Flores Para Algernon

Flores Para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

bia :3 13/05/2024

é tão bom que eu não consigo descrever
Eu não tenho palavras pra descrever esse livro... me sinto destroçada, me sinto magoada e quebrada, mas não me arrependo nem um pouco...
é tão profundo que se eu tentar descrever, vai acabar faltando alguma coisa, eu só recomendo que leiam

Maria21617 12/05/2024

Flores para algernon
O melhor livro da face da terra. É o tipo de livro que te faz sentir parte da história que faz você sentir tudo que o personagem sente desde da felicidade(se é que tem nesse livro rsrs) ao sofrimento. Eu recomendo que leia sem saber nada sobre a história torna a leitura melhor (na minha opinião).

murilo-1984 11/05/2024

A ignorância era uma benção?
Fui inventar de ler o final no metrô voltando pra casa, e fiquei emocionado na frente de todo mundo. Ele voltando a escrever tudo errado no final foi muito triste.

Foi uma aula sobre a natureza da inteligência, a complexidade das emoções humanas e a importância da empatia e da compaixão.

theoflores12 11/05/2024

Reflexão e o capacitismo
O livro te pega nos detalhes e é muito bem escrito e ?diagramado?. Os detalhes da melhora da escrita do personagem a medida que vai ficando mais inteligente é muito interessante. A forma como nós vamos percebendo as diferenças de tratamento e personalidade do protagonista, também aos poucos, é fenomenal.
Mas o ponto alto do livro é a reflexão que ele traz, justamente pela diferença de tratamento que o personagem tem ao longo do tempo. Quando tinha a deficiência intelectual ele tinha mais amigos? Ou os demais apenas se aproveitavam de sua ?inocência?? Ele realmente ficou arrogante ou os demais que passaram a se ressentir por agora serem ?menos inteligentes? que ele?
É um livro doloroso, forte, mas que vai te pegando aos poucos. E nos faz pensar e refletir como seria se convivêssemos com um Charlie. Nos faz pensar no nosso capacitisimo e no da sociedade, na integração das PcD e nessa ?exigência? para que não sejamos ?burros?/incapazes.

Clisman 11/05/2024

Triste fim
Um verdadeiro soco no estômago. Aqui, termina em fim, páginas que me fizeram pensar e olhar pela janela. E na esperança, a desesperança da um golpe certeiro, por fim, apenas fim.

Luana 11/05/2024

Muito interessante
Neste livro, acompanhamos a história de Charlie que é um adulto que mal sabe ler e escrever. Este mesmo é convidado para realizar um experimento onde será realizada uma cirurgia que promete deixá-lo inteligente, porém, ele é o primeiro homem a ser utilizado para esse experimento.
Após isso, acompanhamos a evolução após a cirurgia, tanto em questão de conhecimento a respeito de idiomas e assuntos abordados em livros como a respeito de si mesmo!

Ótima leitura!

Julia.Hoshino 10/05/2024

Surreal de bom!
Sem dúvidas a melhor leitura de 2024 até agora!
O autor consegue te prender muito durante a história, não fazendo a narrativa se tornar chata e pacata.
Nos mostra a que nível estamos a chegar para ser considerados pessoas "normais".
O que mais gostei da história, foi o fato de não apenas a inteligência ser o principal na experiência, mas também a oportunidade do Charlie entender seus relacionamentos familiares e até mesmo afetivos.
O livro tem começo, meio e fim. Sendo executado de uma maneira excepcional!
5?? e favoritado

Maria19813 10/05/2024

I bastante gente falando que era um livro triste, eu não chorei com o final.
No começo a minha empolgação pro livro era enorme, mas conforme eu acabei na leitura acabei ficando entediada.
Meu deu ressaca e falta de vontade de ler.
Apesar do meio do livro ser entediante, achei o final comovente e assim como o começo me cativou mais.

milenapb 10/05/2024minha estante
??

Iraneide 10/05/2024minha estante
É triste demais, mas eu amei cada minuto desse livro. Mas sim, chorei horrores. Rsrs

Maryy.Maria 08/05/2024

Esse livro acabou comigo mds
Este é um dos livros mais bem elaborados e escritos que já li. Apresenta um protagonista com habilidades limitadas para escrever, que expressa seus pensamentos da maneira que consegue entender. À medida que a narrativa avança, testemunhamos o desenvolvimento intelectual de Charlie. No entanto, a essência da história não é sobre ele se tornar um super gênio; trata-se da carga dramática que acompanha sua crescente inteligência. Conforme ele se torna mais astuto, começa a perceber que as pessoas que considerava amigos não riam com ele, mas dele.

Um aspecto fascinante da obra é como as memórias de Charlie emergem. Não apenas acompanhamos seu progresso, mas também revisitamos sua infância, o que remete a um estudo psicanalítico: tudo o que vivenciamos está armazenado em nossa memória, seja no subconsciente ou conscientemente, e nada do que esquecemos se perdeu completamente.

À medida que Charlie domina a linguagem, a esperança do livro repousa nas mãos da ciência, entrelaçada com referências cristãs. Charlie, prestes a completar "33 anos", é o "escolhido" não por Deus, mas pelos médicos. Quanto mais inteligente se torna, mais se distancia da religião e, quando se encontra em um estado menos avançado, volta a se apegar à fé. Em um ponto, alguém lhe diz: ?Se você lesse a Bíblia, Charlie, saberia que o homem não deve ultrapassar os limites impostos pelo Senhor. O fruto daquela árvore é proibido ao homem. Se você fez algo que não deveria, talvez não seja tarde demais para desistir. Talvez você possa voltar a ser o bom e simples homem que costumava ser.? Na cabeça da personagem, para alguém elevar seu QI de 60 para 200, só poderia ser por meio de um pacto com o diabo.

Outro ponto é que, à medida que Charlie reinterpreta suas memórias, entendendo e redescobrindo o que lhe aconteceu, ele usa essas informações e lembranças como mecanismos de defesa. O jovem dócil do início do livro se torna uma pessoa amarga. Com a inteligência e uma percepção mais realista, é possível que as pessoas se tornem mais endurecidas. Em um momento, um dos cientistas lhe diz: "A inteligência é um dos maiores presentes humanos, mas frequentemente essa busca por conhecimento exclui a busca por amor." Charlie adquire inteligência, mas não inteligência emocional. Ele não consegue se relacionar com as pessoas; seu relacionamento com as mulheres, por exemplo, é sempre baseado em tentativa e erro, pois, afinal, sua vida está começando aos 30 anos de idade.

Esta não é apenas uma história de um rapaz com problemas cognitivos; é muito mais do que isso.

_AD.S 08/05/2024

Confesso q fiquei meio sem saber como avaliar esse livro, de certa forma foi interessante, mas as atitudes de alguns personagens ficaram tão a desejar...

vitoriamfm 08/05/2024

?até um homem de mente fraca quer ser como os outros homens?
Meu deus. que livro foi esse.
esse é um daqueles livros que, quando a gente vai fazer resenha sobre, não sabe nem por onde começar. em uma palavra: dor. apenas dor.
são poucos os protagonistas que eu me afeiçoei tanto quanto Charlie. vê-lo tomando consciência da infeliz realidade, mas também se deliciando com o poder do conhecimento causa sentimentos conflitantes. alivia vê-lo experimentando coisas novas como alguém neurotipico, mas é igualmente desconcertante; desafiador.
como seria se pessoas todas as pessoas neurodivergentes (de diferentes síndromes e espectros), que são constantemente excluídas e ridicularizadas pela sociedade, fossem capazes de reconhecer e bater de frente com tal injustiça? o livro aborda essa temática de forma tão realista que é IMPOSSÍVEL não sentir empatia e fome de justiça. porque elas também são pessoas, assim como Charlie antes de entrar na mesa de cirurgia.
recomendo para qualquer um. qualquer um mesmo. todo dia é dia de reconhecer a humanidade em outro indivíduo ?