Flores para Algernon

Flores para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

Barbara.Monteiro 25/04/2024

SENSACIONAL
Que livro mais sensacional. Me fez parar e pensar em tantas coisas, mas principalmente em como as pessoas com deficiências mental são tratadas, como elas são invisíveis.
Eu amei muito esse livro e com ctz é uma leitura que recomendo para todo mundo.
O livro é triste, depois fica lindo e depois triste de novo.
Como é difícil fazer o caminho de volta, principalmente dentro da mente. E cada vez mais a frase "a ignorância é uma benção" faz mais sentido pra mim. A gente é mais feliz quando não entende, pq ficamos "resguardados" da maldade alheia.

Enfim, leiam Flores para Algernon, é sensacional!

Eduarda.Acioli 25/04/2024

Tive dificuldade de me concentrar no começo pelo fato da escrita errada, mas com o tempo vi o quão necessário pra imersão essa escrita foi. Depois fui me envolvendo bastante com o livro, mas por uma boa parte do livro perdi a conexão e senti falta de emoção. No fim voltei a me conectar e emocionae

readbarbss 25/04/2024

?Eu era uma pessoa antes da cirurgia?
É curioso pensar o quão palpável é a situação do Charlie, viver se anulando pela promessa de ser amado e aceito. Quantas vezes não fizemos a mesma coisa? Uma falsa promessa de crescer intelectualmente, financeiramente, uma luta por um reconhecimento que não nos satisfaz.

Ver que o Charlie só entendeu a importância de afeto ao final do livro dói demais, só quem é verdadeiramente amado sabe a importância de conseguir compartilhar seus medos e feitos e ser verdadeiramente ouvido.

fernanda.gesser 25/04/2024

Atemporal
Que livro forte! já ouvi tantas pessoas ao longo dos anos falando bem dele, e agora que finalmente li, entendi o porquê. durante a leitura eu me perguntava e ficava ansiosa o tempo todo sobre o rumo que a trama ia tomar e isso fez essa experiência de leitura ser extremamente fluida e agradável.
a história é diferente de tudo que eu ja li, e achei a proposta extremamente ousada desde o início. o caminho tortuoso que segue a vida do charlie me comoveu profundamente, me fez refletir sobre pessoas como ele de um jeito mais minucioso e com muito mais empatia, por quase sentir na pele a negligência da sociedade perante indivíduos como ele.
esse foi, com toda certeza, um dos melhores livros que li esse ano, quiçá em toda vida! recomendo a todos, não é atoa toda a fama desse livro! sei que vou lembrar dessa grande história no meu dia a dia por muito tempo.

K_One 25/04/2024

"Platão riria de você"
Flores para Algernon, de uma forma perspicaz me prendeu do início ao fim. Acompanhar o avanço do personagem junto com todo seu desejo sendo realizado, perceber sua decadência, consequente disso a insatisfação cada vez mais frequente no personagem.
Uma alusão clara a visão de mundo de Schopenauer sobre como somos escravos de nossos desejos, ligando ao personagem no qual vaga por uma incansável busca por satisfação e nunca a encontra.
Além claro, de sentimos na pele as dificuldades e exclusão que pessoas com doenças mentais sofrem pela sociedade.
Mirunakk 25/04/2024minha estante
Uma ótima visão do livro! Me senti na pele do protagonista muitas vezes, feliz que vc gostou da leitura ?

yasmimdeluca 24/04/2024

Não me prendeu como eu gostaria, mas a história é bem interessante. Não gosto muito de acompanhar personagens principais masculinos, talvez seja por isso que eu cansava do Charlie com muita facilidade.

Ana 24/04/2024

Terminei o livro chorando. Impossível ficar indiferente com esse livro. Todas as reflexões perturbadoras que essa história nos traz, as emoções conflitantes. Li a história como se Charles estivesse ao meu lado, senti sua inocência, a felicidade, a decepção por descobrir o mundo tão brutal, sua confusão, arrogância, seu desespero. E as últimas linhas do livro me emocionou demais.
vivian 24/04/2024minha estante
eu desidratei qnd li ??

Marcia 23/04/2024

Bom, porém esperava mais pelo tanto que comentaram sobre esse livro. Confesso que tinha horas que até pensava em desistir da leitura, mas continuei. Radicalismo a parte, acho que o problema foi comigo, talvez não fizesse meu estilo.

leiladavitoria 23/04/2024

Emocionante, sensível
Quando coloquei esse livro na minha lista de leitura não imaginava que seria essa obra prima. Na verdade, não imaginava nem mesmo o tema, acreditava se tratar de outra coisa. Que surpresa maravilhosa eu tive. Livro lindo, emocionante, impactante, sensível... Me deixou sem palavras e emocionada em diversos momentos.

Thamyres 22/04/2024

Emocionante e necessário
Embora ficção, foi como se o autor tivesse dado voz a uma pessoa com deficiência intelectual por meio desse livro; então, em primeiro lugar, penso nesse livro como um legado contra qualquer preconceito com pessoas que possuem doenças mentais. Charlie sempre foi alguém, mesmo antes do experimento, mas a maioria das pessoas o desprezava de alguma forma, como ele pôde perceber após sua grande evolução intelectual. O final me tirou lágrimas depois de conhecer Charlie Gordon e ver tudo pelo que ele passou, desde a infância até os meses após a cirurgia - após sair da escuridão para a luz -, e seu desfecho.

Isabela.Rodrigues 22/04/2024

Não criem expectativas....
Eu criei bastante expectativas, apenas vendo por alto sobre o livro, acho que também foi um erro meu n saber direito do que o livro se tratava, mas mesmo assim eu esperava bem mais, várias pessoas falaram que choraram muito com ele, porém eu n derramei uma lágrima se quer, acho que também n era a hora certa de ler esse livro, mas também gostei, e um livro bem escrito que acaba te prendendo um pouco. Oq realmente estragou esse livro pra mim foi a expectativa, quanto maior a expectativa maior a decepção.

Matheus656 22/04/2024

Um dos melhores livros que já li
Um livro que te faz refletir sobre a empatia, e compaixão humana. Apesar do final ser um soco no estômago, é um livro que todos deveriam ler.