Flores para Algernon

Flores para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

Kathrein 14/07/2020

que livro meus amigos...que livro
Comecei a ler flores para algernon despretensiosamente, e o livro é como um soco no estômago, para todas as nossas fraquezas como sociedade e como pessoas, o livro é narrado em "diários" e é extremamente tocante e triste, para mim foi um livro que me surpreendeu e me tocou de todas as formas possíveis, acredito que seja uma ficção para todos que queiram iniciar no gênero.
Sandro Borges - Experiencia_Leitor 14/07/2020minha estante
Já resenhas, entrou pra minha lista parece ser maravilhoso, aquele tipo de livro que te quebra no meio

Lucas 14/07/2020

Emocionante
Leitura rápida e história fascinante. Incrível mesmo. Um belo exercício de empatia. A última página é de se debulhar em lágrimas!

Line 13/07/2020

Fora da zona de conforto
Esse foi um livro muito diferente para mim... Após ler algumas resenhas, entendi que seria um livro triste e sobre empatia. Até encontrei esses elementos na história, mas não como ponto focal. Na minha opinião o tema mais presente nessa história é o conflito de não saber quem é... Charlie está sempre muito confuso, e mesmo no auge de sua inteligência ele percebe que ainda não é capaz de dominar alguns fatores, como fazer com as pessoas gostem dele ou controlar seus sentimentos afetivos por uma mulher.
Achei o livro bom mas não me conquistou... Acho que não é o meu estilo mesmo.
Além disso, a história é difícil de ler.. não é o tipo de livro que se le em uma sentada... Cada capítulo me trazia cansado mental e por essa razão demorei um pouco pra terminar...

Cacau 13/07/2020

Inteligência é sinônimo de felicidade?
Confesso que esse livro rendeu muitas lágrimas e muitos post-its para marcar páginas e citações.
É incrível ver como uma história publicada em 1959 consegue ser tão atual e debater temas tão relevantes no nosso cenário atual. O livro tem a capacidade de tocar o coração do leitor e fazê-lo se sentir espectador próximo da vida e desenvolvimento de Charlie.
Daniel Keyes se preocupou com cada detalhe da produção dos relatórios de progresso, com a evolução da gramática do personagem e com sua mudança brusca de personalidade e afeto. Tudo isso nos faz questionarmos: será que o Q.I nos define como seres humanos? será que a inteligência é sinônimo de felicidade? é possível viver a base de conhecimentos mas sem amor?
Não só um livro, mas também uma obra prima, um ensinamento de vida.
Ps: As personagens femininas Fay e Alice são incríveis e muito fortes! Amei o papel delas na trama.

Becah 13/07/2020

Recomendo!
"inteligência e educação sem doses de afeto humano não valem droga nenhuma."
Uma história triste, sensível e necessária.

Renata Mascarello 13/07/2020

Mais que uma leitura, uma experiência. Me apaixonei já nas primeiras páginas, que são consideradas as mais "chatas" e "difíceis de ler" devido à deficiência intelectual do personagem principal. Desde início demonstra ser um livro inovador e quanto mais próximo do final eu chegava, menos eu queria que acabasse. O escritor deixa claro em diversos momentos o que iria acontecer com Gordon e qual seria seu "final", mas eu, como leitora, me recusava a acreditar.
Foi um livro bonito e doloroso de se ler, é impossível não se colocar no lugar do personagem e tomar suas dores. Apesar do sofrimento, recomendo!

Laís 13/07/2020

A inteligência é tudo?
Flores para Algernon me chamou atenção pelo título, de fato. Porque tem flores. Me parece que algo é bonito quando temos flores. Deixa mais alegre, colorido e talvez, no fundo, carinhoso.
Charlie Gordon é um homem de 32 anos - com um QI de 68 - que trabalha em uma padaria limpando o chão. Ele é uma pessoa boa, inocente e ignorante. Emocionalmente, ainda uma criança.
Resenha em: https://literuniverso.wordpress.com/2020/07/13/resenha-flores-para-algernon/

site: https://literuniverso.wordpress.com/2020/07/13/resenha-flores-para-algernon/

Nani 13/07/2020

Leitura necessária!
Esse livro nos traz a experiência de saber se posicionar no lugar do outro... Um verdadeiro exercício de empatia!

Kivia 12/07/2020

Flores para algernon
Uma leitura pesada e triste, mas super necessária!!
Indico muito
DanielR_X 12/07/2020minha estante
To doido pra ler esse ?

Kivia 13/07/2020minha estante
Demorei um pouco para ler, não consegui devorar o livro, tive que dar algumas pausas para digerir algumas situações!
É um livro que todos deveriam ler!

George Luiz 12/07/2020

Flores para Algernon
O livro apresenta a história de Charlie, um homem com deficiência intelectual, que trabalha como ajudante em uma padaria. Ele foi abandonado totalmente pela família e vive somente para trabalhar, passando por situações de muita humilhação, pois as pessoas riem dele. Mas as pessoas riem dele e o ignoram. Charlie se submete a uma experiência no cérebro para torna-lo inteligente, justamente o seu maior sonho. E ao desenrolar da história, muitos fatos sociais e de sua própria realidade vêm a tona, emergem a sua frente, e Charlie tem que suportar tudo. Uma história simplesmente envolvente, sincera e realista, emocionante, relatando muito do ego do próprio ser humano, sem embaraços.

sevenseanas 12/07/2020

Que EXPERIÊNCIA!
Pena, esperança, otimismo, compaixão, aversão, decepção. Flores para Algernon te trás um misto de sentimentos tão grande... eu definitivamente vou passar o resto da minha vida recomendando essa masterpiece.
Thaina 12/07/2020minha estante
Eu ameei também! Historia linda e comovente do inicio ao fim!

Ivo 12/07/2020

REAL E PROFUNDO.
Me apeguei demais ao charlie, não tem como não se envolver nessa história absurda de incrível que nos mostra a realidade real desse assunto abordado, amei demais!

O conhecimento é uma benção ou uma maldição?

Ray 12/07/2020

Excelente
Charlie é um adulto que sofre com retardo mental, desde criança ele sofre por não ser igual aos outros e almeja muito ser inteligente... Quando adulto o personagem passa por um experimento que tem como objetivo reverter seu quadro mental e o tornar apto para aprender...
A história é ótima e nos emociona pois nós faz refletir sobre muitas coisas.

Jessica Aguiar 11/07/2020

Maravilhosamente triste!
Uma grande reflexão sobre empatia, amor e aceitação.

Só queria deixar registrado que Flores para Algernon deixou um buraco ENORME no meu peito.