentos tradicionais, percebe-se inúmeros assuntos que se interagem com o tema e como todo o processo social esta devidamente estrutura na logica dos olhos crueis para com as mulheres.
Claro, a gentileza da autora vai permitir sugerir que determinados comportamentos, e eu concordo, esta inconsciente coletivo de um modo genérico.
O que se sugere com ações feministas e naturalmente o reconhecimento em se apresentar sendo é a verdade que o feminismo permite a cada pessoas quando se levanta os direitos e deveres de qualquer pessoas ser livre para se apresentar ao mundo como desejar e não seguir o padrão conservador de um patriarcado torturador.

!?"meu feminismo me faz lembrar e reinterpretar essas pessoas. Respeitar a miséria de cada um. O feminismo se torna meu gênero nesse momento, é um nome que dou à minha consciência política e ao espírito do meu corpo" ?¡

Se reconhecer feminista é ter consciencia de quem sou como pessoa no mundo.

É aqueles livros que você se sente na obrigação de presentear cada pessoa que cruza na rua (a um metro de distância, claro).
Leiam!!

fantanauser 18/08/2020

Um livro bem introdutório, algumas partes acho que deixam a desejar no que diz respeito a política de gênero, mas para quem está começando a descobrir o feminismo e políticas anti-sexistas é um bom norte. é bem legal ter um livro brasileiro, por que a abordagem é muito próxima das realidades em que vivemos, é possível relacionar com casos e vivências pessoais. não acho que seja um livro indispensável para quem já tem mais conhecimento no assunto, mas vale a leitura por ser bem escrito e ter ótimos pontos apresentados.

Sula 17/08/2020

Se reencontrando!
Esse livro foi um dos melhores que já li na vida, estar se conectando com mulheres que descrevem sua dor e percebendo o quão próximas e irmãs podemos nos tornar apenas por páginas, é indescritível.
O livro é fácil, mas não no sentido literal, a forma que Marcia se utilizou para chegar aos leitores e os tornarem seus amigos íntimos para contar a sua história trouxe uma leveza a cada página que, normalmente, é difícil de encontrar em livros que tratem sobre o feminismo.
Eu realmente me reencontrei nesse livro, coisas que eu imaginava foram esclarecidas, sentimentos confusos no meu coração foram debatidos e acalmados e meu amor pelo movimento transbordou.
Não sei quem eu seria se não tivesse encontrado o feminismo no meio da minha caminhada, mas hoje, percebo que não posso mais existir sem ele, ele me dá forças, me dá apoio, me dá amor e acima de tudo, me proporciona irmãs de luta!
O amor pode até mover montanhas, mas a luta liberta! Avante!!

Amanda.Paes 09/08/2020

Embora já tenha feito diversas leituras sobre feminismo, esse foi o primeiro livro oficial.

Com uma proposta de ser um livro de entrada, achei que a linguagem poderia ter sido mais acessível. Além disso, em diversas pontos achei a escrita confusa... Acho que seria mais interessante abordar menos pontos de forma mais clara e profunda do que deixar um monte de coisinhas soltas.

Também preciso registrar que algumas coisas me incomodaram como a forma como a autora abordou a situação das vítimas na lógica da violência.

Dito isso, a leitura me despertou a vontade de saber mais acerca do feminismo interseccional. Aceitando indicações :)

Silvana Sabino 08/08/2020

Todo livro sobre feminismo é utilidade pública! Neste, em especial, Márcia conversa com a gente sobre a importância de entender a imensidão da luta feminista. Não é só sobre mulheres, mas principalmente acerca de uma sociedade mais justa.

Ines 08/08/2020

Esclarecedor
Mais um livro que pode ser uma porta de abertura para o tema... É didático e elucidativo, além de possuir uma linguagem acessível.
Um livro pequeno apenas no tamanho!

Nanna 04/08/2020

O livro é muito bom, trata sobre varios aspectos do feminismo, como o feminismo negro, lugar de fala, homens no feminismo, etc. É uma leitura facil e rapida, da pra ler em um dia. O único "porém" é ele ser de certa forma raso em conteúdo, entretanto se fosse mais profundo acho que ficaria cansativo de ler. Enfim, gostei muito do livro recomendo pra quem está começando no feminismo.

Nicolas 28/07/2020