Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

Diogo 11/05/2020

Primeira leitura essencialmente feminista
Decidi começar meus estudos sobre o feminismo com esse livro de Marcia por ser alguém que eu já admirava e por ser uma leitura "introdutória" mesmo (comecei por ele, mas no meio do caminho li "Sejamos Todos Feministas" de Chimamanda Ngozi Adichie que tem um estilo completamente diferente)

Me arrependi um pouco. No geral, o livro é bom e traz discussões e questionamentos importantes. Afinal, o trabalha da filosofa não é responder perguntas, mas instigar discussões engrandecedoras.

Contudo, a leitura não é das melhores por alguns motivos que considero problemáticos em um livro teórico. O primeiro deles é que não há referências suficientes. Ela coloca uma nota ou outra, cita algumas pensadoras en passant e é basicamente isso. A ideia da nota não é somente dar o crédito a quem pensou, estudou e publicou primeiro sobre o tema, mas apresentar ao leitor outros pensadores e caminhos de estudo.

Depois tem o fato de Marcia ir e voltar com o mesmo assunto diversas vezes no livro e, em muitos momentos, sem se aprofundar neles (tudo bem, é um livro introdutório, mas isso só gera confusão). E, ao que me parece, há certas contradições em seu discurso. Essa última parte não sei se é devido à minha interpretação leiga e de homem branco ou ao fato de existirem muitas vertentes do feminismo. Só para exemplificar, em determinado momento, ao discutir lugar de fala, fiquei com a impressão de que seres não mulheres devem participar do movimento sim, mas conter tal ato ao apoio da causa. Apesar disso, mais para o final do livro, ela dá até um exemplo de um caso em que um homem teve o lugar de fala em um movimento feminista e foi aparentemente bem sucedido.

Eu entendo que o movimento é uma constante construção, mas algumas coisas geraram dúvidas. Enfim, é um bom livro, com ressalvas. Vale a leitura para reflexão, concordando ou não, com os posicionamentos da autora.

Tayana GM 09/05/2020

Feminismo em Comum
O livro é exatamente o que propõe: dar a todos uma visão do que é o feminismo, desde suas origens, até o contexto atual, porém de forma superficial, fazendo jus às suas pouco mais de 120 páginas e estilo pocket, o que não o torna, de forma alguma, menos interessante ou importante. A leitura é válida para qualquer um, seja mulher ou não, seja a favor do feminismo ou não e, principalmente, para quem nem sequer parou para se perguntar do que se trata o tema, de fato. Eu diria que é uma introdução sábia sobre o tema, carregada de pessoalidade da autora, que nos convida a reflexão sobre a relação entre as classes, bem como ao respeito por suas lutas tão legítimas, afinal, como ela bem destaca: ?O feminismo está aí para ajudar as pessoas a se perguntarem sobre os jogos de poder envolvidos em sua própria vida?! E desde as primeiras páginas, é o que a autora nos mostra: como começou a identificar em acontecimentos de sua própria vida a imposição natural da opressão do patriarcado. De fato, o livro contribui com o debate de gênero, apresentando a relevância do feminismo, enquanto movimento político capaz de conduzir uma leitura crítica da realidade, como um possível caminho para a promoção da equidade entre todos, independentemente de qualquer característica.

Sissi 09/05/2020

Livro muito bom sobre a importância do feminismo e como ele é necessário para a libertação não só das mulheres, mas de outras minorias.

Amanda 02/05/2020

Para criticar é preciso conhecer. Então indico este livro para todas as pessoas, independente de amar ou odiar o feminismo.

"lutar pelos direitos das mulheres é lutar pelos direitos dos negros; lutar pelos direitos dos negros é lutar pelos direitos das mulheres e índios, das pessoas trans e dos trabalhadores; lutar pelos direitos dos trabalhadores é lutar pelo direito das mulheres que são trabalhadoras. Quando lutamos por um lugar de fala lutamos pelo lugar de todos."

Anderson.Rossi 27/04/2020

Não é só sobre Feminismo
Segundo livro que leio da Marcia Tiburi e assim como o anterior é uma leitura obrigatória à todos.
Esta obra apresenta o tema feminismo de uma forma bem didática e prazerosa de leitura, onde sendo o assunto principal o respeito ao próximo ao diferente.
Podemos aprender e a evoluir muito com as diferenças entre as pessoas, além de quebrar pré-conceitos enraizados em nossa cultura que acaba tornando nosso país repleto de conceitos pré-concebidos e que para serem alterados demandam enorme esforço de nossa sociedade, ainda mais nos tempos que estamos vivendo de intolerância.

Amanda 15/04/2020

Comece por aqui
Me considero leiga e analfabeta quanto a livros de filosofia e de feminismo, por isso não posso discutir a respeito do tema ou da relevância técnica da escritora. O que posso dizer é que se trata de uma leitura fácil, um texto de compreensão simples que pode não trazer pensamentos revolucionários a todos, mas que inicia um autoquestionamento e pode ser uma porta de entrada a todos os que querem entender as mazelas da sociedade pelo olhar do feminismo.

Luisa 11/04/2020

Achei extremamente repetitivo e a leitura acabou se tornando muito cansativa

airallis 07/04/2020

Introdutório
Feminismo Em Comum é basicamente um livro que introduz o feminismo à vida de uma pessoa. Pode ser lido por mulheres e homens de todas as idades. Eu particularmente gostei bastante por se aprofundar em vários tópicos dentro do próprio feminismo. Adorei o livro!

taylany.rodrigues 06/04/2020

Importante.
Aborda um tema super importante e respeito isso. Não dei 5 estrelas porque não concordei com algumas colocações, o que não desmerece em nada a obra.

edooardar 31/03/2020

Todos deveriam ler. É um livro em que a autora tem uma opinião forte e nos faz pensar a respeito de muitos momentos dentro da sociedade, mas ainda sim é a visão da autora, sendo ela com a experiência dela a referência sobre o assunto e cabe a cada um avaliar as situações por seus olhos e pelas experiências vividas e assim ter sua própria opinião.

Milena 30/03/2020

O feminismo, no significado mais simples do movimento, é a busca pela igualdade social e política entre homens e mulheres. Escrito por Marcia Tiburi, o livro ‘Feminismo em comum: para todas, todes e todos’, aborda o tema de um ponto de vista mais filosófico e traz a questão do feminismo desde o surgimento do termo, explicando o contexto e os ressignificados que ‘mulher’ e ‘feminismo’ tiveram ao longo do tempo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, a obra também aborda a significação e a questão do patriarcado - sistema em que os homens têm o poder de liderança em diversas esferas - , enraizado fortemente na sociedade, e sua relação com o capitalismo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Neste pequeno livro, além de explicar conceitos e trazer uma breve análise histórica, a autora levanta o feminismo como forma de desconstruir a ideologia do patriarcado de maneira que isso favoreça não apenas as mulheres, mas a sociedade como um todo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A leitura é rápida e essencial, principalmente pelo contexto que vivemos, em que a todo instante somos bombardeados com informações e muitas vezes não sabemos o que é verdade.

______

Quer conferir outras resenhas? Me segue no Instagram!

site: https://www.instagram.com/oqueleioetc/

Michele 21/03/2020

Necessário
Leitura extremamente necessária nos dias de hoje

@leituralari 12/03/2020

@leituralari
“Patriarcado é um nome estranho para muitas pessoas que consideram natural a ordem existente. Ele representa a estrutura que organiza a sociedade, favorecendo uns e obrigando outros a se submeterem ao grande favorecido que ele é sob pena de violência e morte.”

Comecei 2020 com a leitura de “Feminismo em Comum” da filósofa Marcia Tiburi, que é também autora da obra “Como conversar com um fascista”.
Achei o livro bem didático até para as pessoas que não estão familiarizadas com o movimento feminista. Ao meu ver a autora se preocupou mais em explicar o movimento na atualidade do que em conceituar alguns termos e contar a história do feminismo, sendo esse o diferencial da obra. O pensamento de Márcia nos faz enxergar o feminismo para muito além da luta pelos direitos das mulheres, nos mostrando que para desconstruir o patriarcado é necessário levantar todas bandeiras, como as de gênero, raça e classe. A principal mensagem que extrai da obra, foi sobre a importância de ter consciência dos lugares de fala e de escuta, entendendo como eu enquanto mulher branca, cis e heterossexual posso contribuir para a luta de outras minorias, sem protagonizar no lugar do outro, mas sendo porta voz do que a autora chama de uma ferida social imensa.
Um feminismo em comum para todas, todes e todos.

site: https://www.instagram.com/leituralari/

Angra - @angra_pio 09/03/2020

Uma luta por um mundo melhor!
Feminismo em comum para todas, todes e todos, é um bom começo para entender sobre esse movimento levantado por mulheres que cada dia cresce mais. Conta de uma forma bem resumida porém clara o sofrimento que mulheres viveram por muito tempo e ainda se vive em uma sociedade dominada pelo patriarcado, e não só isso! todos lutamos por um mundo melhor com mais justiça para mulheres, negros, gays, trans e etc.

Fernanda 29/02/2020

Para todxs
Todxs deveriam ler esse livro. Utilidade pública real oficial!