Flores para Algernon

Flores para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

Aninha 12/06/2021

Não vou nem fazer resenha
Leia, talvez você chore um pouquinho, mas é uma leitura incrível, que vale cada página, cada palavra.

Alek 12/06/2021

Uma leitura essencial!
O livro nos da uma visão mais empática sobre a forma em que vemos o próximo, particularmente mudou muitas opiniões internas sobre minhas atitudes, e sobre a forma como as pessoas podem se sentir a respeito delas.
Bianca Scofield 12/06/2021minha estante
Esse tá na minha lista ? gosto desses que fazem a gente pensar e repensar?

Mimi 12/06/2021

Angústia não descreve nem minimamente o que eu senti
É impossível entender metade das coisas pelas quais Charlie está passando ou o que ele está sentindo diante de uma perspectiva cheia de privilégios completamente diferente da realidade dele.
É extremamente agonizante perceber que não importa em que quadro da vida ele está, ele nunca se sente completo, sempre há algo faltando, o que é completamente comum levando em conta que não tem como se ter tudo, mas ver isso acontecendo com ele, ele se dando conta disso, é muito desesperador.

Flores para Algernon é um livro incrível e que deixa uma marca, uma lição em que lê. Vivenciar as transformações e os pensamentos de Charlie provoca as mais profundas reflexões no leitor.

Vitor 12/06/2021

inferno de livro chorei

Nath 12/06/2021

comecei a ler esse livro em dezembro de 2020 e tinha lindo 70% dele, mas fiquei uns meses sem ler nada e voltei a ler agora pra finalizar ele, sem vontade nenhuma kkkkl, mas chegar em 70% e não terminar é complicado, me forcei a terminar, não tava fluindo muito, eu tava meio perdida, mas depois voltei a história, não lembro quase nada dos 70% q li ksksks, foi um livro ok

Fran 12/06/2021

É um livro muito bom.

No começo achei que a leitura iria ser complicada pelo forma como a história estava sendo escrita,

A jogada do autor de desenvolver o livro desse jeito é incrível, de o avanço na escrita ser conforme o avanço do experimento vai dando resultado, que ajuda a entender o quão rápido as coisas vão acontecendo.

A forma como o personagem, que agora está com uma inteligência avançada, vai acessando as memórias da infância e entendendo que não tinha culpa das coisas que aconteciam, é de cortar o coração.

Ele vendo que as "brincadeiras" direcionadas a si pelos seus "amigos", que antes eram levadas na inocente e visto realmente só como brincadeira, na verdade eram coisas ruins, bem ruins que faziam com ele.

Confesso que em alguns momentos as escolhas e as ações do Charlie me irritaram um pouco. Mas em todo caso, essas mesmas ações eram justificadas por tudo que já tinha acontecido na vida dele.

É um livro incrível.

Não só recomendo, como acho uma leitura bastante necessária.

Vinci 12/06/2021

Quanto vale a inteligência?
Flores para Algernon de longe foi um dos livros mais bonitos e importantes que eu já li. Toda a linguagem, a escrita, os diálogos, os pensamentos são tão... humanos. É essa sensação que fica de Charlie, o personagem principal, é realmente um ser humano tentando viver da melhor maneira que pode. Da maneira mais bonita que consegue.

Charlie sofre de uma doença que o deixa com dificuldade de entender certas coisas, de guardar muitas memórias ou se lembrar de coisas complicadas. Charlie é um homem retardado que sonha em um dia ser inteligente, se conseguir ler as placas na rua, fazer trabalhos difíceis e etc.

Um grupo de cientistas usa Charlie como experimento de uma cirurgia no cérebro que mudaria isso.

Após a cirurgia Charlie aos poucos começa a aprender as coisas. E no decorre dos dias, quando realmente compreender o mundo e as pessoas, Charlie tem dificuldade pra encontrar a felicidade. Quando ele não pensava nisso era mais fácil, ele fazia bobeiras e as pessoas riam, quando as pessoas ria ele se sentir feliz, sentia que tem amigos. Mas agora ele vê que as pessoas riam dele, não com ele, não sente mais que tem amigos. É claro, ele poderia conhecer novas pessoas, mas elas realmente entenderiam ele? Como poderiam o compreender se nem ele conseguia entender o que sentia?

Em muitos momentos o livro sutilmente levanta a questão: Valeu a pena? A inteligência realmente lhe satisfez como pensava que faria, ou ela apenas te deixou mais sozinho?

Flores para Algernon é um livro maravilhoso, é absurdo a filosofia desse livro. É absurdo o sentimento que ele passa, a emoção de estar na pele de Charlie crescendo não só seu QI mas sua maturidade, seus pensamentos e tudo mais. O livro é incrível do início ao fim e tem o final que eu não aguentei, eu desmontei de emoção. Agora ele me deixa saudade e muita vontade de ler novamente só pra sentir um pouco do que eu tinha sentido lendo ele.

Sara 11/06/2021

Minha primeira resenha aqui! ??
Gostei do livro todo, aos 90% pensei " cadê o choro que todo mundo disse" .. logo conclui, deve ter algo errado comigo! Mas então as páginas seguintes me arrancaram um choro espontâneo, e acho que foi isso me surpreendeu!

carina 11/06/2021

viciante e emocionante!!
fazia tanto tempo que eu não lia um livro que me prendia tanto, foi uma leitura viciante. eu não conseguia larga o livro e olha que demorei 2 dias pra ler.
todo mundo que eu conheço que leu flores para algernon chorou, eu não chorei. mas, acho que pra mim foi até pior porque foi um misto de sentimentos. eu fiquei emocionada, com raiva, feliz e até angustiada no começo da leitura. foi minha primeira experiência com ficção científica e com romance psicológico e eu gostei bastante. foi uma experiência incrível, não vou entrar em detalhes sobre a história porque eu sinto que eu poderia fica falando sobre esse livro a vida inteira e ainda assim não seria suficiente. eu simplesmente amei, uma das melhores leituras do ano até agora.

gattelli 11/06/2021

Para um livro completamente hypado na comunidade literária atual eu sinceramente esperava muito mais dessa história.

Teve momentos no livro que eu simplesmente queria quebrar o Charlie na porrada pq ele tava chato demais, e o final com ele regredindo, achei sei lá, meia boca. Acho que o final poderia ter sido diferente.

Jurei que gostaria mais e entraria em crise por meses, não foi o que aconteceu, infelizmente.
NathyBean 11/06/2021minha estante
PQ NÃO COLOCOU SPOILER?ahhh, eu acabo de descobrir q ele regrede no final!

Flavia 11/06/2021

Triste e emocionante!
Charlie tem uma deficiência intelectual, o que aos 32 anos, o faz ter a mente de uma criança.
Usado como cobaia humana para uma cirurgia que aumentaria seu QI, o inimaginável acontece: Charlie se torna inteligente. Um gênio!
À partir daí, ele começa a perceber sobre o meio social que o cerca. As pessoas não riam com ele, e sim dele! A história começa a se desenrolar e vamos acompanhar o progresso de Charlie, que escreve relatórios sobre a sua evolução.
Um livro tocante e triste! Mas necessário!

DeividMTelehen 11/06/2021

Um livro incrível!
O que posso dizer é, Flores para Algernon é uma leitura necessária, não vou medir palavras para dizer, o livro é muito triste!

Leiam esse livro e aprendam como uma pessoa, por ser diferente, por pensar diferente, por agir diferente, serve de chacota para os outros rirem e se sentirem superiores. Charlie Gordon merece o mundo, e todas as pessoas com deficiência também. Cada pessoa que sofre preconceito por não ser igual ou parecido com os demais, cada pessoa que é excluída, cada pessoa que se sente triste por não ter amigos. Vocês merecem o mundo!

Amei livro, chorei, ri, senti raiva. Mas a leitura foi tão gratificante que com certeza Flores para Algernon é um dos meus favoritos da vida.

Fer 11/06/2021

Dolorido, mas necessário!!
Nesse livro que acredito que todos deveriam ler, Daniel Keyes nos apresenta Charlie Gordon um homem de 32 anos e QI de 68. Trabalhava na padaria de um senhor que o acolheu como filho e lá era ridicularizado por seus colegas de trabalho.

Frequentava as aulas em uma instituição e foi selecionado para participar de uma cirurgia revolucionária que prometia deixá-lo inteligente. Passou por muitos testes e tinha como tarefa escrever os Relatórios de Progresso relatando os acontecimentos do dia, a participação e execução dos testes, entre outros.

Escrito com muitas violações, considerando que o nível de escrita se equivale ao de uma criança em fase de alfabetização, Charlie Gordon narra suas desventuras, suas disputas com Algernon, o rato de laboratório que passou pela mesma experiência a que ele será submetido caso seus testes sejam adequados.

Ele não percebe que o que ele considera como brincadeiras são atitudes grosseiras, inadequadas, bullying de fato.

Era inocente e acreditava que as pessoas gostariam mais dele e seriam suas amigas depois do experimento que mais que dobraria seu QI, embora não soubesse o que QI significa.

Leia uma das falas que muito me incomodou durante a leitura e perceba a arrogância de homens inteligentes que se consideravam como um deus: ?[... pegamos um dos erros da natureza e, com nossas novas técnicas, criamos um ser humano superior...]? Palavras como aberração, burro e retardado eram frequentemente utilizadas.

Com o passar do tempo ele alimentava uma fome insaciável pelo conhecimento e percebia que problemas emocionais não podem ser resolvidos como problemas intelectuais.

E o que será que acontece com ele depois da tão revolucionária cirurgia? Leia, descubra e emocione-se com essa obra.
Desejo que deem uma oportunidade para esse livro e depois me digam o que acharam.

Letícia 11/06/2021

Um livro sensacional, a história tem um ritmo muito bom e é difícil parar de ler.

Wytoria 11/06/2021

E voltamos ao início...
Dizem que a ignorância é uma benção e saber demais nem sempre é bom, o que será que acha quem já esteve no mais alto nível dos dois?
Uma leitura maravilhosa e imprevisível, observar pelos olhos de Charlie como foi sair da escuridão para a luz e para a escuridão novamente.
Eu amei muito!