Flores Para Algernon

Flores Para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

@srta.bookstan 27/05/2024

Que livro!
Uma história incrível, onde acompanhamos Charlie e sua vontade de ser aceito pela sociedade. Com o texto em formato de relatórios, conhecemos os motivos de Charlie aceitar ser parte de uma experiência científica, presenciamos através de memórias seus sofrimentos, traumas, e sua evolução como cobaia de um projeto magnífico de inteligência.

Chorei, sorri, fiquei feliz pelas conquistas de Charlie, sofri junto também, enfim senti um misto de emoções que a trama nos proporciona. Uma história que traz diversas reflexões e ensinamentos, e que mesmo escrito na década de 60 se torna uma história atemporal, na qual ainda pessoas como Charlie vivência nos dias de hoje.

Emocionante e comovente, com pitadas de ironia e humor. Uma leitura que considero essencial e que todos deveriam ler.

Gabriela 27/05/2024

Chorando e não é pouco!!
Acabei agora esse livro e desde o início já imaginei que iria chorar, só não imaginei que terminaria o livro chorando tanto de madrugada que tomaria cuidado pra não acordar a família toda!!
Flores para Algernon é um livro maravilhoso com uma leitura fácil e que vai se tornando mais complexa com o decorrer do livro. Foi uma experiência incrível e a forma como o autor flui entre a tristeza, ansiedade, crises existenciais e abusos físicos e psicólogos é inacreditável!! A forma como ele desenvolveu cada um dos personagens, mesmo que minimamente, já trouxe uma baita complexidade, como a Alice, Fay, o próprio Algernon e tantos outros foi incrível, pois nessa história todos os personagens são cinzas e cada um com suas dificuldades, problemas de caráter, ego e tantas outras questões.
Acho que não vou favoritar e pensei em dar 4 estrelas, mas acho que merece as 5 mesmo.
Se vc está em dúvida entre ler ou não ler, apenas leia. É uma história muito interessante e que te prende do início ao fim com vontade de sempre saber oq vai acontecer em seguida com Charlie e ver como ele conseguirá lidar com o passado e o futuro incerto nos faz querer ler mais e mais.

claris 26/05/2024

Adorei a escrita em formato de relatórios de progresso, demonstrando a evolução de Charlie de forma sucinta; as mudanças na escrita, a melhoria na forma de se expressar, a súbita compreensão que ele começa a ter do mundo ao seu redor. Todos esses elementos tornam a obra incrível.
Não é um livro feliz, ele te faz refletir e com certeza emociona. É doloroso ver Charlie amadurecendo, ascendendo em sua inteligência e percebendo situações tristes sobre o seu passado e a forma na qual era tratado, mas mais doloroso ainda é ter acesso ao seu retrocesso. Bonito ver a sua preocupação com Algernor até o final.
Uma obra que vale a pena ser lida e que entrou para os meus favoritos.

Julia 26/05/2024

Impossível não se envolver com a história e sentir empatia pelo protagonista. Gostei muito da forma como o livro foi escrito na forma de relatórios de progresso e a história me levou a reflexões sobre temas com os quais não tenho muito contato.

A experiência de leitura só não foi ótima para mim porque foge muito do que costumo e gosto de ler, e em alguns momentos fiquei impaciente para saber como a historia terminaria.

JAssica68 26/05/2024

U-A-U!
Que obra perfeita! Sem sombra de dúvidas, se tornou um de meus livros favoritos.

"Flores para Algernon" trata de um experimento feito em um homem, chamado Charlie Gordon, com uma deficiência mental, a fim de torná-lo mais inteligente. Esse experimento já havia sido feito num rato de nome Algernon e foi um sucesso. A narrativa é feita em formato de diário de progresso escrito pelo próprio Charlie. Durante o enredo, vemos a evolução dele até mesmo através de sua própria escrita (o que eu achei genial).

Contudo, apesar do intelecto de Charlie aumentar consideravelmente, sua inteligência emocional não acompanha esse progresso. Assim, Charlie decola na inteligência, mas afunda emocionalmente.

Irei me conter para não trazer spoilers, mas digo que é impossível ler esta obra e não se emocionar um pouquinho que seja. Já deixo o alerta: não é um livro feliz, é triste ? muito triste.

Por favor, deixem flores para Algernon por mim.

(Só coloquei nota 4.5 de 5, por pura inconformidade. Queria um final diferente, rs.)

Val 25/05/2024

Esse livro é mais do que uma simples história sobre Charlie; é um retrato profundo de um ser humano e não apenas de um experimento. Acompanhar sua evolução e, posteriormente, seu retrocesso é, de certa forma, inquietante. Passamos por um processo onde sua mentalidade muda de criança para adulto, ao ganhar inteligência, e depois retorna ao estado infantil. No entanto, durante sua fase de alta inteligência, não observamos um amadurecimento emocional, pois todo o processo ocorre rapidamente demais.

A melhor parte é ver sua conscientização gradual sobre o mundo ao seu redor e perceber como as pessoas realmente o tratavam. A pior parte é testemunhar a perda de sua essência amável durante esse processo. Este livro nos faz refletir sobre como as pessoas com deficiência podem se sentir e sobre o comportamento dos outros ao redor delas. Embora seja uma obra de ficção, nos conduz a reflexões mais profundas sobre a humanidade.

Letícia 25/05/2024

Todos deveriam ler
Primeiramente, é incrível que esse livro tenha sido publicado na década de 60 e seja tão atual.

Me fez refletir sobre a transição para a vida adulta, sobre como as pessoas se aproveitam dos outros, sobre a solidão da vida adulta, sobre a importância do amor...

E, com certeza, um dia lerei de novo, e meu eu do futuro terá outras reflexões, pois esse livro mexe com a gente de uma forma que não consigo explicar.

Lilia.Sara 25/05/2024

Ainda não sei opinar sobre esse livro. Um pouco angustiante em vários momentos.
Essa leitura me tirou da minha zona de conforto, e terminei a leitura sem saber decifrar meu verdadeiro sentimento em relação a essa história.

O livro é no formato diário, então a história se passa toda pelo ponto de vista do protagonista.

Ingrid976 25/05/2024

Flores para Algernon
Este é simplesmente um dos melhores livros que li nos últimos meses.
Charlie Gordon foi uma criança com um QI bem abaixo da média, por isso teve várias limitações, passou por situações difíceis sempre com um sorriso no rosto e enxergando o lado bom das situações, porém em sua vida adulta ele passa por uma cirurgia experimental que o transforma em um gênio e a partir daí Charlie percebe que infelizmente as pessoas podem ser cruéis...
É um livro maravilhoso, contado em forma de relatório de desenvolvimento a gente acompanha totas as experiências de Charlie como se fossem nossas, sofremos com ele, temos esperança de que tudo possa ser resolvido da melhor forma para o personagem e com um final emocionante.

Cristiane47 24/05/2024

Necessário
Quando comecei este livro eu já sabia que iria chorar, que iria sofrer e foi dito e feito.

A história de Charlie é necessária, além das maldades explícitas que ele sofre tem também as mais sutis, aquelas que vc mesmo poderia fazer sem nem perceber, aqueles não parecem que são preconceitos, mas que são sim, realmente quando dizem que todos deveriam ler esse livro, é verdade, todos deveriam mesmo ler esse, mesmo ele sendo doloroso, a dor que ele causa é uma dor necessária.

E o final? Acho que nunca vou superar esse final. Esse livro vai ficar no meu coração pra sempre.

eusil 24/05/2024

Pensa num livro foda.
Aquelas leituras despretensiosas + que preenchem tantos espaços. as consequências que a informação traz pra dentro da nossas vidas, podem sim nos afastar de tantas coisas né? muitas vezes até de nós mesmas.

não que a gente tenha que deixar de aprender ou conhecer coisas novas (eu amo!), mas permanecer sempre alerta pra qual caminho as coisas estão nos levando. assim como no livro a gente tende a ficar intolerante com coisas antigas conforme aprendemos coisas novas. louco né?

esse livro é uma porrada.

Bruna 24/05/2024minha estante
Esse deveria ser leitura obrigatória para todos, de tão bom ??

Jackson121 24/05/2024

Ok, que livro impressionante
O fato de você reparar a evolução e os problemas de ser uma pessoa inteligente são meramente importantes. Mas a forma como as pessoas tratam ele, os traumas vividos deixaram marcas que nem a pessoa mais sábia do mundo conseguiria se livrar

Esse livro é especialmente para você ter um reflexo da vida de si mesmo e de como passar por cima dos problemas não os resolverá, mas somente deixará rastros de dor

É um livro necessário para todos