Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

Vanessa 18/02/2020

Livro fantástico para refletir sobre o feminismo. A importância da consciência e da participação das mulheres na vida pública para além do universo privado.

Ricarda Caiafa 27/01/2020

Leitura super necessária
Por que feminismo não só para todas? Porque todos e todes também podem lutar por essa causa. Nesse livro aprendi muito sobre feminismo, gênero, lugar de fala, lugar de escuta. Uau!

Não é fácil ser feminista! Mas vamos à luta!

Biblioteca Álvaro Guerra 10/01/2020

Com este livro, Marcia Tiburi nos convida a repensar essas estruturas e a levar o feminismo muito a sério, para além de modismos e discursos prontos. Espera-se que, ao criticar e repensar o movimento, com linguagem acessível tanto a iniciantes quanto aos mais entendidos do assunto, Feminismo em comum seja capaz de melhorar nosso modo de ver e de inventar a vida.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501113511

Vanessa 04/01/2020

Muito bom! Informativo e objetivo
O livro tem uma linguagem bastante acessível e é bem escrito, o que torna a leitura bastante fluida. Capítulos curtos mas que não devem em nada... Completam muito bem a ideia! É um livro simples para quem não sabe sobre feminismo sem deixar de ser útil para quem já está familiarizado com este movimento.

Clara.Pamponet 16/09/2019

Para feministas e não feministas
Nesse ano de 2019 eu tinha colocado como meta conhecer obras feministas, posterguei ao máximo e quando teve uma promoção resolvi comprar o livro da Márcia Tiburi, o Feminismo em Comum. Comecei a leitura dele em um sábado a tarde e terminei no mesmo dia.
A Márcia tem uma forma de escrever que deixa o assunto bem leve para ser lido, ela aborda muitos temas correlacionados com o feminismo, dentre eles o patriarcado, que segundo ela "o patriarcado é, assim como o racismo, um grande delírio forjado pelo capitalismo." Portanto, neste livro conhecemos muito mais sobre o feminismo do que poderíamos imaginar e eu indico ele para todas, todes e todos.

Bina 12/07/2019

Sendo o Feminismo uma luta, este livro, com certeza é o impulso para o nocaute no patriarcado
Marcia Tiburi (maravilhosa), por meio deste livro, nos oferece o pensamento crítico necessário para compreendermos de fato, esse sistema que se autopromove abusando de mulheres diariamente. A partir do entendimento sobre o feminismo e as raízes do patriarcado, a autora norteia quais caminhos devemos compreender, questionar ou seguir. Tudo isso levando em conta a questão de gêneros, raças, classes, e etc. Ou seja, um feminismo que luta por todas, todes e todos. Que une todas essas lutas para que de uma vez por todas possamos desconstruir o sistema patriarcal. Uma luta de todos, uma vitória de todos.

Karla Samira @pacoteliterario 30/06/2019

Marcia Tiburi maravilhosa!
Marcia Tiburi vai na raiz dos problemas sociais, religiosos e "naturais" que permeiam o tema feminismo. Infelizmente, ainda é gritante a diferença de gêneros em nossa sociedade.

Afinal, vivemos em um mundo onde ainda é comum a absoluta falta de respeito com as mulheres nas ruas, dentro da família, em vagas de trabalho e, sobretudo, dentro de relacionamentos.

A violência doméstica e a violência contra a mulher, no geral, é crescente, como se pode observar ao ler ou assistir aos noticiários.

Muita gente ainda vê a mulher como a única responsável pelos cuidados com a casa e com os filhos e pressupõe que "isso é natural", "a obrigação com os filhos é somente da mãe mesmo", "mulher tem que ganhar menos porque engravida". A repetição de chavões como esses faz com que, cada vez mais, a mulher se afaste de posições importantes de poder.

Quanto mais longe do poder, mais marginalizada ela se torna, ou seja, bem mais próxima de ser vítima de violência e de se calar diante de espancamentos, ameaças e de tratamento abusivo no geral por parte do cônjuge, namorado, noivo ou companheiro.

Quando falamos em representatividade, também não estamos muito longe dessa realidade. Hoje, apesar de sermos mais da metade da população, não temos lugar nos cargos de poder.

Seja nos cargos eletivos, indicações ou através de concursos públicos, é nitidamente menor o número de mulheres na direção de grandes empresas públicas, em cargos de decisão ou que exerçam o poder de maneira geral.

Márcia Tiburi vem abrir os olhos do leitor sobre essa realidade e apelar para que nos mantenhamos unidos todos os feministas, de todos os gêneros, raça, condição e classe econômica, para que trilhemos os caminhos do feminismo até que algo mude.

O que mais gostei no livro de Márcia é que ela consegue traduzir facilmente um pensamento que eu sempre tive, o de que o feminismo não busca oprimir os homens, tampouco deseja que a mulher tenha mais poder que o homem, mas apenas a igualdade entre os gêneros, com a ocupação de cargos importantes, salários iguais, divisão igual do trabalho com a casa e com os filhos de ambos, enfim, os mesmos deveres mas também os mesmos direitos!

Recomendo a todos os que fazem parte do movimento feminista, a quem deseja conhecer melhor do que se trata e a quem, de toda forma, deseja uma sociedade um pouco mais justa.

Resenha completa no blog.

site: http://www.pacoteliterario.com.br/2019/06/resenha-feminismo-em-comum.html?utm_source=bp_recent&utm-medium=gadget&utm_campaign=bp_recent

Stephanie214 29/06/2019

Feminismo para todos
Um livro para ser lido por todas as pessoas, onde a autora debate sobre diversas questões voltadas ao feminismo e a nossa sociedade.
Como o feminismo é uma das palavras mais amadas e odiadas temos como debates no livro:uma autocrítica ao feminismo, a misógenia, o feminismo e o feminino, lugar de fala e de escuta, ideologia patriarcal, violência, poder e minorias são alguns dos temas abordados no livro. Muito se fala também sobre política e como isso afeta a sociedade mais principalmente as mulheres.
A autora também trás relatos de sua vida e das mulheres próximas a ela, como viver numa sociedade machista é difícil, e como foi a descoberta do feminismo e como é preciso ser forte para enfrentar as situações do dia-a-dia.

Annie - @queriaseralice 06/05/2019

Decepcionante
“Só depois de perceber que a condição feminina não precisava ser a da subjugação é que eu me reconciliei com o signo “mulher”. Mesmo assim, hoje em dia, eu falo que sou mulher apenas em nome da luta feminista. Constantemente, digo que sou feminista e que isso vem antes de eu ser mulher.”⠀

Feminismo em comum – para todas, todes e todos – tem como objetivo principal transmitir o conhecimento da autora sobre um tema bastante polêmico de forma simples e acessível, para quem nunca leu nada sobre ou para quem se interessa e entende do assunto.⠀

O livro é dividido em capítulos com títulos bastante atraentes e que, consequentemente, despertam o interesse do leitor. Muitos aparentam possuir conteúdo explicativo e muitíssimo relevante sobre o que é o feminismo, qual a importância dele nos dias de hoje e, além disso, alguns tópicos apontados são de teor histórico.⠀

Porém, preciso ser sincera: eu não gostei do livro. Me vi perdida em grande parte dele. Tal capítulo começava bom, aí parecia mudar o foco, ficando complexo (tanto no vocabulário utilizado quanto no conteúdo) e sem sentido.⠀

Em muitos momentos eu pensei "opa, agora vai!", mas de repente parecia que eu estava relendo trechos anteriores. A autora repetiu palavras como "patriarcado" muitas e MUITAS vezes, tornando algo que seria construtivo em um livro chato. Acredito que seria melhor se o objetivo do livro fosse outro (não introdutório) e a Marcia Tiburi tivesse a liberdade de explorar e aprofundar seus argumentos.⠀

Tinha as expectativas lá no topo. O tombo foi grande. Doeu. Mas não é por isso que eu vou desistir de lutar por aquilo que acredito – como a igualdade de gênero e, sem dúvida, o empoderamento feminino. 💪🏻⠀

site: https://www.instagram.com/p/Bja1_8TlY5w/
Camila 19/08/2019minha estante
Mana, concordo plenamente, foi decepcionante e confuso em boa parte. Senti as mesmas coisas que você e até fiquei meio balançada se comentava aqui ou não. Fiquei feliz em achar seu comentário.

Prisi 30/12/2019minha estante
SIM! Começo o capítulo, to achando maravilhoso, tá tudo certo e de repente me vejo perdida tamanho o enrolado que foi dado no assunto. Sempre começa bem, mas uma hora a autora acaba se.. não sei, perdendo.. aí depois ela se acha e se perde de novo. Precisa paciência.

#PandS 01/04/2019

Márcia aborda várias vertentes do movimento, e frisa que a luta é de todas, todes e todos. Para ela o feminismo não se limita somente ao gênero, acredita que qualquer pessoa pode se incluir, desde que lute pela idéia.
_
"Feministas são seres em luta, sendo ou não mulheres, já que a diversidade do termo feminismo não pode depender da unidade do conceito de 'mulher' em um sentido natural. Ele mesmo é um termo criado pelo patriarcado que é preciso desconstruir."
_
Ela nos mostra como o machismo é enraizado na nossa cultura, mas também, como o feminismo existe há muito tempo, ainda que não estivesse rotulado. Sempre existiram mulheres "rebeldes" que se opuseram ao patriarcado.
_
Uma parte interessante dos textos é que a autora faz várias perguntas, algumas ela responde. Outras ela deixa em aberto para pensarmos e respondermos para nós mesmas.
_
A autora não se aprofunda nos assuntos, mas nos dá exemplos e definições eficientes. Além disso, tem muitas partes que te impactam e te fazem se questionar.
_
Outra coisa que achei legal, é que me fez abrir os olhos para outros pontos, que ainda não tinha pensado. Mas também tem suas ressalvas, em alguns capítulos eu não entendi muito bem sua idéia, mesmo relendo; ou então, não concordei 100%. Mas, podemos ter pontos de vista diferentes, e tudo bem.

site: https://www.instagram.com/p/BuoPswcAKrl/

Josy.Stoque 26/03/2019

Recomendo para todo mundo
Um apanhado geral do que é e o que acredita o feminismo para desmistificá-lo. Recomendo a leitura para todos a título de informação, já que o texto não se aprofunda, mas é bastante claro e direto para quem não conhece nada sobre essa teoria sócio-política de que tanto se fala nos dias de hoje.

Natalia Cunha 27/02/2019

Superficial, mas interessante
Achei o livro, de um modo geral, leve e interessante. Porém, bastante superficial e até um pouco prepotente. Apesar de ser feminista, não concordo com algumas das colocações feitas sobre o feminismo no texto. Achei que ela tentou falar um pouco sobre o feminismo intersec, mas não conseguiu explicar realmente o que seria isso e qual a diferença dele para os outros feminismos. Indicaria para alguém que está iniciando o estudo no assunto.

Claudia.M 24/02/2019

Eu indicaria outro livro para quem quer se aproximar dos feminismos
Vários problemas teóricos e conceituais. E claramente alguns "escorregões" quando se tenta entender os feminismos na perspectiva estética. Passa ao largo de questões históricas, regionais, raciais e coloniais. Apenas umas leves pinceladas, que dá o tom de texto mais elitizado, apesar de se propor um texto para "todas e todes". Leiam bell hooks ou Lélia Gonzáles pra não perder o tempo que perdi.

Bells 23/01/2019

Resenha: Feminismo em comum
Esse é um livro que queria lê a algum tempo.

Bom, achei o livro muito bom. A autora inicia falando o que é o feminismo, e como é importante sempre manter uma posição critica. O feminismo é um movimento teórico-prático, que possibilitou novas manifestações de gênero, saindo dessa divisão binária (homem/mulher). Seu conceito assumiu diversas configurações ao longo do tempo, por isso, pode ser muito amplo.

A autora fala do feminismo enquanto um movimento transformador. E se queremos usar o feminismo pra transformamos a sociedade, temos que nos questionar, se ele é necessário; o que é preciso fazer pra chegar a uma transformação; que tipo de transformação queremos; etc. No decorrer da obra, a Marcia fala de algo que gostei muito, sobre quem pode ser feminista, e eu concordo muito com essa perspectiva de que nos tornamos feministas, e a parti do momento em que se torna feminista, não só as mulheres podem ser, mas outros grupos também, até mesmo porque, tomamos o feminismo como um movimento para acabar com as injustiças e as opressões, a parti do momento em que assumimos que o feminismo é um movimento que apenas determinado grupo pode ser, corremos o risco de vir a nos tornar opressores.

P.S: Nesse meu comentário sobre o livro, também trago aspectos da minha forma de compreender e de ser feminista.

Esse é um livro que indico para quem deseja conhecer mais sobre o feminismo, e sobre os jogos de poder nos quais estamos inseridos. É uma obra que fala do feminismo de modo bem amplo, e geral, possibilitando um conhecimento mais geral. Porém, não esperem uma leitura simples e fácil, eu esperava isso da obra, por ser um livro voltado para todas, todos e todes, ele possui uma linguagem um pouco mais complexa, mas não impossibilita sua compreensão.