Flores para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

Allyne 05/03/2021

Perfeito!!
Um livro simplesmente maravilhoso! O início é um pouco lento e as vezes um pouco difícil de ler, pq são os primeiros relatórios do Charlie, porém depois a leitura flui de forma natural e se mostra um história muito forte e tocante.
Danielle.Arruda 20/03/2021minha estante
Obrigada, minha amiga, pela indicação desse livro, realmente muito tocante, faz a gente refletir sobre as nossas relações.

Allyne 20/03/2021minha estante
Por nada amiga!! É um livro perfeito!!

Danielle.Arruda 20/03/2021minha estante
Merece as 5 estrelas!

Ana 01/05/2022

Flores para Algernon
Charlie é um jovem homem que tem um atraso mental e seu sonho é ser inteligente. Na escola para adultos com atraso mental que ele está aprendendo a ler e escrever, a professora o indica para um estudo científico onde poderiam fazer uma cirurgia cerebral nele, podendo aumentar a sua inteligência.

Ele tem que fazer um relatório antes e depois da cirurgia para os médicos poderem observar o seu desenvolvimento.

Depois da cirurgia ele começa a se lembrar de coisas da infância, da família.

__(essa foi uma versão bem leve do que foi o livro sem dar spoilers)____
Agora com alguns spoilers leves:

QUE LIVRO!!!

No começo é difícil de seguir porque o relatório dele é com a escrita beeeeem precária, cheia de erros.

Depois você vai vendo o desenvolvimento dele tanto na escrita como na linha de raciocínio, nas coisas que ele vai observando sobre as pessoas ao redor dele. Ah , e tem também a vaca da mãe dele. Olha, eu odiava o Padre Amaro do livro O Crime do Padre Amaro, mas essa mãe do Charlie é 100x pior.

E quem é o Algernon, você deve estar se perguntando. Algernon é o rato de laboratório que foi usado antes do Charlie na experiência.

Eu suspeitava do que aconteceria com Algernon no começo do livro, acertei. Inclusive se você leitor for do tipo que dá uma olhadinha na última página, nesse caso eu digo: não faça isso com esse, porque no último parágrafo tem uma frase que foi pesada até para a capricorniana aqui.
-N 01/05/2022minha estante
Que livro,senhoras e senhores!

Ana 01/05/2022minha estante
O último parágrafo... Jesus amado????

-N 01/05/2022minha estante
Uma parte de mim morreu no último

Ju Ghiaroni 18/09/2022

"O que temos é mais do que a maioria das pessoas encontram numa vida inteira”
Flores Para Algernon é um livro extremamente emocionante e tocante. No início, você, pelo menos aconteceu comigo, tive certa dificuldade em entender até acontecer o que de fato estava acontecendo. Mostra uma vida muito sofrida, de uma pessoa simples e humilde que achava que tinha tudo mas que, após a cirurgia, consegue finalmente entender tudo o que aconteceu com ela.
Senti muita empatia pelo Charlie e fiquei com uma tola esperança de que as coisas fossem diferentes para ela do que para Algernon. Espero que um dia o autor do livro dê uma sequencia contanto os próximos passos de Charlie nesse antigo novo mundo. Adoraria lê-lo.
Fabiano133 18/09/2022minha estante
Esse livro é um soco no estômago

Ju Ghiaroni 19/09/2022minha estante
Total, Fabiano. Você começa esperando uma coisa e vai vendo o desenvolvimento da história esperando sempre o melhor, mas no final você volta pra estaca 0.
Quando ele dizia que tinha amigos eu não sabia o que fazer. E o pior é que essas coisas acontecem na vida real. É horrível

Fabiano133 19/09/2022minha estante
Eu fiquei pensando no valor da ignorância (ignorar, não saber sobre algo). As vezes o conhecimento machuca.

lolo :) 16/07/2022

Nunca tinha algo parecido como esse livro, com certeza um favorito e quero a edição capa dura na minha estante, faço questão. Muitas lições nós podemos tirar desse livro. Mas não criem tanta expectativa para que não seja quebrada.
Matheus Oliveira 19/07/2022minha estante
Também separei um espacinho aqui na estante para ele! ???

lolo :) 19/07/2022minha estante
uhuull, vc vai gostar ?

Jardim de histórias 20/09/2022minha estante
Amo ? essa leitura com toda a minha força!

babi 13/03/2021

é...
fui com muita expectativa pra esse livro e achei bem normal. não daria 3 estrelas pq gostei muito da escrita! só não entendi o completo hype que tem por aí desse livro
Amanda 13/03/2021minha estante
Também compactuo com o fato de ele ser normal. Dei 5 estrelas pq é muito bem escrito e é um tema interessante. Mas particularmente já lhe dei sobre essa temática no meu trabalho, então não foi algo novo. Mas acredito que o hype tenha sido pelo fato de ser um tema pouco discutido hoje em dia (pelo menos é o que percebo). Então, o fato de alguns alguns terem se sensibilizado vai muito da experiência de vida de cada.

Amanda 13/03/2021minha estante
*dele

Sophia1534 13/03/2021minha estante
é um livro relativamente antigo, achei bem visionário e sensível :)

Andressa Klemberg 25/03/2021

Precisamos falar sobre Charlie
Que livro! Achei que me acabaria chorando, mas mesmo com toda a tristeza consegui manter a esperança e amei as reflexões que o livro trouxe. Recomendo!!!
dede 25/03/2021minha estante
amo esse livro

Pollyanna Reis 25/03/2021minha estante
Vou fazer essa leitura assim que possível. Só leio resenhas positivas! ?

Gabriela.Cuenca 03/01/2024minha estante
Chorei do começo ao fim ?

Hellen.Lily 17/01/2023

Nós não somos iguais (Igualdade/ equidade)
?Inteligência e educação sem doses de afeto humano não valem droga nenhuma?

Nos não somos iguais! Viver em sociedade é mais que querer tratar todos como iguais. temos as nossas limitações sociais e intelectuais. É preciso ter acolhimento e mais que isso.

As doenças intelectuais sempre existiram, o abandono e preconceito existe até hoje! Mas porque? De onde veio a valorização classista do Qi?
O autor conseguiu nos mínimos detalhes mostrar a evolução e a queda de Charlie.

Charlie Gordon tem um doença chamada fenilcetonúria. Essa doença provém de uma mutação genética que não metaboliza a proteína e acaba indo pro sistema nervoso cerebral se não é feito uma dieta. (Acredito que não havia tratamento, já que a doença foi descoberta só na fase adulta)

O protagonista narra com muita ingenuidade, casos absurdos de maus tratos contra ele e entende como algo divertido. Toda a vida de Charlie foi rodeado de pessoas que não compreendiam, torturavam, e até excluíam ele, mas só percebeu após a cirurgia que nunca foi tratado como ser humano

Os traumas não somem por mais que você esqueça o motivo, a cicatriz permanece.

Eu sinto muito Charlie? por tudo.
Aichinha 22/01/2023minha estante
Tô doida pra ler esse livro, até comprei, mas agora chega dei uma freada pra proteger meus sentimentos

Hellen.Lily 22/01/2023minha estante
Eu chorei taaao sincero no final do livro, doeu minha cabeça

Aichinha 22/01/2023minha estante
Noossa cara, vou até preparar meu psicológico

Bella 30/03/2021

Terminei o livro faz mais de 20 minutos e ainda to naquele impacto de quando a gente acaba de ler e fecha o livro. Apenas leiam, sério!
sofia 21/05/2021minha estante
Vc sabe qual é a Classificação do livro? Ou se tem algum gatilho?

Bella 21/05/2021minha estante
Não sei dizer a classificação indicativa, mas eu imagino que seja uns 14 anos. Não me recordo de ter gatilhos, mas recomendo que você pesquise mais a fundo porque posso não estar lembrando kskakskak

sofia 21/05/2021minha estante
Muito obrigada

Fafhy 10/10/2022

Flores para Algernon
Bom, começo dizendo que esse livro superou todas as minhas expectativas.
Chorei horrores!!!! E eu nem gosto de ficção Científica, mas Flores para Algernon não se enquadra nessa classificação: é muito mais que isso.
É um livro terno, de uma sensibilidade inigualável! Mas eu queria muito mais para o Charlie!!
Quantas reflexões em um único livro: o que realmente importa na vida? Charlie deixou muito claro.
É uma experiência ao mesmo tempo avassaladora é fascinante, sem meme.
Recomendo muito a leitura!
E estamos de acordo que todos amamos o Charlie, independentemente do QI.
vic 10/10/2022minha estante
adorei a resenha! ????

Emma 10/10/2022minha estante
Essa leitura é triste mesmo :(

Fafhy 10/10/2022minha estante
Sim ?? mas eu sou muito sensível principalmente tratando-se de transtorno mental !!

Guga_12 28/08/2022

A breve aventura de Charlie
?Vejo agora que o caminho escolhido pelo labirinto me fez quem sou ? - Charlie Gordon

Um livro reflexivo e repleto de sentimentos em que cada ?relatório de progresso ? Charlie se mostrava muito além de um adulto com QI de 68 ? ele se revelava um ser humano com problemas, dores e dúvidas e talvez por isso seja uma história tão impa e transformadora.
Gabyz.z 28/08/2022minha estante
Ver essa mudança é tão satisfatório e doloroso ao mesmo tempo né?

Endre 28/08/2022minha estante
????

Luana 29/08/2022minha estante
??????

ana.maforte 30/12/2020

Meu livro favorito!!! (vulgo Flores para Algernon)
SEM CONDIÇÕES O TANTO QUE EU QUERO CHORAR AGORA!!

Caros leitores, se você ainda não leu este livro, NÃO PERCA MAIS TEMPO DA SUA VIDA, porque, como diz meu querido Charlie Gordon, o tempo é muito importante e ele é sempre curto demais, ENTÃO VÁ LER ESTE LIVRO MARAVILHOSO. Nem que você tenha que procurá-lo em Nárnia!!

Eu nunca li um livro em que você degusta dos sentimentos de amar, raiva profunda, antipatia, amabilidade, e uma paixão avassaladora por uma única pessoa em um livro!!! Porque SENHOR JESUS, só você pra me salvar dessa! Sério.

LEIAM POR FAVOR E TENTEM COMPARTILHAR DESSE SENTIMENTO COMIGO!! NÃO CONSIGO GUARDAR SÓ PRA MIM!!
Junior 30/12/2020minha estante
Só vejo comentários elogiando, está na lista já ?

ana.maforte 30/12/2020minha estante
Ótimo ??!!! Esse livro é muitoo bom mesmo. Mas não crie espectativas em cima dele, nunca é bom p nenhum tipo de livro. Tente viver sua própria experiência

Laura 30/12/2020minha estante
ESSE LIVRO É TUDO PRA MIMM?????? tive reflexões incríveis por causa dele!!?

Rayane 18/01/2023

Dor e sofrimento!!!
Terminei o livro querendo dar um abraço no Charlie e falar que vai ficar tudo bem. Chega uma parte em que a leitura fica um pouco chata, quase me fez desistir da leitura, mas o Charlie me cativou demais. Foi muito interessante participar de toda a descoberta e autoconhecimento junto com o Charlie. Adorei o jeito como a narrativa é escrita, de forma que se torna nítida a evolução e o retrocesso do personagem. No início vemos toda a inocência do Charlie no jeito como ele vê a família e seus "amigos". É de partir o coração saber como ele foi humilhado e desprezado e não conseguia enxergar isso. Porém, depois do experimento se torna muito interessante a forma como ele perde essa inocência e começa a enxergar a maldade nas pessoas e tudo de mal que faziam pra ele. Também amei a maneira como foi descrita a batalha interna para desvendar seus próprios sentimentos em relação a sua vida, sua família e seus relacionamentos, onde ele percebe que apenas a inteligência, que era algo que ele possuia uma determinação tão grande pra conseguir, não era nada sem afeto. Terminei o livro completamente devastada!
Ryou 18/01/2023minha estante
Esse é daqueles livros que te fazem ficar olhando pro nada, apenas pensando no que acabou de ler

Ryou 18/01/2023minha estante
Você deu a mesma nota que eu, apesar de ter avaliado pontos diferentes. Interessante ?

Rayane 19/01/2023minha estante
Só tirei uma estrela pq teve uma hora que a leitura se tornou muito maçante pra mim. Então apesar de ter gostado bastante do aspecto geral do livro, quis ser fiel ao meu eu enquanto estava lendo hahaha

Danny 30/03/2021

Sensacional
" Ele comete o mesmo erro que os outros quando olham para uma pessoa de mente débil e riem porque não entendem que existem sentimentos humanos envolvidos. Ele não percebe que eu era uma pessoa antes de vir para cá."
Whiteley 30/03/2021minha estante
Forte neee? tbm estou lendo, comecei anteontem

Danny 30/03/2021minha estante
Muito, tô apaixonada e arrasada ao mesmo tempo

Whiteley 30/03/2021minha estante
hahahaha imagino

Sthefany 07/06/2022

"Então talvez as pessoas vão gostar de mim"
Essa foi uma das leituras mais necessárias e real que fiz nos últimos tempos. Mas por ter essa questão de querer ser aceito , acaba sendo pesada porque o Charlie faz tudo em nome de ser inteligente para ser aceito.
Esse livro traz a importante lição de que segundo a sociedade esteriotipada em que vivemos, se você não possuir conhecimento nunca será visto como um ser visível na sociedade , apesar disso com essa leitura fluída aprendemos que a inteligência não é tudo. Com esse livro surge os questionamentos: "A inteligência é tudo?" "Por que estamos tão disposto a fazer tudo pra ser aceito ? " .
Essa questão da aceitação ainda é um ponto muito sensível e delicado , já que infelizmente não há muita inclusão por parte das pessoas em vários âmbitos para com aqueles que precisam ou com quem é diferente.
Ainda me encontro sofrendo por Charlie , sentindo a sua dor para ser aceito . Sendo assim, nem ele e nem tantos outros "Charlies" serão esquecidos por mim .
A medida que o livro vai avançando, já é fácil prever o final , mas ainda fica aquele fio de esperança de que tudo possa ser diferente. Assim, ainda tô registrando e entendendo as formas que esse final me afetou.???
larissa708 12/06/2022minha estante
Nossa, esse livro destruiu minha alma

Sthefany 12/06/2022minha estante
Só de lembrar eu choro dnv kkk. Terminei , já li outro mas ainda tô muito afetada com ele . A forma de como esse livro se encaixa tão bem na nossa realidade de hoje , em que as pessoas estão ficando doentes querendo se encaixar num padrão e serem aceitos, mexe comigo

larissa708 12/06/2022minha estante
Eu chorei tanto que passei mal, eu fiquei muito sentida com tudo ali

Lela 08/05/2021

Um dos melhores que eu já li
Em toda a minha vida, nenhuma obra me tocou tanto quanto Flores para Algernon. Acompanhar a história de Charlie foi uma experiência muito forte, desde o início eu consegui desenvolver uma enorme afeição por ele. Quanto mais inteligente ele fica, melhor ele consegue se conhecer, e é doloroso ver ele perceber o quanto sofria e a relação dele com as outras pessoas ficando cada vez mais distante. Os relatos sobre a infância dele foram, para mim, os mais sofridos de ler.

A estrutura da escrita faz parte da própria narrativa, e se não fosse assim, a história não teria o mesmo peso. Eu nunca vi nenhum livro fazer isso, achei genial. Quem leu sabe quanto a ortografia é relevante para a narrativa.

Quando o livro foi se encaminhando para o final e eu percebi o que iria acontecer, simplesmente me recusei a aceitar, passei o resto do livro com um aperto no coração e uma angústia e desespero indescritíveis. Claro, desabei no final.

Este é um daqueles livros que todos deveriam ter a oportunidade de ler algum dia.
Lunoir 08/05/2021minha estante
esse livro é f@da