Flores Para Algernon

Flores Para Algernon Daniel Keyes




Resenhas - Flores para Algernon


12380 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maryy.Maria 08/05/2024

Esse livro acabou comigo mds
Este é um dos livros mais bem elaborados e escritos que já li. Apresenta um protagonista com habilidades limitadas para escrever, que expressa seus pensamentos da maneira que consegue entender. À medida que a narrativa avança, testemunhamos o desenvolvimento intelectual de Charlie. No entanto, a essência da história não é sobre ele se tornar um super gênio; trata-se da carga dramática que acompanha sua crescente inteligência. Conforme ele se torna mais astuto, começa a perceber que as pessoas que considerava amigos não riam com ele, mas dele.

Um aspecto fascinante da obra é como as memórias de Charlie emergem. Não apenas acompanhamos seu progresso, mas também revisitamos sua infância, o que remete a um estudo psicanalítico: tudo o que vivenciamos está armazenado em nossa memória, seja no subconsciente ou conscientemente, e nada do que esquecemos se perdeu completamente.

À medida que Charlie domina a linguagem, a esperança do livro repousa nas mãos da ciência, entrelaçada com referências cristãs. Charlie, prestes a completar "33 anos", é o "escolhido" não por Deus, mas pelos médicos. Quanto mais inteligente se torna, mais se distancia da religião e, quando se encontra em um estado menos avançado, volta a se apegar à fé. Em um ponto, alguém lhe diz: ?Se você lesse a Bíblia, Charlie, saberia que o homem não deve ultrapassar os limites impostos pelo Senhor. O fruto daquela árvore é proibido ao homem. Se você fez algo que não deveria, talvez não seja tarde demais para desistir. Talvez você possa voltar a ser o bom e simples homem que costumava ser.? Na cabeça da personagem, para alguém elevar seu QI de 60 para 200, só poderia ser por meio de um pacto com o diabo.

Outro ponto é que, à medida que Charlie reinterpreta suas memórias, entendendo e redescobrindo o que lhe aconteceu, ele usa essas informações e lembranças como mecanismos de defesa. O jovem dócil do início do livro se torna uma pessoa amarga. Com a inteligência e uma percepção mais realista, é possível que as pessoas se tornem mais endurecidas. Em um momento, um dos cientistas lhe diz: "A inteligência é um dos maiores presentes humanos, mas frequentemente essa busca por conhecimento exclui a busca por amor." Charlie adquire inteligência, mas não inteligência emocional. Ele não consegue se relacionar com as pessoas; seu relacionamento com as mulheres, por exemplo, é sempre baseado em tentativa e erro, pois, afinal, sua vida está começando aos 30 anos de idade.

Esta não é apenas uma história de um rapaz com problemas cognitivos; é muito mais do que isso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



_AD.S 08/05/2024

?
Confesso q fiquei meio sem saber como avaliar esse livro, de certa forma foi interessante, mas as atitudes de alguns personagens ficaram tão a desejar...
comentários(0)comente



vitoriamfm 08/05/2024

?até um homem de mente fraca quer ser como os outros homens?
Meu deus. que livro foi esse.
esse é um daqueles livros que, quando a gente vai fazer resenha sobre, não sabe nem por onde começar. em uma palavra: dor. apenas dor.
são poucos os protagonistas que eu me afeiçoei tanto quanto Charlie. vê-lo tomando consciência da infeliz realidade, mas também se deliciando com o poder do conhecimento causa sentimentos conflitantes. alivia vê-lo experimentando coisas novas como alguém neurotipico, mas é igualmente desconcertante; desafiador.
como seria se pessoas todas as pessoas neurodivergentes (de diferentes síndromes e espectros), que são constantemente excluídas e ridicularizadas pela sociedade, fossem capazes de reconhecer e bater de frente com tal injustiça? o livro aborda essa temática de forma tão realista que é IMPOSSÍVEL não sentir empatia e fome de justiça. porque elas também são pessoas, assim como Charlie antes de entrar na mesa de cirurgia.
recomendo para qualquer um. qualquer um mesmo. todo dia é dia de reconhecer a humanidade em outro indivíduo ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Valéria 13/05/2024minha estante
Também li depois que Tudo é Rio e também achei a mesma coisa que você ?




Eloisa.Ranyelli 07/05/2024

Cachoeira nos olhos
Demorei um pouco pra conseguir ler, achei um pouco lento o desenrolar da história, mas um absurdo de bom.

Eu esperava uma leitura dramática porém óbvia, e me entregaram um trauma. O desenvolvimento e o ?desdesenvolvimento? do personagem é incrível. O amadurecimento x inteligência, ver ele se passar pela fase criança-adolescente-adulto em tão poucas páginas é lindo e desesperador. Ele se apaixonando pela vida, lidando com as frustrações e chegando ao último capítulo?

Fico triste sempre que lembro no silêncio da noite

P.S simplesmente absurdo acompanhar os resultados da operação pela escrita e também acompanhar o oposto, GENIAL
comentários(0)comente



Mariane 06/05/2024

DESTRUÍDA
Esse livro partiu meu coração, remendou e deixou ele quentinho só pra partir de novo. Que livro profundo e cheio de camadas. Com certeza mais um favoritado de 2024! ?
comentários(0)comente



cult1 06/05/2024

Às vezes é melhor nem saber
O livro conta a história de uma pessoa que possui deficiência intelectual, Charlie.
Você acaba se apegando ao Charlie e ao seu jeito de ver o mundo - o livro é escrito como um diário de evolução.
Charles é submetido a uma cirurgia que promete tornar ele uma pessoa intelectualmente promissora, ou seja, fazer dele um gênio. Contudo, depois de uma longa, traumatizante e difícil jornada de vida de mais de 30 anos, como ele irá reagir ao resultado?
Charlie vai ganhando capacidade não somente de entender de matemática, história e gramática, mas também condição para descobrir sua própria identidade e entender a sua prórpria história.

Só que tem coisas que ele estava bem mais feliz sem entender.

Se gostou, me siga aqui e no instagram: @ocultpop

site: https://www.instagram.com/ocultpop?igsh=YzdmMGFocnU2c3Q1
comentários(0)comente



João Lucas 06/05/2024

Perfeito Demais, emocionante
Livro simplesmente maravilhoso, emocionante, tocante e real.
E facilmente se conectar com Charlie e com a sua dor ao longo do livro.
Nota 10
comentários(0)comente



Gabriele 06/05/2024

Charlie nos faz pensar não sobre ser inteligente, mas como tudo na nossa vida está entrelaçado: quem somos, quem vive ao nosso redor e nossa forma de ver o mundo! O livro trás a mente o ditado "a ignorância e uma benção" mas também faz pensar como algumas coisas são super estimadas em nossa sociedade e outras, como bondade e esperança, são vistas como franqueza. Um livro lindo e profundo, que te prende deste a primeira página.
comentários(0)comente



Beatriz3345 06/05/2024

Terminei de ler "Flores para Algernon" nesse instante, e que livro bom. Quando comecei a leitura não entendi nada, pois não leio sinopse, apenas sei que muitas pessoas recomendam este livro, e durante a leitura me senti como se estivesse em uma montanha russa, com altos e baixos. A história de Charlie Gordon faz com que você compreenda suas escolhas e tenha empatia por elas. Fazia tempo que não lia um livro que me fizesse sentir uma telespectadora de uma lição de vida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Oêgra 08/05/2024minha estante
mds, sinto que vou chorar horrores ?


Tatá 08/05/2024minha estante
?




_natalia 05/05/2024

Estou despedaçada com esse final, apesar do Charlie nos preparar há muito para esse momento, nada chega perto de ler/ver acontecendo. Dói demais ver tudo que o Charlie enfrentou e o quanto conquistou para chegar onde chegou. São tantos momentos marcantes e, mesmo assim, eu queria mais. Não queria esse final, mas sei que foi o mais lógico possível e de certa forma eu já imaginava, mas nunca custa sonhar ne? Ai, queria que todo lessem esse livro e se sentissem um pouco tocados, porque talvez as pessoas não seriam tão maldosas quanto são.
comentários(0)comente



Mi_lene 05/05/2024

Flores para Algernon - Daniel Keyes ?
??? Charlie
????????

Um livro que vai te fazer pensar pelo menos um pouquinho.
Falaram muito bem dele mas acho que seria mais impactante se eu tivesse lido de uma vez.

Gostei da forma que a história foi escrita achei interessante acompanhar a trajetória do Charlie pelo experimento. Confesso que não gostei muito do final, mas vale a pena.

? "É assim que são essas mudanças em você. Elas estão acontesendo tão lentamente que você não consegue notar."

? "Apesar de sabermos que, no fim do labirinto, a morte nos aguarda (e isso é algo que nem sempre soube, até pouco tempo atrás, pois o adolescente em mim pensava que a morte acontecia só com outras pessoas), vejo agora que o caminho escolhido pelo labirinto me faz quem sou. Não sou apenas uma coisa, mas também uma maneira de ser? uma das muitas maneiras?, e saber os caminhos que percorri e os que me restam vai me ajudar a entender o que estou me tornando."
comentários(0)comente



12380 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR